As melhores dicas para vender ou alugar imóveis comerciais

    Os imóveis comerciais podem ser muito lucrativos para o corretor de imóveis ou à imobiliária. Confira dicas para ingressar no setor!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 anos atrás

    Imóveis comerciais para alugar ou vender

    Os imóveis comerciais podem ser muito lucrativos para o corretor  de imóveis ou à imobiliária. Confira dicas para ingressar no setor!

    Ainda exite corretor de imóveis que dá foco principal no ramo imobiliário para a compra, venda e locação de imóveis residenciais por acreditar que sejam os melhores a se apostar.

    Mas é aí que se engana. Os imóveis comerciais podem ser muito lucrativos para o corretor por meio da comissão ou para a imobiliária.

    Corretor de imóveis: as melhores dicas para vender e alugar imóveis comerciais

    Os imóveis comerciais contam com características diferentes dos imóveis residenciais, envolvendo até diferenças na legislação.

    Se você está interessado a ingressar no mundo dos imóveis comerciais, é preciso ter atenção e cautela!

    Separamos algumas dicas para você vender e alugar imóveis comerciais com sucesso. Confira!

    Antes de qualquer coisa é preciso saber quais são as principais características dos imóveis comerciais, antes de começar a vender ou alugar. Eles têm quatro tipos:

    Loja

    A loja normalmente lembra um local de varejo, onde são vendidos produtos e serviços. Normalmente, este tipo de imóvel conta com estrutura para instalar estoque de mercadorias e a sua localização está em ruas mais bem localizadas, com fácil acesso.

    Sala

    Se você já passou por um edifício comercial, já viu uma sala. Este tipo de imóvel, conta com uma estrutura mais simples, com apenas um ambiente e banheiro, perfeito para profissionais que trabalham em escritórios, consultórios e pontos de venda.

    Andar corrido

    O andar corrido ainda tem um nome alternativo, a laje corporativa. Na média, caracteriza-se por um conjunto de salas em um andar de um empreendimento comercial.

    Depósitos ou galpões

    Este tipo de imóvel é destinado somente para o armazenamento ou produção de mercadorias.

    Eles estão localizados com fácil acesso às rodovias, estradas e portos e, por isso, são mais afastados da cidade.

    Agora que sabe quais os tipos de imóveis comerciais, precisa entender a diferença na legislação destes tipos de imóveis.

    Retomada do imóvel

    Esta é a principal diferença entre imóveis comerciais e residenciais! Mesmo regida pela mesma lei (nº 8.245/1991), o responsável pela locação não precisa justificar a retomada do imóvel ao finalizar o contrato.

    O inquilino pode somente pleitear judicialmente uma renovação compulsória depois de cinco anos de vigência de contrato.

    Preço

    Para os dois tipos de imóveis, existem diferenças nos valores! O aluguel residencial representa 0,6% do valor total do imóvel, contra 0,72% do imóvel comercial.

    Destinação

    Caso o imóvel seja residencial, o inquilino fica impossibilitado de abrir um comércio no mesmo local.

    E o contrário também não é permitido. Se o inquilino alugar um imóvel comercial, não pode usá-lo como um imóvel residencial.

    Vigência do contrato

    A locação residencial pede uma vigência de contrato igual ou superior a 30 meses. Já a locação comercial, não existem um prazo mínimo determinado!

    Perfil do cliente

    Para fazer bons negócios, é preciso saber o perfil do seu cliente e conhecer as suas expectativas e necessidades.

    Empresários

    Os empresários envolvem tanto comerciantes de pequenas empresas, que precisam de um local para começar o seu negócio quanto um empresário de grande porte que administra uma empresa consolidada, por exemplo.

    Na média, clientes com esses perfis priorizam o sistema de locação e o fator principal é a localização do espaço.

    Além disso, os empresários levam em consideração a região que o imóvel está inserido, a segurança e o acesso a transportes públicos e estacionamento. O preço de locação pode ser um fator importante!

    Investidores

    Os investidores buscam, logicamente, imóveis que tenham alta rentabilidade.

    Segundo  o diretor comercial da Patrinvest Investimentos Patrimoniais, José Roberto Dalcon,  “aluguel de imóveis comerciais costumam render cerca de 0,8% ao mês, enquanto a rentabilidade do aluguel de imóveis residenciais dificilmente ultrapassa 0,6% ao mês”.

    Este perfil de cliente tende a ser mais exigente e preza por segurança na negociação.

    Mais do que um imóvel, o investidor busca um retorno financeiro.

    A credibilidade da imobiliária ou do corretor de imóveis também é um fator levado em consideração por um investidor na hora que busca por investimentos imobiliários. Ele procurará saber quem está tomando frente da negociação!

    Cada estilo de imóvel é destinado a um público específico, que têm diferentes metas e objetivos.

    Ao entender as necessidades e exigências de cada cliente, o corretor de imóveis terá mais facilidade para propor um imóvel que o agrade, além de poder fechar mais negócios de sucesso.

    E o resultado?

    É uma carreira em ascensão, novos desafios e mais oportunidades!

    Gostou das dicas? Acesse o nossa página e cadastre um imóvel grátis e receba propostas de pessoas interessadas.