Conheça os 10 melhores bairros para morar em São Paulo

    Existem diversos bairros para morar em São Paulo e, nesse guia, você conferirá as melhores opções! Além disso, tenha acesso a dicas de lazer.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão18 horas atrás

    São Paulo é um destino deslumbrante para qualquer pessoa. Por isso, aqueles que buscam morar – ou até mesmo se hospedar – na cidade, devem conhecer os melhores bairros para morar em São Paulo.

    Essa cidade é a terceira maior cidade do mundo e está repleta de atrações culturais, com uma excelente vida noturna e uma sensação cosmopolita.

    Além dos museus de classe mundial da cidade, como o Museu de Arte de São Paulo ou o Museu da Língua Portuguesa, diversas atrações são encontradas em bairros e pontos específicos dela.

    Conheça os bairros para morar em São Paulo

    São Paulo é dividida em 31 distritos e nove zonas. Os bairros mais populares são Pinheiros, Vila Madalena, Jardins, Vila Mariana, Luz, Paulista e muito mais.

    Além disso, ela é uma vasta cidade de 1.523 km², abrigando cerca de 15 milhões de habitantes, enquanto toda a área metropolitana abriga quase 29 milhões de habitantes.

    São Paulo é a maior cidade do Brasil e é também a maior da América Latina – além da terceira maior cidade do mundo.

    – É um polo comercial, industrial, financeiro e econômico do Brasil. Nela, você encontrará a tranquila extensão do Parque do Ibirapuera, paraísos de compras, como a famosa Avenida Paulista e diversas indústrias de crescimento.

     Além disso, você encontra o Mercado Municipal de São Paulo e o icônico mosteiro do século XVI, o Mosteiro De São Bento.

    O acesso a esses pontos depende de onde você decide morar em São Paulo, ainda que a cidade conte com fácil acesso a qualquer ponto através de linhas de metrô, ônibus e trens de fácil identificação.

    Onde morar – melhores bairros para morar em São Paulo

    Na hora de pensar na acomodação, é importante saber que existem vários excelentes bairros para morar em São Paulo.

    – Existem também alguns aspectos que você deve levar em conta ao decidir onde gostaria de morar na cidade, como:

    • A localização do seu local de trabalho e o tempo médio de deslocamento
    • As escolas onde você gostaria de matricular seus filhos
    • Disponibilidade de transporte público
    • Segurança
    • Tráfego e níveis de ruído
    • Possível inundação durante a estação chuvosa

    Dependendo das necessidades e preferências pessoais, diferentes áreas e bairros podem atrair moradores.

    Principalmente, a escolha é entre áreas residenciais ricas, com uma população mista e um estilo de vida mais tranquilo e repleto de qualidade de vida.

    Cada bairro de São Paulo tem sua própria história e vibe única, mas, como as peças de um grande quebra-cabeça, todos se encaixam perfeitamente para criar uma cidade bonita e diversificada.

    Os seguintes bairros são os melhores para ficar durante sua estada em São Paulo ou morada – e para conhecer o centro financeiro do Brasil.

    1-) Vila Madalena

    A Vila Madalena é o coração boêmio da cidade e um dos melhores bairros para morar em São Paulo.

    – Com uma arte de rua colorida, boutiques escondidas em pequenas ruas laterais e cafés e bares bacanas, ela é popular para os jovens.

    – Para eles – ou para os amantes de uma boa vida noturna, Vila Madalena é o lugar perfeito badalar ou para passar se divertir.

    – O bairro também tem uma cena hoteleira crescente para aqueles que querem ficar em um local moderno e animado.

    • A área tem sua própria estação de metrô na linha verde, para mantê-la conectada ao resto da cidade. Porém, o bairro em si é montanhoso, então prepare-se para trabalhar as pernas se decidir morar nele.
    • Dada a natureza turística desta área, os preços podem ser ligeiramente mais elevados do que em alguns outros bairros, mas os moradores locais ainda vão até lá todas as noites após o trabalho, provando a sua popularidade entre os turistas e moradores locais.

    2-) Pinheiros

    Pinheiros também é uma excelente opção dentre os bairros para morar em São Paulo – e é o bairro mais amado da cidade.

    – É uma ótima área para encontrar uma comida saborosa e uma vida noturna vibrante, sendo muito mais barato que a Vila Madalena.

    – O Largo da Batata, a área em torno da estação de metrô Faria Lima, é particularmente popular entre as pessoas que querem tomar algumas bebidas casuais.

    • Além disso, a Rua dos Pinheiros é o centro gastronômico da cidade. Pinheiros é o lar do Parque Villa-Lobos, um grande parque urbano amado por entusiastas de fitness.
    • Lá, também tem-se acesso à Praça Pôr do Sol, um pequeno espaço verde dedicado a, como o nome diz, assistir ao pôr do sol. Ambos os espaços são perfeitos para fazer uma pausa na cidade e relaxar.

    3-) Liberdade

    O Brasil tem a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão – e a Liberdade é o centro dessa comunidade em São Paulo.

    – Embora algumas partes pareçam um pouco degradadas, o bairro é decorado para se assemelhar a uma cidade asiática, com lanternas, arcos típicos japoneses e uma arte de rua representando personagens japoneses.

    – Esse, dentre os melhores bairros para morar em São Paulo, é um ótimo lugar para passar algumas horas, dias ou anos.

    • Os fins de semana são a melhor época para se estar lá: há um mercado perto da estação de metrô aos sábados e domingos, onde você pode encontrar de tudo, desde comida tradicional japonesa a pequenas lembranças.
    • Há muitos restaurantes japoneses na localidade – e sua qualidade costuma ser excepcional, mesmo em estabelecimentos que não parecem se assemelham a espaços luxuosos, como a Espetaria Tia Tia, um excelente ponto de sushi.

    4-) Bixiga

    O bairro Bixiga foi fundado por imigrantes italianos no final do século 19 e manteve muito do seu charme antigo encontrado no país.

    – Não é novidade que muitas das melhores pizzarias da cidade, como a Speranza Pizzaria, estão localizadas neste bairro.

    • Todo fim de semana em agosto, o bairro Bixiga realiza a Festa de Nossa Senhora Achiropita, durante a qual são montados estandes ao longo das ruas, oferecendo comida italiana tradicional em homenagem ao santo padroeiro do bairro.
    • A área é um ótimo lugar para se viver – e os edifícios baixos podem ser um alívio dos arranha-céus tão comuns no resto da cidade.

    5-) Baixo Augusta ou Augusta

    Sendo um pequeno bairro perto da Avenida Paulista, o Baixo Augusta tem a cena noturna mais dinâmica de toda a cidade.

    – De food trucks e casas noturnas a restaurantes, tudo o que você poderia querer durante uma noite fora pode ser encontrado aqui.

    – O Baixo Augusta realmente atende a todos os gostos, pois oferece desde comida de rua, a clubes LGBTQ + e a restaurantes sofisticados, com pessoas de todas as classes sociais unindo-se para desfrutar de uma bebida neste local badalado.

    • Não é incomum ver pessoas inundando as ruas fora dos bares, restaurantes e clubes do bairro, mas apesar da natureza aparentemente caótica da área, ela é segura.

    6-) Centro

    O antigo centro de São Paulo é um belo lugar para se explorar em um ritmo lento e para admirar a bela arquitetura do século XIX.

    – A Catedral da Sé, inspirada na arquitetura das igrejas europeias medievais, é uma das maiores igrejas da América Latina.

    • Você também vai encontrar outros marcos importantes, como um shopping popular entre os amantes da música.
    • Não perca o acesso ao mercado na Praça da República no fim de semana – vale a pena passar algumas horas lá.
    • A área é segura durante o dia, especialmente nos dias de feira, já que a presença policial é pesada para este evento.
    • Além disso, você pode visitar o Teatro Municipal, um belo teatro que é historicamente importante na cidade, tendo abrigado a Semana de Arte Moderna em 1922.

    7-) Luz

    Na década de 1950, essa parte da cidade era imensamente popular entre os paulistanos ricos.

    – Hoje, o bairro Luz perdeu um pouco do seu brilho, mas ainda tem alguns pontos muito legais para aqueles que desejam viver pacificamente, mas sem perder o charme de uma vida noturna interessante.

    • Nele, há uma incrível arquitetura antiga que pode ser vista através de uma série de museus fantásticos, incluindo a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que tem como foco a arte brasileira, e o Museu da Língua Portuguesa, ambos próximos à belíssima estação da Luz.
    • Não deixe de visitar, também, o Mercado Municipal, famoso por sua enorme variedade de frutas e seu sanduíche de mortadela – um clássico paulistano. A área é perfeitamente segura.

    8) Jardins

    Jardins é a casa dos paulistanos ricos, como comprovam as muitas lojas luxuosas e restaurantes finos do bairro. Em suma, ele é um dos bairros nobres de SP.

    – Na Rua Oscar Freire, você encontrará lojas de designers locais e internacionais, como Tommy Hilfiger e Arezzo, tornando-a uma das ruas mais procuradas para aqueles com um pouco mais de dinheiro para gastar.

    Esse é um dos bairros mais caros de São Paulo em termos de compras e lazer.

    • Vale a pena morar nos Jardins, pois o bairro é muito seguro, sendo um dos bairros mais seguros de São Paulo.
    • Porém, esteja ciente de que essa decisão vai lhe custar mais do que em outros bairros para morar em São Paulo.
    • É um bairro especialmente bom para você se hospedar ou morar se você estiver buscando bons negócios, devido à sua proximidade aos centros de negócios da cidade.

    9-) Paulista

    Ainda que não seja considerado um bairro para morar em São Paulo – e sim uma avenida, morar nos arredores da Paulista pode ser uma excelente ideia.

    Enquanto a Avenida Paulista está no coração da atividade empresarial em São Paulo, ela é também um importante ponto cultural.

    – Dentre todos os seus arranha-céus, você encontrará o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que mostra trabalhos de artistas de todo o mundo.

    • Em todos os domingos, a Avenida Paulista é fechada aos carros e aberta aos pedestres, ciclistas e skatistas.
    • Atores e pessoas que tocam música ao vivo alinham as calçadas ao lado de barracas de mercado, barracas de comida e apresentações de dança.

    Além disso, o Parque Trianon, um pequeno parque repleto de plantas da Mata Atlântica, é o lugar perfeito para um breve descanso depois um dia agitado no trabalho.

    10-) Granja Julieta e Alto Da Boa Vista

    A Granja Julieta e o Alto da Boa Vista são duas áreas residenciais calmas, repletas de casas grandes e prédios de alto padrão.

    – Em ambos os bairros, desfrute de uma atmosfera de “cidade pequena” no meio da moradia em cidades grandes. Nela, os moradores gostam de andar de bicicleta e desfrutar do ambiente natural e tranquilo.

    • Apesar da valiosa atmosfera pacífica, Granja Julieta e Alto da Boa Vista são bairros de SP animados e repletos de todas as lojas que das quais você precisa para satisfazer suas necessidades diárias.

    Você também encontrará muitos bares e restaurantes para entreter suas noites. Em suma, há algo para todos os gostos aqui!

    Dicas de diversão nos diversos bairros para morar em São Paulo

    Talvez devido ao seu nível de diversidade étnica, São Paulo possui quase todo tipo de cozinha imaginável.

    Para desfrutar de um bom almoço, aproveite o Coco Bambu – um sofisticado restaurante de frutos do mar.

    Se você é um amante de carne, precisa ir até o Fogo de Chão. Ele é um bufê de estilo churrasco à vontade em grande escala, abrigando todos os cortes de carne que você pode querer junto a uma seleção de saladas incrível.

    Situado a uma curta distância de carro, você pode contar com o restaurante Dalva e Dito para apreciar uma culinária inesquecível.

    O Chef Alex Atala é responsável pelo trabalho que sai da cozinha. Se você tiver algum interesse no processo de preparação de sua refeição, então pode apreciar sua configuração através de um vidro transparente.

    • Arte

    Se você é um apaixonado amante de arte ou apenas um admirador distante, você vai adorar a variedade de trabalho em exposição em toda a cidade; da rua de Kobra à coleção Picasso do MASP.

    • Bienal de São Paulo

    Chegando à cidade semestralmente, a Bienal de São Paulo apresenta a arte contemporânea brasileira e internacional.

    Ela remonta a 1951, com, geralmente, entrada gratuita. Ela também concebe espetáculos coletivos, sendo a única regra que eles incluam sua própria obra de arte.

    Conhecendo os melhores bairros para morar em São Paulo e conferindo dicas de passeios para todos os gostos, não deixe de se mudar e viver nesse espaço encantador para brasileiros e turistas!

    Continue com a gente e saiba tudo sobre o mercado imobiliário de luxo em São Paulo.

    Relacionadas

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.