Faça sua busca com a mesma eficiência no computador, tablet ou celular!

Baixe o aplicativo Chaves na Mão.

Publicada em 20/04/2018 por Chaves na Mão

Começar a reforma: Dicas para reformar seu lar agora

Começar a reforma e a decoração

Começar a reforma: Com o passar do tempo é inevitável: a casa vai aos poucos precisando de pequenos reparos.

Porém há certas coisas que ficar consertando o tempo todo sai muito mais caro e demanda muito mais tempo e paciência do que iniciar uma obra completa.

Esse as vezes também é o caso de quem compra uma casa usada ou mais antiga.

Começar-a-reforma-1-600x450 - Começar a reforma: Dicas para reformar seu lar agora

Foto: Freepik.

Mas uma dúvida muito comum é por onde começar?

A palavra-chave é planejamento.

Mas com boas dicas é possível deixar tudo lindo, dentro dos prazos, e o mais importante: sem gastos desnecessários.

Começar a reforma – primeiros passos

Definir o orçamento é o primeiro passo e arriscaríamos dizer que este é um dos mais determinantes e influentes em todos os outros, afinal, sem dinheiro fica muito difícil começar a reforma com tudo que precisa.

O conselho aqui é reunir em uma planilha ou em uma lista todas as prioridades e necessidades e definir o teto de gastos.

Feito isso, é a hora de definir um projeto para a reforma e a nova decoração.

E nesse momento é que deve entrar em ação um profissional muito importante para que não haja surpresinhas desagradáveis ou gastos sem necessidade: o arquiteto.

Por mais que soe estranho incluir nos planos um arquiteto – até mesmo pelo custo que em tese é alto – há soluções mais práticas e baratas, sem perder a qualidade que também é muito importante.

Para se ter ideia, há sites especializados em projetos online de arquitetura e design de interiores que custam muito menos que os cobrados no ramo e ainda diminuem e muito o tempo de execução do projeto.

A ARKDEK é uma delas.

Com uma plataforma totalmente digital, o site permite que o cliente decida a quantidade de ambientes que serão reformados e consequentemente serão projetados por um dos arquitetos disponíveis na plataforma – que o cliente escolhe através do portfólio disponível-.

Ele envia todas as medidas do ambiente, suas inspirações e decide também o número de reuniões online que terá com o profissional escolhido.

Os valores partem dos R$400 e o pagamento pode ser dividido em até 12 vezes, o que difere também e facilita para quem necessita de um projeto bem feito mas precisa de mais flexibilidade para pagar.

Começar-a-reforma-1-600x450 - Começar a reforma: Dicas para reformar seu lar agora

Digite o cupom: CNM10

Desconto válido SOMENTE utilizando o cupom CNM10 na ARKDEK

Ao final do processo, a empresa envia ao cliente um manual com todas as especificações para a obra, incluindo a lista de compras dos materiais, projeto de iluminação, hidráulica, elétrica e etc.

A vantagem desse tipo de serviço é que não há chance de comprar coisas a mais ou a menos, por que de acordo com as medidas repassadas são feitos os cálculos.

Ou seja, é sinal de uma obra bem feita, econômica e o resultado final surpreendente.

Profissionais de qualidade, obra bem executada

Depois de definir o orçamento e o projeto, é hora de ir em busca de bons profissionais para botar literalmente a mão na massa e nos outros detalhes.

A dica aqui é pedir indicações de pessoas conhecidas, ou caso ache na internet por exemplo, vá em busca de referências, se puder visite algumas obras em execução ou já executadas e certifique-se de que essa será uma boa contratação.

Evite dar quantias elevadas antecipadamente como adiantamento, a menos que seja firmado um contrato para proteger ambas as partes, e assim evitar possíveis problemas.

Outros cuidados importantes durante a obra

Evitar se mudar para o local antes da obra finalizada (naqueles casos em que a casa toda está passando por uma reforma), não modificar detalhes durante o andamento da reforma e evitar comprar produtos e materiais de construção de baixa qualidade são alguns dos cuidados extras que valem a pena serem lembrados durante esse processo.

No primeiro caso, é muito comum que muita gente paralise a reforma ou atrapalhe todo o andamento ao decidir voltar de mala e cuia para o local antes do tempo.

Modificar detalhes após a aprovação do projeto ou pior, com a reforma encaminhada também é uma péssima ideia por vários motivos, entre eles por desperdício de material, por gastos extras e por que o profissional vai ter repassado todo planejamento estrutural e financeiro, e modificando qualquer detalhe por menor que seja, pode acabar com a estética final e ainda, com o resultado.

Já no caso dos materiais de construção de baixa qualidade, não é preciso nem falar muito não é mesmo?

É dor de cabeça na certa, e como diz o ditado popular, o barato que sai caro.

Ou seja, qualquer uma dessas atitudes que citamos interferem diretamente na hora de começar a reforma e decoração, mas principalmente no bolso.

E para quem quer apenas renovar a decoração?

Os arquitetos também são os mais indicados para desenhar um bom projeto de decoração, pois através do design de interiores é possível dar mais estilo, harmonia e beleza aos ambientes.

Mas caso a grana ande bem curta, com algumas dicas simples também é possível modificar a casa de um jeito bem proveitoso e econômico.

Em primeiro lugar, escolha da pastinha de inspirações algo que caiba no seu orçamento e principalmente que se encaixe em suas necessidades, e no seu ambiente.

Não adianta selecionar inspirações que foram realizadas em mansões se você mora em um apartamento pequeno, por exemplo.

Claro que dá para fazer adaptações, mas nem sempre será viável pelo tamanho, layout da casa e etc.

Com relação a mobília, verifique se há algo que dê para reaproveitar, seja reformando ou mantendo no original, pois a economia pode ser grande no final das contas.

Ou se já cansou dos móveis, com certeza algo pode ser vendido para angariar mais dinheiro para a repaginada nos ambientes.

Outra dica boa é que é bem normal a empolgação durante a reforma e a redecoração dos ambientes, mas tentar se controlar é excelente para evitar a compra de objetos desnecessários ou que lá na frente acabem ficando encaixotados ou jogados no fundo de um armário por não combinarem muito com o tema escolhido.

Ainda falando sobre esse assunto, investir em peças de decoração as vezes demanda tempo, pois os detalhes devem ser feitos com calma e cautela, principalmente se estiver fazendo “por conta”.

Não precisa e nem deve comprar todos os objetos de uma só vez!

Começar-a-reforma-1-600x450 - Começar a reforma: Dicas para reformar seu lar agora

Digite o cupom: CNM10

Desconto válido SOMENTE utilizando o cupom CNM10 na ARKDEK

chavesna

14:53

Notícias relacionadas

Veja também

Decoração de interiores e Arquitetura
Corretores de imóveis de sucesso
Sem categoria
Notícias e lançamentos de carros e motos