Anuncie

Peugeot Hoggar: bruta, estável e com a maior caçamba da categoria

Hoggar. Nome que faz lembrar brutalidade, como homens das cavernas, tacape, músculos. E também picape. Confira aqui no blog tudo sobre a Hoggar, da Peugeot.

Peugeot Hoggar: bruta, estável e com a maior caçamba da categoria

Peugeot Hoggar

Hoggar. Nome forte e com pronúncia que faz lembrar brutalidade, como homens das cavernas, tacape, músculos.

E foi com preceitos como estes que, em 2010, a equipe de design da Peugeot do Brasil encarou o desafio de desenvolver um tipo de carro que a montadora francesa não tinha tradição: picapes leves.

Com frente de 207, inclusive suspensão, traseira de Partner, e chassi alongado em 300 mm, a Hoggar chegou ao mercado para acirrar a briga das picapes leves, que contavam com somente quatro participantes: Fiat Strada, a líder de vendas da época, Volkswagen Saveiro, que havia passado por uma recente reestilização, Chevrolet Montana e Ford Courrier, defasadas em design em relação às concorrentes.

A expectativa da Peugeot era conquistar 10% do mercado de picapes leves até 2011 e para isso traçaram uma estratégia agressiva, tanto em preço, custo de manutenção e seguro.

A união do 207 com o Partner e os 300 mm a mais de chassi resultaram em um carro com entre-eixos longo (2.745 mm), que confere ao modelo muita estabilidade, refletido no prazer ao dirigir, mesmo sob chuva.

Sem carga na caçamba e com a traseira leve, é raro encontrar uma picape pequena que não balança à velocidade acima de 120 km/h.

Neste quesito, a Peugeot Hoggar também se sai muito bem, auxiliada ainda a sua geometria de suspensão, com amortecedores bem inclinados, quase na horizontal, que além de ajudar na estabilidade do veículo, permitem a instalação de uma caixa de roda reduzida, que rouba menos espaço da caçamba.

Das quatro silhuetas do modelo 207, a Hoggar é sem dúvidas a mais comprida.

Mede 4.526 mm contra 4.073 mm da versão SW, quase meio metro de carro a mais, e 69 mm maior do que a líder de vendas, Fiat Strada.

Em termos de capacidade de carga, a Hoggar consegue carregar até 742 kg (na versão X-Line) e 1.151 litros (em qualquer versão).

Nas demais versões (XR e Escapade), a capacidade de carga é 660 kg e 650 kg, respectivamente.

A causa da diferença é o modelo do pneu, que na versão de entrada, a X-Line, é um 175/65 R14 T, enquanto na XR é um de uso misto do tipo 175/70 R14 H, assim como na Escapade, porém em roda de 15 polegadas de liga leve, envolta em pneu 185/65 R15 H.

A Hoggar é encontrada em três versões de acabamento, com dois tipos de motores, ambos conhecidos dos reparadores.

Na versão de entrada (X-Line) e intermediária (XR) estão presente o 1.4 litro, com 8 válvulas, bicombustível, que rende 80/82 cv de potência a 5.250 rpm (gasolina/álcool) e torque de 12,85 mkgf a 3.250 rpm, em ambos combustíveis.

Já o 1.6 litro de 16 válvulas, também bicombustível, rende 110/113 cv de potência a 5.600 rpm (g/á) e torque máximo de 14,2/15,5 mkgf a 4.000 rpm (g/á).

Para um carro que pesa 1.121 kg (X-line), 1.135 kg (XR) e 1.216 kg (Escapade), a relação peso/potência não é ruim, mesmo porque se trata de um utilitário leve e não um esportivo.

Para todas as versões a transmissão é manual, de cinco marchas, já com acionamento por cabo. Sem peso na caçamba, o carro desenvolve bem, mesmo em subidas.

Porém, carregado, seria interessante se a faixa de torque máximo ocorresse em rotações um pouco mais baixas, para o modelo ganhar em consumo.

Uma crítica constante dos carros da marca é o consumo elevado em situações de trânsito intenso.

A direção possui assistência hidráulica de fábrica, exceto na versão X-Line.

Diferentemente de outros modelos 207, a Hoggar está mais leve, o que indica uma calibração diferenciada.

O sistema de freios é convencional, com discos na dianteira (sólidos na X-Line e ventilados nas demais) e tambor na traseira.

Aqui, uma crítica: a Peugeot decidiu não disponibilizar sistema ABS para nenhuma versão, nem mesmo como opcional. Tudo em nome do custo e da competitividade.

Além dos detalhes técnicos, o design ajuda, pois a equipe de estilo da Peugeot conseguiu transformar um veículo adorado pelo público feminino em um carro tipo ‘pau para toda obra’, típico do gosto masculino.

Assim, por dentro, é o mesmo Peugeot 207 que a mulher está acostumada no hatch ou SW (e SW Escapade também), ou o pai de família no 207 Passion (sedan).

Com a picape Hoggar, o homem solteiro e aventureiro ganhou um novo aliado, assim como o empresário, que depende do carro para o trabalho pesado.

Desta forma, cabe a mesma crítica dos demais: o interruptor do vidro elétrico no meio do console.

A desculpa da Peugeot para não mudar é o fato de que os clientes já se acostumaram com ele.

Compreensível, mas não desce. Vamos ser se numa próxima reestilização da linha 207 alguém decida ‘inovar’ nesta questão, e colocar os comandos nas portas.

A vantagem de centralizar os comandos no console é uma só: economia.

Pois uma vez no centro do veículo, com apenas quatro botões (em modelos quatro portas) todos os quatro vidros podem ser acionados por qualquer usuário.

Porém, fica o desconforto de precisar inclinar o corpo para frente ou para trás, para alcançar o botão, principalmente quem viaja nos brancos traseiros.

Se fossem nas portas, não haveria desconforto, mas seriam necessários sete botões (um em cada porta e mais três na porta do motorista para que ele possa abrir ou fechar qualquer um dos quatro vidros).

Na cabine da Hoggar o espaço é bem generoso, inclusive atrás dos bancos, onde é possível colocar uma pequena mala de mão, como aquelas que as companhias aéreas deixam levar à bordo.

A posição de dirigir é boa, idêntica aos demais modelos da linha 207. Como toda boa picape, a Hoggar tem uma janela de espia atrás, escamoteável, muito bem vinda, pois alivia a necessidade de ligar o ar-condicionado na ventilação da cabine.

Confira em nosso site as melhores ofertas dos carros Peugeot à venda.

CNH sem autoescola: regras, mudanças, como vai funcionar e quando entra em vigor

A CNH sem autoescola representa uma das mudanças mais relevantes já aprovadas no processo de habilitação no Brasil. Após anos de debate, a flexibilização da formação de condutores foi aprovada no âmbito do governo federal, abrindo caminho para um novo modelo que promete reduzir custos, ampliar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação e modernizar […]

Continuar lendo
CNH sem autoescola: regras, mudanças, como vai funcionar e quando entra em vigor

Isenção IPI para idosos: entenda a proposta e possíveis impactos

O debate sobre a isenção IPI para idosos que querem comprar carros novos ganhou força depois que um projeto de lei passou a tramitar no Congresso. O projeto propõe que pessoas com 60 anos ou mais tivessem acesso ao mesmo tipo de isenção fiscal concedida atualmente a pessoas com deficiência (PcD). A ideia é tornar […]

Continuar lendo
Isenção IPI para idosos: entenda a proposta e possíveis impactos

Queda nas vendas de carros 2025: veja os modelos que despencaram mesmo com o mercado em alta

A queda nas vendas de carros 2025 tem chamado atenção por um motivo curioso: mesmo com o mercado automotivo brasileiro em expansão, alguns modelos registraram retrações profundas no mês de outubro. Enquanto os emplacamentos totais cresceram 7,14% em relação a setembro, saltando de 231.349 para 247.877 unidades, vários veículos sofreram quedas superiores a 50% no […]

Continuar lendo
Queda nas vendas de carros 2025: veja os modelos que despencaram mesmo com o mercado em alta

Carros mais vendidos Brasil novembro 2025: veja os 20 modelos que lideraram o mercado

Mais 1 mês se passou e agora chegou a hora de ver quais foram os carros mais vendidos em novembro de 2025 aqui no Brasil. Com a retomada da confiança do consumidor e o aumento da oferta de crédito, o mês marcou uma disputa acirrada entre hatchs, SUVs e picapes.  Entre os destaques, a Fiat […]

Continuar lendo
Carros mais vendidos Brasil novembro 2025: veja os 20 modelos que lideraram o mercado

Nova Toyota Hilux híbrida: o que se sabe até agora no Brasil

A nova geração da Toyota Hilux está em vias de chegar ao Brasil com uma importante novidade: a versão híbrida. Embora ainda sem data oficial definitiva, tudo indica que a picape poderá desembarcar no país entre o final de 2026 e o início de 2027. Este texto reúne tudo o que se sabe até agora […]

Continuar lendo
Nova Toyota Hilux híbrida: o que se sabe até agora no Brasil

Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Entre os dias 21 e 28 de novembro de 2025, a cidade de Paris será palco de um dos eventos mais esperados do ano para fãs de automóveis e da cultura pop: o leilão Bonhams. O evento reúne diversos carros de cinema em leilão com valores que podem ultrapassar milhões de euros. Ao todo, 50 […]

Continuar lendo
Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

A Ram acaba de confirmar uma das maiores novidades de sua história recente: o lançamento do SUV da Ram, previsto para 2028. Conhecida mundialmente por suas picapes potentes e pela imagem de força associada ao trabalho e à aventura, a marca entra agora em um território inédito, o dos utilitários esportivos de luxo. A decisão […]

Continuar lendo
Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

A BYD bateu um recorde histórico de vendas no Brasil ao alcançar 10.194 carros emplacados em outubro de 2025. Esse marco consolida a fabricante chinesa como uma das principais forças do setor automotivo nacional. É a terceira vez no ano que a marca supera a barreira das 10 mil unidades vendidas em um único mês, […]

Continuar lendo
BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Os carros mais vendidos em outubro de 2025 mostraram que o mercado automotivo nacional continua em ritmo acelerado, com 247 mil unidades emplacadas entre automóveis e comerciais leves. Mesmo com uma pequena queda de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2024, o setor registrou alta de 7,1% em relação a setembro, confirmando o […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

A indústria automotiva brasileira começa a respirar aliviada depois de quase passar por uma grande crise de semicondutores. Após semanas de tensão por causa da interrupção no fornecimento de semicondutores, a China iniciou a retomada gradual da exportação de chips para o Brasil, informou a Anfavea. Segundo o presidente da entidade, Igor Calvet, o governo […]

Continuar lendo
Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

O investimento Hyundai 2025 promete marcar um novo capítulo na história da montadora sul-coreana. Em meio a um cenário global de incertezas econômicas e transformações tecnológicas, o grupo anunciou um aporte recorde de R$ 102 bilhões. A Hyundai usará o orçamento para ampliar sua atuação em veículos elétricos, movidos a hidrogênio e soluções de mobilidade […]

Continuar lendo
Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Se você busca um panorama confiável sobre as tendências do mercado automotivo em 2026, chegou ao lugar certo. O próximo ano combina tecnologia e pragmatismo: eletrificação mais seletiva, carros definidos por software saindo do discurso para a prática, híbridos ganhando espaço e uma cadeia de semicondutores que segue estratégica para custo e prazo. Tudo isso […]

Continuar lendo
Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa

A Ford Maverick chegou com a promessa de unir a robustez das picapes à versatilidade de um SUV urbano.  Mas será que ela realmente cumpre o que promete?  Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber antes de decidir se o Ford Maverick é o carro certo para o seu estilo de vida, […]

Continuar lendo
Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa
Mais notícias de Notícias