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Como o bom atendimento pode aumentar as suas vendas

Atendimento pode aumentar as suas vendas: Se você trabalha na área comercial ou de vendas, já deve ter percebido que o atendimento é uma ...

Como o bom atendimento pode aumentar as suas vendas

Saiba como o bom atendimento pode aumentar as suas vendas

Atendimento pode aumentar as suas vendas: Se você trabalha na área comercial ou de vendas, já deve ter percebido que o atendimento é uma “arma” essencial para vender mais e conquistar o seu cliente.

Porém, mesmo sabendo da importância do bom atendimento, muitas empresas e profissionais ainda falham nesse aspecto e por isso acabam perdendo grandes oportunidades de negócio.

Pensando nesses problemas, nós elaboramos algumas dicas para você aprimorar o seu atendimento e aplicar nas suas estratégias para vender mais. Vamos aprender mais?

Seja ágil para responder os seus clientes

Quando um cliente entra em contato, você já tem 50% da venda concretizada, pois entre todos os concorrentes ele escolheu a sua solução ou o seu produto como alternativa.

Com essa premissa, a nossa dica é sempre ser o mais ágil possível nas respostas dos seus clientes e isso tem uma explicação um tanto óbvia: a concorrência!

Da mesma forma que o cliente entrou em contato com a sua empresa, ele provavelmente também fez contato com os seus concorrentes.

No entanto, no mercado vale quem apresenta a melhor proposta em menos tempo, pois em geral os consumidores num primeiro momento não são fiéis às empresas.

Além disso, com as diversas tecnologias e facilidades de comunicação que temos atualmente é um tanto inaceitável demorar mais do que poucas horas para responder um cliente.

Atender todos os clientes com máximo de atenção

Cada cliente é único e sendo assim, para vender mais é preciso entender a real necessidade do mesmo e adequar o seu produto a essas necessidades. Parece fácil, mas não é!

Você já deve ter passado por alguma experiência onde algum vendedor ou profissional aparentava desinteresse ou pressa em atendê-lo.

Essa é uma das piores falhas que um profissional de vendas pode cometer, pois além de causar uma má impressão, o consumidor provavelmente não irá mais voltar a fazer negócios com você.

Tenha feeling e aprenda a perceber o seu cliente

Atender os clientes com o máximo de atenção é não poupar tempo em explicar ou propor uma solução, pois o que ele espera é realmente alguém que se preocupe em resolver o seu problema.

Por outro lado, é preciso ter certo feeling para identificar rapidamente as necessidades e o perfil de cada cliente, afinal alguns clientes sabem exatamente o que procuram.

Isso é comum porque algumas pessoas são mais ágeis e objetivas em suas necessidades e não gostam de muitos “rodeios” quando estão procurando por algum produto ou solução.

Como responder um e-mail de forma adequada

Da mesma forma que atender um telefonema, responder um e-mail com uma dúvida ou solicitação de um cliente requer muita atenção e certa dedicação.

A primeira tarefa é identificar a real necessidade desse cliente e elaborar a sua resposta sem pressa ou sem qualquer estímulo negativo que possa ocorrer (estresse, pressão, ruídos externos, etc.)

Depois de entender perfeitamente a necessidade do cliente vale a mesma dica anterior que já citamos: seja ágil! Pense bem na sua resposta, mas não seja moroso nas suas ações.

Respondendo um e-mail

Elaborar uma boa resposta de e-mail não é tão difícil assim, porém existem algumas técnicas e macetes que podem facilitar o diálogo com esse cliente e aproximá-lo mais de uma possível venda.

Conheça mais o cliente: Se você já conhece o cliente, tudo fica mais fácil, porém se é o primeiro contato, tente entender o perfil desse cliente, bem como suas preferências, seu perfil financeiro e o que ele procura suprir com o seu produto ou serviço.

Responda por tópicos: Para melhorar a compreensão por parte do cliente, vale responder as perguntas e dúvidas por tópicos, ao invés de um único “textão”. Veja uns exemplos:

Sobre a região do imóvel

A localização do imóvel é uma das regiões mais valorizadas da cidade…

Possibilidade de valor de entrada

O nosso empreendimento possibilita uma entrada flexível podendo ser paga em até 24 meses…

Ofereça opções além do questionado: Muitas vezes a empresa possui soluções que vão além do que o cliente procura. E é aí que está o diferencial de um bom atendimento. Veja um exemplo:

“Sr. João, além da unidade 25 que o senhor gostou, também temos disponíveis outras unidades com as mesmas características numa distância de apenas 10 minutos do endereço e com condições ainda melhores, como a garagem já incluída no valor do imóvel.”

Seja gentil e solícito: Pode parecer difícil de acreditar, mas os clientes percebem até mesmo por meio de um e-mail se está sendo bem atendido ou não.

Por isso, seja gentil e demonstre interesse real em resolver ou propor uma solução para o seu problema ou solicitação desde o primeiro contato.

Como aproveitar melhor um lead

Você já teve o trabalho de “pescar” aquele possível cliente e agora que ele demonstrou interesse real no seu produto, como é a melhor forma de aproveitá-lo até a venda ser concretizada?

Qualifique o lead corretamente

Nem todo lead de fato possui as características ou deseja realmente se tornar um cliente da sua empresa. Muitas vezes ele se sentiu atraído por algum material ou conteúdo da sua empresa, mas ainda não está preparado ou em condições para consumir o seu produto ou serviço.

Sendo assim, saber o estágio desse lead é essencial para saber qualificá-lo e direcionar os esforços necessários para convencê-lo definitivamente sobre a compra.

Faça as perguntas certas

Para qualificar um lead é preciso fazer as perguntas certas para só depois formular as respostas que ele espera encontrar. Mas é nesse estágio que muitas empresas falham: não fazem as perguntas certas!

Saber as dores e as principais dúvidas dos seus clientes é encontrar o “mapa da mina de ouro”, pois as dúvidas vão te guiar na elaboração da proposta ideal e posteriormente no fechamento de venda.

Crie uma oferta personalizada

Agora que você não tem mais dúvida sobre o lead, chegou  o momento de criar a proposta ideal que irá resolver os problemas do seu futuro cliente.

A última dica é: não adianta ter todo esse trabalho de prospecção, segmentação e  identificação do lead e enviar a mesma proposta para todos eles. Portanto, não cometa esse grande erro que a maioria comete.

Conclusão

A qualidade no atendimento de uma empresa é um fator essencial que pode transformar um simples usuário em um cliente fiel e rentável.

Contudo, saber identificar cada estágio desse cliente é importante para conduzir as estratégias adequadas e oferecer mais do que um produto, mas sim uma solução que o cliente realmente precisa.

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