Cuidado com a parte hidráulica de um imóvel, antes de aluga-lo

    Desde infiltrações até torneiras pingando, problemas hidráulicos podem ser evitados. Confira nossas dicas e identifique-os antes de alugar qualquer imóvel.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Cuidado com a parte hidráulica do imóvel

    Geralmente, os problemas de um imóvel não são aparentes, por isso, ao buscar por um novo lar para alugar, fique atento a alguns itens primordiais, como por exemplo e principalmente, o sistema hidráulico do imóvel.

    Afinal, um encanamento estragado, uma torneira com vazamento ou até mesmo um simples registro com defeito podem render dores de cabeça futuras, danificar a estrutura do imóvel e, principalmente, ser fonte de muitas despesas com reforma e manutenção.

    Por isso, trouxemos algumas dicas para que você identifique os problemas na parte hidráulica de um imóvel, antes de aluga-lo.

    Bastam algumas precauções simples para que você consiga identificar possíveis danos na parte hidráulica do imóvel.

    A primeira delas é realizar uma vistoria detalhada no imóvel e, claro, em sua instalação hidráulica.

    Comece fazendo uma lista com todos os itens que precisam ser checados, anotando todos os detalhes de cada um deles.

    Banheiro, cozinha e área de serviço merecem atenção redobrada, até mesmo porque esse tipo de sistema não é aparente e, geralmente, só apresenta sinais visíveis quando o problema já existe há tempo.

    Por isso, comece tentando perceber os sinais óbvios de problemas hidráulicos no imóvel.

    O estado das paredes é o primeiro item a ser observado, pois é por elas que você conseguirá detectar problemas hidráulicos.

    Se as paredes apresentarem bolhas, saliências, estiverem estufadas, úmidas ou mofadas, já é um sinal de alerta: umidade causada por infiltrações ou vazamentos.

    E o mesmo se aplica à aparência do teto.

    Em se tratando de casas, também é essencial observar as paredes externas, pois desníveis no piso podem gerar poças que, por sua vez, causam infiltração, um dos principais problemas hidráulicos encontrados em imóveis.

    Para verificar se a superfície apresenta esses desníveis, jogue uma bola de tênis rente ao piso e observe se há ou não inclinações no movimento dela.

    Outra dica importante é verificar se as calhas estão limpas e funcionando, além de observar a umidade do local onde a caixa d´água está instalada, não apenas em volta dela, mas também dentro do imóvel, abaixo dela.

    Após observar todos os detalhes acima, verifique se as pias e ralos do imóvel estão escoando a água de maneira adequada.

    Para isso, basta despejar uma boa quantidade de água sobre cada um deles e esperar alguns segundos, se não houver acumulo de água, não há preocupações.

    Não se esqueça que, em imóveis antigos, alguns encanamentos podem apresentar desgaste, ferrugem ou acúmulo de sujeira e, em casos como esse, a água sairá suja. Se acontecer, solicite a avaliação de um profissional.

    Por último, feche todos os registros e libere o fluxo de água de alguma torneira para observar se a água escorre até parar completamente, dessa forma você terá certeza que eles estão funcionando corretamente.

    Se identificar problemas hidráulicos, procure o mais rápido possível um profissional especializado.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.