Como calcular o ROI com anúncios online

Uma das principais objeções de quem pretende ou já anuncia na Internet é justamente saber como calcular o ROI com anúncios online.

Como calcular o ROI com anúncios online

Como calcular o ROI com anúncios online

Uma das principais objeções de quem pretende ou já anuncia na Internet é justamente saber como calcular o ROI com anúncios online.

Investir em ferramentas e anúncios online é uma das melhores alternativas atuais para obter retorno rápido sobre o investimento e garantir o aumento das vendas.

Continue a leitura com a gente e ao final desse artigo você vai ganhar um bônus que vai ajudá-lo a calcular e gerenciar melhor os seus investimentos em anúncios online.

Anúncios em portais segmentados valem a pena?

Para sermos diretos na resposta: SIM! Vale! E vale muito a pena investir em portais, pois o uso correto dessas plataformas pode transformar a sua empresa em uma máquina de vendas.

Se você pesquisar sobre casas, apartamentos, terrenos ou carros no Google, muito provavelmente irá se deparar com o anúncio de algum portal nos primeiros resultados, tanto pago ou orgânico.

Os portais fazem todo o trabalho de otimização e SEO e dessa forma, quem anuncia seus imóveis ou veículos não precisa se preocupar em ter esse trabalho.

Entretanto, caprichar no anúncio e ressaltar os seus principais pontos fortes é essencial para que além de bem posicionado, as informações contidas nele despertem real interesse no usuário.

Saiba como calcular o ROI dos leads obtidos

Calcular o retorno sobre cada investimento feito em anúncios não é muito difícil, porém exige tempo e uma fórmula clara para que seja possível visualizar o lucro obtido.

Selecione os principais portais

A primeira etapa é definir quais são os principais portais onde serão publicados os anúncios. Lembre-se, a escolha das plataformas deve ser pensada cuidadosamente e com base em performance.

O valor investido mensalmente

A 2ª etapa é saber ou ter claramente o valor investido que pode ser diário ou mensal. Para simplificar, no modelo da nossa planilha você conta com a divisão feita por cada mês.

Registre os leads recebidos

O 3º passo é registrar os leads recebidos mensalmente de cada portal. Isso é relativamente fácil tendo em vista que cada contato recebido é identificado diretamente no seu e-mail.

Análise do Retorno

Agora que temos os principais parâmetros fica bem mais analisar o que de fato traz retorno para o seu negócio e quais plataformas apresenta melhor desempenho.

A análise do retorno é o momento da verdade e mostra onde é melhor investir a sua verba de publicidade. Vamos ver logo abaixo como fazer e entender esse cálculo.

Valor anual investido em cada portal

Dessa vez o método é mesmo que aplicado anteriormente. Só que dessa vez deve ser feito a soma de todos os investimentos feitos durante todos os meses do ano.

Divida pelos leads recebidos

Quantos leads foram recebidos no ano inteiro? É esse resultado que deverá ser dividido pela quantidade de leads recebidos e então saber qual foi o custo de cada lead.

Custo por lead

O custo por cada lead é o principal termômetro para mensurar o desempenho de uma campanha ou de uma plataforma, pois quanto mais leads captados, menor será o seu custo de aquisição de clientes. Usando o exemplo do portal, vamos fazer uma breve simulação:

Você investiu anualmente: R$ 5.880,00

Recebeu: 622 leads ao longo do ano

Dividindo: você teve um custo de R$ 9,45 por lead

Negócios fechados

Depois de saber o custo por lead, basta dividi-lo pela quantidade de negócios que realmente foram fechados, pois no final, o que vale é a venda concretizada.

Com isso você pode calcular o investimento total feito durante o ano no portal e confrontar com o retorno obtido pelos negócios efetivamente fechados.

ROI concretizado

Outra forma também de saber o desempenho atingido e o ROI definitivo é só calcular a receita final (valor dos negócios fechados pelo Portal no ano) e dividi-la pelo investimento feito no portal em questão.

Vamos ver como ficaria usando o exemplo da nossa planilha:

Receita anual gerada com o apoio do Portal CNM:

R$ 500.000,00

Investimento anual feito no portal CNM:

R$ 5.880,00

Neste caso temos um ROI em % de: 84%

Calculando o ROI com facilidade

Para facilitar ainda mais o cálculo do ROI você pode usar uma fórmula simples, sendo:

ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento

É importante lembrar que o lucro não é o montante de vendas, mas sim o lucro obtido sobre cada venda. Logo, no custo do investimento devem ser incluídas todas as despesas que foram usadas. Veja mais um exemplo abaixo:

A receita da sua empresa durante o ano foi de 500 mil reais e o investimento somou o montante de 20 mil reais. Com o uso da fórmula acima temos:

ROI = (500.000 – 20.000) / 20.000

ROI = 24

Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de 24 vezes o custo do investimento. Ao multiplicarmos esse retorno por 100 temos o ROI em percentual, sendo 2.400% de retorno.

Onde investir? Portais específicos ou outras mídias

Mesmo com o que mostramos acima, ainda assim é possível que muitos corretores ou imobiliárias ainda se sintam inseguros em investir em plataformas ou portais específicos.

Isso ocorre devido à falta desse tipo de projeção ou dados que possam ser mensurados. Afinal, ao investir em mídia impressa ou em uma mídia exterior é mais complicado e difícil calcular o ROI.

Os portais além de serem direcionados, apresentam essa facilidade na mensuração dos dados, sendo uma alternativa interessante e de fácil gerenciamento.

Como impulsionar suas vendas com o auxílio dos portais

Investir é preciso, mas não saber mensurar o retorno sobre o investimento não é nada vantajoso. Por isso, ao investir em portais de anúncios online tenha em mente:

Custo x Lucro: A premissa básica para qualquer negócio é saber a relação entre custo e lucro. Sem isso, não há como saber se um negócio está sendo rentável ou não.

Esteja orientado para as vendas: Isso também vale para qualquer mídia, não só para portais. O objetivo final na maioria dos casos é a venda em si, por isso de nada adianta apenas gerar leads e não saber o que fazer com eles.

Tenha uma estratégia bem definida: O lead apareceu na sua caixa de entrada ou em entrou em contato por telefone, mas e aí? Você sabe como abordá-lo? Tem uma estratégia clara para fechar o negócio com esse possível cliente?

Tente aproveitar ao máximo cada lead: Como vimos acima, nos cálculos sobre retorno de investimento, cada lead representa um custo. Sendo assim, um lead não aproveitado é o mesmo que ter prejuízo.

Analise o ROI de cada portal: Você já deve ter percebido que determinados portais proporcionam um ROI maior do que outros. Por esse ponto cabe analisar se vale continuar investimento em vários portais ou apenas nos que apresentam melhores resultados.

Conclusão

Neste post de hoje você pôde perceber a importância em gerenciar os investimentos feitos em portais e como eles podem ser mensurados de forma simples.

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, não deixe de baixar a nossa planilha de cálculo de ROI “Baixar planilha de cálculo de ROI ”  e aproveita mais os resultados dos seus anúncios online.

SimilarWeb Revela: Chaves na Mão Alcança o Pódio dos Portais Imobiliários

Recorde histórico do Chaves na Mão. Em novembro de 2023 o Chaves na Mão entrou no ranking dos TOP 3 portais de anúncios imobiliários segundo a plataforma SimilarWeb. O feito é um grande marco para o portal, que também completou 10 anos de existência no mesmo ano. O que é a SimilarWeb? SimilarWeb é uma […]

Continuar lendo
SimilarWeb Revela: Chaves na Mão Alcança o Pódio dos Portais Imobiliários

Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

Escolher um imovel não é como escolher uma peça de roupa, uma refeição diferente ou trocar de aparelho celular. Sem dúvida, é um processo de tomada de decisão bem mais complexo. Além de ser um investimento de custo alto, o imóvel é uma aquisição muito importante, pois estamos falando de um lugar que se tornará […]

Continuar lendo
Processo de Decisão de Compra: Encontrar um Imóvel na Internet Ficou mais Fácil?

A Importância dos Espaços Públicos nas Cidades Modernas

No cenário urbano em constante evolução das cidades modernas, a importância dos espaços públicos torna-se cada vez mais evidente. Esses locais desempenham um papel crucial na qualidade de vida, no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável das comunidades urbanas. Além disso, alguns desses ambientes são grandes atrações culturais das cidades, o que atrai muitos turistas […]

Continuar lendo
A Importância dos Espaços Públicos nas Cidades Modernas

Vantagens e Desvantagens de Morar em um Condomínio Fechado

Como você já deve imaginar, morar em um condomínio fechado oferece muitas vantagens e desvantagens. Esses dois pontos são essenciais principalmente quando falamos de segurança, conforto, privacidade, e investimento.Porém, por trás da fachada de segurança e comodidade, há nuances a serem consideradas, que vão desde o espaço até gastos elevados. Portanto, neste artigo, falaremos mais […]

Continuar lendo
Vantagens e Desvantagens de Morar em um Condomínio Fechado

Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Você sabe quais são os maiores prédios de Curitiba? Como você já deve saber, a capital do Paraná é muito conhecida por suas belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Por conta disso, alguns prédios de Curitiba têm a fama de serem bem maiores do que os convencionais e tendo um design muito interessante. Quer conhecer mais […]

Continuar lendo
Quais são os Maiores Prédios de Curitiba?

Stockholm Wood City: a Cidade do Futuro

Você já ouviu falar na Stockholm Wood City? Esse projeto inovador tem o objetivo reinventar o mercado imobiliário. Quando falamos em “morar na cidade”, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é um lugar repleto de prédios de concreto, mas você já imaginou viver em uma cidade de madeira? A empresa escandinava chamada Atrium […]

Continuar lendo
Stockholm Wood City: a Cidade do Futuro

Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Se você está pensando em investir em imóveis, é importante ter em mente que a gestão imobiliária é fundamental para o sucesso desse investimento. Ela envolve a administração de propriedades, sejam elas comerciais ou residenciais, com o objetivo de mantê-las em boas condições e gerar lucro por meio do aluguel ou venda. Neste artigo, você […]

Continuar lendo
Gestão Imobiliária: O que é e Como Ela Pode Ajudar nos Negócios

Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

Se você está procurando comprar ou vender uma casa ou apartamento, é extremamente importante fazer uma avaliação de imóveis. Essa ação tem como objetivo avaliar e descobrir o valor real de um imóvel, e, com isso, nenhuma das partes envolvidas na negociação sairá perdendo. Alguns pontos devem ser considerados na hora de fazer uma boa […]

Continuar lendo
Avaliação de Imóveis: A Chave para uma Negociação Bem-sucedida

O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

A internet tem um papel importantíssimo na nossa vida, e quando falamos sobre o mercado imobiliário, o marketing digital se tornou algo essencial para aqueles que querem melhorar os seus negócios. Tendo em vista que grande parte das pessoas procura imóveis ou até mesmo investimentos na internet, ter uma boa presença online pode fazer todo […]

Continuar lendo
O que é Marketing Imobiliário e Qual a Sua Importância?

Golpes imobiliários: Como Evitá-los

Hoje em dia os golpes virtuais são cada vez mais comuns, principalmente quando falamos sobre investimentos de alto valor, com isso, os golpes imobiliários se tornam algo cada vez mais comuns. Se você está pra comprar um imóvel, é extremamente importante estar sempre atento a diversos pontos, como por exemplo, a documentação, quem está vendendo […]

Continuar lendo
Golpes imobiliários: Como Evitá-los

O Mercado Imobiliário Pós-Pandemia: Mudanças e Oportunidades

O mercado imobiliário pós-pandemia está apresentando diversas mudanças para pessoas que já trabalhavam no ramo. Como muitas pessoas ficaram impossibilitadas de sair de casa e começaram a trabalhar de maneira presencial, os corretores tiveram que se adaptar. Algumas dessas mudanças acabaram marcando o ramo de maneira positiva e acabaram sendo implementadas no pós-pandemia. Além disso, […]

Continuar lendo
O Mercado Imobiliário Pós-Pandemia: Mudanças e Oportunidades

Como as Redes Sociais Impactam o Mercado Imobiliário

Atualmente, as redes sociais têm um papel extremamente importante em quase tudo, e também podemos incluir o mercado imobiliário nessa conversa. Para vender mais, é importante sempre estar em evidência, e esse é um trabalho que as mídias sociais cumprem com maestria. Apesar de não ser o ponto mais importante no mercado imobiliário, as redes […]

Continuar lendo
Como as Redes Sociais Impactam o Mercado Imobiliário

Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo

Sempre teve interesse em conhecer algumas das maiores imobiliárias do mundo? Então você está no lugar certo! O setor imobiliário movimenta trilhões de dólares todo o ano, seja com a negociação de imóveis de alto padrão até os mais simples. Além disso, com a globalização e a urbanização crescendo a cada dia, essas empresas estão […]

Continuar lendo
Confira Quais São as 31 Maiores Imobiliárias do Mundo
Mais notícias de Mercado Imobiliário