Viajar de carro pelo Brasil: dicas de como escolher o melhor veículo

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 horas atrás

    Você gosta de pegar a estrada e viajar de carro pelo Brasil? Se a resposta for sim, hoje você vai descobrir algumas dicas que podem auxiliar sua decisão no momento de comprar um automóvel para viajar, além de conferir alguns destinos bacanas para fazer uma viagem em família ou entre amigos.

    Itens básicos como ar-condicionado, segurança, conforto e economia devem ser levados em consideração no momento da escolha, mas existem muitos outros fatores que valem a pena ser analisados.

    O que levar em consideração na escolha do carro

    Hoje em dia, comprar um carro baseado apenas na escolha de uma marca já deixou de ser fator determinante de compra, podendo o gosto pessoal do cliente falar mais alto, isso porque existe uma grande quantidade de concessionárias, preços bons de peças de reposição e atendimento em todo o país.

    Por isso, escolher um carro para viajar não é uma tarefa fácil, já que muitos fatores influenciam essa escolha, desde o preço do automóvel até o trajeto que será feito durante a viagem. Mas, preparamos um apanhado com itens fundamentais que podem ter um peso maior ou menor na sua decisão.

    1. Destino de viagem

    Quais serão os principais destinos de viagem que você e sua família irão visitar? Quer sair do Sul e se aventurar pela Chapada Diamantina e pegar mais estradas de terra? Pretende sair de São Paulo e se deliciar na Serra Catarinense? Gosta de curtir uma prainha sempre que possível?

    O destino da viagem também deve ser levado em consideração na hora de escolher um automóvel para viajar. Quem gosta de mais aventura e de pegar uma estradinha de terra deve buscar por carros com tração 4×4 para evitar problemas. Já quem gosta de surfar e pegar uma praia todo final de semana deve analisar se o veículo tem racks para prender a prancha com segurança.

    2. Tamanho do veículo

    Todo mundo gosta de viajar confortavelmente tanto dirigindo quanto indo no banco do carona ou no banco de trás. Famílias pequenas levam vantagem nesse sentido, já que não precisam se preocupar tanto com o espaço interno do veículo.

    Mas, famílias maiores, com três pessoas ou mais, podem pensar em investir na compra de um SUV ou de um bom sedan para que os passageiros do banco de trás não fiquem apertados, principalmente em viagens de longas durações.

    3. Tamanho do porta-malas

    O tamanho do carro é um fator importante na hora de escolher um veículo para comprar e a capacidade do porta-malas também. É natural que uma família com cinco pessoas tenha mais bagagens para guardar, mas quem viaja com crianças pequenas, mesmo que seja só o casal com o filho, também precisa de espaço para acomodar um carrinho de bebê, por exemplo.

    Por isso, se você gosta de viajar de carro pelo Brasil, é importante avaliar o espaço do porta-malas, isso porque é proibido viajar com malas no banco de trás dos automóveis, uma prática considerada infração, pois o banco de trás não é destinado para transporte de carga, e sim de passageiros.

    4. Potência do motor

    Você já ouvir falar que um milzinho é mais econômico na cidade, certo? Mas, na estrada, isso não acontece. Durante uma viagem, o condutor precisa pisar mais para manter a velocidade, exigindo mais do motor para subidas e ultrapassagens.

    Se você colocar na ponta do lápis, o barato pode sair caro (e desconfortável também). Uma boa opção para quem pode investir um pouco mais são os carros com motor turbo, como o Up! TSI, Cruze, Civic ou Jetta, por exemplo, uma tendência dos modelos mais recentes onde se diminuiu o tamanho do motor e mesmo assim os veículos conseguiram ganhar mais potência com o turbo. Ou seja, são automóveis fortes e, ao mesmo tempo, não abusam no consumo de combustível, dos populares aos mais luxuosos.

    5. Tipo de combustível

    Atrelado à potência do veículo, você também deve analisar que tipo de combustível o veículo recebe no abastecimento. O preço do combustível no Brasil só aumenta e, para não extrapolar um orçamento de viagem, você deve prestar bastante atenção nesse quesito. O segredo é pesquisar a média de consumo (quilômetros por litro) do modelo de carro que deseja comprar e fazer a conta.

    Veículos movidos a diesel são mais caros no momento da compra. Entretanto, a longo prazo, você economiza com o abastecimento (já que o diesel é mais em conta). Carros flex ajudam a equilibrar a conta, mas sempre avalie o trecho da viagem, verificando se existem postos no meio do caminho para não ficar parado na rua, já que a autonomia no álcool tende a ser menor se comparada à gasolina.

    Destinos para viajar de carro pela Brasil

    Com as chaves do seu carro em mãos, é hora de começar a planejar a sua viagem.

    Um dos destinos preferidos dos brasileiros é viajar de Recife para Porto de Galinhas. A distância entre as duas cidades é de 60 km e em aproximadamente 40 minutos você estará na vila charmosa, pronto para curtir as praias com visuais paradisíacos. A estrada, que começa no antigo entroncamento da PE 060, tem asfalto bom e o pedágio custa R$ 7. O fluxo de caminhões é grande no trecho e o limite de velocidade é de 100 km/h.

    Outro trecho bacana no Nordeste para pegar a estrada e viajar de carro pelo Brasil é fazer a Costa das Baleias, no extremo sul da Bahia. O caminho e os destinos por onde você passará são verdadeiros paraísos na Terra. Entre cachoeiras, praias e coqueirais, quem faz essa rota passa pelas cidades de Abrolhos, Alcobaça, Caravelas, Cumuruxatiba, Mucuri, Nova Viçosa e Prado.

    Já os cariocas adoram aproveitar os feriados, viajando para Arraial do Cabo, na região dos lagos. Apesar de ser um trecho curto, uma viagem como essa pode chegar a mais de 40 graus, logo, um ar-condicionado será fundamental para se refrescar pelo caminho.

    No Sul, um destino ótimo para viajar de carro, principalmente no inverno, é visitar a Serra Catarinense, percorrendo as mais de 284 curvas da Serra do Rio do Rastro ou a subida íngreme da Serra do Corvo Branco. Em uma viagem como essa, você pode ficar hospedado em Urubici e fazer os passeios partindo de lá.

    Independentemente do carro escolhido para comprar, antes de pegar a estrada garanta que a revisão do veículo esteja em dia. Confira os freios, a suspensão, os óleos, o líquido de arrefecimento, os pneus e não esqueça das palhetas para em dia de chuva não se incomodar.

    Então, aproveite a visita ao nosso blog e confira o artigo “Placa do Mercosul: juntamos as últimas informações para você ficar por dentro da mudança” e não perca a oportunidade de conhecer mais sobre esse assunto!

    Confira as melhores ofertas de carros e motos, novos e usados!