Anuncie

Como se preparar financeiramente para comprar um veículo

O Chaves na Mão preparou um guia para você organizar suas finanças e saber como poupar e comprar seu carro ou moto à vista e não perder dinheiro!

Como se preparar financeiramente para comprar um veículo

Existem vários caminhos para comprar um veículo. Alguns deles, porém, trazem desvantagens para o bolso!

O Chaves na Mão preparou algumas orientações direcionados aos futuros donos de carros e motos, tanto novos quanto usados, para fazer seu dinheiro valer mais.

Quando o assunto é comprar um carro (ou moto), o financiamento é a pior opção possível para sua saúde financeira.

Segundo especialistas, ao financiar, você pagará cerca de 2 vezes ou mais o valor do veículo.

Agora, quando você compra um carro à vista, tem mais poder de negociação e poderá conseguir descontos da ordem de 10%.

Para quem precisa – ou acredita que precisa – financiar um veículo, a melhor opção é dar um bom valor de entrada e financiar o restante no menor tempo possível.

Nada supera uma boa preparação financeira! Com muita disciplina e paciência você terá a recompensa no futuro, sem perder dinheiro.

Cuidados com financiamento de veículos

O financiamento de veículos, assim como o cartão de crédito e o cheque especial, é uma comodidade oferecida pelas instituições financeiras para resolver um problema muito comum das pessoas: a falta de dinheiro, agora, para comprar um bem.

A primeira opção lógica seria, então, poupar até conseguir o valor desejado, atitude que é recompensada pelo ganho de juros.

Ao fazer um financiamento você deverá pagar a dívida corrigida pela inflação e, além disso, acrescida dos juros definidos em contrato.

Os juros variam de acordo com a instituição financeira ou a financiadora escolhida.

Confira algumas taxas de juros para financiamento de veículos (pessoa física), divulgadas pelo Banco Central do Brasil:

InstituiçãoTaxa mensalTaxa anual
Banco Bradesco Financiamentos0,01880,2497
Banco do Brasil0,01990,2663
Caixa Econômica Federal0,02030,2726
Banco Itaú0,02130,2872
Omni Financeira0,03990,0399

*taxas sempre atualizadas no link http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/txjuros/

Quando você olha para uma tabela como essa e compara as taxas de financiamento, pode achar que a diferença de 0,11% ou 0,20% é pouca coisa, mas quando se trata de juros compostos, não é!

Vamos estudar alguns exemplos com a tabela Price (parcelas com valor fixo, sem alteração com o passar do tempo) e sem considerar a taxa do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o TAC (Taxa de Abertura de Crédito).

Digamos que você queira comprar um carro de 60.000,00 reais, e que tenha 15.000,00 para dar de entrada.

O financiamento será o mesmo para as duas situações: 45.000 reais divididos entre uma entrada de 15.000 reais e 48 parcelas mensais.

Se a taxa de juros mensal for de 1,88%, você pagará um total de 68.711,52 reais e, desse total, 8.711,52 são juros.

Agora, se a taxa mensal for de 2,08% (dois décimos mais alta), você pagará 71.571,36 reais, sendo 11.571,36 de juros.

Ou seja, com uma pequena diferença da taxa de juros, você “perdeu” ou deixou de economizar quase 3.000 reais.

O que dá para fazer com 3.000 reais a mais no seu orçamento?

Dica Chaves na Mão

Há na internet diversas ferramentas para realizar o cálculo da simulação de financiamento. Recomendamos três ferramentas:

E se você poupasse o valor das parcelas do financiamento?

Vamos apresentar a alternativa mais saudável ao financiamento: poupar pelo menos o mesmo valor da parcela que seria paga no financiamento, mês a mês.

Claro que não é uma opção muito popular… Muita gente ainda prefere realizar o financiamento.

Vamos conhecer os principais motivos pelos quais a maioria das pessoas opta pelo financiamento:

Muita vezes, contratar um financiamento é uma solução imediata para forçar a pessoa a honrar o valor das parcelas.

Nessa situação, ao invés de estar motivada pela conquista do veículo, a pessoa é movida pelo medo de não se endividar.

E isso você pode escolher: prefere viver com medo de não conseguir pagar suas parcelas, ou viver com a satisfação de conquistar sua meta financeira poupando todo dia?

A impaciência para ter o veículo imediatamente é um dos sintomas de hábitos de consumo problemáticos.

Muitas pessoas encontram no consumo um remédio para sua ansiedade, e especialistas afirmam que é um comportamento cultural do brasileiro (tanto que em alguns países, por exemplo, não é comum comprar eletrodomésticos em prestações – um hábito popular no Brasil).

Para conquistar objetivos financeiros maiores, como uma casa ou um carro, é preciso aprender a controlar sua impaciência.

Talvez você tenha que redefinir o que significa, para você, riqueza e sucesso.

Se riqueza quer dizer andar por aí esbanjando um carrão, talvez sofra de ansiedade para ter um carro mais caro do que pode pagar.

Antes de comprometer-se com financiamentos e empréstimos, avalie suas prioridades pessoais.

Aprendendo a poupar, um passo de cada vez

Separamos algumas dicas especiais para estimular você a poupar o dinheiro necessário pelo menos para reduzir o impacto do financiamento a longo prazo.

É possível preparar-se para fazer uma poupança menor, entre 5 e 20 mil reais, o suficiente para dar uma boa entrada no seu financiamento de veículo.

Para “sobrar” um dinheirinho a mais todo mês, você tem 2 opções: aumentar sua renda ou reduzir suas despesas. Parece simples mas sabemos que não é!

A possibilidade de aumentar a renda depende muito da sua situação profissional (se é empresário, autônomo, funcionário público ou trabalhador assalariado) e de suas habilidades e competências profissionais. 

Mas sempre há oportunidades para trabalhos extras, “bicos” ou freelances que, apesar de exigirem esforço e planejamento, podem render uma boa poupança no final de 1 ou 2 anos.

O economista e professor da FGV-RJ, Carlos Edward (o Sr. Dinheiro), enviou para o UOL Economia algumas sugestões para cortar gastos, a partir da seguinte regra: “Tudo o que for supérfluo e que seja passível de cortar e mudar de fornecedor”, pode ser cortado.

Acompanhe alguns exemplos interessantes:

No início, você pode guardar o dinheiro na poupança.

Lá não vai render muita coisa, mas quando você tiver adquirido o hábito e uma quantia de cerca de mil reais, poderá transferir o montante para uma renda fixa e continuar poupando.

Lá os rendimentos serão mais interessantes, geralmente a uma taxa entre 0,10% e 0,20% maior do que a poupança.

O simples exercício de anotar seus gastos por 1 ou 2 meses pode revelar “vazamentos” de dinheiro no seu orçamento. Com isso você descobre mais oportunidades de fazer cortes para economizar.

Outras dicas para poupar:

A vantagem de poupar o valor da entrada antes de assumir o financiamento é que você terá um período para desenvolver novos hábitos de poupança.

Pode até ser que, quando tiver juntado o dinheiro necessário, resolva seguir o plano e poupar o valor do carro para comprá-lo à vista – e conseguir um grande desconto na negociação!

Se você pretende poupar todo o dinheiro para comprar o carro e sua poupança levar entre 3 e 5 anos, uma boa alternativa pode ser o Tesouro Direto ou alguns fundos de investimento.

Se for esse o seu caso, informe-se com especialistas: não mexa com ações na Bolsa de Valores sem orientação!

Antes de por as mãos no veículo, lembre-se que suas despesas aumentarão

Um erro básico de quem está planejando comprar um carro ou uma moto é não considerar, no seu orçamento futuro, as despesas que o veículo irá trazer.

Além do IPVA, do licenciamento anual e dos gastos com combustível, ao andar de carro ou moto por aí você terá despesas extras como estacionamento (diário, mensalista ou o estacionamento rotativo de rua) e pedágio, despesas com seguro, eventuais multas e também custos de manutenção.

Por exemplo: sem carro ou moto, você vai de táxi ou ônibus (ou ainda de carona) ao shopping.

Mas agora, com um veículo à disposição, você terá a despesa adicional do estacionamento.

Obviamente o veículo permitirá mais opções de lazer e conveniência, mas sempre a um custo maior. Considere esse aumento de custos no seu planejamento financeiro.

Para quem tem moto as despesas com combustível, estacionamento e manutenção são menores, mas ainda é preciso considerar o IPVA e o licenciamento.

Além, é claro, da depreciação. Na média, o carro perde 40% do seu valor em apenas 3 anos de uso.

Definitivamente o carro não é um investimento (que valoriza seu dinheiro com o tempo), ele é um passivo.

Ou seja, o fato de ter um carro implica gastos de dinheiro e o valor inicial investido não pode ser recuperado.

Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Entre os dias 21 e 28 de novembro de 2025, a cidade de Paris será palco de um dos eventos mais esperados do ano para fãs de automóveis e da cultura pop: o leilão Bonhams. O evento reúne diversos carros de cinema em leilão com valores que podem ultrapassar milhões de euros. Ao todo, 50 […]

Continuar lendo
Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

A Ram acaba de confirmar uma das maiores novidades de sua história recente: o lançamento do SUV da Ram, previsto para 2028. Conhecida mundialmente por suas picapes potentes e pela imagem de força associada ao trabalho e à aventura, a marca entra agora em um território inédito, o dos utilitários esportivos de luxo. A decisão […]

Continuar lendo
Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

A BYD bateu um recorde histórico de vendas no Brasil ao alcançar 10.194 carros emplacados em outubro de 2025. Esse marco consolida a fabricante chinesa como uma das principais forças do setor automotivo nacional. É a terceira vez no ano que a marca supera a barreira das 10 mil unidades vendidas em um único mês, […]

Continuar lendo
BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Os carros mais vendidos em outubro de 2025 mostraram que o mercado automotivo nacional continua em ritmo acelerado, com 247 mil unidades emplacadas entre automóveis e comerciais leves. Mesmo com uma pequena queda de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2024, o setor registrou alta de 7,1% em relação a setembro, confirmando o […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

A indústria automotiva brasileira começa a respirar aliviada depois de quase passar por uma grande crise de semicondutores. Após semanas de tensão por causa da interrupção no fornecimento de semicondutores, a China iniciou a retomada gradual da exportação de chips para o Brasil, informou a Anfavea. Segundo o presidente da entidade, Igor Calvet, o governo […]

Continuar lendo
Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

O investimento Hyundai 2025 promete marcar um novo capítulo na história da montadora sul-coreana. Em meio a um cenário global de incertezas econômicas e transformações tecnológicas, o grupo anunciou um aporte recorde de R$ 102 bilhões. A Hyundai usará o orçamento para ampliar sua atuação em veículos elétricos, movidos a hidrogênio e soluções de mobilidade […]

Continuar lendo
Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Se você busca um panorama confiável sobre as tendências do mercado automotivo em 2026, chegou ao lugar certo. O próximo ano combina tecnologia e pragmatismo: eletrificação mais seletiva, carros definidos por software saindo do discurso para a prática, híbridos ganhando espaço e uma cadeia de semicondutores que segue estratégica para custo e prazo. Tudo isso […]

Continuar lendo
Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa

A Ford Maverick chegou com a promessa de unir a robustez das picapes à versatilidade de um SUV urbano.  Mas será que ela realmente cumpre o que promete?  Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber antes de decidir se o Ford Maverick é o carro certo para o seu estilo de vida, […]

Continuar lendo
Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa

Vaga de Garagem de Condomínio tem Medida Padrão? Entenda

Vaga de garagem é um tema que parece simples, mas levanta dúvidas quando o assunto é comprar, alugar ou usar um imóvel em condomínio. Logo de saída, vale reforçar a consulta do leitor: vaga de garagem tem referências técnicas e regras de uso que influenciam conforto, segurança e até o valor do imóvel. Na prática, […]

Continuar lendo
Vaga de Garagem de Condomínio tem Medida Padrão? Entenda

Mercado automotivo em 2026: quais são as tendências no Brasil e por quê

Nós já estamos chegando na reta final do ano e já tem muita gente pensando em quais serão as tendênciais do mercado automotivo em 2026. Mesmo após dois anos de ajustes no crédito e no custo de capital, a indústria automotiva brasileira entra em 2026 com vetores claros de transformação.  A agenda de eletrificação avança, […]

Continuar lendo
Mercado automotivo em 2026: quais são as tendências no Brasil e por quê

Os 20 carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2025

O mercado automotivo brasileiro fechou setembro de 2025 com alta competitividade entre hatches, picapes e SUVs e agora chegou o momento de ver a lista de carros mais vendidos de setembro! A Fiat Strada retomou a liderança, confirmando seu papel de veículo mais popular do país, enquanto o Volkswagen Polo e o Fiat Argo garantiram […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2025

Depois de montadora de automóveis, Ceará também terá motos elétricas

O interesse por motos elétricas cresce no Brasil e, no Nordeste, o Ceará está a um passo de se tornar referência. O Governo do Estado negocia a instalação da primeira fábrica completa da Duact Motors, que pretende concentrar produção em Caucaia e usar a logística do Porto do Pecém para atender todo o país. A […]

Continuar lendo
Depois de montadora de automóveis, Ceará também terá motos elétricas

BYD agora tem o carro de produção mais veloz do mundo: 496 km/h

A corrida para coroar o carro mais rápido do mundo ganhou um novo capítulo. A BYD, por meio da submarca de luxo Yangwang, anunciou que o hipercarro elétrico U9 Xtreme atingiu 496,22 km/h em Papenburg, na Alemanha, resultado que o colocaria acima de nomes históricos como Bugatti e Koenigsegg. A façanha reacende o debate sobre […]

Continuar lendo
BYD agora tem o carro de produção mais veloz do mundo: 496 km/h
Mais notícias de Notícias