Você sabe como reagir após um acidente de carro?

    Quem nunca se envolveu em uma batida? Mas seja você o responsável ou não, você sabe como reagir após um acidente de carro? Confira as dicas que preparamos.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Como reagir após um acidente de carro

    Quem nunca se envolveu em um acidente de trânsito, seja dirigindo um veículo ou apenas como passageiro, ou até mesmo a vítima?

    Infelizmente essa é uma situação comum no dia-a-dia dos motoristas, e na maioria das vezes as pessoas não sabem como reagir após um acidente.

    Seja você o responsável ou não, é importante saber quais as primeiras atitudes a serem tomadas.

    Confira as dicas nós, do Portal Chaves na Mão preparamos para você, e saiba o que fazer quando bater o carro.

    Acidente sem vítimas

    Ao se envolver em um acidente de trânsito com qualquer outro veículo, após verificar que ninguém saiu ferido, o primeiro passo é retirar os veículos da pista de rodagem.

    É importante desobstruir o trânsito, ao invés de ficar batendo boca com seu oponente e atravancando o fluxo de carros.

    O nervosismo não ajudará em nada, então mantenha a cabeça fria e realize todos os procedimentos exigidos por lei.

    Em casos como esse, normalmente a polícia não vai até ao local, e cabe às partes envolvidas no acidente dirigirem-se ao batalhão policial da área, com os veículos sinistrados, para lavrarem a ocorrência policial, normalmente para fins de reparação de danos.

    Se você tiver dúvida sobre o local do registro de ocorrência, ligue para o 190 e solicite orientação.

    Caso os veículos envolvidos no acidente não estiverem em condição de rodagem, as partes podem providenciar o serviço de guincho para levar os autos até o batalhão da polícia militar mais próximo para registrar a ocorrência ou ainda pedir apoio à PM, pelo telefone 19O.

    É importante, ainda, que você consiga o nome e o endereço de transeuntes que presenciaram o acidente para poder tê-los como testemunha do fato.

    Acidentes com vítimas

    Caso o acidente seja mais grave e haja vítimas, a primeira coisa a ser feita é não tirar a pessoa do veículo e ligar imediatamente para o 193, o Corpo de Bombeiros, e para o 190, a Polícia Militar.

    Nesse caso, há ocorrência do crime de lesão corporal culposa e, por isso, uma guarnição da PM ficará responsável pela apresentação dos envolvidos na delegacia mais próxima.

    Nesse caso, também, os carros envolvidos não devem ser retirados do local do acidente, pois a PM ficará no aguardo da perícia técnica, para então removê-los.

    Não esqueça de sinalizar o local

    Depois de feitas as devidas ligações, não esqueça de sinalizar o local do acidente, acionando o pisca-alerta.

    Caso não haja vítimas, tente retirar o veículo da pista. Caso haja ou seu carro não possa ser movimentado, coloque o triângulo de segurança em local distante e visível para os motoristas que vieram em seguida.

    Informações a serem trocadas

    Neste momento o importante é resolver o problema, ao invés de procurar culpados ou vítimas.

    Por isso, anote a placa, tire fotos dos locais dos carros onde há amassados e arranhões e, se possível, troquem cartões de visitas para evitar telefones falsos.

    Anote o local do acidente e, caso haja testemunhas, anote o nome e telefone delas também.

    Acione o seguradora

    A sua seguradora também deve ser acionada neste momento, já que é ela quem vai cuidar dos trâmites pós acidente e realizar o reparo do veículo.

    Boletim de ocorrência

    Conforme dito anteriormente, o boletim de ocorrência deve ser realizado na delegacia.

    Lembrando que não existe prazo determinado para se fazer o B.O., e também não é necessária a presença do outro motorista.

    Basta apenas apresentar os dados do local do acidente e dos veículos envolvidos, além da CNH e do licenciamento do veículo.

    Agora que você já sabe como agir após uma batida de carros, ficará mais fácil resolver o problema sem maiores dores de cabeça!

    Confira em nosso site as melhores ofertas de carros usados à venda.