Na Europa, Hyundai aposta na esportividade do hatch i30 com versão turbinada de 189 cv

    Na Europa, Hyundai aposta na esportividade do hatch i30 com versão turbinada de 189 cv.. Confira aqui no Blog do Portal Chaves na Mão todas as novidades.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Hyundai i30 Turbo

    Foto: divulgação

    No último Salão de São Paulo, em outubro de 2014, a Hyundai apresentou o Veloster com motor 1.6 turbo como uma de suas apostas para o mercado brasileiro.

    A promessa foi lançá-lo no final deste ano, o que pode ser um passo para outra novidade: uma versão turbinada do i30.

    A marca coreana lançou a configuração recentemente na Europa e ela é equipada com o mesmo motor usado no Veloster previsto para desembarcar nas terras tupiniquins.

    Um trunfo que poderia ajudar a impulsionar as vendas do hatch médio, que já chegou a emplacar cerca de 3 mil unidades mensais – em 2010 e 2011 – no Brasil.

    Foto: divulgação

    Na Europa, o modelo é disponibilizado em três carrocerias: cupê, hatch e station wagon.

    E apresenta o novo face-lift, revelado no final do ano passado e desenvolvido pelo centro de estilo da marca em Rüsselsheim, na Alemanha.

    Esteticamente, a versão turbinada se difere por uma grade dianteira com várias aletas para entrada de ar, para-choques mais robustos com um friso vermelho e rodas de liga leve de 18 polegadas.

    E, é claro, escape duplo.

    Dentro da cabine, há bancos esportivos com detalhes em couro preto pespontado em vermelho, cor que aparece ainda na costura dos outros revestimentos, nas abas dos assentos e na manopla do câmbio.

    Este, aliás, é sempre manual e de seis velocidades na configuração esportiva.

    O trem de força se completa com a grande estrela desta configuração, o propulsor 1.6 T-GDi sobrealimentado de 189 cv e 27 kgfm de torque máximo.

    Foto: divulgação

    Com essas especificações, o modelo é capaz de chegar do zero aos 100 km/h em oito segundos e atingir velocidade máxima de 219 km/h.

    De acordo com a marca, ele pode rodar até 13,7 km/l. Na Itália, o i30 turbinado é oferecido a partir de 23.400 euros, o equivalente a R$ 80.150.

    Só a título de comparação, no Brasil, o i30 é vendido com motor 1.8, de 150 cv e 18,2 kgfm, a partir de R$ 76.490.

    Além da aparência

    Piemonte/Itália – A percepção ao volante do Hyundai i30 Turbo é melhor do que dizem seus dados técnicos.

    Afinal, um zero a 100 km/h em 8 segundos é um tanto comum para um modelo esportivo.

    Nem mesmo a máxima de 219 km/h chega a excitar tanto assim.

    Mas sobre as ruas castigadas de Langhe, região de Piemonte, na Itália, o médio coreano fabricado também na República Checa surpreende.

    O som é agressivo, mas não escandaloso. E a dirigibilidade, excelente.

    O poder do propulsor é descarregado de forma equilibrada nas ruas. O i30 Turbo é mais alegre, mas não extremo.

    O assento é confortável e a direção, suficientemente precisa.

    A lista de equipamentos é boa, com direito a sete airbags, sensores de estacionamento traseiros e faróis bixênon.

    Mas luxos como ar-condicionado automático e navegador exigem investimento extra.

    Confira em nosso site as melhores ofertas do Hyundai I30 usado à venda