Volkswagen Brasília: relembre o clássico da década de 70

    Com mecânica do Fusca e visual inspirado no 412 LE, a Brasília foi uma grande aposta da Volkswagen para o segmento de carros compactos.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 anos atrás

    Com mecânica do Fusca e visual inspirado no 412 LE, a Brasília foi uma grande aposta da Volkswagen para o segmento de carros compactos.

    No início da década de 70 a Volkswagen trabalhava duro para liderar no segmento dos compactos. No mesmo período, a Chevrolet estava prestes a lançar o Chevette. A grande aposta da Volkswagen foi a Brasília, um compacto inspirado no visual do 412 LE (Type 4) e com base na mecânica do Fusca. A história de sucesso da Brasília começou em 1973, ano do seu lançamento.

    Foto: divulgação

    O objetivo da Volkswagen era criar um carro compacto que se destacasse pelo seu espaço interno. Com 4,01 metros de comprimento e 2,40 metros de entre-eixos, a Brasília se destacava do Fusca por conta da sua melhor dirigibilidade e bom espaço interno. A visibilidade também era um dos pontos positivos do modelo por conta da quantidade de vidros.

    Volkswagen Brasília: relembre o clássico da década de 70. (Foto: divulgação)

    A Brasília foi lançada com um motor de 60cv, 1.6 refrigerado a ar de carburação simples, localizado na parte traseira. A Volks, divulgava que o compacto fazia de 0 a 100 km/h em 23 segundos e atingia 135 km/h de velocidade máxima. O consumo era de 14 km/l na rodovia.

    Em 1976, a marca alemã atualizou o motor, aumentando 5cv. Esta mecânica permaneceu até o final de sua história. Em 1978, a Brasília passou por uma reformulação estética, com mudanças nos para-choques e novas lanternas traseiras com frisos. A versão LS chegou em 1979 com um conceito mais sofisticado. Esta versão conta com bancos dianteiros com encosto de cabeça e acabamento mais refinado, além do piso acarpetado.

    Na década de 80 a continuidade da Brasília estava chegando ao fim por conta da forte concorrência com os compactos mais modernos, como o Chevette e o Fiat 147.

    Confira em nosso site as melhores ofertas dos carro da Volkswagen à venda.