Peugeot 2008 GT Hybrid é lançado, será que ficou mais econômico?
Conheça o novo Peugeot 2008 GT Hybrid 2026, agora com sistema híbrido leve MiHV. Veja o que muda em consumo, design e equipamentos.
Fonte: PeugeotO novo Peugeot 2008 GT 2026 já está nas concessionárias e traz uma atualização que pode passar despercebida à primeira vista, mas que faz toda a diferença quando o assunto é consumo de combustível.
O visual praticamente não mudou, mas debaixo do capô, o SUV compacto agora conta com o sistema híbrido leve MiHV, o mesmo utilizado por outras marcas do grupo Stellantis.
A promessa? Um carro até 10% mais eficiente, sem perder o prazer ao dirigir.
Se por fora o design continua moderno e esportivo, por dentro o que se vê é uma evolução tecnológica pensada para atender às novas normas de emissões e entregar mais eficiência ao motorista urbano.
Neste artigo, vamos explorar as principais mudanças do Peugeot 2008 GT Hybrid, explicando de forma clara e didática como funciona essa nova mecânica, o que esperar de desempenho e se essa versão realmente vale o investimento.
Visual familiar, mas com mudanças sob o capô
O 2008 GT da linha 2026 chega com poucas alterações visuais.
A versão topo de linha continua apostando no estilo esportivo, com faróis full LED, rodas aro 17 com acabamento escurecido, detalhes em preto brilhante na grade e retrovisores e lanternas com assinatura em LED. O design agrada, mesmo sem grandes surpresas.
Mas se você olhar com atenção, vai notar um novo emblema na traseira: a plaquinha “Hybrid” logo abaixo do nome 2008.
Esse é o principal indicativo da presença do sistema híbrido leve, que diferencia essa versão das demais.
No restante, tudo segue como na geração anterior: carroceria com pintura biton, teto solar elétrico com persiana manual e um conjunto aerodinâmico que ainda chama a atenção nas ruas.
A única mudança visível de fato está no farol da versão de entrada, que deixou de ser em LED para adotar o sistema halógeno, reduzindo custos.
MiHV: como funciona o novo sistema híbrido do 2008 GT
A maior novidade do Peugeot 2008 GT está em sua mecânica. O modelo agora conta com o sistema MiHV (Mild Hybrid Vehicle), composto por três elementos:
Um motor 1.0 turbo de três cilindros (já conhecido do modelo anterior);
Um superalternador (máquina elétrica) que auxilia o motor a combustão;
Uma pequena bateria de íons de lítio instalada sob o banco do motorista.
Esse conjunto é o mesmo utilizado em outros veículos do grupo Stellantis e não transforma o 2008 em um carro 100% elétrico.
Na prática, o sistema MiHV não move o carro sozinho, mas alivia a carga do motor térmico em momentos específicos, como partidas, retomadas ou acelerações leves. Isso se traduz em menor consumo e emissões mais baixas, sem alterar a sensação ao volante.
A bateria, com capacidade de apenas 0,15 kWh, é recarregada rapidamente durante frenagens e desacelerações.
Ela atua de forma integrada ao motor e à eletrônica do veículo, o que torna o funcionamento quase imperceptível para quem está dirigindo.
O sistema ainda permite a adoção do recurso Start-Stop com desligamento automático do motor em paradas, gerando ainda mais economia.
Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o 2008 GT Hybrid alcança consumo médio de 13 km/l na cidade com gasolina, chegando a 13,7 km/l na estrada. Com etanol, os números são 9 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.
Tudo isso sem comprometer o desempenho: o tempo de 0 a 100 km/h permanece em torno de 8,6 segundos com etanol.
Equipamentos de série e novidades tecnológicas
Apesar de a principal mudança estar na parte mecânica, a versão GT do 2008 também apresenta novidades no pacote tecnológico.
O modelo mantém o i-Cockpit com painel 3D, volante compacto e multimídia de 10,3″ com conectividade completa.
E agora, a central multimídia permite acesso remoto por meio do aplicativo da marca, com atualizações via internet e botão de emergência SOS integrado.
Internamente, o acabamento continua caprichado, com bancos em material sintético, costuras em verde-limão, painel com textura que remete à fibra de carbono e teto escurecido.
O espaço interno é satisfatório para um SUV compacto, com bom conforto para os ocupantes traseiros, incluindo entradas USB e apoios bem posicionados.
No porta-malas, são 419 litros de capacidade, com forração completa e estepe temporário. A bateria híbrida sob o banco não interfere no espaço interno ou na altura do assento.
O pacote de segurança é completo, com seis airbags, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, assistente de farol alto, reconhecimento de placas, correção de faixa e detector de fadiga.
O único recurso que ainda não está disponível é o piloto automático adaptativo, item comum em modelos mais caros da categoria.
Consumo, desempenho e a real proposta do novo 2008
A proposta do Peugeot 2008 GT Hybrid não é acelerar mais rápido, mas sim consumir menos combustível e emitir menos poluentes.
A Stellantis optou por manter a potência em 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e o torque de 20,4 kgfm, entregando um desempenho adequado para o uso urbano e rodoviário leve.
A grande vantagem do sistema MiHV está em manter esse desempenho estável mesmo com as exigências das novas normas ambientais. Enquanto outras montadoras reduzem potência para atender à legislação, a Peugeot aposta na eletrificação leve como alternativa.
Durante a condução, o sistema é sutil. O painel 3D mostra de forma gráfica o funcionamento da bateria e quando o sistema elétrico está em operação.
A experiência ao volante continua agradável, com respostas rápidas e suspensão bem ajustada para o piso urbano brasileiro, inclusive com pneus de perfil mais alto, que melhoram o conforto.
O sistema Start-Stop também foi aperfeiçoado, com ligações mais suaves e menos incômodas no trânsito pesado. E embora o MiHV não permita o “modo velejar” (roda livre com o motor desligado), ainda assim contribui significativamente para o uso eficiente da energia.
Vale a pena investir no Peugeot 2008 GT Hybrid?
A resposta depende do que você busca em um SUV compacto. Se o foco for estilo, eficiência e tecnologia por um preço competitivo, o Peugeot 2008 GT Hybrid é uma opção bastante interessante.
Embora não traga uma revolução visual, o modelo se destaca pelo conjunto bem equilibrado, pela experiência ao dirigir e pelo avanço tecnológico que atende às exigências ambientais sem prejudicar o desempenho.
A conectividade ampliada, o pacote de segurança robusto e o acabamento refinado reforçam o posicionamento da versão GT como topo de linha.
Além disso, por ser um híbrido leve, o 2008 GT pode oferecer benefícios em grandes centros urbanos, como a isenção do rodízio de veículos, dependendo da legislação local.
Claro, ainda é cedo para saber se a adoção do sistema MiHV será o impulso que faltava para aumentar as vendas do modelo. Mas é certo que a Peugeot deu um passo importante ao alinhar seu SUV com a tendência global de eletrificação leve.
A mesma performance com menos consumo.
Imagine um atleta que corre a mesma prova, no mesmo tempo, mas com menos esforço. É mais ou menos isso que a Peugeot fez com o novo 2008 GT Hybrid. O carro entrega a mesma performance que você já conhece, mas agora com menor consumo e menor impacto ambiental.
Essa leve ajuda do sistema elétrico não revoluciona, mas é estratégica, especialmente em um mercado que caminha a passos firmes para a descarbonização.
E se você busca um SUV compacto com visual moderno, dirigibilidade refinada e um toque de eficiência, o novo 2008 pode, sim, ser a escolha certa.
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