Imóveis usados são uma boa opção para investimento?

    Ao buscar por um imóvel, a maioria das pessoas fica em dúvida entre optar por um imóvel usado ou novo. A resposta depende muito do perfil de cada comprador.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão3 anos atrás

    Ao buscar por um imóvel, a maioria das pessoas ficam em dúvida entre optar por um imóvel usado ou novo. A resposta depende muito do perfil de cada comprador. Porém, pesquisas recentes deixam claro que o mercado de imóveis usados está em plena ebulição.

    Hoje, pelo menos quatro fatores têm influenciado para que esse cenário seja uma realidade: o aumento do prazo de financiamento para 35 anos, o aumento do crédito imobiliário, a queda na taxa de juros e, claro, a diferença de preço entre um imóvel usado e um novo.

    Uma das grandes vantagens de comprar um imóvel usado é aliar o conforto à praticidade: normalmente o usado já vem repleto de acessórios, como armários de cozinha, pisos diferenciados, instalação para ar-condicionado, blindex nos banheiros, itens de decoração, entre outros.

    Outro ponto importante na hora da escolha é a diferença de tamanho entre imóveis novos e usados.

    Hoje, imóveis construídos em áreas nobres das cidades são cada vez menores, a fim de viabilizar as construções.

    Muitas pessoas tem muita dificuldade de adaptar-se à tais mudanças, e permanecem em busca de conforto e espaço, a preços mais acessíveis.

    Comprar um imóvel usado passa, então, a ser uma grande oportunidade de estabelecer a família em um ambiente prazeroso e confortável, por um custo reduzido.

    E para quem já decidiu comprar um imóvel usado, bastam alguns cuidados e atenção na hora da escolha. Comece procurando por um profissional que entenda do mercado, como um corretor imobiliário.

    Em seguida antes de fechar qualquer negócio, busque por vícios recorrentes no imóvel, como infiltrações, vazamentos e rachaduras.

    Em caso de apartamentos, observe se o prédio está em bom estado e converse com o síndico, para saber se existem débitos condominiais, não só do imóvel que você deseja comprar, mas também do condomínio. Pesquise sobre inadimplência e avalie a rotatividade dos moradores.

    Financiamento de imóveis usados

    Os financiamentos de imóveis usados são realizados pelos bancos, que pagam ao vendedor do imóvel a quantia a ser financiada e, a partir de então, o comprador assume a dívida com o banco.

    Diversos bancos oferecem financiamentos de imóveis usados, sendo a única diferença as condições de pagamentos, como taxas de juros, duração dos contratos e o valor do imóvel que pode ser financiado.

    Após a escolha ter sido feita, o primeiro passo é ir à uma agencia e conversar com um gerente para iniciar as etapas que permitirão a liberação do crédito.

    O outro lado do mercado de imóveis usados é que seu sucesso também favorece o mercado dos novos, pois sempre há quem esteja comprando ou vendendo um imóvel.

    E a medida que as pessoas vão melhorando de vida e subindo de classe social, a venda do imóvel em que mora para aquisição de um maior, até chegar à um novo, é um ciclo natural do dinheiro no mercado imobiliário.

    E você? Prefere um imóvel novo ou usado?

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.