Anuncie

Yamaha YZF-R1: na garupa da emoção

Com 200 cv e visual inspirado, nova geração da Yamaha YZF-R1 flerta com moto de competição e conjuga design de corrida, potência e muita tecnologia.

Yamaha YZF-R1: na garupa da emoção

Yamaha YZF-R1

É o mais próximo possível que se pode chegar da M1”. Essa foi a definição para a nova geração da YZF-R1 dada por Valentino Rossi, hepta-campeão de motovelocidade e piloto oficial da Yamaha na MotoGP.

O italiano participou ativamente do desenvolvimento do modelo. Já a M1 é o protótipo que o piloto da marca japonesa usa na categoria.

A relação entre os dois modelos ficou mais próxima durante o Salão de Milão, na Itália, onde a fabricante nipônica mostrou a segunda geração da superesportiva de rua.

A superesportiva agora conjuga design de corrida, potência de 200 cv e muita tecnologia.

Além do desempenho de moto de competição, a Yamaha deu à nova R1 uma estética esportiva e, ao mesmo tempo, futurista.

Inspirada nas linhas da M1, a R1 traz cortes nas carenagens laterais e traseiras. O conjunto ótico também foi totalmente remodelado.

Agora os faróis em formato de diamante ficam “escondidos” dentro da entrada de ar frontal e há filetes de luzes diurnas de leds logo acima.

Já a rabeta ficou mais fina e as duas carenagens vazadas se encontram em um ponto mais alto, onde começa a lanterna vertical também em leds.

Visivelmente, o modelo está mais curto e estreito. E na prática também. O comprimento caiu para 2,05 metros – 2 cm a menos.

A largura foi reduzida em 2,5 cm – para 0,69 m.

O que já era bom ficou ainda melhor na versão 2015 da Yamaha R1. O tradicional motor quatro cilindros em linha de 998 cc recebeu “upgrades” e agora passa a entregar 200 cv de potência a 13.500 rpm – 18 cv a mais.

O torque ficou em 11,5 kgfm a 11.500 giros. Com 199 kg em ordem de marcha – 179 kg de peso seco –, a nova R1 tem relação peso/ potência absurda: menos de 1kg/cv. Já o virabrequim do tipo crossplane continua.

Ele faz os pistões se movimentarem sequencialmente. Desta forma, enquanto o pistão de uma das extremidades está no ponto morto superior, seu oposto encontra-se em ponto morto inferior.

Ao mesmo tempo, os dois centrais estão no meio do caminho, um com movimento de subida e o outro de decida.

Para domar todo este manancial de força, a R1 conta com a tecnologia. Os freios ABS agora adotam distribuição eletrônica da frenagem, há quatro mapeamentos para o propulsor, controle de tração com 9 níveis, sistema antiempinamento com três modos, controle de largada e o quickshift, que permite o piloto subir as marchas sem o uso da embreagem.

A suspensão dianteira – garfo telescópico invetido – e a traseira – monoamortecida – têm cursos de 120 mm.

Na Europa, a YZF-R1 parte de 18.490 euros – cerca de R$ 63 mil.

A nova geração ainda não tem data para desembarcar no Brasil. A antiga, por sua vez, está à venda por R$ 65.500.

Potência com controle

É claro que a nova Yamaha R1 é bastante diferente da versão 2014. Mas o motor quatro cilindros de 998 cc com virabrequim crossplane permanece o mesmo adotado pela marca japonesa em 2004 na MotoGP.

A categoria rainha do motociclismo também ajuda no design do modelo, voltado para uma maior performance.

Os 199 kg se mostram compactos e torna o peso semelhante ao do modelo menor, a R6.

Há quatro mapeamentos a serviço do piloto. Porém, o trabalho dos engenheiros japoneses é realmente percebido ao girar a chave.

O painel de instrumentos acende e mostra diversas informações da motocicleta.

Os controles permitem ajustar tantos itens que a Yamaha criou um website dedica- do, onde é possível “brincar” com diversas configurações.

A central eletrônica remapeada e a unidade de medição inercial trabalham juntas para impedir que a moto empine e também perca aderência.

O controle de tração com 9 ajustes também ajuda nesse sentido.

A R1 é uma motocicleta cheia de personalidade, com desempenho para profissionais, mas que pode ser guiada por amadores.

O chassi é um passo à frente também.

Além das rodas, o quadro é feito de magnésio e o entre-eixos foi encurtado em 1,4 cm para dar maior maneabilidade.

A frenagem é outro ponto positivo. Para parar os 200 cv, a Yamaha instalou discos duplos de 320 mm na dianteira e simples de 220 mm na traseira.

Com a nova R1, quem vai em cima pode abusar e para “piorar” as coisas, ela executa um bom trabalho nas ruas sem tornar a condução “desesperada”.
Confira em nosso site as melhores ofertas de motos usadas à venda.

​Como driblar o alto preço da gasolina

Confira aqui algumas dicas para gastar menos gasolina. Com os altos preços da gasolina, grande parte das pessoas que têm carros e motos buscam economizar o máximo possível com combustível. Neste artigo, trouxemos algumas informações para você que quer gastar menos gasolina no dia a dia. ​Escolha a melhor opção de combustível Se o seu […]

Continuar lendo
​Como driblar o alto preço da gasolina

Leilão de Veículos – Como Funciona

Tem dúvidas de como funcionam os leilões de veículos? Tire elas aqui! Hoje em dia, existem muitas formas de leilões, sejam eles de objetos, joias, imóveis, entre ouros. Existe também o leilão de veículos, que é uma forma muito usada para comprar carros atualmente. Embora seja um modelo conhecido, muitos ainda tem dúvidas e receios […]

Continuar lendo
Leilão de Veículos – Como Funciona

O que é e por que fazer o laudo cautelar?

Muita gente não sabe o que é o laudo cautelar, mas isso de forma alguma diminui a sua importância. Afinal, comprar um carro usado sem ter dor de cabeça se trata de uma conta que pede atenção redobrada para ser resolvida sem problemas. Apesar de muita gente buscar solucionar os problemas do veículo por conta […]

Continuar lendo
O que é e por que fazer o laudo cautelar?

Será que o Brasil pode se tornar o país dos carros elétricos?

Descubra o futuro dos veículos elétricos no país. Governos de todo o mundo estão considerando os carros elétricos como um recurso importante para descarbonizar os setores de energia e transporte. E também como uma arma para aliviar as mudanças climáticas, pois pela análise do seu ciclo de vida, o carro elétrico é mais ecológico. Um […]

Continuar lendo
Será que o Brasil pode se tornar o país dos carros elétricos?

Uber Comfort — Lista de Carros Que Entram Nessa Definição

Veja se o seu carro se enquadra nessa categoria! Hoje em dia, quando você solicita uma carona da Uber, você tem várias opções para escolher, dependendo das suas necessidades. Uma dessas opções é o Uber Comfort. Se você está se perguntando o que é e como ele difere de outros tipos de passeio, continue lendo! […]

Continuar lendo
Uber Comfort — Lista de Carros Que Entram Nessa Definição

Cadeirinha Para Cachorro – Saiba Como Usar E Sua Função

Dicas de cadeirinha para cachorros.

Continuar lendo
Cadeirinha Para Cachorro – Saiba Como Usar E Sua Função

5 Clássicos que fazem sucesso no mercado automotivo

Relembre desses 5 queridinhos que praticamente todo aficionado por carros ama! Você ama carros antigos. Nós também. Vamos “nerdá-los” juntos. Como o nosso amor por modelos antigos, novas inovações e conceitos futuristas é profundo, compilamos uma lista com alguns dos carros mais legais que já chegaram ao asfalto. Ninguém nega como os carros modernos que […]

Continuar lendo
5 Clássicos que fazem sucesso no mercado automotivo

Ar Condicionado Veicular — Conheça Os Tipos E Saiba Como Fazer Manutenção

Aprenda a cuidar da forma correta desse item tão importante do seu veículo! Desde 1980 que o ar condicionado automotivo se tornou mais acessível aos donos de veículos. De lá pra cá o item evoluiu, originando tipos diferentes de sistemas de climatização de ar. Hoje, possuir ar-condicionado automotivo não se trata mais apenas de uma […]

Continuar lendo
Ar Condicionado Veicular — Conheça Os Tipos E Saiba Como Fazer Manutenção

O Que É Câmbio CVT — Entenda Os Diferenciais Desse Modelo De Marcha

Descubra os 3 principais benefícios da Transmissão Continuamente Variável! É fácil entender o que é câmbio CVT. Uma transmissão continuamente variável (CVT) é um tipo de transmissão automática que pode ter um número infinito de relações de transmissão. Devido à sua capacidade de mudar continuamente a relação de transmissão, independentemente da velocidade, as transmissões CVT […]

Continuar lendo
O Que É Câmbio CVT — Entenda Os Diferenciais Desse Modelo De Marcha

Entenda a Tabela Fipe e como ela pode te ajudar a comprar veículos usados

Saiba de uma vez por todas como utilizar a tabela na venda de usados! Mesmo sem saber nada de Tabela Fipe, se por acaso você já tentou alguma vez vender carro ou moto, uma das perguntas primeiras que deve ter feito a si mesmo foi: – Quanto vale meu veículo? Só a partir daí, então, […]

Continuar lendo
Entenda a Tabela Fipe e como ela pode te ajudar a comprar veículos usados

Cadeirinha Para Carro — Saiba Como Escolher A Ideal Para O Seu Filho

Confira dicas úteis de como fazer a escolha correta! Uma cadeirinha para carro é uma das compras mais importantes que você fará para seu filho, portanto certifique-se de escolher o caminho certo para você. Os assentos infantis de carro no mercado do Brasil costumam sempre ser testados e aprovados antes de serem colocados à venda, […]

Continuar lendo
Cadeirinha Para Carro — Saiba Como Escolher A Ideal Para O Seu Filho

Escapamento De Carro — 7 Coisas Que Você Precisa Saber

Confira essas informações úteis e tenha mais autonomia ao lidar com os problemas de escapamento do seu veículo! O escapamento de carro pode parecer altamente complicado no início. Afinal, há muito mais do que apenas um tubo de escape e silenciador. No entanto, com um pouco de conhecimento a respeito do mundo automotivo e a […]

Continuar lendo
Escapamento De Carro — 7 Coisas Que Você Precisa Saber

5 Modelos De Carros Esportivos Baratos

Veja quais os são os modelos mais visados de 2022! Com os preços dos carros esportivos baratos ​​do jeito que estão no mercado atual, é difícil pensar que ainda se pode encontrar um bom negócio em um veículo desejável. Além disso, os preços da gasolina têm levado muitas pessoas a optar por automóveis mais práticos […]

Continuar lendo
5 Modelos De Carros Esportivos Baratos
Mais notícias de Notícias