Plataformas de inovação digital que estão mudando a vida dos Brasileiros

    Para explicar basicamente como funciona uma plataforma de marketplace de produtos e serviços, existem dois tipos de mercados: mercados de serviço e produto.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 horas atrás

    Para explicar basicamente como funciona uma plataforma de marketplace de produtos e serviços, existem dois tipos de mercados: mercados de serviços e mercados de produtos. 

    Ambos são negócios de uma plataforma e que conecta clientes a empresas terceirizadas, em um mercado de serviços, a empresa fornece os serviços, como dirigir um carro no Uber ou alugar uma casa no Airbnb por exemplo. Em um mercado de produtos, a empresa está fornecendo um produto como vendedor ou distribuidor de terceiros.

    Um mercado on-line conecta um comprador e um vendedor através do site ou aplicativo de uma plataforma em geral. Os mercados online atuam como intermediários digitais, reunindo compradores e vendedores para realizar transações com eficiência, os compradores podem escolher o que eles gostariam de comprar e os vendedores recebem uma variedade de clientes para vender, eBay e Amazon são exemplos populares de mercados online, devido à conveniência que esses sites oferecem, eles se tornaram motores das economias da Internet em todo o mundo, isso pode ajudar as empresas a venderem mais reduzindo os investimentos em marketing digital e como pode ajudar os usuários das plataformas, pagando o menor preço, e recebendo orçamentos de empresas mais próximas com maior praticidade e agilidade

    Os marketplaces de produtos e serviços tornaram-se a vaca leiteira das empresas online, gerando liquidez por meio de comissões, publicidade e serviços de valor agregado, as plataformas intermediárias online superaram todos os segmentos da Internet em termos de crescimento do tráfego na web.

    Hoje, os consumidores confiam mais nessas redes que oferecem uma enorme variedade de produtos, tanto de grandes quanto de pequenos varejistas, além de serviços.

    Como funciona uma plataforma de marketplace de produtos e serviços? 

    As plataformas de marketplace  precisam manter inventários, logística, imagens, descrições de produtos, para que os clientes possam entender perfeitamente tudo sobre o produto ou o serviço que está sendo vendido. 

    Os vendedores, por outro lado, recebem um espaço dedicado para gerenciar pedidos e vender produtos, os compradores acessam o inventário dos fornecedores eletronicamente e as informações em tempo real sobre os produtos apresentados aos consumidores são atualizadas, e é de suma importância que todas as imagens e descrições estejam postados dá mais melhor maneira para que os clientes possam entender e fazer suas compras seguros do que estão realmente comprando.

    O Brasil em meio à evolução digital

    Hoje em dia a maioria das empresas busca a tecnologia para otimizar seus processos e consequentemente obterem melhores resultados em suas vendas.

    No Brasil a transformação digital se iniciou nos anos de 1990, e a popularidade da internet tem modificado a maneira como as pessoas compram e buscam por seus produtos e serviços online.

    O nosso país está em grande crescimento na evolução digital, mas ainda não está no primeiro pelotão mundial que é o Reino Unido e o Japão, mas também não chega nem perto dos países que estão com maiores problemas com relação à evolução digital que são a África do Sul, Peru e Egito.

    Todo o potencial do nosso país está no grande número de pessoas que estão conectadas a internet todos os dias, com isso o aumento do mercado e-commerce e a grande presença de empresas focadas em tecnologia no mercado do Brasil nos dias de hoje.

    Já em uma maneira crítica, são grandes os entraves para o crescimento aqui, a legislação ainda não é considerada avançada o suficiente, gerando situações de insegurança jurídica ou tornando o investimento em tecnologia custoso demais.

    Sem contar que a própria infraestrutura do país não faz juz a seu potencial, com problemas de disponibilidade e qualidade das redes móveis podendo ser encarados como obstáculos ao crescimento do mercado online.

    Durante as décadas de 80 e 90 no Brasil, o acesso a internet eram só para aquelas pessoas da elite que tivessem uma boa renda, já nos dias de hoje as coisas mudaram pois a internet já não é mais um artigo de luxo e sim uma necessidade a todas as pessoas.

    Com o processo tecnológico esse processo tem atingido as classes mais pobres, com uma internet muito cara, mas ainda assim acessível. Com as novas tecnologias muitos brasileiros que vivem nas comunidades, ou em lugares distantes dos grandes centros urbanos, têm acesso às informações nas redes sociais, por meio de celulares, tablets, notebooks, netbooks e computadores de mesas.

    Quais são as plataformas no mercado Brasileiro? e quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

    Plataformas digitais são modelos de negócios que funcionam por meio de tecnologias. Trata-se de um ambiente online que conecta quem produz a quem consome, permitindo uma relação de troca, muito além da simples compra e venda. Podem ser usadas para trabalho, lazer e entretenimento.

    hoje em dia as plataformas que mais estão ajudando os brasileiros terem uma vida mais fácil são: 

    Para o transporte, a Uber e a 99

    Uber

    Empresa multinacional americana, que presta serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, utiliza-se através de um aplicativo de transporte, que permite a busca por motoristas baseado a sua localização, utiliza um serviço semelhante aos serviços de táxi.

    99

    Bem semelhante ao Uber, é uma plataforma de mobilidade e oferece uma gama completa de opções que são baseadas também na localização do usuário, a 99 pode incluir: carro particular, opções de luxo, onibus, micro onibus e entrega de alimentos.

    No ramo alimentício temos: Ifood e o Rappi

    Ifood

    Uma das opções mais acessíveis nesse ramo para pedir comida em casa ou no trabalho, esse aplicativo é muito popular entre a maioria das pessoas hoje em dia, esse aplicativo te permite pedir refeições de restaurantes ou lanchonetes próximos a sua localização, diretamente do celular ou tablet.

    Rappi 

    Rappi é um serviço de delivery, que se diferencia dos demais concorrentes justamente por poder entregar qualquer coisa. Está disponível na versão web e também em aplicativos para celular android ou iPhone (iOS), a plataforma disponibiliza cardápios de restaurantes, itens de supermercados, de diversos tipos de lojas, entre outros.

    No ramo de Pet: Doghero.

    É uma empresa brasileira que interage com os usuarios atraves de uma plataforma online que conecta donos de cachorros a pessoas que oferecem o serviço de hospedagem ou passeios(dog walker) aos cães. Sendo que no ano de 2018 a empresa passou a oferecer o serviço de passeios também nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro.

    No ramo de construção: getninjas, habitissimo e administrador net

    Getninjas 

    Plataforma cuja a sua principal função é conectar clientes e freelancers a prestadores de serviços em todo o território brasileiro.

    Habitissimo

    Plataforma que o usuário pode procurar um profissional ou empresa que realize uma obra, reforma ou reparos em casa.

    Administrador Net 

    Essa plataforma inovadora conecta pessoas que estão a procura de um determinado serviço com empresas que oferecem esse tipo de serviço que o usuário está a procura, além do serviço de aluguel de diversos tipos de equipamentos no ramo da construção civil.

    No administrador net você encontra serviços como manutenção de tubulação de gás e aluguel de geradores.

    Agora que já conhecemos as principais plataformas digitais do nosso país, vamos conhecer as vantagens e desvantagens que elas possuem.

    Vantagens e desvantagens da Uber e 99

    Vantagens 

    • Você pode conhecer o motorista previamente.
    • salva seus roteiros
    • Existe a possibilidade de adicionar paradas ao seu roteiro.
    • preço bom.

    Desvantagens

    • A tarifa pode aumentar 
    • Você não conhece a idoneidade do motorista
    • Se cancelar a viagem por algum motivo, esse serviço é cobrado.

    Vantagens e desvantagens do Ifood:

    Vantagens

    • Agilidade no atendimento
    • Facilidade no cadastro
    • Segurança no pagamento

    Desvantagens

    • Dependência da internet
    • Concorrência elevada

    Vantagens e desvantagens da Rappi:

    Vantagens

    • Fácil cadastro do usuário
    • segurança total na hora do pagamento
    • fazer compras sem sair de casa

    Desvantagens

    • Pode faltar algo do seu pedido por isso é sempre bom conferir.
    • demora mais que os outros para fazer a entrega de compras no supermercado.
    • depende da internet.

    Vantagens e desvantagens do doghero:

    Vantagens

    • Vários horários a disposição
    • Baixo custo de serviço
    • Prestação de serviços com segurança
    • Você decide os horários.
    • também pode-se comprar utensílios para cães
    • Baixa concorrência

    Desvantagens

    • É preciso gostar de animais, principalmente cães;
    • A rotina é cansativa devido ao passeio e é preciso estar preparado, pois um dog walker pode caminhar horas e horas em um único dia;
    • Quando a crise acontece é comum alguns clientes diminuir a frequência dos passeios;
    • A chuva atrapalha o faturamento (sazonalidade);
    • Por ser uma profissão ainda um pouco “informal” é preciso organizar as cobranças, pois senão é difícil manter a regularidade.

    Vantagens e desvantagens do
    Getninjas, Habitissimo, e Administrador Net :

    Já no ramo da construção, Getninjas, Habitissimo, e Administrador Net possuem as mesmas vantagens e desvantagens, já que possuem o mesmo método de trabalho.

    Vantagens:

    • Foco aprimorado nas principais atividades empresariais
    • Maior eficiência
    • Custos controlados
    • Maior vantagem competitiva

    Desvantagens:

    • Pode-se escolher um serviço terceirizado de má qualidade
    • Às vezes, as empresas de terceirização precisam estar a par de informações confidenciais da empresa
    • Mudanças na empresa de terceirização podem levar ao atrito.

    Quais linguagens de programação são usadas nessas plataformas?

    As plataformas digitais podem ser programadas em duas linguagens de programação, são elas: PHP, e JAVA, abaixo vamos falar um pouco mais sobre elas, para um entendimento total sobre como é a linguagem de programação utilizada nas plataformas digitais hoje em dia.

    PHP

    É uma das linguagens de programação mais usadas da atualidade, permite que você crie aplicações bem generosas na web de uma maneira muito mais simples e direta do que as demais linguagens de programação.

    Outras facilidades é que esse tipo de linguagem de programação traz diversos tipos de recursos que além de facilitar, aceleram o processo de desenvolvimento de sites e sistemas para a web.

    PHP(PHP:Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de programação interpretada e open source, focada no desenvolvimento de sistemas para web, que pode ser utilizada junto com HTML para a criação de páginas web dinâmicas.

    JAVA

    Originalmente desenvolvida por uma equipe de desenvolvedores liderada por James Gosling na Sun Microsystems (atualmente de propriedade da Oracle) e lançada em 1995, o Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que atualmente faz parte do núcleo da Plataforma Java.

    Você já deve ter ouvido falar que Java é tanto uma linguagem quanto uma plataforma. Isso quer dizer que, além da linguagem, o programador Java também conta com um conjunto de APIs que facilitam o desenvolvimento ao oferecerem soluções para situações comuns de desenvolvimento.

    Ela foi baseada na Linguagem C e tem sido uma das ferramentas eficazes na criação de programas sofisticados. O nome Java foi escolhido através de um brainstorming, cujo nome é de uma ilha na Indonésia especializada na produção de uma café exótico.

    Continue com a gente e confira o nosso guia completo de compra e venda de carros.