Frio exige cuidados especiais com o motor

    Nesta época do ano em que as temperaturas estão baixas, o frio pode alterar o desempenho do veículo, por isso exige cuidados com o motor!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Motor frio

    As baixas temperaturas não alteram somente o funcionamento do nosso corpo, não!

    O nosso carro sofre também! Nesta época do ano em que as temperaturas estão mais baixas, o frio pode alterar o desempenho do veículo, por isso exige cuidados especiais com o motor!

    Precisamos ter atenção para não prejudicá-lo.

    Tanto o veículo quanto a parte elétrica, precisam de um esforço a mais do motor de partida (que é alimentado pela bateria) para funcionar, então é normal “não pegar” de primeira ou engasgue.

    “Com temperaturas menores tudo fica mais pesado para virar o motor. Isso somado a altitude em que o carro está, resulta em uma partida mais longa. O motorista precisar ter paciência antes de insistir e virar a chave”, explica Waldemar Christofoletti, membro do comitê de veículos leves da SAE Brasil.

    Foto: Shutterstock

    Nesses casos, desligue todos os equipamentos elétricos, como o ar-condicionado e o rádio, antes de dar partida no veículo.

    Outra dica é deixar o motor esquentando mais ou menos 15 minutos antes de sair, assim, o alternador repõe a energia da bateria para dar partida.

    Os cuidados com a bateria são essenciais, pois no frio ocorre a redução da velocidade de reação dos seus elementos químicos, o que acaba prejudicando o seu desempenho.

    Segundo o consultor técnico Antonio César Costa, da Oficina Brasil, “Uma bateria em boas condições de carga, por exemplo, aguenta melhor as condições da partida nos tempos frios.

    É importante verificar regularmente o estado da bateria principalmente nos meses que antecedem ao inverno, prevenindo problemas na hora da partida a frio.

    Uma revisão na parte elétrica e do sistema de injeção eletrônica é aconselhável”.

    Se ao dar partida, você perceber que o veículo responde com lentidão, é sinal de que a bateria está precisando de uma carga ou precisa ser substituída.

    Nessas horas, não perca tempo para ela não te deixar na mão!

    Caso não pegue, não insista!

    Quando o carro não pega de primeira, é normal ficarmos insistindo de forma repetida, mas esse não é o certo! As velas podem encharcar e o prejuízo fica ainda maior.

    O ideal é esperar o combustível evaporar totalmente para então tentar novamente.

    Se mesmo assim o carro não pegar, talvez a saída seja levar a um mecânico especializado.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de carros usados à venda.