Cuidados que donos de carros antigos devem ter

Confira os 10 cuidados essenciais que os donos de carros antigos devem ter para aumentar a vida útil do veículo e deixá-lo com aquela...

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 anos atrás

Carros antigos: 10 cuidados essenciais que os donos de carros antigos devem ter

Todo amante de veículos sabe que os cuidados com o carro são essenciais para aumentar a sua vida útil.

É possível deixá-lo com aquela carinha de que acabou de sair da concessionária por mais tempo: basta adotar as medidas adequadas!

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Foto: Shutterstock

Porém, quando se trata de carros antigos, os cuidados devem ser redobrados – e diferenciados.

Não é só o desgaste sofrido ao longo do tempo que influencia na atenção que deve ser dada a eles: o fato de que os veículos mudaram muito ao longo do tempo também faz com que a rotina de manutenção seja diferenciada.

Como disse o colecionador Og Pozzolli, a diferença entre os carros velhos e os antigos está no cuidado que o seu dono deve ter para com ele!

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Foi pensando em você, colecionador fanático pelas jóias da indústria automobilística, que a equipe do Portal Chaves na Mão preparou este guia.

Aqui, você encontra 10 medidas fundamentais para deixar o seu carro vintage em um estado de fazer inveja a qualquer zero quilômetro!

1.Trocar dicas com outros colecionadores

Carros antigos são uma paixão compartilhada por muitos. Não será difícil encontrar clubes de colecionadores na sua cidade ou região.

Junte-se a eles – e não só pela amizade. Eles podem te indicar estabelecimentos e práticas para preservar melhor o seu veículo.

Afinal, quanto mais antigo e raro for o seu carro, mais difícil será para encontrar peças para ele.

Portanto, a primeira lição que todo proprietário de um clássico deve ter em mente é que todo cuidado é pouco na hora de encomendar peças pela internet: existem muitos sites se aproveitando dos apaixonados por carros antigos para aplicar golpes virtuais.

Contudo, não basta encontrar a peça necessária: o proprietário também precisa ter cuidado com a oficina escolhida para fazer a instalação da peça.

Lidar com antiguidades é muito delicado e diferente do que com carros atuais, e nem todos os serviços de mecânica estão preparados para tal.

Encontrar a peça e a mão de obra ideal para instalá-la é complexo.

Assim, o melhor jeito de colocar seu veículo em boas mãos é buscando sugestões de quem entende do assunto: os outros colecionadores!

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2. Esquentar o motor antes de dirigir

Você acha que essa história de esquentar o motor antes de dirigir é do tempo dos seus avós?

Pois saiba que especialistas recomendam fazer isso até mesmo com veículos novos!

A razão está na mecânica do carro: o motor foi projetado para funcionar em uma temperatura específica.

Portanto, seguir à risca esta instrução diminui o risco de danos e melhora o desempenho do carro.

Outra prática que evita problemas no motor é revisar o carburador a cada 90 dias.

Por mais raro que ele seja em nossos tempos de injeção elétrica, ele é vital para o funcionamento de carros mais antigos.

3. Prestar atenção aos freios

Veículos antigos não têm os mesmos sistemas de freio que os de hoje. Os carros das décadas de 70 e 80 possuem sistema de freios por tambor, o que é bem diferente dos carros atuais, a disco.

Com o tempo, a lona de freio desses carros vai ficando gasta, e a troca é inevitável.

Entre os cuidados com o carro para evitar o desgaste dos freios, também está uma direção mais suave.

As brecadas bruscas são péssimas para a estrutura do veículo como um todo!

4. Ter cuidado redobrado com a bateria

A bateria dos carros pode gerar muita dor de cabeça: mesmo quando o veículo está parado, ela pode se esgotar.

Isso acontece porque alguns itens a consomem independente de o veículo estar ligado ou não. É o caso do alarme, por exemplo.

Por conta disso, todo dono de carro sabe que deixá-lo sem rodar por muito tempo pode render uma surpresa desagradável: sem bateria, ele não vai pegar.

O mesmo se aplica aos carros relíquia.

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Foto: Shutterstock

Portanto, tente ativar o motor do seu veículo, no mínimo, 1 vez por semana. Dar uma volta na quadra é suficiente para evitar problemas com a bateria.

Vai ficar fora e não poderá tirar o carro da garagem?

Então, desconecte os cabos da bateria.

Isso deve ser feito sempre que o carro for passar mais de 2 semanas sem ser ligado.

5. Dirigir com cuidado

A direção hidráulica, que proporciona grande conforto na hora de dirigir e, principalmente, estacionar, não é algo novo. Ela foi inventada na década de 30 do século passado, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 1967, com o Ford Galaxie.

Contudo, nessa época, ela estava longe de ser comum como é hoje: era, na verdade, um adicional de luxo em veículos maiores.

Além disso, ela passou por várias mudanças até chegar no estágio em que se encontra hoje.

A principal diferença é que a direção dos carros que saem de fábrica hoje mascaram todo o esforço feito pelo veículo em manobras nos quais ele está parado.

Acredite, elas causam um grande stress sobre toda a estrutura!

Como, com carros clássicos, todo o cuidado é pouco, evite fazer tais manobras com a sua preciosa relíquia.

Quando for manobrar ou tiver que girar o volante por qualquer motivo, procure fazê-lo com o carro em movimento.

Além disso, ao dirigir, troque as marchas devagar e não pise fundo no acelerador.

Isso também colabora na prevenção ao desgaste.

6. Trocar o óleo periodicamente

A lubrificação das peças de carros antigos pede ainda mais cuidado que a de carros novos.

Além da dificuldade em encontrar peças de reposição, elas podem custar uma pequena fortuna!

Fazer com que o carro rode periodicamente também é importante para que o óleo não perca o seu poder de lubrificação. 20 minutos por semana com o motor funcionando já basta!

Também vale a pena ficar atento ao consumo de óleo pelo motor e a eventuais vazamentos: esses podem ser indicativos de que uma manutenção é necessária.

A medição regular dos níveis de óleo devem estar em sua lista de cuidados com o carro.

7. Cuidar dos pneus e das rodas

Por questões de segurança, trocar os pneus periodicamente é um cuidado básico a ser tomado com qualquer veículo.

Quando se trata de modelos antigos, a atenção com o assunto deve ser redobrada.

Como carros antigos tendem a ficar muito tempo parados, é importante conferir se os pneus não estão baixos e, se estiverem, calibrá-los: pneus murchos podem deformar a cinta de metal interna.

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Foto: Shutterstock

Ah, você sabia que eles têm prazo de validade?

Pois é!

Não rode se os do seu carro estiverem expirados: mais ressecados, eles ficam mais suscetíveis a danos quando entram em contato com o asfalto. Cheque sempre a data, na lateral dos pneus.

8. Mantê-lo com boa aparência

Boa parte da mágica de ter um veículo vintage é viajar no tempo toda a vez que você o vir!

Para que a experiência seja sempre incrível, mantenha-o com uma boa aparência: lave e lustre o carro, fazendo retoques periódicos na pintura para que ela fique preservada e brilhante.

Esse cuidado vai além de ter uma verdadeira obra de arte na garagem: caso você opte por vendê-lo, tenha certeza de que a conservação externa aumentará o valor do veículo.

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Foto: Shutterstock

9. Limpar o interior do veículo periodicamente

O cuidado com o interior do seu carro antigo é tão importante quanto o cuidado com o exterior.

Mantenha-o sempre limpo e conservado!

Você mesmo pode se responsabilizar por alguns cuidados. Por exemplo: é comum que os carros antigos de colecionador tenham bancos de couro, que precisam ser limpos e hidratados periodicamente. Isso, você pode fazer em casa.

A limpeza pesada, entretanto, deve ser feita por um especialista. Novamente, vale a pena conversar com colecionadores locais para conseguir recomendações de bons estabelecimentos.

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Foto: Shutterstock

10. Cuidar com líquidos na carroceria

A carroceria de qualquer carro pode apresentar pontos de corrosão devido à presença de água.

Portanto, depois de lavar o carro, rode um pouco com ele para evitar o acúmulo de água em determinados pontos da carroceria.

Isso evita o surgimento desses pontos, que podem causar bastante prejuízo.

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