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Dicas para fidelizar o seu cliente

Chegou a hora de apresentar um imóvel para seu cliente e bateu aquele friozinho na barriga? Calma! Essa sensação é super normal, pois é uma oportunidade que está a sua frente. E, para que a sua apresentação seja eficiente, existem algumas técnicas que podem te ajudar.

corretor-1 - Fidelizar o seu cliente a partir da apresentação do imóvel

Fidelize o seu cliente a partir da apresentação do imóvel

Para você ter uma apresentação eficiente do imóvel e ainda encantar o cliente, é preciso começar as suas estratégias antes mesmo do primeiro contato com ele. Naturalmente, os corretores bem sucedidos são aqueles que pesquisam e conhecem o empreendimento como ninguém. O que você não deve fazer é se informar somente por folders, sem visitar o local antecipadamente, pois assim o seu cliente terá as mesmas informações que você e não será possível encantá-lo da forma que deseja.

Uma dica para fazer do seu atendimento um diferencial, é conhecer melhor a região que o imóvel está localizado. Dentre as informações, busque por pontos como supermercados, padarias, postos de gasolina, parques e locais que sejam úteis para o comprador.

A Inteligência de Mercado da Lopes, especialista em mercado imobiliário, realizou uma pesquisa e concluiu que a localização é o fator determinante para 43% dos compradores de imóveis em São Paulo. Ou seja, quanto mais você, corretor, conhecer o bairro e os estabelecimentos e empreendimentos próximos, mais você estará apresentando diferenciais ao seu cliente, viabilizando a possibilidade de fidelização.

Agora, quando for apresentar o imóvel, é fundamental que o cliente sinta-se à vontade. Portanto, se atente a alguns detalhes. Confira:

Saiba a medida certa!

Primeiro, não seja tão técnico, nem tão informal ou impessoal. Deixe claro para o seu cliente todos os benefícios que ele irá adquirir com a compra do imóvel.

Observe cada cantinho do empreendimento e valorize-o. Por exemplo, se os quartos possuem um diferencial, enfatize o design, a funcionalidade, a arquitetura e o ambiente aconchegante.

Tome cuidado com seu porte

Se você é um corretor homem, é preciso se atentar ao seu porte quando o cliente for casado ou estiver acompanhado. O indicado é se portar sempre ao marido, demonstrando um sinal de respeito. Isso acontece por questões de ciúmes, mesmo que você esteja ali somente para ajudar o casal.

corretor-1 - Fidelizar o seu cliente a partir da apresentação do imóvel

Fidelize o seu cliente a partir da apresentação do imóvel

Mas não vá aos extremos. Você não está impedido de tirar as dúvidas da esposa e interagir com ela em alguns momentos, até por que ela também é peça chave durante a escolha do imóvel.

Saiba as vantagens do pós-venda para o mercado imobiliário

É fato: se o seu cliente tem um bom relacionamento com você, as chances de você lucrar mais são maiores. Além disso, fica até mais fácil de ele repetir a compra. Essa premissa é ainda a mais importante do mercado imobiliário.

Tenha ciência de que quanto mais investir no relacionamento com o seu cliente, maiores são as chances de fidelizá-lo e garantir até algumas compras. É possível se tornar o profissional que é sempre procurado caso o cliente precise comprar, vender ou alugar algum imóvel.

Não ache que o seu trabalho terminou assim que a assinatura é colocada em um contrato de compra ou venda de um imóvel. Na verdade, este é só o começo de uma etapa dos profissionais do mercado imobiliário, mais conhecido como processo do pós-venda.

Transforme o relacionamento

Se você quer ser um bom profissional, não abandone e desapareça da vida do cliente após fechar uma compra. Muitas das decisões de compra são tomadas com a ajuda de um profissional de confiança, ainda mais quando se trata de um imóvel de alto valor. Uma dica é estar sempre à disposição dos seus clientes, mesmo dos que já fecharam algum tipo de negócio com você.

corretor-1 - Fidelizar o seu cliente a partir da apresentação do imóvel

Fidelize o seu cliente a partir da apresentação do imóvel

Além disso, manter algum tipo de contato com o seu cliente após a venda pode proporcionar novas indicações (como para amigos e familiares). Você pode manter este contato por e-mail, telefone ou até pessoalmente e fazer algumas perguntas. E após esse processo, se ele te ignorar, é preciso fazer um exercício de autocrítica. Encontre e corrija os principais erros.

Tome cuidado somente com a frequência desses contatos. Mandar presentes ou ainda enviar e-mail toda semana não é uma atitude boa para um pós-venda efetivo. Muito pelo contrário. Você pode sair com a fama de chato.

Que saber a forma correta? Confira algumas dicas!

Se preocupe com seu cliente

O ideal é aguardar algumas semanas para telefonar ou entrar em contato com o seu cliente. No primeiro contato, pergunte sobre o processo de adaptação na nova casa e esteja à disposição para dar dicas e tirar possíveis dúvidas.

Por exemplo, se o imóvel estiver apresentando vazamento, se demonstre preocupado e indique algum profissional para solucionar o problema.

Mantenha os seus clientes informados

De tempos em tempos, que tal enviar alguns boletins informativos? Informe algumas tendências do mercado imobiliário e até alguns eventos que acontecerão nos bairros próximos. Assim é possível mostrar que é um profissional conhecedor do ramo.

Datas comemorativas

Que tal lembrar dos seus clientes também nas datas especiais? Encaminhe um e-mail desejando boas festas em feriados, como Páscoa e Natal, e por que não ligar nos aniversários?

corretor-1 - Fidelizar o seu cliente a partir da apresentação do imóvel

Fidelize o seu cliente a partir da apresentação do imóvel

Esta é uma forma de seus clientes lembrarem de você quando precisarem do seu serviço.

Resultado

Ser recomendado por seus serviços de qualidade, é uma das melhores coisas que pode acontecer para um corretor de imóveis. E este é um dos benefícios que o pós-venda lhe proporciona. Isso por que, ao indicar o seu trabalho ou seus serviços para amigos e familiares, é possível economizar tempo e esforço para localizar e captar novos clientes. No caso do mercado imobiliário, um cliente já vale ouro. Melhor ainda se ele servir como ponte para novos contatos.

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Leia mais em:
>> Novas tecnologias: criatividade e inovação aquecem o setor imobiliário
>> Como começar a carreira de corretor de imóveis
>> Corretor de imóveis: que tal trabalhar em home office?
>> Por que o CRECI é importante para o corretor de imóveis?

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