Troca de amortecedores: qual o momento certo?

    Troca de amortecedores: Os amortecedores são as peças mais importantes do carro quando o assunto é conforto. Mas em relação à segurança, você sabia que eles também são importantes?

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Troca de amortecedores

    Os amortecedores são as peças mais importantes do carro quando o assunto é conforto.

    Mas em relação à segurança, você sabia que eles também são importantes?

    Por isso, é fundamental ter atenção quanto à manutenção, troca de amortecedores e até o que fazer para aumentar a vida útil desta peça.

    A função dos amortecedores é absorver os impactos, controlar o movimento das molas e garantir que os pneus estejam em constante aderência com o solo, garantindo a estabilidade do veículo.

    Caso não estejam em boas condições, os índices de aquaplanagem aumentam, podendo ocorrer a perda de controle do veículo e o desgaste dos pneus ocasionando uma distância de frenagem maior.

    Os amortecedores devem ser revisados a cada 40 mil km. Já para a troca, não é estabelecida uma quilometragem pois para substituição deste item depende dos cuidados que foram tomados para a conservação da peça e do tipo de pavimento que o carro frequenta normalmente.

    Ao utilizar os amortecedores em condições não favoráveis, ocorre o desgaste de outras peças que envolvem o sistema de suspensão, como mola e barra estabilizadora, aumentando os custos de manutenção e troca.

    Não é muito difícil saber a hora de trocar os amortecedores por conta dos sinais claros que eles dão para o condutor. Dá só uma olhada quais são esses sinais:

    Vibração no volante

    Já sabemos que uma das funções do amortecedor é manter a aderência do pneu no asfalto.

    Se não estiverem em boas condições, produzem uma leve vibração no volante, pois, as rodas quicam facilmente, perdendo a aderência constante no asfalto. Quando isso ocorre, o veículo fica muito instável.

    Vazamento do fluido

    Muitos amortecedores consistem em um cilindro cheio de fluido com um pistão móvel no interior.

    A função deste pistão é absorver energia através do atrito viscoso que ocorre quando o fluido hidráulico faz pressão contra ele e acaba reduzindo o movimento.

    Quando ocorre vazamento por meio dos amortecedores, muitas vezes indica que está perdendo o chamado fluido hidráulico.

    O problema gerado por esse vazamento é o aumento da distância de frenagem, visto que o pneu não estará sofrendo pressão suficiente do amortecedor e a aderência com o asfalto ficará comprometida.

    Balanço

    É percebido um certo balanço e deslocamento para a lateral quando os amortecedores precisam ser trocados.

    Em casos de curvas em alta velocidade em estradas e até na cidade, os amortecedores são fundamentais para a segurança e estabilidade.

    Por isso, fique atento aos movimentos diferentes do seu veículo, pois, isso pode ser um problema nos amortecedores.

    Depois de avaliar alguns sinais que o veículo está apresentando e caso seja o momento de trocar os amortecedores, é recomendado que fossem trocados os pares e não somente a peça que estiver com defeito para que haja um equilíbrio de suspensão entre os eixos.

    Uma dica para garantir a segurança do seu veículo e manter as suas características é utilizar peças originais e não recondicionadas.

    A comercialização de amortecedores com o selo do Inmetro passou a ser obrigatória em julho de 2014, portanto fique atento à essas condições.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de carros usados à venda.