O que é mais importante para as imobiliárias, marketing ou vendas?

O que é mais importante para as imobiliárias, marketing ou vendas? Qual dos dois setores pode alavancar ainda mais o trabalho da sua imobiliária?

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 ano atrás

Marketing ou vendas? Qual dos dois setores pode alavancar ainda mais o trabalho da sua imobiliária? Confira este post e descubra!

Esta é uma das dúvidas pertinentes de um corretor de imóveis. Qual setor da imobiliária deve ser uma prioridade para investir? O setor de marketing ou o de vendas? E logo de cara, vamos dar a resposta: OS DOIS!

Exatamente! Tanto o setor de marketing quanto o setor de vendas precisam receber atenção para que a imobiliária seja um grande sucesso. O principal desafio é conciliar os dois e este é o segredo para que tudo dê certo!

imobiliária

Na estrutura de imobiliária de alguns anos atrás, o grande desafio era acabar com a disputa entre os setores e os profissionais. O time de marketing não tem mais aquela antiga tarefa de apenas captar clientes e passar à equipe de vendas. Agora esse setor não tem mais como principal objetivo criar peças bonitas de modo a impressionar os clientes e levar ao stand de vendas ou à imobiliária.

Em qualquer àrea do mercado, quando os profissionais sabem trabalhar juntos os resultados são mais expressivos e, as chances de bater metas e conquistar objetivos, aumentam significativamente. Para ter essa sintonia na sua empresa, é preciso que um gestor tome frente e alinhe os times. Neste caso, os setores de vendas e de marketing precisam estar trabalhando juntos!

As imobiliárias estão tendo uma certa dificuldade ao alinhar os setores e entender um pouco mais sobre a importância de diferentes questões que envolvem cada um deles. Dentre as principais dúvidas das empresas, estão:

– Para aumentar o número de leads (potenciais clientes) é necessário ter muito dinheiro?

– O marketing digital realmente é fundamental para alavancar o meu negócio?

imobiliária

– Ter leads, significa, que as minhas vendas aumentarão instantaneamente?

– É preciso fazer estratégias para conseguir leads qualificados, que se enquadrem no perfil que eu busco?

– E se apenas um destes setores trabalharem de forma qualificada, é possível melhorar o quadro de vendas de qualquer forma?

– Como posso fazer para mensurar o retorno do investimento em marketing? Tudo será feito em vão?

imobiliária

Antes entenda que, para que tudo saia como o esperado, não haverá um mestre que lhe passará a fórmula secreta. É preciso fazer testes, apostar em diferentes estratégias e analisar os resultados. Isso precisa ser feito porque os mercados contam com diferentes públicos e cada um tem um comportamento.

Para que tudo fique mais fácil, é indicado que você compute todos os dados e tenha-os em fácil acesso. Assim, as suas decisões serão tomadas de forma otimizada.

Não podemos te passar a fórmula secreta do sucesso para os setores de marketing e vendas, mas sim algumas dicas de como eles podem ser trabalhados de forma integrada. Confira algumas delas e coloque-as em prática se você quer começar a ver mais resultados na sua imobiliária.

Desenvolver briefing e persona

Um dos processos de que o marketing é o responsável é a criação do briefing e da persona. Isso facilitará (e muito) na hora de ser mais assertivo nas demandas e ainda organizar as informações.

O briefing precisa conter as informações corretas e bem explicadas para que o marketing seja eficiente. No briefing é necessário que fique bem claro as seguintes informações:

Público alvo da campanha

Deixe claro para quem deve ser direcionado. As informações mudam completamente quando é falado para um locador, locatário, vendedor ou construtor. Você concorda? Portanto, para que não haja nenhum ruído de comunicação, deixe bem clara esta informação.

Objetivo da campanha

Além de direcionar a informação à pessoa correta, você precisa deixar bem claro o seu objetivo. É necessário vender um imóvel? Anunciar um novo empreendimento? Captar novos clientes ou imóveis?

Mas calma, não são somente estas duas perguntas, não! Você precisa olhar para a demanda como um todo e perceber quais são os pontos mais importantes para uma execução sem erros.

imobiliária

Outra forma de ser mais assertivo é desenhar as personas. Para que não fique nenhuma dúvida, persona é uma representação do seu cliente, ou seja, você definirá quem é o seu cliente, quais os seus objetivos, seus medos, suas necessidades e traçar o perfil básico. Assim, na hora de colocar as demandas em prática, os profissionais idealizarão quem é o seu cliente e fará uma comunicação mais assertiva.

Para criar as personas é preciso saber informações básicas de seus clientes, como estado civil, idade média, poder aquisitivo e profissão, por exemplo. O responsável por gerar estas informações básicas é o setor de vendas, para que sejam entregues ao marketing, podendo gerar estratégias mais precisas.

Agora, você precisará passar por mais algumas etapas! Veja quais são elas:

imobiliária

Defina as estratégias com resultados positivos e negativos

Depois de desenvolver as estratégias, é preciso separar o que realmente funcionou e o que não não funcionou. Para que essa separação de certo, a dica é procurar saber como o cliente chegou até a sua imobiliária. Caso o primeiro contato do seu possível cliente seja de modo virtual, é possível gerar um formulário curto de modo que ele preencha por qual mídia ele foi impactado para conhecer a imobiliária. Assim, ficará mais claro na hora de você dizer o que deu e o que não deu certo!

Acompanhe o trabalho de cada setor

Um dos objetivos do setor de marketing é entregar boa quantidade de leads ao setor de vendas. Análise os números e faça uma média! Caso os números estejam baixos, é possível mudar a estratégia e entender qual o principal erro.

imobiliária

Caso os números de leads entregues ao time de vendas estejam satisfatórios, é fundamental que a equipe esteja preparada para concluir o processo com sucesso.

Ah! E não se esqueça que o número de leads não é o mais importante, a qualidade deles pode ser o tópico principal. Captar inúmeras pessoas que não têm interesse em imóveis, pode ser uma perda de tempo!

Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.

Leia mais em:

>> Corretor de imóveis: principais táticas para captar imóveis

>> Venda de imóveis: 10 dicas para evoluir na carreira de corretor!

>> Corretor de imóveis: as melhores dicas para vender e alugar imóveis comerciais

>> Técnicas de vendas: dicas para fechar bons negócios

Relacionadas

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.