Yamaha RD 350: um clássico dos anos 70!

    A Yamaha RD 350 foi importada até o ano de 1974. Em 1976 foi lançada a RD 400, com o motor ampliado, mas só em 1980 a Yamaha lançou uma moto de fato nova, a RD 350 LC.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    RD 350

    A Yamaha RD 350 foi importada até o ano de 1974. Em 1976 foi lançada a RD 400, com o motor ampliado, mas só em 1980 a Yamaha lançou uma moto de fato nova, a RD 350 LC.

    A RD 350 LC não tinha nada em comum com o modelo passado, exceto pela nomenclatura RD 350 (de “Race Developed”, ou desenvolvida nas corridas) com adição do LC para destacar que o modelo vinha com novo motor “Liquid Cooled”, ou seja, refrigerado por líquido.

    Utilizava a tecnologia do modelo TZ 350 em que era usada nas provas de velocidade, e possuía um sistema de válvulas YPVS nas saídas de escapamento com o intuito de restringir os gases em baixas rotações e melhorar a performance nas ruas.

    Foto: divulgação

    A “moto de competição domesticada para as ruas” foi testada em estradas, ruas e no autódromo de Interlagos e alcançou 186 km/h, antecipando um novo patamar de desempenho para as motos nacionais.

    Em junho de 1985, já perto da data de lançamento inicialmente prevista, a RD era comparada com a Honda CB 450.

    No ano seguinte, foram apresentadas algumas atualizações para o modelo com uma carenagem frontal fixa com farol retangular, rabeta redesenhada com lanterna, também retangular, e saídas de escapamento com as extremidades polidas.

    Essas atualizações seguem o design da versão topo de linha RD 500. Era mais aerodinâmica e com os mesmos 55 cv, beirava os 200 km/h em 5 segundos.

    Na época, os modelos RD e CBX eram muito comparados por serem as motos nacionais mais velozes dos anos 80, porém tinham conceitos diferentes: a CBX era confortável, grande e pesava 80 kg a mais que a RD.

    Foram realizados alguns testes no autódromo de Interlagos e foram observadas diferenças ao mostrar que a Yamaha levava vantagem nas curvas do miolo e a Honda recuperava nas retas.

    Confira as ofertas das motos Yamaha usada à venda.