Anuncie

Serviço de pós-venda: Como gerar receita com ele na sua loja de veículos

Saiba da importância de se ter um bom serviço pós-venda e qual a forma correta de aplicar ele na sua loja de veículos para gerar receita.

Serviço de pós-venda: Como gerar receita com ele na sua loja de veículosFonte: Freepik

Vender carros não é a única missão de uma loja de veículos. Inclusive, a venda é a parte mais fácil da tarefa.

Apesar disso, há quem acredite que vender é o mais importante, ignorando outras etapas da conquista de clientes.

O que muitos empreendedores esquecem é de um elemento conhecido como pós-venda, da importância de manter o cliente que você conseguiu conquistar. E nem imaginam o quanto estão perdendo ao ignorar essa estratégia.

Inclusive, há pesquisas que comprovam que manter um cliente é muito mais barato do conquistar novos. Afinal, ele já conhece sua empresa, seus produtos e seus serviços e sabe que você é bom no que faz.

Então é preciso pensar em gerar receita com os serviços de pós-venda e parar de acreditar que vender carros e serviços para automóveis é a única coisa que você pode fazer em sua empresa.

Saiba agora como gerar receita com serviço de pós-venda em sua loja de veículos.

Invista no e-mail marketing

Ao finalizar a venda de um carro é normal que você peça alguns dados de seu cliente.

Além das informações mais tradicionais para fazer o contrato de venda, inclua também um espaço para que esse cliente possa colocar seu e-mail.

A partir disso, use esse contato a seu favor. Sempre que possível mande um e-mail marketing para quem já comprou com você. Mas não seja chato e tente fazer venda na cara dura.

É preciso que você convença esse cliente de que você está preocupado com ele e com seu bem-estar. Além da preservação e manutenção do automóvel.

Conte sobre alguma novidade do mercado de veículos e então divulgue algum serviço que você oferece e que pode chamar a atenção, como a revisão ou a troca de peças.

Trabalhe com o fluxo de indicação

De vez em quando envie pesquisas de satisfação para seus clientes. Isso pode ser feito por e-mail ou através de algum aplicativo/espaço exclusivo do cliente em seu site.

Assim você consegue não apenas saber se seus clientes estão gostando do que sua loja de veículos oferece como também abre espaço para conseguir indicações.

Após a pesquisa, na finalização e agradecimento por a pessoa ter dedicado seu tempo a responder o questionário é possível oferecer um desconto, um brinde ou uma promoção para quem indicar um amigo.

Isso significa dizer que além de manter o cliente que você já tem, ainda pode conseguir novos clientes com a ajuda dele. E não existe melhor propaganda do que a indicação de um amigo, o famoso “boca a boca”.

Ofereça vantagens para seus clientes

Mostre para quem já é seu cliente que é interessante que ele volte a comprar com você. Isso inclusive pode acontecer logo após a concretização da venda.

A primeira manutenção ou revisão do carro pode ser gratuita, o seguro do carro pode sair com desconto se comprado diretamente com sua empresa.

O principal é que o cliente veja vantagem naquilo que você está oferecendo e perceba que é muito melhor continuar comprando com você, pois você dá a ele o que ele precisa.

Marque presença nas redes sociais

Faça com que sua empresa esteja presente nas redes sociais e traga conteúdo que chame a atenção das pessoas.

Um cliente que gostou de comprar um carro na sua loja de veículos certamente vai curtir sua página no Facebook e acompanhar você em outras redes sociais.

Então não foque apenas em vender e poste novidades do mercado de automóveis, faça promoções e postagens que permitam ao cliente se identificar com você.

Assim você é sempre lembrado e pode se tornar a opção número um (se não a única) desses clientes.

Esteja aberto a conversar

Deixe claro que quem já comprou com você pode voltar a lhe procurar sempre que quiser e para tratar de qualquer assunto.

Aí entra a importância de se ter um SAC. Ouça não apenas os elogios, mas também as reclamações e sugestões.

E principalmente, nunca deixe esses clientes no vácuo ou responda de forma mal-educada suas mensagens.

Você deve estar aberto a conversar e principalmente a resolver qualquer problema que venha a surgir após a compra.

Promova eventos

O mais comum é que o pós-venda ocorra sempre no mundo digital. Ainda assim, você também pode promover algo que ocorra pessoalmente.

Eventos são ótimos para reunir clientes e até mesmo incentivá-los a convidar os amigos. Você pode promover alguma novidade que tem em sua loja e oferecer um coquetel. Outra dica legal ao fazer eventos é trabalhar a exclusividade.

Vai apresentar uma novidade em sua loja de veículos (seja um novo modelo de carro ou um serviço que você vai passar a oferecer)? Faça um evento fechado apenas para clientes da loja que saberão em primeira mão qual é a novidade.

Aproveite também para trazer novos clientes para sua loja com esses eventos. Quem já é cliente pode levar um amigo, por exemplo.

O principal é que quem já comprou com você anteriormente perceba que para o seu negócio se trata de uma pessoa especial. Assim você se torna prioridade na hora de uma nova compra.

O pós-venda é muitas vezes ignorado, ainda assim, se preocupar com seus clientes é muito importante. O que significa dizer que é preciso mostrar que você não esqueceu deles após a concretização da venda.

Siga essas dicas e garanta que seus clientes gostem ainda mais da sua loja de veículos, tendo sempre você como a primeira opção. A chance de uma recompra se torna mais alta, isso sem contar na divulgação gratuita.

Afinal, quando uma pessoa gosta de uma empresa ela faz questão de divulgar isso para seus amigos e familiares. O que para você é a chance de conquistar novos clientes.

Agora você já sabe qual é a importância do pós-venda e o que você pode fazer para aumentar sua receita investindo nos clientes que sua empresa já tem. Compartilhe esse artigo com seus amigos, para que eles saibam também sobre o assunto!

Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Entre os dias 21 e 28 de novembro de 2025, a cidade de Paris será palco de um dos eventos mais esperados do ano para fãs de automóveis e da cultura pop: o leilão Bonhams. O evento reúne diversos carros de cinema em leilão com valores que podem ultrapassar milhões de euros. Ao todo, 50 […]

Continuar lendo
Leilão da Bonhams: evento leiloará carros de cinema em Paris e promete cifras milionárias

Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

A Ram acaba de confirmar uma das maiores novidades de sua história recente: o lançamento do SUV da Ram, previsto para 2028. Conhecida mundialmente por suas picapes potentes e pela imagem de força associada ao trabalho e à aventura, a marca entra agora em um território inédito, o dos utilitários esportivos de luxo. A decisão […]

Continuar lendo
Ram confirma lançamento de seu primeiro SUV de luxo para 2028

BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

A BYD bateu um recorde histórico de vendas no Brasil ao alcançar 10.194 carros emplacados em outubro de 2025. Esse marco consolida a fabricante chinesa como uma das principais forças do setor automotivo nacional. É a terceira vez no ano que a marca supera a barreira das 10 mil unidades vendidas em um único mês, […]

Continuar lendo
BYD bate recorde histórico de vendas no Brasil com mais de 10 mil carros emplacados

Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Os carros mais vendidos em outubro de 2025 mostraram que o mercado automotivo nacional continua em ritmo acelerado, com 247 mil unidades emplacadas entre automóveis e comerciais leves. Mesmo com uma pequena queda de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2024, o setor registrou alta de 7,1% em relação a setembro, confirmando o […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2025

Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

A indústria automotiva brasileira começa a respirar aliviada depois de quase passar por uma grande crise de semicondutores. Após semanas de tensão por causa da interrupção no fornecimento de semicondutores, a China iniciou a retomada gradual da exportação de chips para o Brasil, informou a Anfavea. Segundo o presidente da entidade, Igor Calvet, o governo […]

Continuar lendo
Crise dos semicondutores: China retoma venda de chips para montadoras brasileiras

Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

O investimento Hyundai 2025 promete marcar um novo capítulo na história da montadora sul-coreana. Em meio a um cenário global de incertezas econômicas e transformações tecnológicas, o grupo anunciou um aporte recorde de R$ 102 bilhões. A Hyundai usará o orçamento para ampliar sua atuação em veículos elétricos, movidos a hidrogênio e soluções de mobilidade […]

Continuar lendo
Hyundai anuncia investimento recorde de R$ 102 bilhões em 2025

Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Se você busca um panorama confiável sobre as tendências do mercado automotivo em 2026, chegou ao lugar certo. O próximo ano combina tecnologia e pragmatismo: eletrificação mais seletiva, carros definidos por software saindo do discurso para a prática, híbridos ganhando espaço e uma cadeia de semicondutores que segue estratégica para custo e prazo. Tudo isso […]

Continuar lendo
Tendências do mercado automotivo 2026: o que realmente deve mexer com a indústria

Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa

A Ford Maverick chegou com a promessa de unir a robustez das picapes à versatilidade de um SUV urbano.  Mas será que ela realmente cumpre o que promete?  Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber antes de decidir se o Ford Maverick é o carro certo para o seu estilo de vida, […]

Continuar lendo
Ford Maverick: vale a pena comprar? Avaliação completa

Vaga de Garagem de Condomínio tem Medida Padrão? Entenda

Vaga de garagem é um tema que parece simples, mas levanta dúvidas quando o assunto é comprar, alugar ou usar um imóvel em condomínio. Logo de saída, vale reforçar a consulta do leitor: vaga de garagem tem referências técnicas e regras de uso que influenciam conforto, segurança e até o valor do imóvel. Na prática, […]

Continuar lendo
Vaga de Garagem de Condomínio tem Medida Padrão? Entenda

Mercado automotivo em 2026: quais são as tendências no Brasil e por quê

Nós já estamos chegando na reta final do ano e já tem muita gente pensando em quais serão as tendênciais do mercado automotivo em 2026. Mesmo após dois anos de ajustes no crédito e no custo de capital, a indústria automotiva brasileira entra em 2026 com vetores claros de transformação.  A agenda de eletrificação avança, […]

Continuar lendo
Mercado automotivo em 2026: quais são as tendências no Brasil e por quê

Os 20 carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2025

O mercado automotivo brasileiro fechou setembro de 2025 com alta competitividade entre hatches, picapes e SUVs e agora chegou o momento de ver a lista de carros mais vendidos de setembro! A Fiat Strada retomou a liderança, confirmando seu papel de veículo mais popular do país, enquanto o Volkswagen Polo e o Fiat Argo garantiram […]

Continuar lendo
Os 20 carros mais vendidos do Brasil em setembro de 2025

Depois de montadora de automóveis, Ceará também terá motos elétricas

O interesse por motos elétricas cresce no Brasil e, no Nordeste, o Ceará está a um passo de se tornar referência. O Governo do Estado negocia a instalação da primeira fábrica completa da Duact Motors, que pretende concentrar produção em Caucaia e usar a logística do Porto do Pecém para atender todo o país. A […]

Continuar lendo
Depois de montadora de automóveis, Ceará também terá motos elétricas

BYD agora tem o carro de produção mais veloz do mundo: 496 km/h

A corrida para coroar o carro mais rápido do mundo ganhou um novo capítulo. A BYD, por meio da submarca de luxo Yangwang, anunciou que o hipercarro elétrico U9 Xtreme atingiu 496,22 km/h em Papenburg, na Alemanha, resultado que o colocaria acima de nomes históricos como Bugatti e Koenigsegg. A façanha reacende o debate sobre […]

Continuar lendo
BYD agora tem o carro de produção mais veloz do mundo: 496 km/h
Mais notícias de Notícias