Anuncie

VW Jetta 2015: desempenho de esportivo em carroceria de sedã

O Jetta 2015 ganhou mudanças no design e segue os líderes do segmento. A seu favor, um motor que proporciona diversão de esportivo numa carroceria de sedã.

VW Jetta 2015: desempenho de esportivo em carroceria de sedã

Jetta 2015

O Volkswagen Jetta Highline 2.0 16VTSIDSG é um modelo ímpar no segmento dos sedãs médios.

Com 211 cavalos, é o mais potente da turma, mas também cobra o preço: com todos os opcionais, pode custar o equivalente a uma versão de entrada de categoria superior.

Na linha 2015, o veículo ganhou pequenas mudanças no design externo e segue na rabeira dos líderes Toyota Corolla e Honda Civic, querendo seu espaço ao Sol.

A seu favor, um motor que proporciona diversão de esportivo numa carroceria (e visual) de carro de família.

O Volkswagen Jetta TSI tem câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de seis marchas com borboletas no volante.

O carro oferece seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e sistema IsoFix para fixação de cadeirinhas.

A direção é elétrica e as rodas são aro 17 com freio a disco nas quatro rodas. O preço inicial é de R$ 94.930 ( julho de 2015).

Esteticamente, o Jetta 2015 recebe mudanças bem pontuais: para-choques dianteiro e traseiro redesenhados e uma lanterna mais afilada.

A partir da versão Comfortline, o Jetta exibe três filetes cromados na grade do radiador.

A versão top tem a sigla TSI estampada na tampa do porta-malas. Opcional à parte, as luzes diurnas são compostas por 19 lâmpadas de LED que formam uma nova assinatura, bem invocada por sinal, tanto de dia como de noite.

No interior, chama atenção a nova geração do volante multi funcional, já que o equipamento anterior ficou tão banalizado que equipava até o Gol.

A versão top de linha tem o computador de bordo com mostrador colorido.

Detalhes cromados no painel e acabamento em preto brilhante ao redor da alavanca de câmbio também chamam atenção.

Tanto no visual externo, como na cabine, o modelo segue com a receita de design bem conservador. Há o predomínio de linhas retas e continuidade.

Na dianteira, a linguagem de estilo Volkswagen é percebida, com as conhecidas lanternas da marca, presentes em vários modelos.

Mas bom mesmo é saber que o fundamental do carro ainda está lá.

O bloco 2.0 TSI é o mesmo que equipa o Golf GTI e o Fusca, mas com calibragens diferentes para cada modelo.

No Jetta, rende 211 cavalos a 5.500 rotações e torque de 28,6 kgfm a meros 2.000 rotações. O tanque de 55 litros recebe apenas gasolina.

Ao volante, temos um sedã com desempenho exemplar. Para ter ideia, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 7,2s.

Aceleração inferior ao Golf ( 6,5s), mas nada mal para um carro com vocação familiar.

Além dos 9 cv a menos, o Jetta também é quase 60 kg mais pesado: 1.376 kg contra 1.317 kg do hatch.

Mesmo assim, temos um modelo com retomadas e aceleração superiores aos rivais médios, inclusive ao motor turbo THP da Peugeot/Citröen.

O powertrain é completo com caixa automatizada DSG de seis marchas.

Há os modos Drive, que possibilita uma tocada mais suave, e o Sport, que estica ao máximo as marchas.

Em movimento, ao selecionar esse modo, o carro reduz de cara duas marchas, aumentando o ruído do motor.

Há ainda o modo Manual, trocas com borboletas no volante, que permitem mais controle do veículo.

Para segurar esse conjunto, a Volks equipou o carro com freios a disco nas quatro rodas.

No eixo dianteiro, os discos são ventilados. Há ainda controles de tração e estabilidade.

Os pneus são 225/45 com rodas de liga leve de 17 polegadas. A suspensão é do tipo McPherson na frente e Multilink atrás e garante conforto, mesmo nas esburacadas vias e com os pneus de perfil baixo.

O consumo, no entanto, não é dos melhores. No Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o modelo registra bons números de 8,9 km/l na cidade 12,1 km/l na estrada.

Com o turbo oferecendo torque máximo com apenas 2.000 rpm, esperávamos índices melhores.

O Jetta tirou nota C em relação à categoria e a todos os veículos analisados.

Anda bem, mas bebe.

O Jetta Highline recebe bem os ocupantes e oferece bastante espaço, inclusive para a turma de trás.

São 4,659m de comprimento com 2,651m de distância entre eixos. Todos os cinco passageiros contam com cintos de segurança três pontos e encosto de cabeça.

Outro ponto positivo é o enorme porta-malas, que leva 510 litros.

O ar-condicionado é digital de duas zonas e com saídas de ar para o banco traseiro.

O porta-luvas é refrigerado e as luzes internas podem ser configuradas e incluem iluminação para área dos pés.

Os bancos dianteiros podem vir com aquecimento, item a parte no pacote Exclusive.

O motorista encontra boa posição de dirigir, com comandos à mão e vários recursos no volante multifuncional, que pode ser regulado em altura e profundidade.

O banco tem ajustes elétricos, inclusive de regulagem lombar no pacote Premium.

Atrás, três pessoas viajam relativamente bem; duas com conforto e espaço para as penas.

O encosto é bipartido e há apoio de braço com acesso ao porta malas.

O acabamento é bom, com uso de materiais de qualidade e sensíveis ao toque no painel.

Nas portas, há aplique de couro (pacote Exclusive) e uma faixa com detalhe que imita fibra de carbono e maçanetas cromadas.

Porém, nas portas e pontos do console central, há também plástico duro, que depõem contra o veículo. Falha grave é a tampa do porta-malas.

Além de não ser totalmente coberta, as alças não são do tipo pantográficas e sim “pescoço de ganso”. O Jetta merecia mais cuidado nesse ponto.

A central multimídia oferece tela touchscreen de 5,8 polegadas com rádio, CD Player, Bluetooth, entrada para SD-Card, cabo de interface para iPod/ iPhone e 8 alto-falantes.

Porém, o sistema é muito simples, a mesma encontrada em modelos mais baratos da marca, o que não condiz no disputado segmento dos sedãs-médios.

O teto solar é um opcional a parte e custa R$ 4.168,00. A Volkswagen oferece dois pacotes de equipamentos.

O Exclusive agrega piloto automático, bancos de couro, aquecimento dos bancos dianteiros, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular por R$ 3.901.

Nesse item, o cliente pode escolher couro preto ou bege sem custo adicional.

Agora confira nossas ofertas do Volkswagen Jetta usado à venda.

Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Entre os dias 21 e 28 de novembro de 2025, a cidade de Paris será palco de um dos eventos mais esperados do ano para fãs de automóveis e da cultura pop: o leilão Bonhams. O evento reúne diversos carros de cinema em leilão com valores que podem ultrapassar milhões de euros. Ao todo, 50 […]

Continuar lendo
Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

A Ram acaba de confirmar uma das maiores novidades de sua história recente: o lançamento do SUV da Ram, previsto para 2028. Conhecida mundialmente por suas picapes potentes e pela imagem de força associada ao trabalho e à aventura, a marca entra agora em um território inédito, o dos utilitários esportivos de luxo. A decisão […]

Continuar lendo
Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

A BYD bateu um recorde histórico de vendas no Brasil ao alcançar 10.194 carros emplacados em outubro de 2025. Esse marco consolida a fabricante chinesa como uma das principais forças do setor automotivo nacional. É a terceira vez no ano que a marca supera a barreira das 10 mil unidades vendidas em um único mês, […]

Continuar lendo
BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Os carros mais vendidos em outubro de 2025 mostraram que o mercado automotivo nacional continua em ritmo acelerado, com 247 mil unidades emplacadas entre automóveis e comerciais leves. Mesmo com uma pequena queda de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2024, o setor registrou alta de 7,1% em relação a setembro, confirmando o […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

A indústria automotiva brasileira começa a respirar aliviada depois de quase passar por uma grande crise de semicondutores. Após semanas de tensão por causa da interrupção no fornecimento de semicondutores, a China iniciou a retomada gradual da exportação de chips para o Brasil, informou a Anfavea. Segundo o presidente da entidade, Igor Calvet, o governo […]

Continuar lendo
Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

O investimento Hyundai 2025 promete marcar um novo capítulo na história da montadora sul-coreana. Em meio a um cenário global de incertezas econômicas e transformações tecnológicas, o grupo anunciou um aporte recorde de R$ 102 bilhões. A Hyundai usará o orçamento para ampliar sua atuação em veículos elétricos, movidos a hidrogênio e soluções de mobilidade […]

Continuar lendo
Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Se você busca um panorama confiável sobre as tendências do mercado automotivo em 2026, chegou ao lugar certo. O próximo ano combina tecnologia e pragmatismo: eletrificação mais seletiva, carros definidos por software saindo do discurso para a prática, híbridos ganhando espaço e uma cadeia de semicondutores que segue estratégica para custo e prazo. Tudo isso […]

Continuar lendo
Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa

A Ford Maverick chegou com a promessa de unir a robustez das picapes à versatilidade de um SUV urbano.  Mas será que ela realmente cumpre o que promete?  Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber antes de decidir se o Ford Maverick é o carro certo para o seu estilo de vida, […]

Continuar lendo
Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa

Vaga de Garagem de Condomínio tem Medida Padrão? Entenda

Vaga de garagem é um tema que parece simples, mas levanta dúvidas quando o assunto é comprar, alugar ou usar um imóvel em condomínio. Logo de saída, vale reforçar a consulta do leitor: vaga de garagem tem referências técnicas e regras de uso que influenciam conforto, segurança e até o valor do imóvel. Na prática, […]

Continuar lendo
Vaga de Garagem de Condomínio tem Medida Padrão? Entenda

Mercado automotivo em 2026: quais são as tendências no Brasil e por quê

Nós já estamos chegando na reta final do ano e já tem muita gente pensando em quais serão as tendênciais do mercado automotivo em 2026. Mesmo após dois anos de ajustes no crédito e no custo de capital, a indústria automotiva brasileira entra em 2026 com vetores claros de transformação.  A agenda de eletrificação avança, […]

Continuar lendo
Mercado automotivo em 2026: quais são as tendências no Brasil e por quê

Os 20 carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2025

O mercado automotivo brasileiro fechou setembro de 2025 com alta competitividade entre hatches, picapes e SUVs e agora chegou o momento de ver a lista de carros mais vendidos de setembro! A Fiat Strada retomou a liderança, confirmando seu papel de veículo mais popular do país, enquanto o Volkswagen Polo e o Fiat Argo garantiram […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2025

Depois de montadora de automóveis, Ceará também terá motos elétricas

O interesse por motos elétricas cresce no Brasil e, no Nordeste, o Ceará está a um passo de se tornar referência. O Governo do Estado negocia a instalação da primeira fábrica completa da Duact Motors, que pretende concentrar produção em Caucaia e usar a logística do Porto do Pecém para atender todo o país. A […]

Continuar lendo
Depois de montadora de automóveis, Ceará também terá motos elétricas

BYD agora tem o carro de produção mais veloz do mundo: 496 km/h

A corrida para coroar o carro mais rápido do mundo ganhou um novo capítulo. A BYD, por meio da submarca de luxo Yangwang, anunciou que o hipercarro elétrico U9 Xtreme atingiu 496,22 km/h em Papenburg, na Alemanha, resultado que o colocaria acima de nomes históricos como Bugatti e Koenigsegg. A façanha reacende o debate sobre […]

Continuar lendo
BYD agora tem o carro de produção mais veloz do mundo: 496 km/h
Mais notícias de Notícias