Como escolher um bom bairro para morar?

    Preparamos algumas dicas que irão te ajudar na hora de escolher um bom bairro para morar, seja em Curitiba ou em qualquer outro lugar. Confira!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Escolhendo um bairro para morar

    Estamos constantemente expostos às mudanças que podem acontecer, como uma proposta de emprego irrecusável em uma cidade distante, a compra de um imóvel por um excelente custo x benefício em um novo bairro, entre diversas outras possibilidades que nos levam a tomar determinadas escolhas e nos motivam a viver em uma nova casa, em um novo lugar com características diferentes das anteriores.

    Pensando nisso, é imprescindível que você reserve algumas semanas “pré-mudança” para se organizar e descobrir tudo o que você precisa saber a respeito de sua nova moradia: se o bairro que você escolheu é realmente seguro, quais os tipos de estabelecimentos que estarão na vizinhança e quais deles serão necessários para a sua rotina, quanto tempo você levará se locomovendo de casa até o trabalho – de carro ou de transporte público –, entre outras demais informações que sem sombra de dúvidas farão a diferença em sua decisão final.

    Mas por onde começar?

    Se você já decidiu para qual cidade está indo, para sentir-se confortável e seguro de ter feito a escolha certa, certifique-se de conhecer bem a cidade para onde você está indo.

    Pesquise na internet sobre a cultura do local, leia matérias locais, converse com moradores e pessoas que já visitaram a cidade e explore a geografia da região com ajuda de mapas.

    Um bom lugar para encontrar este tipo de informação é no site da prefeitura da cidade ou em blogs e portais que abordam este tipo de assunto.

    Faça uma breve pesquisa sobre alguns bairros que encontrou e identifique quais são as melhores regiões.

    Se você pesquisar por um bairro específico, é bem provável que outros situados nas redondezas tenham características similares.

    Uma forma fácil de encontrar os bairros ao redor é pesquisando seu nome no Google Maps, pois a ferramenta delimita o espaço onde o bairro se encontra e mostra os mais próximos do local.

    Ao chegar na nova cidade, após já estar instalado em sua ova casa, aproveite todo tempo livre para explorar os arredores da sua casa, além do restante da cidade.

    Busque por informações sobre quais as melhores lojas, padarias, restaurantes e pontos turísticos do lugar, pois mesmo que o lugar pareça desinteressante a princípio, provavelmente você encontrará algo especial em seus passeios.

    Caminhe pelos bairros, aprenda a usar o transporte públicos e visite os lugares dos quais ouviu falar enquanto realizava suas pesquisas. Mas não se esqueça do mapa, pois é se perdendo que encontramos os lugares mais surpreendentes!

    Outra dica é procurar pela opinião de quem já mora nestas regiões, pois ninguém melhor que um morador para falar de um lugar que o frequenta diariamente.

    Outro lugar muito bom para encontrar informações sobre os bairros de Curitiba, por exemplo, é o Blog de Imóveis do Portal Chaves na Mão – modéstia à parte. Não deixe de conferir: Melhores Bairros.

    Além disso, procure informar-se sobre questões práticas do dia-a-dia, como o funcionamento do transporte público, o clima, a segurança e, principalmente, o custo de vida da região, para não ser pego de surpresa quando já estiver instalado em sua nova casa.

    Toda mudança é sinal de novidade e exige adaptação, e a intenção deste planejamento é facilitá-la.

    E se você estiver de mudança para Curitiba, vindo de outra cidade ou de um bairro para outro, nós do Portal Chaves na Mão, preparamos essa outra lista com dicas essenciais para que você conheça os melhores bairros para se morar em Curitiba, ajudando na escolha do seu imóvel.

    E você? Vai se mudar? Conte para nós qual bairro você que conhecer melhor!

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis Curitiba.