1.516

Terrenos à venda em Curitiba - PR

Descubra agora por que procurar terrenos à venda em Curitiba

De acordo com estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de Curitiba vem crescendo acima da média nacional; cerca de 0,9% ao ano contra 0,7% do Brasil. Com isso, cresce também o número de transações financeiras do mercado imobiliário e a procura por terrenos à venda em Curitiba. São muitas as vantagens em adquirir uma área na capital paranaense com excelente localização, seja para realizar o sonho da casa própria ou do segundo imóvel e até para investir dinheiro.

Curitiba tem sido uma das cidades mais procuradas para se morar. Além dos curitibanos, que não trocam a cidade por nada, existem pessoas de outros estados e regiões querendo vir para a terra do pinhão. Isso acontece porque Curitiba tem uma boa reputação no resto do país e muitos acreditam que as chances de um futuro promissor aqui são maiores se comparadas ao eixo Rio-São Paulo e às cidades interioranas. Ficou interessado em procurar lotes e terrenos à venda em Curitiba com excelente localização? Quer saber mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas? Confira o post e prepare-se para realizar mais um sonho!

Quais as vantagens de comprar um terreno em Curitiba?

Curitiba é uma metrópole que ainda carrega ares de cidade pequena. Embora haja quase 2 milhões de habitantes e ofereça praticamente tudo o que uma cidade como São Paulo oferece, o trânsito ainda não é tão caótico, a cidade é repleta de belos pontos turísticos e é uma das cidades com maior área verde do Brasil. Ainda assim, se ainda restam dúvidas sobre comprar um terreno em Curitiba, fique atento às vantagens abaixo e veja por que você deve adquirir seu espaço agora mesmo!

1. A valorização é certa

Comprar terrenos com excelente localização é uma escolha muito acertada quando se tem um pouco de dinheiro para investir. Terrenos são bem duráveis e que não sofrem desvalorização. Sabe aquela história de que um carro zero quilômetro já custa menos assim que sai da concessionária? Os terrenos com excelente localização, ao contrário, valorizam ano após ano.

O aumento dos preços do setor imobiliário, e a melhoria da infraestrutura que acontece naturalmente nas regiões asseguram que o valor do terreno seja valorizado.

2. É uma forma de economia

Adquirir um terreno pode ajudar você a economizar dinheiro. Além de ser um investimento mais seguro do que uma aplicação bancária, você evita gastar o dinheiro em outras alternativas menos estáveis e garantidas.

Outro aspecto é que, em geral, comprar um terreno sai muito mais barato do que comprar um imóvel já construído. Dessa forma, se você tem uma quantia de dinheiro mediana para investir, essa é uma ótima opção.

Se ainda não se convenceu, saiba que os impostos e taxas que devem ser pagos pela aquisição de um terreno são muito menores.

3. Um terreno é personalizável

Tem a intenção de comprar um lote ou terreno e planejar sua futura casa? Então comprar um terreno em Curitiba é a opção ideal para você. Se existe a possibilidade de esperar o tempo da construção, você pode usufruir das vantagens de montar a planta do imóvel da maneira que quiser e planejar a construção desde a maçaneta até o acabamento. Acredite: participar de todas as etapas de um projeto de casa própria é uma das experiências mais satisfatórias que existem.

4. Facilidade de revenda

Por conta de todas as vantagens citadas acima, é muito mais fácil revender um terreno do que uma casa já construída. Portanto, se você precisar de dinheiro após a compra ou mesmo se arrepender da aquisição, seus problemas serão resolvidos mais facilmente.

Qual a diferença entre terreno e lote?

Parece a mesma coisa, não é? Mas terreno e lote não são sinônimos. O terreno é um espaço grande de terra que ainda não tem nenhuma construção. O espaço pode ser utilizado na sua totalidade e seu valor é calculado pelo tamanho; metro quadrado, acre, hectare.

Esse espaço, que já deve estar previamente delimitado, pode ser dividido pelo proprietário. Em geral, esses “pedaços” de terra têm o mesmo tamanho. Esses são os lotes.

A vantagem do loteamento é que eles são vendidos separadamente, ou seja, para várias pessoas ou empresas, e isso pode trazer alta lucratividade. É o caso de condomínios residenciais ou centros comerciais.

O valor do lote e do terreno varia bastante, ou seja, comprar um terreno inteiro sai mais barato do que comprar todos os lotes. Desta forma, o proprietário precifica cada um e, assim, obtém lucro.

Mas não basta você comprar um terreno e dividir o espaço aleatoriamente; existe uma legislação que normatiza essa prática.

Como transformar um terreno em vários lotes?

Se você tem um terreno com excelente localização ou pretende adquirir um e quer loteá-lo, é necessário ficar atento a algumas normas. São várias etapas obrigatórias para que você divida o espaço de acordo com as leis e possa, então, vender os lotes.

No caso de o proprietário planejar construir um condomínio, por exemplo, é necessário contratar profissionais para analisar o solo e demais condições ambientais do terreno. Se houver algum impedimento, é preciso regularizar a situação nos órgãos responsáveis.

Outra situação que exige atenção é a compra de terrenos em áreas ruais. Se esse for o caso, é preciso que o espaço seja transformado em espaço urbano antes do loteamento por meio de uma audiência junto ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e à prefeitura. Não desanime; é menos complicado do que parece e evita muitas dores de cabeça.

Após essas etapas, é exigido que o proprietário apresente a planta do terreno com todas as suas divisões. Além disso, a prefeitura também pede o cronograma e a duração das obras e o plano para implementação da infraestrutura de energia elétrica e esgoto.

Quais os cuidados que devo tomar antes de comprar terrenos em Curitiba?

Comprar terrenos em Curitiba com excelente localização pode ser, além de uma realização pessoal, um negócio bastante lucrativo. Entretanto, para evitar que essa importante aquisição se transforme em dor de cabeça e prejuízo, é preciso tomar alguns cuidados. Previna-se e siga as dicas abaixo.

1. Verifique a documentação

Se você já se interessou por um terreno, corra atrás para conferir se a documentação está em dia. Procure um advogado de confiança se essa não for sua área. Terrenos com documentações pendentes devem ser evitados a todo custo. Uma área penhorada, por exemplo, está bloqueada judicialmente e você vai demorar para ter seu dinheiro de volta.

2. Visite o terreno

Hoje em dia os portais de busca de imóveis são uma mão na roda na hora de encontrar um terreno, entretanto, não feche negócio antes de fazer uma visita ao local. A dica pode parecer óbvia, mas, muitas vezes, na empolgação, o comprador pode querer garantir a compra e fazer um mau negócio.

Já imaginou se o seu terreno é, na verdade, um pedaço de terra em cima de um morro ou se ele está em uma área preservada? Ou pior: já pensou se você caiu em um golpe? Todo cuidado é pouco, portanto, gaste um pouco do seu tempo e confira tudo com seus próprios olhos.

3. Verifique a regularização da área

Se você está prestes a fechar negócio, não vá logo abrindo o bolso. Antes de comprar terrenos em Curitiba, busque junto à prefeitura se está tudo regularizado. Caso não esteja, é muito provável que você não consiga fechar negócio e tenha muitos incômodos pela frente.

Vá ao Cartório de Registro de Imóveis de Curitiba e confira se a área está registrada conforme exige a lei. Peça uma certidão negativa de ônus e alienações para se certificar de que o imóvel não tem amarras e de que o proprietário é realmente a pessoa com quem você está negociando.

4. Escolha a localização ideal para o que você procura

Essa etapa é uma das mais importantes. Analise a localização da área que você deseja adquirir. Para isso, não basta ir até o terreno. Procure conhecer os entornos e alinhe as características do bairro às suas reais necessidades.

Se você quer construir para morar, visite o bairro e verifique se há boa infraestrutura. É importante que haja supermercados, escolas, hospitais, bancos, postos de saúde, centros comerciais e transporte público de qualidade. Outro ponto importante é a segurança: converse com vizinhos e veja como é o dia a dia do bairro, se há muito histórico de assaltos e se as ruas são bem iluminadas à noite. Fuja de locais próximos a casas noturnas e grande concentração de bares; acredite, isso vai incomodar no futuro.

5. Assine uma intenção de compra

Se você está decidido a ir em frente na compra de um terreno, é hora de fazer uma proposta ao proprietário. Ainda não se trata do contrato, mas sim de um documento que declara sua intenção de compra. É uma espécia de reserva, que define o sinal que deve ser pago e como esse pagamento vai acontecer.

Esteja certo de que esse documento tem todos os dados obrigatórios, como assinatura das duas partes, características do terreno, prazo para aceitação da proposta e opções para o caso de arrependimento.

Como escolher um bom terreno para comprar?

Para garantir sucesso na compra de um terreno, é importante ficar atento a alguns aspectos imprescindíveis.

1. Desnível

Antes de decidir pela compra, verifique durante a sua visita se o terreno tem desnível. Desníveis exigem aterramento antes de construir e isso pode ser bastante dispendioso. Para garantir que seu olhar e suas impressões não o traiam, você pode contratar um profissional para analisar o terreno.

2. Área

A área do terreno deve estar de acordo com o anúncio do vendedor e com as suas necessidades em relação ao futuro da área. Um terreno maior do que o que você pretende pode ter muito espaço inutilizado, além de encarecer os valores de manutenção, IPTU e outras taxas. Uma dica importante é evitar terrenos muito estreitos, já que eles dificultam a execução de um projeto funcional.

3. Posição com relação ao sol

Em geral, as pessoas que buscam comprar um terreno acabam esquecendo de observar a posição do sol em relação à área em que será instalado o imóvel. Essa informação vai ser primordial na hora de planejar a planta. Veja só: o sol da manhã será ótimo para a área onde as roupas ficarão estendidas para secar e para as janelas dos quartos. Quem não gosta de acordar, abrir a janela e deparar com um dia lindo? Pense nisso!

4. Solo

Na etapa de análise do terreno, não se esqueça de observar as características do solo. Um solo cheio de pedras torna mais difíceis as escavações. Da mesma forma, um solo arenoso pode não sustentar uma casa com estrutura pesada ou de muitos pavimentos, por exemplo. Tudo é possível, mas você precisará gastar mais dinheiro com os arquitetos e projetistas.

Qual documentação é necessária após a compra de um terreno?

Antes de assinar o contrato de compra e venda, é necessário juntar uma lista de documentos do imóvel, do comprador e do vendedor. Prepare-se e faça o check list.

Documentação do imóvel

• Certidão negativa vintenária de ônus reais;

• Cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis;

• Certidão negativa de impostos e de débitos condominiais;

• Cópia autenticada do IPTU;

• Declaração de ações reipersecutórias e alienações.

Documentação do vendedor

• Cópia do RG;

• Cópia do CPF;

• Cópia da certidão de nascimento e de casamento, se for casado;

• Comprovante de residência;

• Certidão negativa de ações cíveis;

• Certidão negativa de interdição e tutela;

• Protesto de títulos.

Você já viu que comprar um lote ou terreno em Curitiba com excelente localização é uma ótima opção para quem busca um lugar para morar ou não sabe como investir o seu dinheiro de forma segura e rentável, não é mesmo? Com todas essas informações, você se sentirá mais seguro em procurar terrenos à venda em Curitiba e vai garantir uma compra tranquila e de sucesso. E agora? Pretende começar a procurar seu terreno agora mesmo? Suas dúvidas foram esclarecidas? Deixe seu comentário para a gente e compartilhe este post!

Continue pesquisando no Chaves na Mão e conheça as milhares de ofertas de Imóveis Curitiba.

Compare o preço de Terrenos à venda em Curitiba

ENDEREÇO BAIRRO VALOR
Rua Capitao Joseph Pereira Quevedo Mercês R$425.000
Rua Rio Tietê Bairro Alto R$299.000
Rua Jose Domakoski Batel R$3.200.000
Rua Orlando Peruci Butiatuvinha R$375.000
Rua Henrique Itibere Da Cunha Bom Retiro R$405.000
R Vitorio Sbalqueiro Vista Alegre R$360.000
Avenida Winston Churchill - Esquina Com Waldir De Jesus Capão Raso R$6.500.000
Rua Ulisses Kendrick De Moraes Portão R$220.000
Rua Jeremias Lissa Vista Alegre R$595.000
Rua Adalberto Gil Da Silva Santa Quitéria R$310.000
Rua Waldomiro Antônio Dalarmi Santa Felicidade R$680.000
Rua Leon Tolstoi Lindóia R$350.000
Rua Capitão Guilherme Bianchi Cajuru R$650.000
Rua Roberto Cichon Capão da Imbuia R$650.000
Rua Amintas De Barros Alto da XV R$1.200.000
Rua Guararapes Vila Izabel R$1.400.000
Rua Lufrido Costa Pinheirinho R$480.000
Rua Olivo Carnasciali Cajuru R$210.000
Rua Miguel Angelo Pelanda Umbará R$700.000
Rua Dognor Cunha Novo Mundo R$680.000

Filtros aplicados

Curitiba/PR
Terreno
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10