Você sabe como funciona um consórcio?

    O consórcio é uma reunião de pessoas físicas e jurídicas em um grupo com o objetivo de comprar algum bem ou serviço, como um imóvel. Saiba como funciona.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    O consórcio é uma reunião de pessoas físicas e jurídicas em um grupo com objetivo em comum: comprar algum bem ou serviço, como um imóvel. Com prazos e cotas pré-definidas pela administradora do consórcio, a contratação desse tipo de serviço torna possível a aquisição de um imóvel, por exemplo, pagando mensalmente uma pequena parte do valor total adquirido, por meio do chamado “autofinanciamento”.

    A procura pelo consórcio imobiliário cresceu 20% nos últimos seis meses graças à alta dos juros em outras formas de financiamento. Para participar de um grupo de consórcio não é necessário pagar taxa de adesão, você apenas precisa escolher qual o valor da cota que deseja adquirir e efetuar o pagamento das parcelas até a data de vencimento. Lembrando que não há juros embutidos nos valores da parcela, apenas uma taxa administrativa que varia de 1% a 2% ao mês. Assim que a primeira parcela é paga, o consorciado já começa a participar dos sorteios/lances das próximas assembleias realizadas.

    Como funcionam os sorteios de um consórcio?

    Os sorteios do consórcio acontecem uma vez por mês através de assembleias onde somente um consorciado por grupo pode ser sorteado. Caso seja sorteado, o consorciado é contemplado com o valor total da cota adquirida e permanece efetuando o pagamento das parcelas até o final do grupo.

    Outra forma de ser contemplado antecipadamente é por forma de lance.

    O que são os lances, em um consórcio?

    O lance funciona como uma espécie de “leilão” dentro do consórcio, onde quem dá o maior lance é contemplado. Tal lance pode ser dado por meio de recursos próprios, uso do FGTS ou lance embutido, utilizando um percentual da carta de crédito como lance.

    O valor da cota é valorizado em todo aniversário do grupo, pelo INCC. Isso quer dizer que, quando você adquire um valor a ser utilizado para aquisição de imóveis, essa cota é valorizada a cada ano. Por exemplo, se adquiriu uma cota de R$ 100.000,00 e foi contemplado no final dos 192 meses, considerando a correção de 7% ao ano, sua cota foi valorizada em R$ 295.216,37.

    De que formas eu posso utilizar o valor adquirido após ser contemplado?

    Após ser contemplado você pode utilizar o valor adquirido com o consórcio na compra de:

    Imóveis residenciais

    Imóveis comerciais

    • Galpão

    Construções ou reformas

    • Terrenos

    Consórcios são a melhor forma de investimento a longo prazo. Com taxas e parcelas reduzidas você tem a oportunidade de ser contemplado até o prazo máximo contratado e, ainda, ter o valor investido valorizado. Caso você tenha pressa, tem a possibilidade de dar um bom lance e, como um pouco de sorte, pode inclusive ser contemplado na hora.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda.