Qual a melhor forma de financiar um carro?

    Para escolher a forma ideal de financiamento um carro, é preciso analisar os prós e contras das opções existentes: financiamento, consórcio e leasing.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Financiar um carro

    Para quem pretende adquirir um veículo, seja ele novo ou usado, mas não possui o valor total em dinheiro, é preciso pensar em um financiamento.

    Porém, com taxas altas e tantas opções na hora de contratar, muitas vezes a decisão torna-se confusa.

    Para escolher a forma ideal de financiamento um carro, portanto, é preciso analisar os prós e contras das três opções existentes: financiamento, consórcio e leasing. Em todas as situações será feito um “empréstimo” do valor, porém em condições bem diferentes umas das outras.

    Financiamento de carro

    O financiamento ainda é a forma mais utilizada no processo de aquisição de um veículo, mas também a mais de cara de todas.

    No caso do financiamento, a instituição financeira irá “emprestar” o valor total e você deverá pagar isso em prestações.

    É possível financiar o valor total ou então dar uma entrada e financiar o restante.

    Porém, quanto menor for a entrada, maiores serão as parcelas, cuja quantidade pode ser negociada com prazos que chegam a até 5 anos, e os juros serão fixados conforme o valor e o número de parcelas.

    A grande vantagem do financiamento é que já se pode sair com o veículo na hora da compra, sem ainda ter pago nenhuma parcela.

    Consórcio de veículo

    Consórcios de veículos possuem taxas bem mais atrativas que financiamentos, sendo o ideal para quem deseja economizar, mas também não tem pressa em ter o carro.

    Isso porque ele funciona com lances, e enquanto está se pagando as parcelas pode se dar lances e ser contemplado ou não com a carta de crédito.

    Algumas pessoas preferem não fazer nenhum lance e considerar o consórcio como um investimento, pois após ser contemplado não é preciso usar a carta na hora e, em alguns casos, é possível optar também pela retirada do valor ao invés de comprar um carro.

    Leasing de veículos

    O leasing é bastante utilizado por empresas e pessoas que não pretendem ficar com o mesmo carro por muito tempo.

    Costuma ter juros bem mais baixos que o financiamento, porém o veículo não fica em nome do proprietário e sim da instituição que o está financiando.

    Nesse caso, o condutor tem todo o direito de usar o veículo, porém em caso de inadimplência fica mais fácil do bem ser tomado pelo banco.

    A grande vantagem é que as parcelas costumam ser baixas e ao final é possível passar o carro para seu nome com o pagamento de um valor pequeno ou então “vendê-lo” ao banco.

    Avalie com cuidado qual a melhor forma de financiar um carro antes de comprar o seu e não se esqueça de compartilhar conosco qual a sua decisão!

    Confira em nosso site as melhores ofertas de carros usados à venda.