Manutenção de moto que você mesmo pode fazer

Se você é um apaixonado por motos, bastam alguns cuidados simples para manter sua motocicleta mais saudável e sem exigir tantas visitas à oficina. Confira!

Manutenção de moto que você mesmo pode fazerFonte: Freepik

Manutenção de moto

Em tempos de crise, qualquer dinheiro economizado é o que vai dizer se você chegará até o final do mês com, pelo menos, R$100 no bolso.

E se você é um apaixonado por motos, bastam alguns cuidados simples para manter sua motocicleta mais saudável e sem exigir tantas visitas – e gastos – à oficina.

Confira, abaixo, três dicas de manutenções que podem ser feitas por você, dadas pelo Roberto Agresti, do G1.

Troca de Óleo

Principalmente se você possui uma moto pequena ou média, trocar o óleo é uma tarefa simples e rápida.

Primeiro você precisa saber qual a quantidade e tipo de óleo recomendado para sua moto, informações que você encontra no manual da mesma.

E se você não tem o manual em mãos, basta ligar para uma concessionária ou para o seu mecânico para obter a informação.

Se o problema for o filtro, infelizmente, você terá que desembolsar algum dinheiro.

O ideal é compra-lo em uma concessionária, para evitar dores de cabeça futuras.

Você também vai precisar de ferramentas, coo chave de boca para retirada do bujão do cárter – nome dado à tampa normalmente localizada embaixo ou na lateral inferior do cárter – a parte baixa do motor onde o óleo fica depositado.

O bujão pode ser sextavado, como uma porca, ou exigir uma chave tipo Allen.

Algumas motos já vêm com um kit de ferramentas, mas estas, em geral, são muito limitadas, portanto o ideal é investir em ferramentas de melhor qualidade, afinal, elas durarão a vida toda.

Providencie também um reservatório, onde você precisará depositar o óleo velho.

Uma dica importante é fazer a troca do óleo de sua moto sempre com o motor quente, pois isso facilitará o escoamento e exigirá no máximo cinco minutos de trabalho.

Enquanto o óleo escorre, retire o filtro, que sempre exige a troca da junta ou gaxeta, que vem junto ao elemento filtrante.

Antes de colocar o óleo novo, instale o novo filtro e feche o bujão – sem esquecer de limpá-lo antes – e repare se não há excesso de limalha de ferro, pois bujões são imantados para capturar os eventuais resíduos de metal que o uso do motor pode gerar.

E atenção se houver excesso, pois isso é indício de desgaste, a não ser que você esteja usando um motor muito novo ou recém-retificados.

Não cometa o erro de apertar demais o bujão, os parafusos da tampa do filtro ou o próprio filtro se este for do tipo externo.

Exagerar no aperto pode espanar a rosca, já que o cárter é de liga-leve, metal mais frágil que o bujão ou o metal do filtro ou seus parafusos.

Terminado o abastecimento de óleo, verifique o nível do mesmo com o clássico indicador por vareta ou visor de vidro.

Se o nível estiver ok, parabéns, seu motor agradece.

Importante mencionar que colocar óleo demais no motor é tão prejudicial quanto óleo a menos.

Portanto, se você errou na dose, corrija antes de ligar o motor. Dica: espere alguns minutos antes de acelerar, para deixar o óleo novo atingir todos os pontos do motor e entrar na temperatura correta.

Lubrificação e ajustes da corrente

Quanto mais lubrificada estiver a corrente de sua moto, mais ela e o restante do sistema de transmissão final, composto de coroa e pinhão, vão durar.

Alguns diriam para aproveitar o óleo velho do motor e, com uma bisnaga ou almotolia, aplicá-lo na corrente, mas o correto é comprar graxa especial para transmissão de motos, que adere ao sistema e tem uma composição adequada para não atacar os minúsculos anéis tipo o’ring.

Também é importante não exagerar na dose da graxa: basta uma fina camada sobre a corrente.

A aplicação deve ser repetida pelo menos a cada 500-1.000 km.

Em caso de rodar constantemente em piso molhado, a frequência da lubrificação deve ser aumentada.

Sobre a tensão da corrente, a operação exigirá soltar o eixo da roda traseira e, novamente, a ferramenta específica precisa ser de boa qualidade.

O manual do proprietário sempre oferece indicações sobre a tensão correta, que também pode constar de um adesivo geralmente situado na balança de suspensão traseira ou no chassi.

A operação de regular a tensão da corrente exige atenção com o alinhamento da roda.

Na maioria das motos, isso pode ser conferido por meio das marcações feitas na balança de suspensão ou em peças solidárias a ela.

Dica: antes de soltar a roda observe bem tais marcações de referência e, se não as encontrar, use uma régua ou mesmo uma chave de fenda para medir a distância do aro da roda ao ponto da balança de suspensão mais próximo.

Faça isso tanto de um lado quanto de outro.

Ao ajustar a corrente, antes de dar o aperto final no eixo da roda, verifique se as distâncias batem com a medida inicial e, em caso positivo, sua roda estará alinhadinha.

Dica: jamais exagere na tensão da corrente. A folga recomendada é necessária para deixar com que a suspensão traseira “trabalhe” sem forçar a corrente, coisa que acontece quando a tensão é excessiva e a suspensão alcança seu fim de curso.

Calibrar os pneus

Tal atitude deve ser feita semanalmente ou com frequência ainda menor caso você rode muito, acima dos 100 a 150 km por dia.

Seja em pneus do tipo com câmera ou sem, a simples variação de temperatura que ocorre quando você roda com a motocicleta serve para, pouco a pouco, ir alterando a pressão, que deve ser a recomendada pelo fabricante de acordo com a carga, se um ou dois na motocicleta.

Essa informação… adivinhe? Sim, está no manual do proprietário ou naqueles adesivos colados pertinho da roda traseira.

Importante: o certo é sempre verificar a pressão com pneus frios.

Caso isso não seja possível, tenha em mente que a medida a quente sempre aparecerá superior.

Sendo assim, se nesta situação você verificar uma medida cerca de 1 lbs/pol2 acima do especificado (para motos até 250/300 cc), a pressão estará correta. Motos grandes, mais pesadas, podem apresentar uma variação maior na pressão a quente, de até 2 lbs/pol2.

Dica: compre um pequeno calibrador. Eles são baratinhos e de um modo geral mais confiáveis que os dos postos de combustível.

Cuidar de modo maníaco da pressão dos pneus te dará não só a melhor dirigibilidade possível de sua moto como aumentará a durabilidade dos pneus.

Outra vantagem vem do fato de que, ao calibrá-los, você sempre olhará para eles e, assim, perceberá eventuais deformações ou se a hora da troca está chegando.

Confira em nosso site as melhores ofertas de motos à venda.

Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Imagine sair de casa com um carro autônomo, que já esta te esperando na porta, com motor ligado, pronto para levá-lo ao trabalho, tudo isso sem ninguém ao volante. Parece coisa de filme futurista? Não mais. Uma startup do Vale do Silício acaba de apresentar um projeto ousado: o primeiro carro autônomo totalmente funcional, voltado […]

Continuar lendo
Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Nos últimos anos, o Brasil viu crescer o interesse de montadoras chinesas pelo mercado nacional. Com anúncios de fábricas e investimentos bilionários, essas empresas têm movimentado o setor automotivo com promessas de inovação, geração de empregos e novos modelos elétricos. Mas, junto a essa movimentação, veio também uma enxurrada de dúvidas, principalmente em torno dos […]

Continuar lendo
Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Em meio ao trânsito intenso das grandes cidades, pesquisadores têm estudado soluções criativas para melhorar a mobilidade urbana, sendo uma dessas propostas chama a atenção: a luz branca nos semáforos. A ideia surgiu como complemento às cores tradicionais para orientar motoristas e pedestres. Diferente das luzes vermelha, amarela e verde, a branca não teria a […]

Continuar lendo
Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

A Fiat Strada não é apenas uma picape compacta, ela é um fenômeno de mercado. Presente nas ruas e estradas do Brasil desde 1998, a Strada conquistou um lugar fixo no topo dos rankings de vendas e se tornou parte do dia a dia de quem precisa de um veículo robusto, versátil e acessível. Mas […]

Continuar lendo
Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

2025 foi um ano recheado de estreias e lançamentos marcantes na indústria automotiva nacional, mas enquanto uns brilham nos holofotes, outros carros saíram de linha por aqui. Diversos modelos deixaram de ser vendidos neste ano, seja por mudanças estratégicas das montadoras, novas regras ambientais ou baixa procura dos consumidores. Alguns já davam indícios de aposentadoria, […]

Continuar lendo
Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Quando a Volkswagen apresenta um novo modelo na Europa, nem sempre isso gera alarde por aqui. Mas a nova geração do T-Roc é diferente.  Apesar de o SUV não ser vendido oficialmente no Brasil, ele é uma peça-chave na estratégia da marca para o futuro dos utilitários esportivos nacionais. E não é só especulação: o […]

Continuar lendo
Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

A Peugeot está virando uma página importante em sua história, e o novo Peugeot 308 é o retrato mais atual dessa transformação. Lançado oficialmente na Europa, o modelo passou por uma reestilização de meia-vida que vai muito além da estética. O 308 se tornou uma espécie de vitrine do que a marca pretende oferecer no […]

Continuar lendo
Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025

O mês de agosto mostrou mais uma vez o apetite do brasileiro por modelos compactos, utilitários versáteis e SUVs cada vez mais presentes nas ruas. O Volkswagen Polo manteve a liderança no ranking de emplacamentos, seguido pela sempre popular Fiat Strada e o ágil Fiat Argo. Os dados são da Fenabrave, compilados até o dia […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025

Vendendo muito! BMW ultrapassa 3 milhões de veículos elétricos vendidos

Em um mundo que exige soluções mais limpas e sustentáveis, a BMW avança com força na corrida para vender mais veículos eletrificados. A fabricante bávara não está apenas acompanhando as mudanças no setor automotivo, ela está moldando o futuro. Recentemente, a marca celebrou a impressionante marca de 3 milhões de veículos eletrificados vendidos globalmente, somando […]

Continuar lendo
Vendendo muito! BMW ultrapassa 3 milhões de veículos elétricos vendidos

Plot twist automotivo: Acidente com Corsa e McLaren em Toledo

No dia 21 de Agosto, um acidente com uma Mclaren Artura Spider chamou a atenção de moradores de Toledo, no oeste do Paraná. O veículo de luxo, avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões, foi atingida por um Corsa Classic de aproximadamente R$ 20 mil em uma rotatória perto do Lago Municipal. Apesar do susto, […]

Continuar lendo
Plot twist automotivo: Acidente com Corsa e McLaren em Toledo

Chevrolet Equinox EV terá redução de R$ 90 mil

O Chevrolet Equinox EV, lançado no Brasil em outubro de 2024, passa a ser vendido com uma queda significativa de preço. O SUV elétrico, que tinha valor de tabela de R$ 440.190, agora custa R$ 349.990. O SUV chegou ao País com a promessa de ser uma das principais apostas da General Motors no segmento […]

Continuar lendo
Chevrolet Equinox EV terá redução de R$ 90 mil

Road Rage Reliever: conheça o recurso de realidade aumentada para aliviar raiva no trânsito

Muitas vezes, dirigir pode ser um teste de paciência digno de reality show, mas não se você tiver o XPeng Road Rage Reliever. Se você costuma dirigir bastante, sabe que sempre tem aquele motorista que corta sem dar seta, o que para no meio da pista sem explicação ou o clássico “corajoso” que buzina no […]

Continuar lendo
Road Rage Reliever: conheça o recurso de realidade aumentada para aliviar raiva no trânsito

Desmontadora de veículos? Stellantis aposta no mercado de peças usadas

Você sabia que a Stellantis abriu uma desmontadora de carros em Osasco? O mercado automotivo mundial passa por uma transformação marcada pela busca por eficiência, sustentabilidade e novas fontes de receita. Nesse cenário, Stellantis, grupo que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, decidiu apostar em um caminho pouco explorado no Brasil: a desmontagem […]

Continuar lendo
Desmontadora de veículos? Stellantis aposta no mercado de peças usadas
Mais notícias de Notícias