BMW apresenta um novo conceito da K 1600 GTL na CES 2016

    A BMW Motorrad (subsidiária do Grupo BMW que se dedica, exclusivamente, à produção de motos) exibirá na Consumer Electronics Show (CES 2016) um novo conceito do modelo K1600 GTL muito mais futurista.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    BMW K 1600 GTL

    A BMW Motorrad (subsidiária do Grupo BMW que se dedica, exclusivamente, à produção de motos) exibirá na Consumer Electronics Show (CES 2016) um novo conceito do modelo K1600 GTL muito mais futurista.

    A CES é a maior feira de tecnologia do mundo que acontece anualmente na cidade de Las Vegas. Este ano, entre os dias 6 e 9 de janeiro.

    Foto: BMW/divulgação

    A nova K 1600 GTL contará com laser e um capacete que funcionará como tela multimídia, como o “head up display” no para-brisa de um carro, projetando informações em tempo real.

    Segundo a BMW, as lâmpadas com laser possuem um alcance de até 600 metros à frente, praticamente o dobro das lâmpadas convencionais, além de durarem muito mais.

    Porém, a montadora admite que o custo acaba saindo mais alto para a motocicleta.

    “No entanto, é esperado que o aumento da escala de produção dessas lâmpadas na indústria automobilística poderá resultar em redução de preço, e o uso em motos poderia ser imaginável em médio prazo”, avalia a BMW.

    O “head up display” do capacete contará com um minicomputador e alto-falantes, com controle na manopla esquerda.

    Este sistema inovador poderá ser adaptado também em capacetes já existentes, que ainda não possuem a tecnologia.

    Foto: BMW/divulgação

    As informações a serem exibidas no display serão programáveis, aparecendo somente aquelas que forem úteis para a segurança do trajeto desejado.

    Os dados a serem mostrados serão: velocidade, seleção de marchas, pressão dos pneus, nível do óleo e do combustível, reconhecimento de placas de trânsito e alerta de situações perigosas, além da rota antecipadamente planejada.

    O objetivo, assim como nos carros, é fazer com que o motociclista mantenha os olhos na via, evitando a dispersão ao olhar para o painel de instrumentos para obter a informação.

    A inovação está em fase de pré-desenvolvimento, explica a BMW.

    A outra vantagem, ou talvez diversão, será a possibilidade de gravar o que está à frente com a câmera de dentro do capacete.

    Já a segunda câmera, voltada para a traseira, funcionará como um retrovisor virtual.

    E se já não bastasse, a tecnologia irá possibilitar ao condutor ver outros membros do grupo, em casos de viagens coletivas. Uma espécie de vídeo conferência? Talvez.

    Foto: BMW/divulgação

    A montadora não anunciou previsão de lançamento da BMW K 1600 GTL no Brasil. Enquanto isso confira outros assuntos relacionados à motocicletas que podem ser muito úteis para a sua direção!

    Confira as melhores ofertas das motos BMW à venda.