11 dicas para evitar esquecer seu filho dentro do carro

    Confira alguns cuidados que podem ajudá-lo a evitar esquecer seu filho dentro do carro. Parece absurdo, mas acredite, precisamos - e muito - falar sobre isso.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Dicas para evitar esquecer seu filho

    Rotinas corridas, estresse a nível altíssimos, ou simples momentos de descuido têm levado pais a esquecerem seus filhos dentro de carros.

    Esse tipo de notícia, infelizmente tem se tornado muito comum nos últimos dias e, na maioria dos casos, os pais recebem perdão da Justiça pelo homicídio culposo – quando não existe a intenção de matar.

    Mas afinal, o que faz com que pais e mães, mesmo sem nenhum histórico de negligência ou falta de cuidado com os filhos, cometam uma distração tão grave a ponto de causar a morte de uma criança?

    Mudança de rotina?

    Pressa?

    Para a psicóloga clínica Telma Fulgêncio da Cunha Melo, estes são alguns fatores que devem ser considerados antes mesmo de se julgar o responsável.

    É muito difícil fazer uma suposição porque há inúmeros fatores que podem ter levado a essa desatenção, então seria necessário saber o que ocorreu exatamente antes de emitir qualquer opinião. Mas antes de analisar os pais, é preciso analisar todo o contexto sociológico, a pressa e o imediatismo que vivemos atualmente. Um julgamento dos pais seria um reducionismo, e eles precisam é de compaixão, não de ser julgados por outros, porque eles mesmos já devem estar se condenando”, explicou.

    Com a ajuda do blog Minha mãe que disse, o Jornal O Tempo listou alguns cuidados e hábitos que podem ajudá-lo a evitar esquecer seu filho dentro do carro.

    Parece brincadeira, absurdo, mas é necessário, confira:

    • Deixe a mochila da criança ou a bolsa da creche no banco do passageiro, ao seu lado.

    • Coloque alguns objetos pessoais, como bolsa ou celular no banco de trás, onde a criança está.

    • Alertas ou despertadores no celular podem ser bem úteis nessa hora, para ajudar a se lembrar.

    • Evite o uso de insulfilm nas janelas. Isso facilita com que outras pessoas vejam a criança e possam chamar a polícia em caso de esquecimento.

    • Você pode usar algum elemento infantil em um local visível no carro, onde você jamais vai deixar de olhar. Um exemplo? Experimente amarrar uma fralda de pano no volante.

    • Crie o hábito de confirmar que deixou a criança no berçário, por exemplo, ligando ou mandando mensagens todos os dias para lá.

    • Quando estiver com a criança no carro, procure escutar músicas infantis, como as canções de ninar, por exemplo. Assim você vai se lembrar da presença da criança.

    • Deixar o som desligado também é uma opção, já que pode evitar distrações.

    • Peça aos responsáveis pela creche ou berçário ligarem para você perguntando sobre a ausência da criança sempre que ela não for levada pra lá.

    • Habitue-se a direcionar o espelho retrovisor frontal do veículo de forma a encaixar a imagem da cadeirinha de segurança da criança no banco de trás do espelho.

    • Por fim, se você for do tipo distraído, não poupe esforços para jamais se esquecer que está com seu filho no carro, por exemplo, espalhando bilhetinhos pelo carro.

    Não ignore a possibilidade de isso acontecer com você ou com qualquer um de sua família.

    Esse é o maior erro por trás da maioria dos acidentes.

    É difícil assumir, mas é necessário conversar sobre isso dentro de casa.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de carros usados à venda.