Peugeot Hoggar: bruta, estável e com a maior caçamba da categoria

Hoggar. Nome que faz lembrar brutalidade, como homens das cavernas, tacape, músculos. E também picape. Confira aqui no blog tudo sobre a Hoggar, da Peugeot.

Peugeot Hoggar: bruta, estável e com a maior caçamba da categoria

Peugeot Hoggar

Hoggar. Nome forte e com pronúncia que faz lembrar brutalidade, como homens das cavernas, tacape, músculos.

E foi com preceitos como estes que, em 2010, a equipe de design da Peugeot do Brasil encarou o desafio de desenvolver um tipo de carro que a montadora francesa não tinha tradição: picapes leves.

Com frente de 207, inclusive suspensão, traseira de Partner, e chassi alongado em 300 mm, a Hoggar chegou ao mercado para acirrar a briga das picapes leves, que contavam com somente quatro participantes: Fiat Strada, a líder de vendas da época, Volkswagen Saveiro, que havia passado por uma recente reestilização, Chevrolet Montana e Ford Courrier, defasadas em design em relação às concorrentes.

A expectativa da Peugeot era conquistar 10% do mercado de picapes leves até 2011 e para isso traçaram uma estratégia agressiva, tanto em preço, custo de manutenção e seguro.

A união do 207 com o Partner e os 300 mm a mais de chassi resultaram em um carro com entre-eixos longo (2.745 mm), que confere ao modelo muita estabilidade, refletido no prazer ao dirigir, mesmo sob chuva.

Sem carga na caçamba e com a traseira leve, é raro encontrar uma picape pequena que não balança à velocidade acima de 120 km/h.

Neste quesito, a Peugeot Hoggar também se sai muito bem, auxiliada ainda a sua geometria de suspensão, com amortecedores bem inclinados, quase na horizontal, que além de ajudar na estabilidade do veículo, permitem a instalação de uma caixa de roda reduzida, que rouba menos espaço da caçamba.

Das quatro silhuetas do modelo 207, a Hoggar é sem dúvidas a mais comprida.

Mede 4.526 mm contra 4.073 mm da versão SW, quase meio metro de carro a mais, e 69 mm maior do que a líder de vendas, Fiat Strada.

Em termos de capacidade de carga, a Hoggar consegue carregar até 742 kg (na versão X-Line) e 1.151 litros (em qualquer versão).

Nas demais versões (XR e Escapade), a capacidade de carga é 660 kg e 650 kg, respectivamente.

A causa da diferença é o modelo do pneu, que na versão de entrada, a X-Line, é um 175/65 R14 T, enquanto na XR é um de uso misto do tipo 175/70 R14 H, assim como na Escapade, porém em roda de 15 polegadas de liga leve, envolta em pneu 185/65 R15 H.

A Hoggar é encontrada em três versões de acabamento, com dois tipos de motores, ambos conhecidos dos reparadores.

Na versão de entrada (X-Line) e intermediária (XR) estão presente o 1.4 litro, com 8 válvulas, bicombustível, que rende 80/82 cv de potência a 5.250 rpm (gasolina/álcool) e torque de 12,85 mkgf a 3.250 rpm, em ambos combustíveis.

Já o 1.6 litro de 16 válvulas, também bicombustível, rende 110/113 cv de potência a 5.600 rpm (g/á) e torque máximo de 14,2/15,5 mkgf a 4.000 rpm (g/á).

Para um carro que pesa 1.121 kg (X-line), 1.135 kg (XR) e 1.216 kg (Escapade), a relação peso/potência não é ruim, mesmo porque se trata de um utilitário leve e não um esportivo.

Para todas as versões a transmissão é manual, de cinco marchas, já com acionamento por cabo. Sem peso na caçamba, o carro desenvolve bem, mesmo em subidas.

Porém, carregado, seria interessante se a faixa de torque máximo ocorresse em rotações um pouco mais baixas, para o modelo ganhar em consumo.

Uma crítica constante dos carros da marca é o consumo elevado em situações de trânsito intenso.

A direção possui assistência hidráulica de fábrica, exceto na versão X-Line.

Diferentemente de outros modelos 207, a Hoggar está mais leve, o que indica uma calibração diferenciada.

O sistema de freios é convencional, com discos na dianteira (sólidos na X-Line e ventilados nas demais) e tambor na traseira.

Aqui, uma crítica: a Peugeot decidiu não disponibilizar sistema ABS para nenhuma versão, nem mesmo como opcional. Tudo em nome do custo e da competitividade.

Além dos detalhes técnicos, o design ajuda, pois a equipe de estilo da Peugeot conseguiu transformar um veículo adorado pelo público feminino em um carro tipo ‘pau para toda obra’, típico do gosto masculino.

Assim, por dentro, é o mesmo Peugeot 207 que a mulher está acostumada no hatch ou SW (e SW Escapade também), ou o pai de família no 207 Passion (sedan).

Com a picape Hoggar, o homem solteiro e aventureiro ganhou um novo aliado, assim como o empresário, que depende do carro para o trabalho pesado.

Desta forma, cabe a mesma crítica dos demais: o interruptor do vidro elétrico no meio do console.

A desculpa da Peugeot para não mudar é o fato de que os clientes já se acostumaram com ele.

Compreensível, mas não desce. Vamos ser se numa próxima reestilização da linha 207 alguém decida ‘inovar’ nesta questão, e colocar os comandos nas portas.

A vantagem de centralizar os comandos no console é uma só: economia.

Pois uma vez no centro do veículo, com apenas quatro botões (em modelos quatro portas) todos os quatro vidros podem ser acionados por qualquer usuário.

Porém, fica o desconforto de precisar inclinar o corpo para frente ou para trás, para alcançar o botão, principalmente quem viaja nos brancos traseiros.

Se fossem nas portas, não haveria desconforto, mas seriam necessários sete botões (um em cada porta e mais três na porta do motorista para que ele possa abrir ou fechar qualquer um dos quatro vidros).

Na cabine da Hoggar o espaço é bem generoso, inclusive atrás dos bancos, onde é possível colocar uma pequena mala de mão, como aquelas que as companhias aéreas deixam levar à bordo.

A posição de dirigir é boa, idêntica aos demais modelos da linha 207. Como toda boa picape, a Hoggar tem uma janela de espia atrás, escamoteável, muito bem vinda, pois alivia a necessidade de ligar o ar-condicionado na ventilação da cabine.

Confira em nosso site as melhores ofertas dos carros Peugeot à venda.

Paraná terá menor alíquota de IPVA do Brasil a partir de 2026

O IPVA no Paraná terá a menor alíquota do país a partir de 2026. O governador Ratinho Júnior anunciou a redução de 3,5% para 1,9% no imposto, representando uma queda de 45% sobre o valor venal dos veículos a partir de 2026. A mudança vai beneficiar cerca de 3,4 milhões de proprietários em todo o […]

Continuar lendo
Paraná terá menor alíquota de IPVA do Brasil a partir de 2026

Vendas de carros usados sobem quase 14% no primeiro semestre de 2025 no Brasil

No primeiro semestre de 2025, o mercado brasileiro de carros usados e seminovos no Brasil registrou um crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período de 2024, contabilizando cerca de 8,35 milhões de unidades negociadas, contra 7,34 milhões no ano anterior. Apesar de junho ter registrado queda de 6,7% nas vendas (1.437.088 unidades em comparação […]

Continuar lendo
Vendas de carros usados sobem quase 14% no primeiro semestre de 2025 no Brasil

Montadoras tradicionais se unem contra incentivo a carros chineses montados no Brasil

Algumas montadoras mais tradiocionais do mudno como General Motors (GM), Volkswagen, Toyota e Stellantis decidiram se unir em uma iniciativa inédita para pressionar o governo federal contra os carros chineses no Brasil. Essa movimentação acendeu o alerta nas empresas já consolidadas no país, que enxergam a iniciativa como uma ameaça direta à competitividade e à […]

Continuar lendo
Montadoras tradicionais se unem contra incentivo a carros chineses montados no Brasil

Os 20 carros mais vendidos do Brasil em julho de 2025: veja quem dominou as ruas

O mercado automotivo brasileiro acelerou com força total em julho de 2025 e agora que já estamos em agosto, chegou a hora de ver os carros mais vendidos do último mês. Com o aquecimento do setor, incentivado por promoções agressivas, maior disponibilidade de crédito e novos lançamentos, os emplacamentos de veículos novos ultrapassaram a marca […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos do Brasil em julho de 2025: veja quem dominou as ruas

Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

As inteligências artificiais já são uma realidade e estão bombando e automatizando vários processos no dia a dia das empresas de todo o mundo. Apesar de ser uma tendência, nós do Chaves na Mão estamos nadando contra a correnteza e ao invés da automatização, oferecemos um dos melhores atendimentos humanizados do Brasil! Apesar de terem […]

Continuar lendo
Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

Curiosidades que vão te Impressionar Sobre o Universo Automotivo

Neste artigo, vamos trazer inúmeras curiosidades sobre o universo automotivo. Acompanhe com a gente! Por que dizemos automóvel? O termo surgiu na mesma época em que a produção dos veículos motorizados, na década de 1890. A construção do termo é muito simples, auto = si mesmo, móvel = que se move. Logo, automóvel significa “que […]

Continuar lendo
Curiosidades que vão te Impressionar Sobre o Universo Automotivo

Quais os Diferenciais e o Preço do Corolla 2024?

Apesar do preço, o Toyota Corolla é o sedan médio mais vendido do Brasil, e mesmo já sendo um ótimo carro, a versão de 2024 trouxe algumas mudanças em relação aos modelos antigos. O veículo, que é famoso por sua economia de combustível, recebeu algumas mudanças no motor que deixaram ele ainda mais econômico. E […]

Continuar lendo
Quais os Diferenciais e o Preço do Corolla 2024?

É Obrigatório Usar o Farol Aceso Durante o Dia?

Uma dúvida bem comum no universo automotivo é se é obrigatório usar o farol aceso durante o dia. Para algumas pessoas pode até parecer estranho, mas atualmente, é obrigatório usar o farol aceso durante o dia somente nas rodovias. Isso serve para garantir a segurança tanto do condutor quanto dos outros veículos e pessoas que […]

Continuar lendo
É Obrigatório Usar o Farol Aceso Durante o Dia?

Tudo que Você Precisa Saber sobre a Placa Mercosul

Apesar da placa Mercosul ter sido lançada em 2018 no Brasil, muitas pessoas têm dúvidas quanto a ela, como por exemplo, porque ela foi criada? Qual o seu objetivo? Ela é obrigatória? Essas são apenas algumas perguntas bem frequentes quando o assunto é a tão famosa Placa Mercosul. Portanto, para tirar todas as suas dúvidas, […]

Continuar lendo
Tudo que Você Precisa Saber sobre a Placa Mercosul

Como Funciona o Rodízio de Carros em SP

Você sabia que existe um rodízio de carros em SP? A capital paulista conta com cerca de 11.4 milhões de habitantes e, segundo dados da metade de 2022, 8.8 milhões de veículos. Certamente, este é um número bem alto de carros e motos pelas ruas e como consequência, gera a uma série de outros problemas […]

Continuar lendo
Como Funciona o Rodízio de Carros em SP

Chaves na Mão Alcança o Top 4 dos Portais de Anúncios de Veículos!

E mais uma vez o Chaves na Mão alcançou uma marca importante! Agora, estamos no top 4 dos portais de anúncios de veículos quando o assunto é quantidade de veículos anunciados. Este é um feito muito importante para a nossa plataforma, que completou 10 anos em 2023. Vale ressaltar que o Chaves na Mão é […]

Continuar lendo
Chaves na Mão Alcança o Top 4 dos Portais de Anúncios de Veículos!

Carros que sairão de linha em 2024 no Brasil

Agora que o novo ano chegou, chegou a hora de saber quais carros que sairão de linha em 2024. Como é de praxe, muitas montadoras param de produzir modelos mais antigos para dar espaço de fabricação para os veículos novos. Com isso, todo ano alguns modelos clássicos acabam se tornando saudade para que novos clássicos […]

Continuar lendo
Carros que sairão de linha em 2024 no Brasil

A Importância da Mobilidade Urbana: Qualidade de Vida e Produtividade em Foco

Sem dúvida alguma, para que uma cidade possa oferecer a melhor qualidade de vida para seus cidadãos, é necessário que o local tenha a melhor mobilidade urbana possível. Se engana quem pensa que o único objetivo da mobilidade urbana é diminuir o tempo das pessoas no trânsito. Pois além de melhorar o dia a dia […]

Continuar lendo
A Importância da Mobilidade Urbana: Qualidade de Vida e Produtividade em Foco
Mais notícias de Notícias