Financiar ou alugar um imóvel?

    Chega um momento na vida em que decide-se morar sozinho. E junto da ansiedade de encontrar o imóvel perfeito, surge a dúvida: aluguel ou financiamento?

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Financiar ou alugar?

    Chega um momento na vida de qualquer pessoa em que decide-se garantir independência e morar sozinho. E quando chega esse momento, junto com a ansiedade de encontrar o imóvel perfeito, surgem também muitas dúvidas e incertezas, como: o que é melhor, aluguel ou financiamento?

    Você já decidiu? Nós, do Portal Chaves na Mão, vamos te ajudar!

    Aluguel ou financiamento imobiliário?

    O aluguel de um imóvel proporciona diversas vantagens, especialmente quando não se possui uma reserva financeira. Mas, a maior das vantagens, com certeza é a agilidade da mudança, e o baixo custo investido com manutenções do imóvel – que, na maioria dos contratos de aluguel, são obrigação do locatário.

    Por outro lado, o financiamento imobiliário por si só já é uma grande vantagem. Com ele você terá um imóvel realmente seu e segurança, além de nunca ter a sensação de estar jogando dinheiro fora com o aluguel.

    Então sim, se você tiver condições de financiar um imóvel – nem sempre os valores de entrada exigidos são tão altos –, ele é a melhor opção, pelas seguintes vantagens, além da que citamos acima:

    Valorização do imóvel

    Comprar um imóvel é fazer um investimento que, dependendo da situação do mercado imobiliário, da localização do imóvel e dos valores investidos, pode ser muito lucrativo.

    Financiar um imóvel não é difícil

    Hoje o mercado imobiliário facilita bastante as condições de crédito imobiliário, tornando possível o financiamento de até 80% do valor do imóvel, ou seja, com valores realmente pequenos de entrada.

    Um investimento mensal, ao invés de aluguel

    O financiamento é uma das melhores formas de investir em um imóvel, e essa é a maior diferença entre alugar e financiar. O aluguel é um valor pago mensalmente a um terceiro, já o financiamento é um investimento mensal, que, num primeiro momento será pago para o banco, mas em um segundo momento, será seu!

    De forma geral, qualquer decisão que você queira tomar envolve planejamento. Muitas vezes a melhor opção para um, pode não ser para o outro, portanto, o importante é sempre buscar informações e opiniões que ajudem nessa escolha.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.