Peugeot 2008 GT Hybrid é lançado, será que ficou mais econômico?

Conheça o novo Peugeot 2008 GT Hybrid 2026, agora com sistema híbrido leve MiHV. Veja o que muda em consumo, design e equipamentos.

Peugeot 2008 GT Hybrid é lançado, será que ficou mais econômico?Fonte: Peugeot

O novo Peugeot 2008 GT 2026 já está nas concessionárias e traz uma atualização que pode passar despercebida à primeira vista, mas que faz toda a diferença quando o assunto é consumo de combustível.

O visual praticamente não mudou, mas debaixo do capô, o SUV compacto agora conta com o sistema híbrido leve MiHV, o mesmo utilizado por outras marcas do grupo Stellantis.

A promessa? Um carro até 10% mais eficiente, sem perder o prazer ao dirigir.

Se por fora o design continua moderno e esportivo, por dentro o que se vê é uma evolução tecnológica pensada para atender às novas normas de emissões e entregar mais eficiência ao motorista urbano. 

Neste artigo, vamos explorar as principais mudanças do Peugeot 2008 GT Hybrid, explicando de forma clara e didática como funciona essa nova mecânica, o que esperar de desempenho e se essa versão realmente vale o investimento.

Visual familiar, mas com mudanças sob o capô

O 2008 GT da linha 2026 chega com poucas alterações visuais.

A versão topo de linha continua apostando no estilo esportivo, com faróis full LED, rodas aro 17 com acabamento escurecido, detalhes em preto brilhante na grade e retrovisores e lanternas com assinatura em LED. O design agrada, mesmo sem grandes surpresas.

Mas se você olhar com atenção, vai notar um novo emblema na traseira: a plaquinha “Hybrid” logo abaixo do nome 2008.

Esse é o principal indicativo da presença do sistema híbrido leve, que diferencia essa versão das demais.

No restante, tudo segue como na geração anterior: carroceria com pintura biton, teto solar elétrico com persiana manual e um conjunto aerodinâmico que ainda chama a atenção nas ruas.

A única mudança visível de fato está no farol da versão de entrada, que deixou de ser em LED para adotar o sistema halógeno, reduzindo custos.

MiHV: como funciona o novo sistema híbrido do 2008 GT

A maior novidade do Peugeot 2008 GT está em sua mecânica. O modelo agora conta com o sistema MiHV (Mild Hybrid Vehicle), composto por três elementos:

Um motor 1.0 turbo de três cilindros (já conhecido do modelo anterior);

Um superalternador (máquina elétrica) que auxilia o motor a combustão;

Uma pequena bateria de íons de lítio instalada sob o banco do motorista.

Esse conjunto é o mesmo utilizado em outros veículos do grupo Stellantis e não transforma o 2008 em um carro 100% elétrico. 

Na prática, o sistema MiHV não move o carro sozinho, mas alivia a carga do motor térmico em momentos específicos, como partidas, retomadas ou acelerações leves. Isso se traduz em menor consumo e emissões mais baixas, sem alterar a sensação ao volante.

A bateria, com capacidade de apenas 0,15 kWh, é recarregada rapidamente durante frenagens e desacelerações.

Ela atua de forma integrada ao motor e à eletrônica do veículo, o que torna o funcionamento quase imperceptível para quem está dirigindo. 

O sistema ainda permite a adoção do recurso Start-Stop com desligamento automático do motor em paradas, gerando ainda mais economia.

Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o 2008 GT Hybrid alcança consumo médio de 13 km/l na cidade com gasolina, chegando a 13,7 km/l na estrada. Com etanol, os números são 9 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. 

Tudo isso sem comprometer o desempenho: o tempo de 0 a 100 km/h permanece em torno de 8,6 segundos com etanol.

Equipamentos de série e novidades tecnológicas

Apesar de a principal mudança estar na parte mecânica, a versão GT do 2008 também apresenta novidades no pacote tecnológico.

O modelo mantém o i-Cockpit com painel 3D, volante compacto e multimídia de 10,3″ com conectividade completa. 

E agora, a central multimídia permite acesso remoto por meio do aplicativo da marca, com atualizações via internet e botão de emergência SOS integrado.

Internamente, o acabamento continua caprichado, com bancos em material sintético, costuras em verde-limão, painel com textura que remete à fibra de carbono e teto escurecido. 

O espaço interno é satisfatório para um SUV compacto, com bom conforto para os ocupantes traseiros, incluindo entradas USB e apoios bem posicionados.

No porta-malas, são 419 litros de capacidade, com forração completa e estepe temporário. A bateria híbrida sob o banco não interfere no espaço interno ou na altura do assento.

O pacote de segurança é completo, com seis airbags, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, assistente de farol alto, reconhecimento de placas, correção de faixa e detector de fadiga. 

O único recurso que ainda não está disponível é o piloto automático adaptativo, item comum em modelos mais caros da categoria.

Consumo, desempenho e a real proposta do novo 2008

A proposta do Peugeot 2008 GT Hybrid não é acelerar mais rápido, mas sim consumir menos combustível e emitir menos poluentes. 

A Stellantis optou por manter a potência em 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e o torque de 20,4 kgfm, entregando um desempenho adequado para o uso urbano e rodoviário leve.

A grande vantagem do sistema MiHV está em manter esse desempenho estável mesmo com as exigências das novas normas ambientais. Enquanto outras montadoras reduzem potência para atender à legislação, a Peugeot aposta na eletrificação leve como alternativa.

Durante a condução, o sistema é sutil. O painel 3D mostra de forma gráfica o funcionamento da bateria e quando o sistema elétrico está em operação. 

A experiência ao volante continua agradável, com respostas rápidas e suspensão bem ajustada para o piso urbano brasileiro, inclusive com pneus de perfil mais alto, que melhoram o conforto.

O sistema Start-Stop também foi aperfeiçoado, com ligações mais suaves e menos incômodas no trânsito pesado. E embora o MiHV não permita o “modo velejar” (roda livre com o motor desligado), ainda assim contribui significativamente para o uso eficiente da energia.

Vale a pena investir no Peugeot 2008 GT Hybrid?

A resposta depende do que você busca em um SUV compacto. Se o foco for estilo, eficiência e tecnologia por um preço competitivo, o Peugeot 2008 GT Hybrid é uma opção bastante interessante.

Embora não traga uma revolução visual, o modelo se destaca pelo conjunto bem equilibrado, pela experiência ao dirigir e pelo avanço tecnológico que atende às exigências ambientais sem prejudicar o desempenho. 

A conectividade ampliada, o pacote de segurança robusto e o acabamento refinado reforçam o posicionamento da versão GT como topo de linha.

Além disso, por ser um híbrido leve, o 2008 GT pode oferecer benefícios em grandes centros urbanos, como a isenção do rodízio de veículos, dependendo da legislação local.

Claro, ainda é cedo para saber se a adoção do sistema MiHV será o impulso que faltava para aumentar as vendas do modelo. Mas é certo que a Peugeot deu um passo importante ao alinhar seu SUV com a tendência global de eletrificação leve.

A mesma performance com menos consumo.

Imagine um atleta que corre a mesma prova, no mesmo tempo, mas com menos esforço. É mais ou menos isso que a Peugeot fez com o novo 2008 GT Hybrid. O carro entrega a mesma performance que você já conhece, mas agora com menor consumo e menor impacto ambiental.

Essa leve ajuda do sistema elétrico não revoluciona, mas é estratégica, especialmente em um mercado que caminha a passos firmes para a descarbonização. 

E se você busca um SUV compacto com visual moderno, dirigibilidade refinada e um toque de eficiência, o novo 2008 pode, sim, ser a escolha certa.

Se quiser descobrir outros modelos e comparativos que ajudam você a tomar decisões mais inteligentes sobre veículos, aproveite para explorar o portal Chaves na Mão. Tem muito conteúdo esperando por você.

Que tal garantir o seu Peugeot 2008 GT Hybrid?Clique aqui e procure agora as melhores opções da sua região com o Chaves na Mão.

Peugeot 2008 GT Hybrid é lançado, será que ficou mais econômico?

O novo Peugeot 2008 GT 2026 já está nas concessionárias e traz uma atualização que pode passar despercebida à primeira vista, mas que faz toda a diferença quando o assunto é consumo de combustível. O visual praticamente não mudou, mas debaixo do capô, o SUV compacto agora conta com o sistema híbrido leve MiHV, o […]

Continuar lendo
Peugeot 2008 GT Hybrid é lançado, será que ficou mais econômico?

Citroën Aircross 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 95 mil

O novo Citroën Aircross 2026 finalmente desembarcou no Brasil e traz uma proposta ousada: ser o SUV mais acessível com sete lugares no país.  Com preço inicial partindo de R$ 94.800 na versão PCD e chegando a R$ 130.000 na versão mais completa, o modelo promete conquistar quem busca espaço, economia e um visual repaginado. […]

Continuar lendo
Citroën Aircross 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 95 mil

Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Imagine sair de casa com um carro autônomo, que já esta te esperando na porta, com motor ligado, pronto para levá-lo ao trabalho, tudo isso sem ninguém ao volante. Parece coisa de filme futurista? Não mais. Uma startup do Vale do Silício acaba de apresentar um projeto ousado: o primeiro carro autônomo totalmente funcional, voltado […]

Continuar lendo
Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Nos últimos anos, o Brasil viu crescer o interesse de montadoras chinesas pelo mercado nacional. Com anúncios de fábricas e investimentos bilionários, essas empresas têm movimentado o setor automotivo com promessas de inovação, geração de empregos e novos modelos elétricos. Mas, junto a essa movimentação, veio também uma enxurrada de dúvidas, principalmente em torno dos […]

Continuar lendo
Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Em meio ao trânsito intenso das grandes cidades, pesquisadores têm estudado soluções criativas para melhorar a mobilidade urbana, sendo uma dessas propostas chama a atenção: a luz branca nos semáforos. A ideia surgiu como complemento às cores tradicionais para orientar motoristas e pedestres. Diferente das luzes vermelha, amarela e verde, a branca não teria a […]

Continuar lendo
Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

A Fiat Strada não é apenas uma picape compacta, ela é um fenômeno de mercado. Presente nas ruas e estradas do Brasil desde 1998, a Strada conquistou um lugar fixo no topo dos rankings de vendas e se tornou parte do dia a dia de quem precisa de um veículo robusto, versátil e acessível. Mas […]

Continuar lendo
Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

2025 foi um ano recheado de estreias e lançamentos marcantes na indústria automotiva nacional, mas enquanto uns brilham nos holofotes, outros carros saíram de linha por aqui. Diversos modelos deixaram de ser vendidos neste ano, seja por mudanças estratégicas das montadoras, novas regras ambientais ou baixa procura dos consumidores. Alguns já davam indícios de aposentadoria, […]

Continuar lendo
Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Quando a Volkswagen apresenta um novo modelo na Europa, nem sempre isso gera alarde por aqui. Mas a nova geração do T-Roc é diferente.  Apesar de o SUV não ser vendido oficialmente no Brasil, ele é uma peça-chave na estratégia da marca para o futuro dos utilitários esportivos nacionais. E não é só especulação: o […]

Continuar lendo
Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

A Peugeot está virando uma página importante em sua história, e o novo Peugeot 308 é o retrato mais atual dessa transformação. Lançado oficialmente na Europa, o modelo passou por uma reestilização de meia-vida que vai muito além da estética. O 308 se tornou uma espécie de vitrine do que a marca pretende oferecer no […]

Continuar lendo
Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025

O mês de agosto mostrou mais uma vez o apetite do brasileiro por modelos compactos, utilitários versáteis e SUVs cada vez mais presentes nas ruas. O Volkswagen Polo manteve a liderança no ranking de emplacamentos, seguido pela sempre popular Fiat Strada e o ágil Fiat Argo. Os dados são da Fenabrave, compilados até o dia […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025

Vendendo muito! BMW ultrapassa 3 milhões de veículos elétricos vendidos

Em um mundo que exige soluções mais limpas e sustentáveis, a BMW avança com força na corrida para vender mais veículos eletrificados. A fabricante bávara não está apenas acompanhando as mudanças no setor automotivo, ela está moldando o futuro. Recentemente, a marca celebrou a impressionante marca de 3 milhões de veículos eletrificados vendidos globalmente, somando […]

Continuar lendo
Vendendo muito! BMW ultrapassa 3 milhões de veículos elétricos vendidos

Plot twist automotivo: Acidente com Corsa e McLaren em Toledo

No dia 21 de Agosto, um acidente com uma Mclaren Artura Spider chamou a atenção de moradores de Toledo, no oeste do Paraná. O veículo de luxo, avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões, foi atingida por um Corsa Classic de aproximadamente R$ 20 mil em uma rotatória perto do Lago Municipal. Apesar do susto, […]

Continuar lendo
Plot twist automotivo: Acidente com Corsa e McLaren em Toledo

Chevrolet Equinox EV terá redução de R$ 90 mil

O Chevrolet Equinox EV, lançado no Brasil em outubro de 2024, passa a ser vendido com uma queda significativa de preço. O SUV elétrico, que tinha valor de tabela de R$ 440.190, agora custa R$ 349.990. O SUV chegou ao País com a promessa de ser uma das principais apostas da General Motors no segmento […]

Continuar lendo
Chevrolet Equinox EV terá redução de R$ 90 mil
Mais notícias de Notícias