Anuncie

Yamaha YZF-R1: na garupa da emoção

Com 200 cv e visual inspirado, nova geração da Yamaha YZF-R1 flerta com moto de competição e conjuga design de corrida, potência e muita tecnologia.

Yamaha YZF-R1: na garupa da emoção

Yamaha YZF-R1

É o mais próximo possível que se pode chegar da M1”. Essa foi a definição para a nova geração da YZF-R1 dada por Valentino Rossi, hepta-campeão de motovelocidade e piloto oficial da Yamaha na MotoGP.

O italiano participou ativamente do desenvolvimento do modelo. Já a M1 é o protótipo que o piloto da marca japonesa usa na categoria.

A relação entre os dois modelos ficou mais próxima durante o Salão de Milão, na Itália, onde a fabricante nipônica mostrou a segunda geração da superesportiva de rua.

A superesportiva agora conjuga design de corrida, potência de 200 cv e muita tecnologia.

Além do desempenho de moto de competição, a Yamaha deu à nova R1 uma estética esportiva e, ao mesmo tempo, futurista.

Inspirada nas linhas da M1, a R1 traz cortes nas carenagens laterais e traseiras. O conjunto ótico também foi totalmente remodelado.

Agora os faróis em formato de diamante ficam “escondidos” dentro da entrada de ar frontal e há filetes de luzes diurnas de leds logo acima.

Já a rabeta ficou mais fina e as duas carenagens vazadas se encontram em um ponto mais alto, onde começa a lanterna vertical também em leds.

Visivelmente, o modelo está mais curto e estreito. E na prática também. O comprimento caiu para 2,05 metros – 2 cm a menos.

A largura foi reduzida em 2,5 cm – para 0,69 m.

O que já era bom ficou ainda melhor na versão 2015 da Yamaha R1. O tradicional motor quatro cilindros em linha de 998 cc recebeu “upgrades” e agora passa a entregar 200 cv de potência a 13.500 rpm – 18 cv a mais.

O torque ficou em 11,5 kgfm a 11.500 giros. Com 199 kg em ordem de marcha – 179 kg de peso seco –, a nova R1 tem relação peso/ potência absurda: menos de 1kg/cv. Já o virabrequim do tipo crossplane continua.

Ele faz os pistões se movimentarem sequencialmente. Desta forma, enquanto o pistão de uma das extremidades está no ponto morto superior, seu oposto encontra-se em ponto morto inferior.

Ao mesmo tempo, os dois centrais estão no meio do caminho, um com movimento de subida e o outro de decida.

Para domar todo este manancial de força, a R1 conta com a tecnologia. Os freios ABS agora adotam distribuição eletrônica da frenagem, há quatro mapeamentos para o propulsor, controle de tração com 9 níveis, sistema antiempinamento com três modos, controle de largada e o quickshift, que permite o piloto subir as marchas sem o uso da embreagem.

A suspensão dianteira – garfo telescópico invetido – e a traseira – monoamortecida – têm cursos de 120 mm.

Na Europa, a YZF-R1 parte de 18.490 euros – cerca de R$ 63 mil.

A nova geração ainda não tem data para desembarcar no Brasil. A antiga, por sua vez, está à venda por R$ 65.500.

Potência com controle

É claro que a nova Yamaha R1 é bastante diferente da versão 2014. Mas o motor quatro cilindros de 998 cc com virabrequim crossplane permanece o mesmo adotado pela marca japonesa em 2004 na MotoGP.

A categoria rainha do motociclismo também ajuda no design do modelo, voltado para uma maior performance.

Os 199 kg se mostram compactos e torna o peso semelhante ao do modelo menor, a R6.

Há quatro mapeamentos a serviço do piloto. Porém, o trabalho dos engenheiros japoneses é realmente percebido ao girar a chave.

O painel de instrumentos acende e mostra diversas informações da motocicleta.

Os controles permitem ajustar tantos itens que a Yamaha criou um website dedica- do, onde é possível “brincar” com diversas configurações.

A central eletrônica remapeada e a unidade de medição inercial trabalham juntas para impedir que a moto empine e também perca aderência.

O controle de tração com 9 ajustes também ajuda nesse sentido.

A R1 é uma motocicleta cheia de personalidade, com desempenho para profissionais, mas que pode ser guiada por amadores.

O chassi é um passo à frente também.

Além das rodas, o quadro é feito de magnésio e o entre-eixos foi encurtado em 1,4 cm para dar maior maneabilidade.

A frenagem é outro ponto positivo. Para parar os 200 cv, a Yamaha instalou discos duplos de 320 mm na dianteira e simples de 220 mm na traseira.

Com a nova R1, quem vai em cima pode abusar e para “piorar” as coisas, ela executa um bom trabalho nas ruas sem tornar a condução “desesperada”.
Confira em nosso site as melhores ofertas de motos usadas à venda.

Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Entre os dias 21 e 28 de novembro de 2025, a cidade de Paris será palco de um dos eventos mais esperados do ano para fãs de automóveis e da cultura pop: o leilão Bonhams. O evento reúne diversos carros de cinema em leilão com valores que podem ultrapassar milhões de euros. Ao todo, 50 […]

Continuar lendo
Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

A Ram acaba de confirmar uma das maiores novidades de sua história recente: o lançamento do SUV da Ram, previsto para 2028. Conhecida mundialmente por suas picapes potentes e pela imagem de força associada ao trabalho e à aventura, a marca entra agora em um território inédito, o dos utilitários esportivos de luxo. A decisão […]

Continuar lendo
Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

A BYD bateu um recorde histórico de vendas no Brasil ao alcançar 10.194 carros emplacados em outubro de 2025. Esse marco consolida a fabricante chinesa como uma das principais forças do setor automotivo nacional. É a terceira vez no ano que a marca supera a barreira das 10 mil unidades vendidas em um único mês, […]

Continuar lendo
BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Os carros mais vendidos em outubro de 2025 mostraram que o mercado automotivo nacional continua em ritmo acelerado, com 247 mil unidades emplacadas entre automóveis e comerciais leves. Mesmo com uma pequena queda de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2024, o setor registrou alta de 7,1% em relação a setembro, confirmando o […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

A indústria automotiva brasileira começa a respirar aliviada depois de quase passar por uma grande crise de semicondutores. Após semanas de tensão por causa da interrupção no fornecimento de semicondutores, a China iniciou a retomada gradual da exportação de chips para o Brasil, informou a Anfavea. Segundo o presidente da entidade, Igor Calvet, o governo […]

Continuar lendo
Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

O investimento Hyundai 2025 promete marcar um novo capítulo na história da montadora sul-coreana. Em meio a um cenário global de incertezas econômicas e transformações tecnológicas, o grupo anunciou um aporte recorde de R$ 102 bilhões. A Hyundai usará o orçamento para ampliar sua atuação em veículos elétricos, movidos a hidrogênio e soluções de mobilidade […]

Continuar lendo
Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Se você busca um panorama confiável sobre as tendências do mercado automotivo em 2026, chegou ao lugar certo. O próximo ano combina tecnologia e pragmatismo: eletrificação mais seletiva, carros definidos por software saindo do discurso para a prática, híbridos ganhando espaço e uma cadeia de semicondutores que segue estratégica para custo e prazo. Tudo isso […]

Continuar lendo
Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa

A Ford Maverick chegou com a promessa de unir a robustez das picapes à versatilidade de um SUV urbano.  Mas será que ela realmente cumpre o que promete?  Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber antes de decidir se o Ford Maverick é o carro certo para o seu estilo de vida, […]

Continuar lendo
Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa

Vaga de Garagem de Condomínio tem Medida Padrão? Entenda

Vaga de garagem é um tema que parece simples, mas levanta dúvidas quando o assunto é comprar, alugar ou usar um imóvel em condomínio. Logo de saída, vale reforçar a consulta do leitor: vaga de garagem tem referências técnicas e regras de uso que influenciam conforto, segurança e até o valor do imóvel. Na prática, […]

Continuar lendo
Vaga de Garagem de Condomínio tem Medida Padrão? Entenda

Mercado automotivo em 2026: quais são as tendências no Brasil e por quê

Nós já estamos chegando na reta final do ano e já tem muita gente pensando em quais serão as tendênciais do mercado automotivo em 2026. Mesmo após dois anos de ajustes no crédito e no custo de capital, a indústria automotiva brasileira entra em 2026 com vetores claros de transformação.  A agenda de eletrificação avança, […]

Continuar lendo
Mercado automotivo em 2026: quais são as tendências no Brasil e por quê

Os 20 carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2025

O mercado automotivo brasileiro fechou setembro de 2025 com alta competitividade entre hatches, picapes e SUVs e agora chegou o momento de ver a lista de carros mais vendidos de setembro! A Fiat Strada retomou a liderança, confirmando seu papel de veículo mais popular do país, enquanto o Volkswagen Polo e o Fiat Argo garantiram […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2025

Depois de montadora de automóveis, Ceará também terá motos elétricas

O interesse por motos elétricas cresce no Brasil e, no Nordeste, o Ceará está a um passo de se tornar referência. O Governo do Estado negocia a instalação da primeira fábrica completa da Duact Motors, que pretende concentrar produção em Caucaia e usar a logística do Porto do Pecém para atender todo o país. A […]

Continuar lendo
Depois de montadora de automóveis, Ceará também terá motos elétricas

BYD agora tem o carro de produção mais veloz do mundo: 496 km/h

A corrida para coroar o carro mais rápido do mundo ganhou um novo capítulo. A BYD, por meio da submarca de luxo Yangwang, anunciou que o hipercarro elétrico U9 Xtreme atingiu 496,22 km/h em Papenburg, na Alemanha, resultado que o colocaria acima de nomes históricos como Bugatti e Koenigsegg. A façanha reacende o debate sobre […]

Continuar lendo
BYD agora tem o carro de produção mais veloz do mundo: 496 km/h
Mais notícias de Notícias