Como aumentar a vida útil do seu carro?

    A vida útil do carro é um fator importantíssimo não somente para a economia de gastos futuros na manutenção, mas também na hora da revenda.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Manutenção do carro

    A vida útil do carro é um fator importantíssimo não somente para a economia de gastos futuros na manutenção, mas também na hora da revenda.

    No momento de troca de veículos, o que o comprador mais observa é o motor e o seu funcionamento, o interior e a lataria.

    Aqui vão algumas dicas para você cuidar melhor do seu veículo.

    Foto: Shutterstock

    Por mais cansativo que seja ler o manual do veículo, é essencial ter o conhecimento sobre seu automóvel para utilizá-lo de forma correta, sem prejudicar a sua vida útil.

    É obrigatório que cada fabricante oriente o usuário quanto à periodicidade das revisões obrigatórias, sendo essenciais para prevenir problemas com os freios, suspensões, parte elétrica e outros sistemas.

    Freios

    O sistema de freios varia de acordo com o ano do veículo. Nos automóveis mais antigos esse sistema é feito por lonas e tambores.

    Já nos veículos atuais, é feito pelas chamadas pastilhas de freios e discos. Ambos os casos o sistema é hidráulico, ou seja, trabalha com a ajuda de um óleo destinado à temperaturas altas.

    Foto: Shutterstock

    É recomendada a verificação das pastilhas de freio a cada 10.000 km, e a cada 30.000 km todo o sistema de freio deve ser verificado, inclusive o freio de mão.

    #Dica: Nunca desça uma ladeira com o carro no ponto morto. A terceira marcha é a mais indicada pois ela controla as rotações do motor, impedindo o carro de ganhar mais velocidade. Com isso, os freios são evitados.

    Óleo

    O condutor deve sempre ficar de olho nas manutenções periódicas de troca de óleo.

    Ficar atento ao nível de óleo aumentam a vida útil do motor. O tempo médio de troca é a cada 5.000 km.

    Se o óleo estiver há mais de um ano no motor perderá as suas funções principais de lubrificar, proteger, limpar e refrigerar o propulsor.

    Neste caso, o motor pode facilmente fundir, gerando gasto de R$ 5 mil.

    Pneus

    Todos sabem que andar com os pneus carecas por aí não é nada bom para o carro, certo?

    Mas pode observar, muitos continuam cometendo esse erro!

    Os pneus nessas condições acabam perdendo a aderência e deixam o veículo sem estabilidade, sendo um motivo para a causa de acidentes.

    Para saber a hora de trocar os pneus é so observar o TWI, ou seja, verifique se a altura das bandas de rodagem estão ao mesmo nível dos ressaltos dos sulcos dos pneus.

    Se estiver, está na hora de trocar com urgência.

    Foto: Shutterstock

    Estes são alguns dos sistemas que necessitam de muita atenção para que a vida útil do veículo possa melhorar.

    Procure sempre ficar atento aos avisos do fabricante, assim como as manutenções regulares.

    O Chaves na Mão separou as melhores ofertas de carros usados à venda.