Como calcular o ROI com anúncios online

    Uma das principais objeções de quem pretende ou já anuncia na Internet é justamente saber como calcular o ROI com anúncios online.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão1 ano atrás

    Como calcular o ROI com anúncios online

    Uma das principais objeções de quem pretende ou já anuncia na Internet é justamente saber como calcular o ROI com anúncios online.

    Investir em ferramentas e anúncios online é uma das melhores alternativas atuais para obter retorno rápido sobre o investimento e garantir o aumento das vendas.

    Continue a leitura com a gente e ao final desse artigo você vai ganhar um bônus que vai ajudá-lo a calcular e gerenciar melhor os seus investimentos em anúncios online.

    Anúncios em portais segmentados valem a pena?

    Para sermos diretos na resposta: SIM! Vale! E vale muito a pena investir em portais, pois o uso correto dessas plataformas pode transformar a sua empresa em uma máquina de vendas.

    Se você pesquisar sobre casas, apartamentos, terrenos ou carros no Google, muito provavelmente irá se deparar com o anúncio de algum portal nos primeiros resultados, tanto pago ou orgânico.

    Os portais fazem todo o trabalho de otimização e SEO e dessa forma, quem anuncia seus imóveis ou veículos não precisa se preocupar em ter esse trabalho.

    Entretanto, caprichar no anúncio e ressaltar os seus principais pontos fortes é essencial para que além de bem posicionado, as informações contidas nele despertem real interesse no usuário.

    Saiba como calcular o ROI dos leads obtidos

    Calcular o retorno sobre cada investimento feito em anúncios não é muito difícil, porém exige tempo e uma fórmula clara para que seja possível visualizar o lucro obtido.

    Selecione os principais portais

    A primeira etapa é definir quais são os principais portais onde serão publicados os anúncios. Lembre-se, a escolha das plataformas deve ser pensada cuidadosamente e com base em performance.

    O valor investido mensalmente

    A 2ª etapa é saber ou ter claramente o valor investido que pode ser diário ou mensal. Para simplificar, no modelo da nossa planilha você conta com a divisão feita por cada mês.

    Registre os leads recebidos

    O 3º passo é registrar os leads recebidos mensalmente de cada portal. Isso é relativamente fácil tendo em vista que cada contato recebido é identificado diretamente no seu e-mail.

    Análise do Retorno

    Foto: Freepik.com

    Agora que temos os principais parâmetros fica bem mais analisar o que de fato traz retorno para o seu negócio e quais plataformas apresenta melhor desempenho.

    A análise do retorno é o momento da verdade e mostra onde é melhor investir a sua verba de publicidade. Vamos ver logo abaixo como fazer e entender esse cálculo.

    Valor anual investido em cada portal

    Dessa vez o método é mesmo que aplicado anteriormente. Só que dessa vez deve ser feito a soma de todos os investimentos feitos durante todos os meses do ano.

    Divida pelos leads recebidos

    Quantos leads foram recebidos no ano inteiro? É esse resultado que deverá ser dividido pela quantidade de leads recebidos e então saber qual foi o custo de cada lead.

    Custo por lead

    O custo por cada lead é o principal termômetro para mensurar o desempenho de uma campanha ou de uma plataforma, pois quanto mais leads captados, menor será o seu custo de aquisição de clientes. Usando o exemplo do portal, vamos fazer uma breve simulação:

    Você investiu anualmente: R$ 5.880,00

    Recebeu: 622 leads ao longo do ano

    Dividindo: você teve um custo de R$ 9,45 por lead

    Negócios fechados

    Depois de saber o custo por lead, basta dividi-lo pela quantidade de negócios que realmente foram fechados, pois no final, o que vale é a venda concretizada.

    Com isso você pode calcular o investimento total feito durante o ano no portal e confrontar com o retorno obtido pelos negócios efetivamente fechados.

    ROI concretizado

    Outra forma também de saber o desempenho atingido e o ROI definitivo é só calcular a receita final (valor dos negócios fechados pelo Portal no ano) e dividi-la pelo investimento feito no portal em questão.

    Vamos ver como ficaria usando o exemplo da nossa planilha:

    Receita anual gerada com o apoio do Portal CNM:

    R$ 500.000,00

    Investimento anual feito no portal CNM:

    R$ 5.880,00

    Neste caso temos um ROI em % de: 84%

    Calculando o ROI com facilidade

    Para facilitar ainda mais o cálculo do ROI você pode usar uma fórmula simples, sendo:

    ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento

    É importante lembrar que o lucro não é o montante de vendas, mas sim o lucro obtido sobre cada venda. Logo, no custo do investimento devem ser incluídas todas as despesas que foram usadas. Veja mais um exemplo abaixo:

    A receita da sua empresa durante o ano foi de 500 mil reais e o investimento somou o montante de 20 mil reais. Com o uso da fórmula acima temos:

    ROI = (500.000 – 20.000) / 20.000

    ROI = 24

    Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de 24 vezes o custo do investimento. Ao multiplicarmos esse retorno por 100 temos o ROI em percentual, sendo 2.400% de retorno.

    Onde investir? Portais específicos ou outras mídias

    Mesmo com o que mostramos acima, ainda assim é possível que muitos corretores ou imobiliárias ainda se sintam inseguros em investir em plataformas ou portais específicos.

    Isso ocorre devido à falta desse tipo de projeção ou dados que possam ser mensurados. Afinal, ao investir em mídia impressa ou em uma mídia exterior é mais complicado e difícil calcular o ROI.

    Os portais além de serem direcionados, apresentam essa facilidade na mensuração dos dados, sendo uma alternativa interessante e de fácil gerenciamento.

    Como impulsionar suas vendas com o auxílio dos portais

    Investir é preciso, mas não saber mensurar o retorno sobre o investimento não é nada vantajoso. Por isso, ao investir em portais de anúncios online tenha em mente:

    Custo x Lucro: A premissa básica para qualquer negócio é saber a relação entre custo e lucro. Sem isso, não há como saber se um negócio está sendo rentável ou não.

    Esteja orientado para as vendas: Isso também vale para qualquer mídia, não só para portais. O objetivo final na maioria dos casos é a venda em si, por isso de nada adianta apenas gerar leads e não saber o que fazer com eles.

    Tenha uma estratégia bem definida: O lead apareceu na sua caixa de entrada ou em entrou em contato por telefone, mas e aí? Você sabe como abordá-lo? Tem uma estratégia clara para fechar o negócio com esse possível cliente?

    Tente aproveitar ao máximo cada lead: Como vimos acima, nos cálculos sobre retorno de investimento, cada lead representa um custo. Sendo assim, um lead não aproveitado é o mesmo que ter prejuízo.

    Analise o ROI de cada portal: Você já deve ter percebido que determinados portais proporcionam um ROI maior do que outros. Por esse ponto cabe analisar se vale continuar investimento em vários portais ou apenas nos que apresentam melhores resultados.

    Conclusão

    Neste post de hoje você pôde perceber a importância em gerenciar os investimentos feitos em portais e como eles podem ser mensurados de forma simples.

    Para facilitar ainda mais o seu trabalho, não deixe de baixar a nossa planilha de cálculo de ROI “Baixar planilha de cálculo de ROI ”  e aproveita mais os resultados dos seus anúncios online.

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