O que é rastreador veicular e como funciona?

    Capaz de determinar a localização exata do veículo, o rastreador veicular é um dispositivo útil tanto para a proteção do carro e cotidiano.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão11 meses atrás

    Capaz de determinar a localização exata do veículo, o rastreador veicular é um dispositivo bastante útil na proteção e recuperação do carro em caso de furto e roubo, além de possuir diversas funcionalidades úteis para o cotidiano e segurança do motorista.

    O medo de furto e roubo de veículos é um sentimento cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente de quem mora nos grandes centros urbanos.

    De acordo com os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em novembro de 2016 a cada um minuto um carro é roubado no Brasil.

    Por esse motivo, é fundamental encontrar uma maneira eficiente e, ao mesmo tempo, acessível de proteger o próprio bem.

    O rastreador veicular é um dispositivo de geolocalização que permite identificar se o veículo está parado ou em movimento, além de indicar sua localização exata e em tempo real.

    Outra vantagem desse dispositivo é a possibilidade do motorista ter informações sobre a “saúde” do seu carro, como quando trocar o óleo e os pneus, por exemplo.

    Quer saber mais sobre o que é rastreador veicular e quais são seus benefícios? Continue lendo o nosso post para descobrir!

    O que é rastreador veicular e como funciona?

    Com tantas tecnologias disponíveis no mercado para proteger o veículo contra furto e roubo, o rastreador veicular se destaca pelos seguintes pilares: efetividade, preço acessível e funcionalidades.

    O rastreador veicular pode funcionar por meio de dois tipos de tecnologia: radiofrequência (RF) ou via satélite (GPS).

    A radiofrequência é considerada uma tecnologia relativamente nova, que ganhou força com o avanço tecnológico dos telefones móveis. Sua grande vantagem está na capacidade de localizar o veículo mesmo em locais fechados.

    Já a tecnologia via satélite conta com um receptor que capta e decodifica o sinal de vários satélites que orbitam a Terra. Assim, é possível saber a exata localização do carro.

    Essa tecnologia é perfeita para quem faz muitas viagens e pega estradas com ausência de sinais de celular.

    Quanto custa?

    O preço desse tipo de serviço pode variar bastante, e vai depender da cidade onde é vendido, do tipo de dispositivo e dos serviços adicionais (como assistência 24 horas, por exemplo).

    Normalmente, sua cobrança é feita em forma de mensalidade, e os valores ofertados são a partir de R$ 69,90.

    Principais funcionalidades do rastreador veicular

    O rastreador veicular oferece inúmeras funcionalidades aos motoristas que desejam monitorar e proteger o seu bem. Dentre elas, destacam-se:

    • Rastreamento 24 horas

    O rastreador permite saber a localização exata, e em tempo real, do veículo. E o melhor: a qualquer momento, 24 horas por dia.

    • Alerta de movimento

    O alerta de movimento é outra funcionalidade disponível em alguns rastreadores veiculares. O usuário recebe um alerta caso aconteça qualquer movimento no carro.

    • Comunicação inteligente

    O dispositivo de rastreamento permite que o motorista tenha informações do carro. Por exemplo: quando trocar óleo e os pneus, consumo de combustível, momento de fazer o balanceamento etc.

    • Mapeamento de localização

    Outra grande vantagens do rastreador veicular é a possibilidade de mapear a localização de todos os caminhos percorridos com o carro.

    • Gestão de cargas e encomendas

    Quem trabalha com entrega de cargas e encomendas pode monitorar todo o trajeto feito pelo motorista, garantindo a segurança da carga.

    • Controle de velocidade

    O rastreador veicular possui uma função que notifica o usuário, caso a velocidade do carro esteja acima da permitida nas ruas ou estradas.

    Vantagens do rastreador veicular

    Quem deseja proteger e monitorar o seu veículo conta com diversas vantagens ao instalar um rastreador veicular. Conheça agora as principais:

    • Reduz o valor do seguro

    Além de ajudar em casos de furto e roubo, instalar um rastreador automotivo pode deixar o seguro até 25% mais barato. Assim, você aumenta a sua segurança e também diminui seus gastos.

    • Ajuda na recuperação do veículo

    Com o número assustador de carros furtados e roubados no país, ter um dispositivo de rastreamento é uma ótima alternativa para ajudar na recuperação do veículo.

    • Preço acessível

    A mensalidade de um rastreador veicular costuma ser mais barata do que contratar outra forma de proteção veicular. Ou seja, normalmente o custo-benefício é bem atraente.

    • Não faz análise de perfil

    Diversas empresas que oferecem serviços de proteção veicular fazem análise de perfil do solicitante. Em alguns casos, quando o perfil é considerado de risco, as empresas não aceitam o contratante.

    Já o rastreador veicular é mais flexível por não possuir restrições de acordo com o perfil do cliente.

    O que analisar antes de contratar um rastreador veicular?

    Antes de contratar uma empresa de rastreamento automotivo é preciso analisar algumas questões, como:

    • Qual o tipo de tecnologia oferecida;
    • Se possui assistência 24 horas;
    • Credibilidade da empresa e histórico de recuperação de veículos;
    • Quais são as funcionalidades do dispositivo;
    • Se a empresa devolve 100% da tabela FIPE, se o carro não for encontrado.

    Analise muito bem quais são suas necessidades, já que é bastante comum contratar serviços ou funcionalidades extras que encarecem o valor do plano e raramente são usados.

    O rastreador veicular é indicado para quem?

    Quem tem como objetivo de rastrear todos os movimentos do carro, em tempo real, consegue ter no rastreador veicular um grande aliado em sua segurança e monitoramento.

    Os proprietários de frotas de veículos também podem aproveitar as inúmeras vantagens desse dispositivo para monitorar os trajetos e as mercadorias.

    O rastreador veicular também é ótimo para quem conta com pouco dinheiro para pagar pela proteção do seu carro, uma vez que costuma ter diversos planos com preços atraentes.

    Conclusão

    Além da segurança para os motoristas e passageiros, o rastreador veicular oferece diversas vantagens que facilitam, e muito, a vida de seus usuários.

    Os dispositivos mais avançados disponibilizam informações inteligentes sobre o carro através de suas funcionalidades.

    Porém, é preciso pesquisar a reputação da empresa e o tipo de rastreador ofertado para identificar se atende suas necessidades. Outra dica é avaliar se as funcionalidades do dispositivo são essenciais para você.

    O que achou da nossa matéria? Gostou? Aproveite para compartilhá-la com os seus amigos e ajude-os a entender tudo sobre rastreador veicular.

    Artigo produzido pela equipe da Barba Batom e Rodas.

    Confira as melhores ofertas de carros e motos, novos e usados!