Por que vale a pena investir em apartamentos compactos?

    Não se trata mais de uma tendência, mas sim de um fato: os apartamentos compactos são os grandes favoritos do mercado imobiliário.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Investir em apartamentos compactos

    Não se trata mais de uma tendência, mas sim de um fato: os apartamentos compactos são os grandes favoritos do mercado imobiliário. Práticos e, em sua maioria, bem localizados, eles se tornaram os imóveis-desejo de públicos completamente diferentes.

    Profissionais jovens e bem-sucedidos são os que mais buscam por empreendimentos com apartamentos menores, procurando morar perto do trabalho para diminuir e, se possível, até acabar com o tempo de deslocamento entre a residência e o escritório, onde passam a maior parte de seu dia. Afinal, se não há a possibilidade de levar o ambiente de trabalho para perto de casa, é a casa que se aproxima do ambiente de trabalho. A maior parte desse público, inclusive, busca por um apartamento compacto não para ser sua moradia principal, mas como uma espécie de base avançada para os dias de semana.

    Recém-casados também têm mostrado grande interesse em apartamentos compactos. Muitos casais optam por este tipo de empreendimento como sua primeira residência após a união e, como no caso dos jovens profissionais, a localização do imóvel é um dos principais fatores influenciadores na escolha: bem localizados, estes empreendimentos permitem que a nova família evite gastos que ocorreriam caso morassem em bairros mais afastados. O carro, por exemplo, pode ser deixado de lado quando se mora perto de uma linha de ônibus. Os centros também cada vez mais serviços essenciais que antes não existiam por ali, aumentando sua atratividade residencial.

    Há ainda um terceiro público interessado nos apartamentos compactos e cuja representatividade vem aumentando: os idosos, que buscam a independência de morarem sozinhos na maturidade, mas ainda querem estar próximos à família, amigos e atividades. E esse grupo tende a crescer ainda mais a médio prazo, já que a população brasileira está envelhecendo.

    Somente esses três públicos já são atrativos o suficiente para os investidores olharem com atenção para os imóveis compactos: há muita gente desejando estes apartamentos e isso já é garantia de retorno do investimento.

    Mas há outro ponto que atrai quem investe: imóveis compactos saem de mercado mais rápido do que qualquer outro, diminuindo o tempo sem rendimento. De acordo com o Secovi-SP, apartamentos de um dormitório levaram entre 15 a 22 dias para serem alugados, enquanto os de dois quartos levaram até 24. Já os maiores demoram mais de um mês para encontrar um novo inquilino.

    Durante o processo de venda os compactos também têm uma vantagem que vem crescendo cada vez mais. Para se ter uma ideia, de 2012 para 2013 a venda de apartamentos pequenos cresceu 105,5%, de acordo com a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio. Desde então, o crescimento continuou.

    Existe público, existe mercado e existe tendência de crescimento. Então, qual é a dúvida de que imóveis compactos são um ótimo investimento a se fazer?

    Confira em nosso site ofertas de kitnets à venda.