Conheça os 5 novos SUVS compactos que irão renovar o segmento no Brasil

    Em 2015 o desejo de compra no Brasil serão os SUVS compactos, graças ao Salão do Automóvel. Confira os 5 lançamentos que prometem a revolução do mercado.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Suvs compactos

    Nos próximos anos, segundo as montadoras de veículos do Brasil, o desejo de compra dos brasileiros serão os SUVS compactos – também conhecido como Mini SUVS.

    Isso graças ao cenário visto no Salão do Automóvel de 2014, onde uma verdadeira renovação do segmento se fez presente, a partir da exibição do Jeep Renegade, principal aposta do Grupo Chrysler.

    Com esse atual – e novo – cenário, formado pelas novas opções que surgem a partir desse ano, é bem provável que modelos SUVS compactos pré-existentes e líderes de venda, como Ford EcoSport e Renault Duster, precisem se reinventar.

    Mas, antes de falarmos das expectativas para o que já é sucesso, confira os cinco principais lançamentos revelados no Salão de São Paulo que prometem ser a revolução do mercado automobilístico de 2015.

    Honda HR-V

    Foto: divulgação

    Desde março de 2014 a curiosidade dos brasileiros gira em torno do possível investimento da Honda em um SUV compacto.

    E aconteceu: a marca apostou no segmento com o HR-V, seguindo a nomenclatura do já conhecido CR-V.

    Citado como Vezes, o modelo tem previsão de início das vendas confirmado para o primeiro trimestre desse ano. Então falta pouco!

    Ele virá equipado com motor 1.8 i-VTEC, transmissão CVT, tração dianteira e sistema UTL de adaptação dos assentos, que permite novas configurações de espaço.

    Segundo Roberto Akiyama, vice-presidente da Honda no Brasil, o veículo surge para atender necessidades que ainda não estão presentes no mercado de utilitários, e permanecerá na faixa dos R$ 70 mil e R$ 90 mil – ainda sem um valor definido – ficando abaixo do CR-V na escala de volume.

    Nissan Kicks Concept – vendas ainda não confirmadas

    Foto: divulgação

    Outo segredo revelado no Salão do Automóvel de 2014 foi o Kicks, carro conceitual que surpreendeu os amantes de carros com seu design e cores marcantes.

    Desenvolvido pelo Centro de Design Japonês da Nissan, com colaboração do estúdio Nissan Design America Rio, o veículo é classificado como um crossover urbano compacto premium, e possui grandes chances de ser produzido.

    Os dados técnicos de motorização ainda não foram revelados, portanto só o que sabemos são as medidas compactas do modelo: 2,62m de entre-eixos, 4,3m de comprimento, 1,8m de largura e 1,6m de altura.

    De acordo com Shiro Nakamura, vice-Presidente Mundial de Design e Chief Creative Officer da Nissan, a opinião dos brasileiros ainda pode influenciar nas decisões sobre a versão final. “Queremos sentir a vibração do público durante o Salão para definir se existem chances futuras. Apesar de lançarmos no Brasil com características únicas daqui também estamos observando como eles se sairia globalmente”, explica Nakamura. Por isso, nem o nome atual está garantido.

    Chrysler Jeep Renegade

    Foto: divulgação

    O Jeep Renegade, da Chrysler, foi de longe um dos mais aguardados lançamentos do Salão do Automóvel 2014, e veio com uma missão importante: redefinir o conceito de SUV no Brasil, segundo a fabricante.

    É um projeto audacioso inédito, com plataforma que não deriva de nenhum veículo de passeio.

    O Grupo Chrysler oferece uma gama de atributos na linha do Renegade, como teto solar removível, função de estacionamento sem auxílio do motorista, motor 2.0 de 170 cv de potência, três opções de câmbio – um manual de cinco marchas e dois automáticos com seis e 9 velocidades.

    As três versões disponíveis – Sport, Longitude e Trailhawk – virão com opção de motor a diesel, segundo a marca, primando por resistência, limpeza e silêncio.

    Com essa configuração será possível rodar duas semanas na cidade sem abastecer, fazendo em média 950 quilômetros a cada tanque, segundo Sérgio Ferreira, diretor geral do grupo no Brasil e da Jeep na América Latina.

    De acordo com ele, a ideia é oferecer um produto com preço competitivo e capaz de reinventar o segmento de SUV´s, que hoje corresponde a cerca de 8% das vendas no Brasil e 12% na América Latina.

    Land Rover Discovery Sport

    Foto: divulgação

    Pode não parecer, mas o novo Discovery Sport, lançado pela Jaguar Land Rover no Salão do Automóvel de 2014, é um SUV compacto.

    Isso levando em consideração os padrões da marca, pois só assim ele se torna pequeno perto dos demais.

    E quem deseja um modelo premium como esse, que promete custar a partir de R$180 mil, terá motivos de sobra para considera-lo um sonho de consumo.

    Transmissão automática ZF de nove velocidades, opções de motores de quarto cilindros (a gasolina e a diesel) e configuração de assentos para cinco e sete lugares estão entre os atrativos.

    O motor a gasolina é o Si4 2.0 litros Turbo com 240 cv de potência. Já a versão turbo diesel é 2.2 litro com 190 cv E torque de 42,8 kgfm de torque.

    Todos possuem tecnologia Stop-Start, injeção direta de combustível de alta pressão, componentes internos de baixa fricção e recarregador inteligente de desempenho e economia.

    E tem mais: a Discovery Sport, o primeiro veículo da Land Rover fabricado no Brasil, oferece ainda novo sistema de entretenimento com tela de oito polegadas touchscreen com conectividade avançada, e seis entradas USB para total entretenimento dos passageiros.

    Lexus NX 200t

    Considerado concorrente direto do Range Rover Evoque, o SUV NX 200t, lançado pela Lexus no Salão de São Paulo, tem venda confirmada em 2015 e poderá custar acima de R$ 200 mil.

    Com design marcante, duas versões serão produzidas com motor 2.0 turbo quatro cilindros de 238 cv de potência e câmbio automático com seis velocidades.

    As versões – Luxury, de entrada e F-Sport – se diferenciam pelos materiais utilizados no interior do veículo e nas rodas.

    Ambas oferecem 10 airbags, central multimídia com TV digital, ar-condicionado dual zone, faróis em full LED, sistema ACC de controle de cruzeiro adaptativo e o inovador sistema de recarga de aparelhos eletrônicos via wireless.

    O modelo ainda conta com uma versão híbrida chamada NX 300h, Equipada com motor de 2,5 litros, a gasolina, e dos motores elétricos, o NX 300h desempenha consumo de combustível de abaixo dos 5,2 l/100 km.

    Nós ficamos querendo um de cada, e vocês?