VW Jetta 2015: desempenho de esportivo em carroceria de sedã

O Jetta 2015 ganhou mudanças no design e segue os líderes do segmento. A seu favor, um motor que proporciona diversão de esportivo numa carroceria de sedã.

VW Jetta 2015: desempenho de esportivo em carroceria de sedã

Jetta 2015

O Volkswagen Jetta Highline 2.0 16VTSIDSG é um modelo ímpar no segmento dos sedãs médios.

Com 211 cavalos, é o mais potente da turma, mas também cobra o preço: com todos os opcionais, pode custar o equivalente a uma versão de entrada de categoria superior.

Na linha 2015, o veículo ganhou pequenas mudanças no design externo e segue na rabeira dos líderes Toyota Corolla e Honda Civic, querendo seu espaço ao Sol.

A seu favor, um motor que proporciona diversão de esportivo numa carroceria (e visual) de carro de família.

O Volkswagen Jetta TSI tem câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de seis marchas com borboletas no volante.

O carro oferece seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e sistema IsoFix para fixação de cadeirinhas.

A direção é elétrica e as rodas são aro 17 com freio a disco nas quatro rodas. O preço inicial é de R$ 94.930 ( julho de 2015).

Esteticamente, o Jetta 2015 recebe mudanças bem pontuais: para-choques dianteiro e traseiro redesenhados e uma lanterna mais afilada.

A partir da versão Comfortline, o Jetta exibe três filetes cromados na grade do radiador.

A versão top tem a sigla TSI estampada na tampa do porta-malas. Opcional à parte, as luzes diurnas são compostas por 19 lâmpadas de LED que formam uma nova assinatura, bem invocada por sinal, tanto de dia como de noite.

No interior, chama atenção a nova geração do volante multi funcional, já que o equipamento anterior ficou tão banalizado que equipava até o Gol.

A versão top de linha tem o computador de bordo com mostrador colorido.

Detalhes cromados no painel e acabamento em preto brilhante ao redor da alavanca de câmbio também chamam atenção.

Tanto no visual externo, como na cabine, o modelo segue com a receita de design bem conservador. Há o predomínio de linhas retas e continuidade.

Na dianteira, a linguagem de estilo Volkswagen é percebida, com as conhecidas lanternas da marca, presentes em vários modelos.

Mas bom mesmo é saber que o fundamental do carro ainda está lá.

O bloco 2.0 TSI é o mesmo que equipa o Golf GTI e o Fusca, mas com calibragens diferentes para cada modelo.

No Jetta, rende 211 cavalos a 5.500 rotações e torque de 28,6 kgfm a meros 2.000 rotações. O tanque de 55 litros recebe apenas gasolina.

Ao volante, temos um sedã com desempenho exemplar. Para ter ideia, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 7,2s.

Aceleração inferior ao Golf ( 6,5s), mas nada mal para um carro com vocação familiar.

Além dos 9 cv a menos, o Jetta também é quase 60 kg mais pesado: 1.376 kg contra 1.317 kg do hatch.

Mesmo assim, temos um modelo com retomadas e aceleração superiores aos rivais médios, inclusive ao motor turbo THP da Peugeot/Citröen.

O powertrain é completo com caixa automatizada DSG de seis marchas.

Há os modos Drive, que possibilita uma tocada mais suave, e o Sport, que estica ao máximo as marchas.

Em movimento, ao selecionar esse modo, o carro reduz de cara duas marchas, aumentando o ruído do motor.

Há ainda o modo Manual, trocas com borboletas no volante, que permitem mais controle do veículo.

Para segurar esse conjunto, a Volks equipou o carro com freios a disco nas quatro rodas.

No eixo dianteiro, os discos são ventilados. Há ainda controles de tração e estabilidade.

Os pneus são 225/45 com rodas de liga leve de 17 polegadas. A suspensão é do tipo McPherson na frente e Multilink atrás e garante conforto, mesmo nas esburacadas vias e com os pneus de perfil baixo.

O consumo, no entanto, não é dos melhores. No Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o modelo registra bons números de 8,9 km/l na cidade 12,1 km/l na estrada.

Com o turbo oferecendo torque máximo com apenas 2.000 rpm, esperávamos índices melhores.

O Jetta tirou nota C em relação à categoria e a todos os veículos analisados.

Anda bem, mas bebe.

O Jetta Highline recebe bem os ocupantes e oferece bastante espaço, inclusive para a turma de trás.

São 4,659m de comprimento com 2,651m de distância entre eixos. Todos os cinco passageiros contam com cintos de segurança três pontos e encosto de cabeça.

Outro ponto positivo é o enorme porta-malas, que leva 510 litros.

O ar-condicionado é digital de duas zonas e com saídas de ar para o banco traseiro.

O porta-luvas é refrigerado e as luzes internas podem ser configuradas e incluem iluminação para área dos pés.

Os bancos dianteiros podem vir com aquecimento, item a parte no pacote Exclusive.

O motorista encontra boa posição de dirigir, com comandos à mão e vários recursos no volante multifuncional, que pode ser regulado em altura e profundidade.

O banco tem ajustes elétricos, inclusive de regulagem lombar no pacote Premium.

Atrás, três pessoas viajam relativamente bem; duas com conforto e espaço para as penas.

O encosto é bipartido e há apoio de braço com acesso ao porta malas.

O acabamento é bom, com uso de materiais de qualidade e sensíveis ao toque no painel.

Nas portas, há aplique de couro (pacote Exclusive) e uma faixa com detalhe que imita fibra de carbono e maçanetas cromadas.

Porém, nas portas e pontos do console central, há também plástico duro, que depõem contra o veículo. Falha grave é a tampa do porta-malas.

Além de não ser totalmente coberta, as alças não são do tipo pantográficas e sim “pescoço de ganso”. O Jetta merecia mais cuidado nesse ponto.

A central multimídia oferece tela touchscreen de 5,8 polegadas com rádio, CD Player, Bluetooth, entrada para SD-Card, cabo de interface para iPod/ iPhone e 8 alto-falantes.

Porém, o sistema é muito simples, a mesma encontrada em modelos mais baratos da marca, o que não condiz no disputado segmento dos sedãs-médios.

O teto solar é um opcional a parte e custa R$ 4.168,00. A Volkswagen oferece dois pacotes de equipamentos.

O Exclusive agrega piloto automático, bancos de couro, aquecimento dos bancos dianteiros, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular por R$ 3.901.

Nesse item, o cliente pode escolher couro preto ou bege sem custo adicional.

Agora confira nossas ofertas do Volkswagen Jetta usado à venda.

Salão do Automóvel 2025 Terá Marcas sem Estande e Busca Fabricantes de Luxo

O Salão do Automóvel 2025 promete movimentar o setor automotivo brasileiro com grandes expectativas, polêmicas e mudanças de formato. Marcado para os dias 22 a 30 de novembro em São Paulo, o evento já acumula mais de 25 marcas confirmadas, além de 25 mil ingressos vendidos apenas nos dois primeiros dias de comercialização.  Apesar disso, […]

Continuar lendo
Salão do Automóvel 2025 Terá Marcas sem Estande e Busca Fabricantes de Luxo

Novo Ford Mustang Dark Horse chega com motor V8 brutal e design impressionante

Você já ouviu falar do Ford Mustang Dark Horse? Se você acompanha o mercado automotivo, certamente sabe poucos carros no mundo carregam tanta história e paixão quanto o Ford Mustang. Desde 1964, ele é sinônimo de esportividade, estilo e presença marcante. Mais do que um modelo, o Mustang se tornou um ícone cultural, atravessando gerações […]

Continuar lendo
Novo Ford Mustang Dark Horse chega com motor V8 brutal e design impressionante

Setor de Caminhões Desacelera com Impacto dos Juros, Segundo Presidente da Anfavea

Nos bastidores do crescimento econômico brasileiro, uma peça-chave tem enfrentado obstáculos inesperados: o setor de caminhões. Apesar do avanço do PIB e de uma safra agrícola histórica, a indústria de veículos pesados vive um momento de retração. Segundo o presidente da Anfavea, as taxas de juros elevadas têm sido o principal freio desse mercado, afetando […]

Continuar lendo
Setor de Caminhões Desacelera com Impacto dos Juros, Segundo Presidente da Anfavea

Peugeot 2008 GT Hybrid é lançado, será que ficou mais econômico?

O novo Peugeot 2008 GT 2026 já está nas concessionárias e traz uma atualização que pode passar despercebida à primeira vista, mas que faz toda a diferença quando o assunto é consumo de combustível. O visual praticamente não mudou, mas debaixo do capô, o SUV compacto agora conta com o sistema híbrido leve MiHV, o […]

Continuar lendo
Peugeot 2008 GT Hybrid é lançado, será que ficou mais econômico?

Citroën Aircross 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 95 mil

O novo Citroën Aircross 2026 finalmente desembarcou no Brasil e traz uma proposta ousada: ser o SUV mais acessível com sete lugares no país.  Com preço inicial partindo de R$ 94.800 na versão PCD e chegando a R$ 130.000 na versão mais completa, o modelo promete conquistar quem busca espaço, economia e um visual repaginado. […]

Continuar lendo
Citroën Aircross 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 95 mil

Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Imagine sair de casa com um carro autônomo, que já esta te esperando na porta, com motor ligado, pronto para levá-lo ao trabalho, tudo isso sem ninguém ao volante. Parece coisa de filme futurista? Não mais. Uma startup do Vale do Silício acaba de apresentar um projeto ousado: o primeiro carro autônomo totalmente funcional, voltado […]

Continuar lendo
Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Nos últimos anos, o Brasil viu crescer o interesse de montadoras chinesas pelo mercado nacional. Com anúncios de fábricas e investimentos bilionários, essas empresas têm movimentado o setor automotivo com promessas de inovação, geração de empregos e novos modelos elétricos. Mas, junto a essa movimentação, veio também uma enxurrada de dúvidas, principalmente em torno dos […]

Continuar lendo
Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Em meio ao trânsito intenso das grandes cidades, pesquisadores têm estudado soluções criativas para melhorar a mobilidade urbana, sendo uma dessas propostas chama a atenção: a luz branca nos semáforos. A ideia surgiu como complemento às cores tradicionais para orientar motoristas e pedestres. Diferente das luzes vermelha, amarela e verde, a branca não teria a […]

Continuar lendo
Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

A Fiat Strada não é apenas uma picape compacta, ela é um fenômeno de mercado. Presente nas ruas e estradas do Brasil desde 1998, a Strada conquistou um lugar fixo no topo dos rankings de vendas e se tornou parte do dia a dia de quem precisa de um veículo robusto, versátil e acessível. Mas […]

Continuar lendo
Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

2025 foi um ano recheado de estreias e lançamentos marcantes na indústria automotiva nacional, mas enquanto uns brilham nos holofotes, outros carros saíram de linha por aqui. Diversos modelos deixaram de ser vendidos neste ano, seja por mudanças estratégicas das montadoras, novas regras ambientais ou baixa procura dos consumidores. Alguns já davam indícios de aposentadoria, […]

Continuar lendo
Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Quando a Volkswagen apresenta um novo modelo na Europa, nem sempre isso gera alarde por aqui. Mas a nova geração do T-Roc é diferente.  Apesar de o SUV não ser vendido oficialmente no Brasil, ele é uma peça-chave na estratégia da marca para o futuro dos utilitários esportivos nacionais. E não é só especulação: o […]

Continuar lendo
Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

A Peugeot está virando uma página importante em sua história, e o novo Peugeot 308 é o retrato mais atual dessa transformação. Lançado oficialmente na Europa, o modelo passou por uma reestilização de meia-vida que vai muito além da estética. O 308 se tornou uma espécie de vitrine do que a marca pretende oferecer no […]

Continuar lendo
Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025

O mês de agosto mostrou mais uma vez o apetite do brasileiro por modelos compactos, utilitários versáteis e SUVs cada vez mais presentes nas ruas. O Volkswagen Polo manteve a liderança no ranking de emplacamentos, seguido pela sempre popular Fiat Strada e o ágil Fiat Argo. Os dados são da Fenabrave, compilados até o dia […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025
Mais notícias de Notícias