Conheça mais o Punto T-Jet o hatch turbo

    Por ora o Punto ficou esquecido pela Fiat, mas continua com suas qualidades e seus fãs. Apesar de não ganhar novidades desde 2012, a versão T-Jet do modelo consegue esconder a idade da versão Essence 1.6 do Punto.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Punto T-Jet Turbo

    Por ora o Punto ficou esquecido pela Fiat, mas continua com suas qualidades e seus fãs.

    Apesar de não ganhar novidades desde 2012, a versão T-Jet do modelo consegue esconder a idade da versão Essence 1.6 do Punto.

    A versão T-Jet fez tanto sucesso que se estendeu para os modelos Bravo e Linea, e fez jus a um histórico dos anos 90, com o Uno, Tempra e Marea.

    A parte mecânica do Punto T-Jet acompanha as atualizações do modelo: o pequeno motor 1.4 16V turbinado não ganha novidades desde que estreou.

    Com 152 cv, só consome gasolina e não conta com tecnologias presentes nos propulsores mais novos, como injeção direta e comando variável.

    Até a transmissão de cinco marchas não passou por atualizações, ao contrário do Bravo T-Jet que conta com uma caixa de seis velocidades.

    foto: divulgação

    Ao volante, o motorista conta com um seletor à frente da alavanca do câmbio, ou seja, um botão que é capaz de controlar três programas de ajuste da central eletrônica do motor.

    Com os modos Dynamic, Normal e Autonomy o Punto deveria ficar, teoricamente mais esperto na primeira opção.

    Mas rodando com o Punto, não é o que se percebe.

    Em alguns testes de aceleração, o Punto foi de 0km/h aos 100 km/h em 9,1 segundos com o modo Autonomy, que teoricamente deveria ser o modo mais manso, visto que teria baixo consumo de combustível.

    Já o modo Dynamic, obteve o melhor resultado de consumo na estrada, marcando 13,3 km/l, contra os 12,7 km/l do modo Autonomy.

    É possível detectar a existência do  turbo no Punto T-Jet só observando o indicador gráfico no console, que mostra a graduação de pressão da turbina.

    Já do lado de fora, o T-Jet dá a entender que o carro é um dos mais robustos por conta dos spoilers laterais e dos para-choques alargados, cujas caixas de roda se estendem na parte inferior.

    Já na parte traseira, conta com ponteiras duplas de escape, luzes de ré na parte central do para-choque e fendas nas laterais simulando saídas de ar.

    A Fiat deu uma atenção especial para as rodas, colocando 17 polegadas, calçadas em pneus 205/50.

    Atualmente, segundo a tabela Fipe, o Punto T-Jet 2016 1.4 16V Turbo 5p sai por R$ 62.563,00.

    Confira em nosso site as melhores ofertas do Fiat Punto usado à venda.