Vale A Pena Investir No Mercado Imobiliário? Entenda!
Será que investir no mercado imobiliário é uma boa opção? Muitos são atraídos pela boa rentabilidade e segurança do setor, mas há muitos pontos para considerar!
Quando o assunto é dinheiro e patrimônio, muitos se perguntam se vale ou não a pena investir no mercado imobiliário. Sejam imóveis comerciais ou residenciais, terrenos ou loteamentos, historicamente, essa é uma das formas mais tradicionais de aplicação.
Segundo pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa e consultoria em negócios, em março de 2021, o interesse dos brasileiros por imóveis segue ativo. O estudo, feito com seis mil pessoas com renda acima de R$ 10 mil, revelou que:
- 57% daqueles que ainda não possuíam imóveis desejavam fazer uma aquisição;
- a maioria dos participantes enxergam a propriedade como uma forma de obter rentabilidade por meio de aluguéis (54%);
- um terço dos respondentes quer ter um imóvel como reserva de valor (32%);
- e apenas 14% querem comprar para revender.
Mas, afinal, o que atrai tanta gente para esse mercado? Para obter a resposta a essa pergunta, continue a leitura e veja as vantagens e desvantagens de apostar em imóveis.
Quais são as vantagens de investir no mercado imobiliário?
Há muitas vantagens em investir no mercado imobiliário. Não é à toa que tantos brasileiros destinam parte dos seus recursos financeiros na aquisição de imóveis. Essa aplicação é uma forma de construir um patrimônio seguro e lucrativo, combinando estabilidade com excelentes retornos.
Veja a seguir algumas das principais vantagens de apostar no setor.
1. Elevado potencial de valorização
A primeira e mais atrativa vantagem de investir no mercado imobiliário é o grande potencial de valorização que é possível conquistar ao longo do tempo com o imóvel adquirido. Dessa forma, é possível obter lucro com ele, caso você queira vendê-lo depois.
Para isso, é preciso prestar atenção a alguns fatores específicos que podem fazer este bem valer mais. Os principais são:
a) Localização
Um imóvel bem localizado é aquele que está próximo aos estabelecimentos essenciais, como supermercados, hospitais, farmácias, escolas e bancos.
Além disso, é importante verificar o nível de valorização do bairro em que ele está localizado, se o local é seguro e quais são as possibilidades de deslocamento que ele oferece, como linhas de ônibus e metrô.
b) Áreas verdes
Estar próximo a áreas verdes se tornou uma parte importante na hora de escolher imóveis residenciais, especialmente após a chegada da pandemia da Covid-19, em que as pessoas ficaram mais recolhidas em suas casas.
Diante deste cenário de reclusão, elementos que proporcionam melhoria do bem-estar e reduzem o estresse passaram a ser mais valorizados. Esse é o caso do contato com a natureza.
c) Estrutura e tamanho do imóvel
A estrutura do imóvel é outro fator que deve ser observado antes de investir no mercado imobiliário. É muito importante se atentar à quantidade e o tamanho dos cômodos, bem como toda a infraestrutura da casa ou apartamento, verificando se há a necessidade de reforma.
O acabamento do imóvel interfere diretamente no seu valor. Você deve prestar atenção nas dimensões do ambiente, disposição das peças, e, em caso de apartamentos, à sua posição na planta do edifício.
2. Proteção contra a inflação
Uma das melhores vantagens de se investir em imóveis é a proteção contra as taxas da inflação. Isso acontece por um motivo muito simples: a adoção do Índice Nacional da Construção Civil (INCC).
Esse índice é utilizado em todas as transações do mercado de imóveis, como o pagamento de um aluguel ou de uma parcela de financiamento imobiliário. Assim, o investimento no setor proporciona uma proteção do poder de compra.
3. Obtenção de renda extra
Comprar um imóvel e alugá-lo pode proporcionar uma excelente renda extra. Enquanto algumas pessoas sonham com a casa própria, milhares de outras ainda alugam imóveis.
As razões para isso são várias, como a fuga dos elevados juros atrelados à aquisição imobiliária.
Além disso, um bom número de pessoas não abre mão da liberdade de morar onde quiser e quando quiser. São aquelas que mudam de ambiente de tempos em tempos.
Some-se a isso o fato de que essa busca por um imóvel alugado se mantém relativamente estável mesmo em momentos de crise.
Tudo isso comprova que investir no mercado imobiliário para fins de locação é uma das melhores maneiras de obter um dinheiro a mais no fim do mês.
O proprietário do imóvel só precisa preservar a valorização da propriedade. Para isso, basta ter uma manutenção em dia durante os períodos destituídos de inquilinos.
4. Segurança financeira
Investir no mercado imobiliário é uma das formas mais estáveis de multiplicar o seu dinheiro. Em primeiro lugar, essa forma de aplicação está livre do risco de um congelamento — como a caderneta de poupança.
Outro ponto de destaque é que toda sociedade é baseada na existência de imóveis. Esse fato é observável da modesta loja de discos da esquina a um supermercado.
As crises financeiras, inclusive, podem ampliar o interesse por estes bens, já que o caos econômico estimula o empreendedorismo.
A probabilidade de um novo negócio necessitar de algum imóvel é significativa.
5. Diversificação
Investir no mercado imobiliário é uma boa maneira de diversificar o seu portfólio de aplicações financeiras e reduzir os riscos de perder dinheiro, já que se trata de uma forma segura e estável de obter lucro.
Até mesmo quem prefere investir na bolsa de valores possui ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis.
6. Preços mais acessíveis
Embora seja necessário, a princípio, destinar um valor significativo da sua carteira para investir no mercado imobiliário, é possível obter boas vantagens e preços mais acessíveis ao comprar um imóvel ainda na planta.
Aqui, é importante ressaltar que este bem valerá muito mais quando estiver finalizado. Quer a prova disso? Basta comparar com o preço de uma casa pronta para morar, do mesmo tamanho e com a mesma localização.
Quais são as desvantagens de investir no mercado imobiliário?
Investir no mercado imobiliário reúne, como foi possível ver, grandes vantagens. Porém, nem tudo são flores, existem alguns pontos de atenção que você deve conhecer antes de apostar o seu dinheiro neste ramo. Veja quais são eles.
1. Elevado investimento inicial
O investimento inicial concerne ao montante necessário para colocar o negócio em andamento. Ocorre que, no mercado imobiliário, essa aplicação é relativamente alta.
A quantia de dinheiro exigida na compra de um terreno ou construção é bem elevada, se comparada com outras opções de investimento — os próprios fundos imobiliários são um ótimo exemplo.
Sem os recursos necessários para comprar o imóvel à vista, resta parcelar o restante do valor.
Dessa forma, os custos desse financiamento minam uma boa porcentagem dos lucros.
Além disso, a concentração do patrimônio em poucos ativos tende a colocá-lo em risco.
2. Gastos com reformas
Uma vez que o imóvel será destinado à locação ou venda, isso culminará em um gasto com reformas. Sem elas, existe o risco deste bem cair em desvalorização.
A melhor maneira de efetuar essas remodelações é a partir de um projeto bem elaborado.
Caso esse cuidado com o planejamento não seja tomado, uma boa parte do lucro pode ser comprometida, principalmente se os gastos com os reparos não propiciarem a valorização pretendida.
3. Gastos com contratação de imobiliárias
A opção de lidar com a venda ou locação de imóveis sem essa intermediação compreende alguns cuidados.
Caso o proprietário mantenha outra ocupação profissional, por exemplo, ele terá que conciliar os horários de trabalho com os de visitas no imóvel.
Como nem sempre isso será possível, os gastos com as intermediações de uma corretora imobiliária também são importantes.
Essas empresas cobram taxas de comissões sobre a venda ou os aluguéis do imóvel em questão.
Sobre a venda do imóvel, a comissão varia de 5% a 10% aproximadamente. No caso da locação do imóvel, a taxa é de 10% sobre cada aluguel, além do total referente à primeira mensalidade.
4. Baixa liquidez
É muito frequente alguém dizer que aproveitou uma oportunidade para comprar um imóvel.
Geralmente, essa oportunidade foi gerada por um amplo desconto atribuído pelo antigo proprietário. Essa medida é comum quando a necessidade da venda se torna inadiável.
Isso evidencia que uma parcela razoável do lucro se perdeu após a negociação. Trata-se de uma consequência da dificuldade de se encontrar um comprador que tenha a quantia ideal solicitada naquele momento.
Além disso, não há a possibilidade de comercializar apenas uma parte da propriedade.
Caso haja uma emergência financeira, o proprietário é obrigado a vender todo o imóvel, e não somente a parte que resolveria seus problemas.
Como avaliar as possibilidades de investimento?
Há, pelo menos, dois pontos que devem ser levados em consideração antes de se investir no mercado imobiliário:
- avaliação do retorno do investimento em um longo prazo;
- comparações com outras formas de investimento.
Avaliação do retorno do investimento em um longo prazo
Antes de fechar negócio, o futuro investidor deve verificar qual é a média histórica de valorização imobiliária da área em questão. Em seguida, é preciso comparar essa taxa de valorização com a da inflação registrada no mesmo período.
Comparações com outras formas de investimento
Nesse caso, basta simular a rentabilidade do montante disponível em vários tipos de investimento. Feito isso, basta comparar as diferentes taxas de retorno.
É possível que o retorno financeiro proporcionado pelo aluguel do imóvel seja inferior à compra de determinadas ações ou à aplicação em debêntures, por exemplo.
Afinal, vale ou não a pena investir no mercado imobiliário?
Até aqui, você viu que há muitas vantagens contra poucos pontos de atenção em relação a esse investimento. Tomando os cuidados necessários, é possível obter um bom retorno financeiro com a compra de imóveis. Então, sim, investir no mercado imobiliário vale a pena.
Depois de tantas informações importantes sobre essa forma de multiplicar o seu dinheiro, aproveite e veja também o glossário do mercado imobiliário para aprender as palavras e expressões mais utilizadas no setor e, assim, realizar uma aposta mais segura e lucrativa!