Serviço de pós-venda: Como gerar receita com ele na sua loja de veículos

Saiba da importância de se ter um bom serviço pós-venda e qual a forma correta de aplicar ele na sua loja de veículos para gerar receita.

Serviço de pós-venda: Como gerar receita com ele na sua loja de veículosFonte: Freepik

Vender carros não é a única missão de uma loja de veículos. Inclusive, a venda é a parte mais fácil da tarefa.

Apesar disso, há quem acredite que vender é o mais importante, ignorando outras etapas da conquista de clientes.

O que muitos empreendedores esquecem é de um elemento conhecido como pós-venda, da importância de manter o cliente que você conseguiu conquistar. E nem imaginam o quanto estão perdendo ao ignorar essa estratégia.

Inclusive, há pesquisas que comprovam que manter um cliente é muito mais barato do conquistar novos. Afinal, ele já conhece sua empresa, seus produtos e seus serviços e sabe que você é bom no que faz.

Então é preciso pensar em gerar receita com os serviços de pós-venda e parar de acreditar que vender carros e serviços para automóveis é a única coisa que você pode fazer em sua empresa.

Saiba agora como gerar receita com serviço de pós-venda em sua loja de veículos.

Invista no e-mail marketing

Ao finalizar a venda de um carro é normal que você peça alguns dados de seu cliente.

Além das informações mais tradicionais para fazer o contrato de venda, inclua também um espaço para que esse cliente possa colocar seu e-mail.

A partir disso, use esse contato a seu favor. Sempre que possível mande um e-mail marketing para quem já comprou com você. Mas não seja chato e tente fazer venda na cara dura.

É preciso que você convença esse cliente de que você está preocupado com ele e com seu bem-estar. Além da preservação e manutenção do automóvel.

Conte sobre alguma novidade do mercado de veículos e então divulgue algum serviço que você oferece e que pode chamar a atenção, como a revisão ou a troca de peças.

Trabalhe com o fluxo de indicação

De vez em quando envie pesquisas de satisfação para seus clientes. Isso pode ser feito por e-mail ou através de algum aplicativo/espaço exclusivo do cliente em seu site.

Assim você consegue não apenas saber se seus clientes estão gostando do que sua loja de veículos oferece como também abre espaço para conseguir indicações.

Após a pesquisa, na finalização e agradecimento por a pessoa ter dedicado seu tempo a responder o questionário é possível oferecer um desconto, um brinde ou uma promoção para quem indicar um amigo.

Isso significa dizer que além de manter o cliente que você já tem, ainda pode conseguir novos clientes com a ajuda dele. E não existe melhor propaganda do que a indicação de um amigo, o famoso “boca a boca”.

Ofereça vantagens para seus clientes

Mostre para quem já é seu cliente que é interessante que ele volte a comprar com você. Isso inclusive pode acontecer logo após a concretização da venda.

A primeira manutenção ou revisão do carro pode ser gratuita, o seguro do carro pode sair com desconto se comprado diretamente com sua empresa.

O principal é que o cliente veja vantagem naquilo que você está oferecendo e perceba que é muito melhor continuar comprando com você, pois você dá a ele o que ele precisa.

Marque presença nas redes sociais

Faça com que sua empresa esteja presente nas redes sociais e traga conteúdo que chame a atenção das pessoas.

Um cliente que gostou de comprar um carro na sua loja de veículos certamente vai curtir sua página no Facebook e acompanhar você em outras redes sociais.

Então não foque apenas em vender e poste novidades do mercado de automóveis, faça promoções e postagens que permitam ao cliente se identificar com você.

Assim você é sempre lembrado e pode se tornar a opção número um (se não a única) desses clientes.

Esteja aberto a conversar

Deixe claro que quem já comprou com você pode voltar a lhe procurar sempre que quiser e para tratar de qualquer assunto.

Aí entra a importância de se ter um SAC. Ouça não apenas os elogios, mas também as reclamações e sugestões.

E principalmente, nunca deixe esses clientes no vácuo ou responda de forma mal-educada suas mensagens.

Você deve estar aberto a conversar e principalmente a resolver qualquer problema que venha a surgir após a compra.

Promova eventos

O mais comum é que o pós-venda ocorra sempre no mundo digital. Ainda assim, você também pode promover algo que ocorra pessoalmente.

Eventos são ótimos para reunir clientes e até mesmo incentivá-los a convidar os amigos. Você pode promover alguma novidade que tem em sua loja e oferecer um coquetel. Outra dica legal ao fazer eventos é trabalhar a exclusividade.

Vai apresentar uma novidade em sua loja de veículos (seja um novo modelo de carro ou um serviço que você vai passar a oferecer)? Faça um evento fechado apenas para clientes da loja que saberão em primeira mão qual é a novidade.

Aproveite também para trazer novos clientes para sua loja com esses eventos. Quem já é cliente pode levar um amigo, por exemplo.

O principal é que quem já comprou com você anteriormente perceba que para o seu negócio se trata de uma pessoa especial. Assim você se torna prioridade na hora de uma nova compra.

O pós-venda é muitas vezes ignorado, ainda assim, se preocupar com seus clientes é muito importante. O que significa dizer que é preciso mostrar que você não esqueceu deles após a concretização da venda.

Siga essas dicas e garanta que seus clientes gostem ainda mais da sua loja de veículos, tendo sempre você como a primeira opção. A chance de uma recompra se torna mais alta, isso sem contar na divulgação gratuita.

Afinal, quando uma pessoa gosta de uma empresa ela faz questão de divulgar isso para seus amigos e familiares. O que para você é a chance de conquistar novos clientes.

Agora você já sabe qual é a importância do pós-venda e o que você pode fazer para aumentar sua receita investindo nos clientes que sua empresa já tem. Compartilhe esse artigo com seus amigos, para que eles saibam também sobre o assunto!

Citroën Aircross 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 95 mil

O novo Citroën Aircross 2026 finalmente desembarcou no Brasil e traz uma proposta ousada: ser o SUV mais acessível com sete lugares no país.  Com preço inicial partindo de R$ 94.800 na versão PCD e chegando a R$ 130.000 na versão mais completa, o modelo promete conquistar quem busca espaço, economia e um visual repaginado. […]

Continuar lendo
Citroën Aircross 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 95 mil

Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Imagine sair de casa com um carro autônomo, que já esta te esperando na porta, com motor ligado, pronto para levá-lo ao trabalho, tudo isso sem ninguém ao volante. Parece coisa de filme futurista? Não mais. Uma startup do Vale do Silício acaba de apresentar um projeto ousado: o primeiro carro autônomo totalmente funcional, voltado […]

Continuar lendo
Sem motorista, sem problema: a startup que aposta no carro autônomo total

Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Nos últimos anos, o Brasil viu crescer o interesse de montadoras chinesas pelo mercado nacional. Com anúncios de fábricas e investimentos bilionários, essas empresas têm movimentado o setor automotivo com promessas de inovação, geração de empregos e novos modelos elétricos. Mas, junto a essa movimentação, veio também uma enxurrada de dúvidas, principalmente em torno dos […]

Continuar lendo
Montadoras chinesas geram polêmica: o que é CKD e SKD afinal?

Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Em meio ao trânsito intenso das grandes cidades, pesquisadores têm estudado soluções criativas para melhorar a mobilidade urbana, sendo uma dessas propostas chama a atenção: a luz branca nos semáforos. A ideia surgiu como complemento às cores tradicionais para orientar motoristas e pedestres. Diferente das luzes vermelha, amarela e verde, a branca não teria a […]

Continuar lendo
Luz branca nos semáforos? Entenda por que o trânsito pode mudar em breve

Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

A Fiat Strada não é apenas uma picape compacta, ela é um fenômeno de mercado. Presente nas ruas e estradas do Brasil desde 1998, a Strada conquistou um lugar fixo no topo dos rankings de vendas e se tornou parte do dia a dia de quem precisa de um veículo robusto, versátil e acessível. Mas […]

Continuar lendo
Por que a Fiat Strada está sempre entre os mais vendidos do Brasil?

Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

2025 foi um ano recheado de estreias e lançamentos marcantes na indústria automotiva nacional, mas enquanto uns brilham nos holofotes, outros carros saíram de linha por aqui. Diversos modelos deixaram de ser vendidos neste ano, seja por mudanças estratégicas das montadoras, novas regras ambientais ou baixa procura dos consumidores. Alguns já davam indícios de aposentadoria, […]

Continuar lendo
Veja os carros que saíram de linha no Brasil em 2025 e passaram despercebidos

Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Quando a Volkswagen apresenta um novo modelo na Europa, nem sempre isso gera alarde por aqui. Mas a nova geração do T-Roc é diferente.  Apesar de o SUV não ser vendido oficialmente no Brasil, ele é uma peça-chave na estratégia da marca para o futuro dos utilitários esportivos nacionais. E não é só especulação: o […]

Continuar lendo
Volkswagen T-Roc é revelado e indica caminhos para Nivus e T-Cross no Brasil

Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

A Peugeot está virando uma página importante em sua história, e o novo Peugeot 308 é o retrato mais atual dessa transformação. Lançado oficialmente na Europa, o modelo passou por uma reestilização de meia-vida que vai muito além da estética. O 308 se tornou uma espécie de vitrine do que a marca pretende oferecer no […]

Continuar lendo
Novo Peugeot 308 antecipa os rumos da marca no Brasil e no mundo

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025

O mês de agosto mostrou mais uma vez o apetite do brasileiro por modelos compactos, utilitários versáteis e SUVs cada vez mais presentes nas ruas. O Volkswagen Polo manteve a liderança no ranking de emplacamentos, seguido pela sempre popular Fiat Strada e o ágil Fiat Argo. Os dados são da Fenabrave, compilados até o dia […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em agosto de 2025

Vendendo muito! BMW ultrapassa 3 milhões de veículos elétricos vendidos

Em um mundo que exige soluções mais limpas e sustentáveis, a BMW avança com força na corrida para vender mais veículos eletrificados. A fabricante bávara não está apenas acompanhando as mudanças no setor automotivo, ela está moldando o futuro. Recentemente, a marca celebrou a impressionante marca de 3 milhões de veículos eletrificados vendidos globalmente, somando […]

Continuar lendo
Vendendo muito! BMW ultrapassa 3 milhões de veículos elétricos vendidos

Plot twist automotivo: Acidente com Corsa e McLaren em Toledo

No dia 21 de Agosto, um acidente com uma Mclaren Artura Spider chamou a atenção de moradores de Toledo, no oeste do Paraná. O veículo de luxo, avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões, foi atingida por um Corsa Classic de aproximadamente R$ 20 mil em uma rotatória perto do Lago Municipal. Apesar do susto, […]

Continuar lendo
Plot twist automotivo: Acidente com Corsa e McLaren em Toledo

Chevrolet Equinox EV terá redução de R$ 90 mil

O Chevrolet Equinox EV, lançado no Brasil em outubro de 2024, passa a ser vendido com uma queda significativa de preço. O SUV elétrico, que tinha valor de tabela de R$ 440.190, agora custa R$ 349.990. O SUV chegou ao País com a promessa de ser uma das principais apostas da General Motors no segmento […]

Continuar lendo
Chevrolet Equinox EV terá redução de R$ 90 mil

Road Rage Reliever: conheça o recurso de realidade aumentada para aliviar raiva no trânsito

Muitas vezes, dirigir pode ser um teste de paciência digno de reality show, mas não se você tiver o XPeng Road Rage Reliever. Se você costuma dirigir bastante, sabe que sempre tem aquele motorista que corta sem dar seta, o que para no meio da pista sem explicação ou o clássico “corajoso” que buzina no […]

Continuar lendo
Road Rage Reliever: conheça o recurso de realidade aumentada para aliviar raiva no trânsito
Mais notícias de Notícias