Anuncie

Como calcular o ROI com anúncios online

Uma das principais objeções de quem pretende ou já anuncia na Internet é justamente saber como calcular o ROI com anúncios online.

Como calcular o ROI com anúncios online

Como calcular o ROI com anúncios online

Uma das principais objeções de quem pretende ou já anuncia na Internet é justamente saber como calcular o ROI com anúncios online.

Investir em ferramentas e anúncios online é uma das melhores alternativas atuais para obter retorno rápido sobre o investimento e garantir o aumento das vendas.

Continue a leitura com a gente e ao final desse artigo você vai ganhar um bônus que vai ajudá-lo a calcular e gerenciar melhor os seus investimentos em anúncios online.

Anúncios em portais segmentados valem a pena?

Para sermos diretos na resposta: SIM! Vale! E vale muito a pena investir em portais, pois o uso correto dessas plataformas pode transformar a sua empresa em uma máquina de vendas.

Se você pesquisar sobre casas, apartamentos, terrenos ou carros no Google, muito provavelmente irá se deparar com o anúncio de algum portal nos primeiros resultados, tanto pago ou orgânico.

Os portais fazem todo o trabalho de otimização e SEO e dessa forma, quem anuncia seus imóveis ou veículos não precisa se preocupar em ter esse trabalho.

Entretanto, caprichar no anúncio e ressaltar os seus principais pontos fortes é essencial para que além de bem posicionado, as informações contidas nele despertem real interesse no usuário.

Saiba como calcular o ROI dos leads obtidos

Calcular o retorno sobre cada investimento feito em anúncios não é muito difícil, porém exige tempo e uma fórmula clara para que seja possível visualizar o lucro obtido.

Selecione os principais portais

A primeira etapa é definir quais são os principais portais onde serão publicados os anúncios. Lembre-se, a escolha das plataformas deve ser pensada cuidadosamente e com base em performance.

O valor investido mensalmente

A 2ª etapa é saber ou ter claramente o valor investido que pode ser diário ou mensal. Para simplificar, no modelo da nossa planilha você conta com a divisão feita por cada mês.

Registre os leads recebidos

O 3º passo é registrar os leads recebidos mensalmente de cada portal. Isso é relativamente fácil tendo em vista que cada contato recebido é identificado diretamente no seu e-mail.

Análise do Retorno

Agora que temos os principais parâmetros fica bem mais analisar o que de fato traz retorno para o seu negócio e quais plataformas apresenta melhor desempenho.

A análise do retorno é o momento da verdade e mostra onde é melhor investir a sua verba de publicidade. Vamos ver logo abaixo como fazer e entender esse cálculo.

Valor anual investido em cada portal

Dessa vez o método é mesmo que aplicado anteriormente. Só que dessa vez deve ser feito a soma de todos os investimentos feitos durante todos os meses do ano.

Divida pelos leads recebidos

Quantos leads foram recebidos no ano inteiro? É esse resultado que deverá ser dividido pela quantidade de leads recebidos e então saber qual foi o custo de cada lead.

Custo por lead

O custo por cada lead é o principal termômetro para mensurar o desempenho de uma campanha ou de uma plataforma, pois quanto mais leads captados, menor será o seu custo de aquisição de clientes. Usando o exemplo do portal, vamos fazer uma breve simulação:

Você investiu anualmente: R$ 5.880,00

Recebeu: 622 leads ao longo do ano

Dividindo: você teve um custo de R$ 9,45 por lead

Negócios fechados

Depois de saber o custo por lead, basta dividi-lo pela quantidade de negócios que realmente foram fechados, pois no final, o que vale é a venda concretizada.

Com isso você pode calcular o investimento total feito durante o ano no portal e confrontar com o retorno obtido pelos negócios efetivamente fechados.

ROI concretizado

Outra forma também de saber o desempenho atingido e o ROI definitivo é só calcular a receita final (valor dos negócios fechados pelo Portal no ano) e dividi-la pelo investimento feito no portal em questão.

Vamos ver como ficaria usando o exemplo da nossa planilha:

Receita anual gerada com o apoio do Portal CNM:

R$ 500.000,00

Investimento anual feito no portal CNM:

R$ 5.880,00

Neste caso temos um ROI em % de: 84%

Calculando o ROI com facilidade

Para facilitar ainda mais o cálculo do ROI você pode usar uma fórmula simples, sendo:

ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento

É importante lembrar que o lucro não é o montante de vendas, mas sim o lucro obtido sobre cada venda. Logo, no custo do investimento devem ser incluídas todas as despesas que foram usadas. Veja mais um exemplo abaixo:

A receita da sua empresa durante o ano foi de 500 mil reais e o investimento somou o montante de 20 mil reais. Com o uso da fórmula acima temos:

ROI = (500.000 – 20.000) / 20.000

ROI = 24

Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de 24 vezes o custo do investimento. Ao multiplicarmos esse retorno por 100 temos o ROI em percentual, sendo 2.400% de retorno.

Onde investir? Portais específicos ou outras mídias

Mesmo com o que mostramos acima, ainda assim é possível que muitos corretores ou imobiliárias ainda se sintam inseguros em investir em plataformas ou portais específicos.

Isso ocorre devido à falta desse tipo de projeção ou dados que possam ser mensurados. Afinal, ao investir em mídia impressa ou em uma mídia exterior é mais complicado e difícil calcular o ROI.

Os portais além de serem direcionados, apresentam essa facilidade na mensuração dos dados, sendo uma alternativa interessante e de fácil gerenciamento.

Como impulsionar suas vendas com o auxílio dos portais

Investir é preciso, mas não saber mensurar o retorno sobre o investimento não é nada vantajoso. Por isso, ao investir em portais de anúncios online tenha em mente:

Custo x Lucro: A premissa básica para qualquer negócio é saber a relação entre custo e lucro. Sem isso, não há como saber se um negócio está sendo rentável ou não.

Esteja orientado para as vendas: Isso também vale para qualquer mídia, não só para portais. O objetivo final na maioria dos casos é a venda em si, por isso de nada adianta apenas gerar leads e não saber o que fazer com eles.

Tenha uma estratégia bem definida: O lead apareceu na sua caixa de entrada ou em entrou em contato por telefone, mas e aí? Você sabe como abordá-lo? Tem uma estratégia clara para fechar o negócio com esse possível cliente?

Tente aproveitar ao máximo cada lead: Como vimos acima, nos cálculos sobre retorno de investimento, cada lead representa um custo. Sendo assim, um lead não aproveitado é o mesmo que ter prejuízo.

Analise o ROI de cada portal: Você já deve ter percebido que determinados portais proporcionam um ROI maior do que outros. Por esse ponto cabe analisar se vale continuar investimento em vários portais ou apenas nos que apresentam melhores resultados.

Conclusão

Neste post de hoje você pôde perceber a importância em gerenciar os investimentos feitos em portais e como eles podem ser mensurados de forma simples.

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, não deixe de baixar a nossa planilha de cálculo de ROI “Baixar planilha de cálculo de ROI ”  e aproveita mais os resultados dos seus anúncios online.

Doação De Bens Em Vida — Como Funciona

Confira tudo o que precisa saber sobre o assunto! Seja para evitar conflitos ou para reduzir a extensa burocracia que envolve a transferência de bens, muitas são as pessoas que buscam saber sobre a doação de bens em vida. O processo oferece vantagens, porém também possui desvantagens e muitas regras que precisam ser respeitadas. Por […]

Continuar lendo
Doação De Bens Em Vida — Como Funciona

Quais São As Diferenças Entre Chácara E Sítio?

Saiba de uma vez por todas o significado desses conceitos e aprimore os seus conhecimentos gerais sobre o assunto! Por acaso está pensando em adquirir imóveis no campo? Pois saiba que entender a diferença entre chácara e sítio é crucial para ter sucesso nessa empreitada. É importante compreender determinados aspectos específicos das chácaras e sítios, […]

Continuar lendo
Quais São As Diferenças Entre Chácara E Sítio?

Corretor De Imóveis — Veja Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre A Profissão

Veja quais são os requisitos básicos para se tornar um corretor de imóveis de sucesso!

Continuar lendo
Corretor De Imóveis — Veja Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre A Profissão

Laudo De Vistoria De Imóvel — Confira Um Checklist Para Avaliar A Propriedade

Fazer o laudo de vistoria de imóvel é fundamental para garantir a sua segurança durante um contrato de aluguel ou compra de propriedade. Entenda mais sobre o assunto neste artigo.

Continuar lendo
Laudo De Vistoria De Imóvel — Confira Um Checklist Para Avaliar A Propriedade

7 Passos para Se Tornar um Corretor de Imóveis. (O #3 vai te surpreender)

Siga o nosso guia de como ser um agente imobiliário e tenha sucesso na área! Uma carreira no mercado imobiliário pode ser altamente gratificante. E há vários motivos para isso. O crescimento da população é um deles.  O aumento da demanda por propriedades residenciais e comerciais nas grandes e pequenas cidades é outro.  Portanto, atuar […]

Continuar lendo
7 Passos para Se Tornar um Corretor de Imóveis. (O #3 vai te surpreender)

Home Staging: Saiba como acelerar a venda do seu imóvel

Um guia completo sobre o assunto feito especialmente para a sua casa à venda! Se você quer vender uma casa rapidamente ou alugar um apartamento pelo melhor preço possível, o home staging é uma das maneiras mais fáceis de fazer isso acontecer. Organizar um espaço garante que os compradores ou locatários o vejam da melhor […]

Continuar lendo
Home Staging: Saiba como acelerar a venda do seu imóvel

Dicas para uma mudança organizada

Confira as dicas do Chaves na Mão para realizar uma mudança segura e tranquila, além de orientações importantes sobre manutenção e conservação do novo imóvel. Dicas para uma mudança organizada e eficaz A mudança não precisa ser uma tarefa estressante: basta se planejar com antecedência e prestar atenção em alguns detalhes importantes. 1 MÊS Faça […]

Continuar lendo
Dicas para uma mudança organizada

Glossário do mercado imobiliário

Consulte no Glossário imobiliário Chaves na Mão as definições de termos importantes utilizados no universo da compra e venda de imóveis. Acabamento É a etapa de finalização de uma construção. Os chamados “acabamentos” são os materiais utilizados nessa etapa. O tipo e qualidade dos acabamentos influenciam no valor de mercado do imóvel. Administradora de imóveis […]

Continuar lendo
Glossário do mercado imobiliário

Documentação para compra e aluguel de imóveis

O contrato de aluguel ou de compra e venda não precisa ser demorado. Tenha a documentação completa em mãos com antecedência e agilize o processo! Para evitar idas e vindas desnecessárias, digitalize seus documentos e envie por e-mail para a imobiliária para que faça a verificação. Entregue os originais na hora de assinar o contrato! […]

Continuar lendo
Documentação para compra e aluguel de imóveis

Dicas de como fazer uma proposta para um imóvel

Agora que você já tem o imóvel favorito, até quanto consegue ganhar em descontos no aluguel ou na compra? Preparamos algumas orientações para não se levar pela emoção e conseguir um contrato financeiramente vantajoso! Até quanto de desconto posso pedir? A negociação é a busca por um equilíbrio entre o que você deseja pagar e […]

Continuar lendo
Dicas de como fazer uma proposta para um imóvel

Dicas para viver em condomínio

Morar em condomínio tem suas vantagens: acesso a bens comuns como salão de festas, piscina, academia e garagem. Mas exige dos moradores o respeito às regras e o conhecimento dos seus direitos. Antes de escolher morar em um condomínio, verifique se favorece seu estilo de vida! O condomínio Segundo a legislação brasileira, o condomínio acontece […]

Continuar lendo
Dicas para viver em condomínio

Saiba como escolher o imóvel certo

Agora que você já sabe quais imóveis visitar, precisa de critérios de avaliação para saber identificar os bons imóveis. Aprenda a analisar cada empreendimento segundo suas prioridades e tenha a certeza de tomar a melhor decisão possível! Escolhendo o tipo certo de imóvel O tipo de imóvel tem o poder de impactar na sua qualidade […]

Continuar lendo
Saiba como escolher o imóvel certo

Dicas para escolher um imóvel

Além de apresentar dicas valiosas para fazer buscas de imóveis pela internet, vamos avaliar também alguns critérios de escolha para determinar o seu novo bairro, especialmente pelo custo de vida. Como escolher o bairro e cidade para morar? Muitas pessoas, quando se mudam para um lugar melhor, calculam apenas o aumento de gastos que terão […]

Continuar lendo
Dicas para escolher um imóvel
Mais notícias de Mercado Imobiliário