Como vender mais no início do ano: dicas para manter os resultados na sua loja de veículos

    Você não precisa aceitar ter uma queda nas suas vendas. Basta pensar em alternativas diferentes para chamar a atenção e manter seus clientes por perto.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 meses atrás

    O início do ano é uma época que exige jogo de cintura por parte de quem é dono de uma loja de veículos e quer vender carros.

    Isso porque é comum que as pessoas estejam mais receosas quanto aos gastos, planejando o novo ano que começa e quitando as dívidas das férias de fim de ano. Então é normal ver uma queda no número de clientes e consequentemente das vendas.

    Mas é claro que você não precisa simplesmente aceitar ter uma queda nas suas vendas. Basta pensar em alternativas diferentes para chamar a atenção e manter seus clientes por perto.

    Saiba agora como vender mais no início do ano e manter seus resultados:

    Faça promoções e dê descontos

    Promoções sempre chamam a atenção das pessoas. Então você pode investir nesse tipo de ação para convencê-las a comprar com você.

    Dê descontos no valor do veículo, ofereça condições de pagamento diferenciadas e mostre o quanto pode ser interessante para seu público-alvo comprar na sua loja de veículos nesse início de ano.

    Além disso, promoções em que na compra de determinado veículo o cliente ganha algum dos serviços gratuitos também ajuda a chamar a atenção.

    Você pode, por exemplo, oferecer a primeira manutenção totalmente gratuita ou dar um desconto maior para quem comprar o carro e o seguro em conjunto.

    Trabalhe com ações de escassez

    Ações de escassez são muito interessantes para despertar em seus clientes em potencial a necessidade de ter aquele produto.

    Dizer que o desconto é válido apenas para as primeiras unidades vendidas, até determinado dia e por aí vai. O principal é trabalhar com a questão do único, de se ter a chance se ser especial.

    “Promoção por tempo limitado” ou “Enquanto durarem os estoques” ou “Apenas para os 10 primeiros que chegarem a loja” são exemplos de frases que você pode trabalhar nesse tipo de ação.

    Dessa forma você acaba criando nas pessoas a necessidade de ter aquele produto, pois elas sabem que não terão novamente essa oportunidade.

    Envie e-mail marketing

    Quer época melhor para se comunicar com quem já é seu cliente ou está inscrito em sua lista de envio de e-mails? O início do ano é perfeito.

    O e-mail marketing é uma ação de marketing digital que não deve ser ignorada e pode ser muito útil.

    Você pode começar inclusive fazendo com que a pessoa se identifique, falando das dificuldades do começo do ano.

    Em seguida você pode então inserir as novidades que tem em sua loja de veículos, falar de promoções, descontos e até mesmo trabalhar a ação de escassez nessa forma de comunicação.

    O principal é que você se faça ser lembrado, mostre que você ainda se preocupa com esse cliente e tem interesse que ele volte a comprar em sua loja de veículos.

    Agilize o atendimento em sua loja

    A agilidade é sempre vista como sinônimo de eficiência. Então trabalhe para que o atendimento ocorra de forma ágil dentro da loja.

    Atenda pessoas interessadas, treine seus vendedores para que respondam corretamente as dúvidas e nunca deixe ninguém sem resposta.

    O mesmo é válido nas redes sociais e nos contatos feitos por WhatsApp ou e-mail. Nunca demore a responder, pois esses minutos a mais que você leva podem ser a deixa para perder um cliente.

    Mantenha uma boa comunicação interna

    Apesar das ações externas serem as responsáveis por manter ou aumentar os ganhos, é preciso que você mantenha a comunicação interna sempre funcionando.

    É interessante reunir vendedores, funcionários da parte financeira e até mesmo do marketing para entender que tipo de ação chama a atenção em sua loja de veículos.

    Assim vocês podem traçar juntos uma estratégia e definir o que será feito.

    Invista nos anúncios online

    Muita gente pensa que o início do ano não é uma boa época para anunciar, que o melhor é parar e esperar que o cliente se recupere financeiramente.

    Pois esse pensamento é errado. É nesse momento que você deve investir nos anúncios, seja no Facebook, Google e no próprio Chaves na Mão. Você precisa ser lembrado.

    Junto com a estratégia de anunciar, inclua também a ideia das promoções e descontos. Assim seu anúncio se torna mais atrativo e sua loja de veículos vira a primeira opção para quem quer comprar um carro.

    Foque no pós-venda

    Além de vender o que você tem em estoque, pense também em trazer de volta a sua loja aqueles que já compraram com você anteriormente.

    Invista pesado nos serviços diferenciados, como de manutenção, revisão e instalação. As ações de desconto e promoção também entram no pós-venda.

    Convide aquele cliente para uma revisão grátis, uma promoção na troca de peças e por aí vai. Inclusive, a ação de escassez também se aplica aqui.

    “Por tempo limitado” é uma frase que causa necessidade nas pessoas de aproveitar o momento e fazer a compra.

    Motive sua equipe

    A equipe de vendas pode se sentir desanimada nesse começo de ano, ao perceber o menor movimento e o menor interesse dos clientes em fechar negócio.

    Trabalhe então para manter seus vendedores sempre motivados. Invista em metas e recompensas, mesmo que as metas desses primeiros meses sejam menores que as do final do ano.

    O principal é que seus funcionários vejam que você sabe que essa é uma época de menor movimento e ainda assim está ralando para conseguir manter os ganhos.

    Como você pode ver, manter os resultados no começo do ano não é uma tarefa difícil. O principal é estar disposto a investir em diversas estratégias de marketing. Muitas vezes, tudo que o cliente precisa é de um incentivo para fazer ou finalizar a compra.

    Então não desanime com essa época em que a baixa nas vendas é mais comum. Mantenha-se motivado e faça o mesmo com a equipe que trabalha em sua loja de veículos.

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