Yamaha YZF-R1: na garupa da emoção

Com 200 cv e visual inspirado, nova geração da Yamaha YZF-R1 flerta com moto de competição e conjuga design de corrida, potência e muita tecnologia.

Yamaha YZF-R1: na garupa da emoção

Yamaha YZF-R1

É o mais próximo possível que se pode chegar da M1”. Essa foi a definição para a nova geração da YZF-R1 dada por Valentino Rossi, hepta-campeão de motovelocidade e piloto oficial da Yamaha na MotoGP.

O italiano participou ativamente do desenvolvimento do modelo. Já a M1 é o protótipo que o piloto da marca japonesa usa na categoria.

A relação entre os dois modelos ficou mais próxima durante o Salão de Milão, na Itália, onde a fabricante nipônica mostrou a segunda geração da superesportiva de rua.

A superesportiva agora conjuga design de corrida, potência de 200 cv e muita tecnologia.

Além do desempenho de moto de competição, a Yamaha deu à nova R1 uma estética esportiva e, ao mesmo tempo, futurista.

Inspirada nas linhas da M1, a R1 traz cortes nas carenagens laterais e traseiras. O conjunto ótico também foi totalmente remodelado.

Agora os faróis em formato de diamante ficam “escondidos” dentro da entrada de ar frontal e há filetes de luzes diurnas de leds logo acima.

Já a rabeta ficou mais fina e as duas carenagens vazadas se encontram em um ponto mais alto, onde começa a lanterna vertical também em leds.

Visivelmente, o modelo está mais curto e estreito. E na prática também. O comprimento caiu para 2,05 metros – 2 cm a menos.

A largura foi reduzida em 2,5 cm – para 0,69 m.

O que já era bom ficou ainda melhor na versão 2015 da Yamaha R1. O tradicional motor quatro cilindros em linha de 998 cc recebeu “upgrades” e agora passa a entregar 200 cv de potência a 13.500 rpm – 18 cv a mais.

O torque ficou em 11,5 kgfm a 11.500 giros. Com 199 kg em ordem de marcha – 179 kg de peso seco –, a nova R1 tem relação peso/ potência absurda: menos de 1kg/cv. Já o virabrequim do tipo crossplane continua.

Ele faz os pistões se movimentarem sequencialmente. Desta forma, enquanto o pistão de uma das extremidades está no ponto morto superior, seu oposto encontra-se em ponto morto inferior.

Ao mesmo tempo, os dois centrais estão no meio do caminho, um com movimento de subida e o outro de decida.

Para domar todo este manancial de força, a R1 conta com a tecnologia. Os freios ABS agora adotam distribuição eletrônica da frenagem, há quatro mapeamentos para o propulsor, controle de tração com 9 níveis, sistema antiempinamento com três modos, controle de largada e o quickshift, que permite o piloto subir as marchas sem o uso da embreagem.

A suspensão dianteira – garfo telescópico invetido – e a traseira – monoamortecida – têm cursos de 120 mm.

Na Europa, a YZF-R1 parte de 18.490 euros – cerca de R$ 63 mil.

A nova geração ainda não tem data para desembarcar no Brasil. A antiga, por sua vez, está à venda por R$ 65.500.

Potência com controle

É claro que a nova Yamaha R1 é bastante diferente da versão 2014. Mas o motor quatro cilindros de 998 cc com virabrequim crossplane permanece o mesmo adotado pela marca japonesa em 2004 na MotoGP.

A categoria rainha do motociclismo também ajuda no design do modelo, voltado para uma maior performance.

Os 199 kg se mostram compactos e torna o peso semelhante ao do modelo menor, a R6.

Há quatro mapeamentos a serviço do piloto. Porém, o trabalho dos engenheiros japoneses é realmente percebido ao girar a chave.

O painel de instrumentos acende e mostra diversas informações da motocicleta.

Os controles permitem ajustar tantos itens que a Yamaha criou um website dedica- do, onde é possível “brincar” com diversas configurações.

A central eletrônica remapeada e a unidade de medição inercial trabalham juntas para impedir que a moto empine e também perca aderência.

O controle de tração com 9 ajustes também ajuda nesse sentido.

A R1 é uma motocicleta cheia de personalidade, com desempenho para profissionais, mas que pode ser guiada por amadores.

O chassi é um passo à frente também.

Além das rodas, o quadro é feito de magnésio e o entre-eixos foi encurtado em 1,4 cm para dar maior maneabilidade.

A frenagem é outro ponto positivo. Para parar os 200 cv, a Yamaha instalou discos duplos de 320 mm na dianteira e simples de 220 mm na traseira.

Com a nova R1, quem vai em cima pode abusar e para “piorar” as coisas, ela executa um bom trabalho nas ruas sem tornar a condução “desesperada”.
Confira em nosso site as melhores ofertas de motos usadas à venda.

Novo Ford Mustang Dark Horse chega com motor V8 brutal e design impressionante

Você já ouviu falar do Ford Mustang Dark Horse? Se você acompanha o mercado automotivo, certamente sabe poucos carros no mundo carregam tanta história e paixão quanto o Ford Mustang. Desde 1964, ele é sinônimo de esportividade, estilo e presença marcante. Mais do que um modelo, o Mustang se tornou um ícone cultural, atravessando gerações […]

Continuar lendo
Novo Ford Mustang Dark Horse chega com motor V8 brutal e design impressionante

Setor de Caminhões Desacelera com Impacto dos Juros, Segundo Presidente da Anfavea

Nos bastidores do crescimento econômico brasileiro, uma peça-chave tem enfrentado obstáculos inesperados: o setor de caminhões. Apesar do avanço do PIB e de uma safra agrícola histórica, a indústria de veículos pesados vive um momento de retração. Segundo o presidente da Anfavea, as taxas de juros elevadas têm sido o principal freio desse mercado, afetando […]

Continuar lendo
Setor de Caminhões Desacelera com Impacto dos Juros, Segundo Presidente da Anfavea

Peugeot 2008 GT Hybrid é lançado, será que ficou mais econômico?

O novo Peugeot 2008 GT 2026 já está nas concessionárias e traz uma atualização que pode passar despercebida à primeira vista, mas que faz toda a diferença quando o assunto é consumo de combustível. O visual praticamente não mudou, mas debaixo do capô, o SUV compacto agora conta com o sistema híbrido leve MiHV, o […]

Continuar lendo
Peugeot 2008 GT Hybrid é lançado, será que ficou mais econômico?

Citroën Aircross 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 95 mil

O novo Citroën Aircross 2026 finalmente desembarcou no Brasil e traz uma proposta ousada: ser o SUV mais acessível com sete lugares no país.  Com preço inicial partindo de R$ 94.800 na versão PCD e chegando a R$ 130.000 na versão mais completa, o modelo promete conquistar quem busca espaço, economia e um visual repaginado. […]

Continuar lendo
Citroën Aircross 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 95 mil

Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Imagine sair de casa com um carro autônomo, que já esta te esperando na porta, com motor ligado, pronto para levá-lo ao trabalho, tudo isso sem ninguém ao volante. Parece coisa de filme futurista? Não mais. Uma startup do Vale do Silício acaba de apresentar um projeto ousado: o primeiro carro autônomo totalmente funcional, voltado […]

Continuar lendo
Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Nos últimos anos, o Brasil viu crescer o interesse de montadoras chinesas pelo mercado nacional. Com anúncios de fábricas e investimentos bilionários, essas empresas têm movimentado o setor automotivo com promessas de inovação, geração de empregos e novos modelos elétricos. Mas, junto a essa movimentação, veio também uma enxurrada de dúvidas, principalmente em torno dos […]

Continuar lendo
Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Em meio ao trânsito intenso das grandes cidades, pesquisadores têm estudado soluções criativas para melhorar a mobilidade urbana, sendo uma dessas propostas chama a atenção: a luz branca nos semáforos. A ideia surgiu como complemento às cores tradicionais para orientar motoristas e pedestres. Diferente das luzes vermelha, amarela e verde, a branca não teria a […]

Continuar lendo
Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

A Fiat Strada não é apenas uma picape compacta, ela é um fenômeno de mercado. Presente nas ruas e estradas do Brasil desde 1998, a Strada conquistou um lugar fixo no topo dos rankings de vendas e se tornou parte do dia a dia de quem precisa de um veículo robusto, versátil e acessível. Mas […]

Continuar lendo
Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

2025 foi um ano recheado de estreias e lançamentos marcantes na indústria automotiva nacional, mas enquanto uns brilham nos holofotes, outros carros saíram de linha por aqui. Diversos modelos deixaram de ser vendidos neste ano, seja por mudanças estratégicas das montadoras, novas regras ambientais ou baixa procura dos consumidores. Alguns já davam indícios de aposentadoria, […]

Continuar lendo
Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Quando a Volkswagen apresenta um novo modelo na Europa, nem sempre isso gera alarde por aqui. Mas a nova geração do T-Roc é diferente.  Apesar de o SUV não ser vendido oficialmente no Brasil, ele é uma peça-chave na estratégia da marca para o futuro dos utilitários esportivos nacionais. E não é só especulação: o […]

Continuar lendo
Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

A Peugeot está virando uma página importante em sua história, e o novo Peugeot 308 é o retrato mais atual dessa transformação. Lançado oficialmente na Europa, o modelo passou por uma reestilização de meia-vida que vai muito além da estética. O 308 se tornou uma espécie de vitrine do que a marca pretende oferecer no […]

Continuar lendo
Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025

O mês de agosto mostrou mais uma vez o apetite do brasileiro por modelos compactos, utilitários versáteis e SUVs cada vez mais presentes nas ruas. O Volkswagen Polo manteve a liderança no ranking de emplacamentos, seguido pela sempre popular Fiat Strada e o ágil Fiat Argo. Os dados são da Fenabrave, compilados até o dia […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025

Vendendo muito! BMW ultrapassa 3 milhões de veículos elétricos vendidos

Em um mundo que exige soluções mais limpas e sustentáveis, a BMW avança com força na corrida para vender mais veículos eletrificados. A fabricante bávara não está apenas acompanhando as mudanças no setor automotivo, ela está moldando o futuro. Recentemente, a marca celebrou a impressionante marca de 3 milhões de veículos eletrificados vendidos globalmente, somando […]

Continuar lendo
Vendendo muito! BMW ultrapassa 3 milhões de veículos elétricos vendidos
Mais notícias de Notícias