Guia de Balneário Camboriú: o que saber antes de se mudar

    Guia completo de Balneário Camboriú: foi pensando em você que pretende passear ou morar em Balneário Camboriú que decidimos elaborar este guia.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão7 meses atrás

    Você já percebeu como as mudanças simbolizam uma etapa de transformação na vida das pessoas? Observe: elas ocorrem na chegada à fase adulta, com a saída da casa dos pais, acompanhando um novo momento na carreira, no último terço da vida, em que mudar-se costuma simbolizar a busca pelo sossego. Bem, foi pensando nessas situações que decidimos elaborar este guia sobre Balneário Camboriú!

    Afinal de contas, trata-se de uma cidade com uma infraestrutura competente para receber pessoas em momentos e com necessidades diversas, como os exemplos que citamos. Sendo assim, reunimos todas as peculiaridades desse balneário catarinense, elencando tudo o que ele pode oferecer aos seus residentes, estudantes e turistas. Ansioso por saber mais? Então, mergulhe nesta leitura!

    Por que escolher Balneário Camboriú?

    Embora haja benefícios inerentes a uma mudança, reconhecemos que elas podem ser desgastantes. Por isso, acreditamos que elas precisam ser bem justificadas e, sobretudo, planejadas. De igual maneira, a decisão por Balneário Camboriú não deverá ser precipitada. Pensando nisso, reunimos três justificativas para fundamentar sua escolha.

    Confira!

    Estatística

    Assim como ocorre em Florianópolis — que também conta com um guia dedicado—, Balneário Camboriú desfruta de algumas vantagens particulares do seu estado. Santa Catarina é considerada uma UF pequena e pragmática, o que acaba potencializando seus resultados em índices nacionais.

    Como exemplo, ressaltamos sua liderança no Ranking de Eficiência dos Estados, organizado pela Folha de São Paulo, que determina a capacidade das Unidades Federativas entregarem saúde, educação, segurança e infraestrutura.

    Por consequência, o balneário catarinense detém informações demográficas interessantes tanto para os que pretendem empreender, como para aqueles que desejam residir. De acordo com o último levantamento, em 2010, a cidade tem apenas 108.089 habitantes.

    Uma população pequena e que, em sua maioria, pode usufruir de um altíssimo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, pontuando 0,845 no IDHM de 2010, sendo considerada a 4ª melhor pontuação no país, imediatamente após Florianópolis que, em terceiro lugar, marcou 0,847.

    Apesar de ser um paraíso para os aposentados, Balneário Camboriú tem uma grande população jovem, considerando que a pirâmide etária da cidade aponta uma concentração entre habitantes dos 20 aos 34 anos de idade. Esse dado encontra justificativa em dois polos universitários de relevância.

    Vale lembrar que, apesar de toda a estrutura, a cidade não representa um marco estudantil, talvez pela pouquíssima distância da capital Florianópolis, que reúne as principais sedes universitárias do Estado. Entretanto, em Balneário Camboriú estão as seguintes instituições de destaque:

    • a UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (pública);
    • a UNISOCIESC FGV, um braço da renomada Fundação Getúlio Vargas (privada).

    Qualidade de vida

    Esse é um critério que passa pela soma de muitos detalhes, pois ultrapassa a mera realização material dos habitantes. Considerando isso, entendemos que algumas informações importantes à qualidade de vida em Balneário Camboriú, se devem a alguns fatores de baixa vulnerabilidade social. A exemplo:

    • 99,04% da população tem seus domicílios servidos com banheiro e água encanada;
    • 99,94% da população conta com coleta de lixo;
    • 100% da população conta com energia elétrica.

    Apesar de serem serviços comuns à uma grande parcela de pessoas, vale notar que o Brasil não é um bom exemplo na disponibilização de saneamento básico à população. Em realidade, estudos continuam a apontar que menos da metade do esgoto nacional é tratado.

    Sendo assim, entende-se que boas condições habitacionais implicam diretamente na motivação à escolaridade e, posteriormente, à colocação profissional no mercado.

    Além disso, você já se perguntou o motivo de tantas pessoas sonharem com a vida no litoral? Bem, estudos formulados na britânica Universidade de Exeter, parecem dar razão ao consciente coletivo, pois enumeram as vantagens que a vida próxima ao mar trazem aos seus habitante, por exemplo:

    • os sons marítimos são capazes de estimular o córtex pré-frontal, seção do cérebro humano que está conectada a manutenção de emoções e autoavaliações, promovendo o bem-estar e potencializando a autoestima;
    • durante banhos de mar, as ondas carregadas de íons negativos contribuem para a alteração molecular no corpo e organismo do banhista, derrubando os níveis de estresse;
    • a atmosfera litoral é repleta de partículas de hidrogênio em composição peculiar, contribuindo na absorção do oxigênio;
    • o ar mais puro, por sua vez, auxilia na manutenção de serotonina no organismo, aperfeiçoando a qualidade do sono.

    Vida social

    O ponto alto de Balneário Camboriú é o seu agito! Quem visualiza a população de pouco mais de 100 mil habitantes, bem poderia pensar que é uma cidade pequena e interiorana. Mas, não! BC reúne oito praias ao longo de seus dez bairros residenciais, densamente habitados por pessoas que se dividem entre descanso, trabalho, estudo e festas.

    Além dos inúmeros estabelecimentos que promovem a vida noturna e o lazer da cidade, o balneário ainda é famoso por seus eventos municipais, espalhados ao longo de todo o ano, destinados a diferentes públicos. Confira:

    • em Fevereiro, há o Carnamboriú, um carnaval nacionalmente reconhecido pela curtição frenética com baixo índice de criminalidade reportada;
    • em Abril, ocorre o Coelhinho na Praia, uma iniciativa público-privada que celebra a páscoa das crianças, com a temática praiana;
    • em Julho, há o Balneário Saboroso, um festival que aproveita o aconchego do inverno para celebrar a culinária em toda a cidade;
    • em Outubro, acontece o BC Criança, que vira a cidade “de cabeça para baixo”, tornando-a um polo de diversão para os pequenos, proporcionando diversos eventos gratuitos a todo o público infantil do balneário.

    Por fim, Dezembro encerra o ano — pra lá de festivo — com mais espetáculos. Primeiro, celebra-se o evento Brilhos de Natal, com uma decoração deslumbrante por toda a cidade.

    Na sequência, chega o evento mais extravagante do ano e, por pouco, de todo o país. O Réveillon de Balneário Camboriú aglomera 800 mil felizardos em sua celebração, sendo superado apenas pelo emblemático evento realizado no Rio de Janeiro.

    Não bastasse a operação incansável da Secretaria de Turismo na realização desses eventos, Balneário Camboriú ainda conta com outro ponto favorável em torno da vida social: sua localização! Caso queira expandir o seu entretenimento para além da pequena cidade, anime-se!

    Bastam 60 km para alcançar o polo germânico do Estado, Blumenau, e curtir a Oktoberfest! A criançada está a fim de adrenalina? Sem problemas! Bastarão 30 km de estrada para chegar ao quinto maior parque de diversões do mundo, o Beto Carrero World! A fim de explorar mais praias e ambientes paradisíacos? Ok! A bordo do transporte, percorrem-se 80 km até a famosa Florianópolis e suas mais de 100 praias!

    Como é a vida em Balneário Camboriú?

    Além de tranquila e rejuvenescedora, conforme o estudo da universidade inglesa, a vida em Balneário Camboriú também é muito cultural, com um equilíbrio harmônico entre pontos turísticos, badalação, lazer e serviços. Acompanhe seus destaques!

    Pontos turísticos

    Embora abrigue oito praias de beleza exuberante, o balneário não depende somente de seu patrimônio natural na tarefa de conquistar turistas. Entenda!

    Complexo Turístico Cristo Luz

    Trata-se de um monumento singular na paisagem catarinense, composto por um Cristo Redentor de 33 metros de altura, localizado a mais de 150 metros de altitude. Esse Cristo recebe o rótulo “luz” por uma iniciativa em prol do embelezamento da cidade. Como o monumento ocupa uma posição distinta na paisagem do balneário, quase sempre pode ser visualizado pelos habitantes.

    O Cristo é completamente iluminado, em todos os dias do ano, com diferente escalas de tempo, em função do horário de verão. As cores simbolizam a paz, dentre outros atributos. Confira as tonalidades conquistadas pelo monumento ao longo dos dias:

    • domingo em branco, simbolizando a fé;
    • segunda-feira em amarelo, representando a energia;
    • terça-feira em verde, valorizando a natureza;
    • quarta-feira em azul, enaltecendo a saúde;
    • quinta-feira em lilás, estimulando a reflexão;
    • sexta-feira em vermelho, incentivando o amor;
    • sábado em rosa, celebrando a felicidade.

    De fato, com um monumento alto-astral como esse, fica difícil estressar-se nessa cidade!

    Avenida Atlântica

    De igual maneira ao Calçadão de Copacabana, no Rio, Balneário Camboriú ganhou prestígio com sua esplendorosa avenida principal. O ambiente é propício ao tráfego em todas as formas: caminhando, pedalando e dirigindo. Para quem quiser desenhar a orla na água, também poderá fazê-lo nadando tranquilamente.

    A avenida aglomera uma oferta gigantesca de serviços que variam entre bares, restaurantes, clubes, cafés, lojas e afins, tudo isso com a bela assinatura visual da paisagem do balneário. Tratando-se de um ambiente beira-mar de longa extensão, oferece uma vista panorâmica do litoral da cidade, de ponta a ponta.

    Deck do Pontal Norte

    Uma passarela em madeira que passeia entre as belezas naturais do norte do balneário, presenteando o turista com vistas espetaculares, que mesclam a modernidade dos empreendimentos residenciais com a natureza.

    O deck culmina em uma reunião de pedras no extremo norte da cidade, que permite visualizar todo o caminho em retrospectiva. A visão desse ponto dá razão aos comentários de que BC seria uma Dubai brasileira, pela maneira como os prédios se mesclam ao azul oceânico das águas que a rodeiam.

    Vida noturna

    Agora, ao agito! Para se ter uma ideia da dimensão que a vida noturna tem em BC, vale lembrar uma publicação de 2012, “Esqueça a Bossa Nova, o Brasil é agora o país da música eletrônica“, da Forbes. No artigo, Balneário Camboriú é citada como a capital da música eletrônica no país, e também como uma resposta nacional à Miami. Entenda o porquê!

    The Green Valley

    Fotógrafo: Diego Jarschel

    Eleita não apenas uma, mas por três edições como o melhor clube noturno em todo o mundo, segundo o ranking realizado pela britânica DJ Magazine, periódico mundialmente conhecido no segmento da música eletrônica. O mágico “vale esverdeado” liderou o ranking em 2013, 2015 e, recentemente, em 2018. O clube coleciona premiações na mesma velocidade com que coleciona histórias fantásticas das pessoas que passaram por lá.

    Warung Beach Club

    A Warung é localizada entre Balneário Camboriú e sua mesorregião, Itajaí. Hospeda os DJs mais renomados no planeta e promove eventos inesquecíveis aos seus participantes. De igual maneira à Green Valley, ocupa o ranking da publicação inglesa DJ Magazine, com frequência irrefreável, consolidando-se sempre como um dos melhores clubes no planeta. Em 2018, ocupou a 18ª colocação.

    Entretenimento

    Mas calma! Se tamanho agito não é bem a sua praia, lembre-se de que havíamos dito que Balneário Camboriú atendia também aos outros públicos. Por isso, selecionamos atividades mais familiares. Veja só!

    Speedway Music Park

    Imagine um polo de diversão e entretenimento para todas as idades: esse é o Speedway! Um complexo grandioso que reúne kartódromo, restaurante, exposições, clubes, paintball, trilhas e afins. Um empreendimento ambicioso feito com a proposta de envolver as pessoas que decidirem passar um dia por lá, com diversão, segurança, boa comida e belas paisagens.

    Hard Rock Café Balneário Camboriú

    O Café Bar mais famoso de todo o planeta tem uma sede em Balneário Camboriú, assim como em inúmeras capitais espalhadas pelo mundo. O estabelecimento segue os moldes que configuram o sucesso das outras filiais, a exemplo do atendimento diferenciado, da boa gastronomia e da decoração com itens emblemáticos e autênticos que remontam a história do rock.

    O que considerar antes de se mudar para Balneário Camboriú?

    A cidade catarinense reúne títulos, eventos e valorização imobiliária com uma velocidade assombrosa. Portanto, morar em Balneário Camboriú poderá representar um investimento, tanto pelo capital alocado em um imóvel quanto em um negócio.

    Sendo assim, é importante conhecer algumas peculiaridades dessa região. Entenda!

    Os bairros que mais valorizam

    Existem três polos que galgam a passos largos na valorização imobiliária: Ariribá, Barra Norte e Barra Sul. Esses bairros têm aglomerado empreendimentos imobiliários ostentosos, que não dificilmente, são moradias de celebridades da música, do cinema e do esporte.

    A rentabilidade imobiliária da cidade

    Ocorre uma explosão populacional em períodos festivos, superando a marca de um milhão de pessoas durante a alta temporada. Com isso, a locação esporádica ou anual costuma simbolizar uma significativa fonte de renda para os proprietários, que dificilmente percebem ociosidade em seus imóveis.

    Qual a perspectiva de futuro a Balneário Camboriú?

    Crescimento explosivo, como já tem demonstrado. A cidade catarinense conta com iniciativas e soluções público-privadas brilhantes. O turismo cresce. A qualidade de vida é aprimorada. A mobilidade urbana, aperfeiçoada. A natureza, preservada.

    Mesmo em sua contida extensão, a cidade apresenta diferentes cosmos de negócios, e cada região demonstra comportamentos de consumo voltados a determinadas soluções e serviços. Além disso, fatores como inclusão social, digital e educacional têm sido responsáveis pelas premiações, revelando um modelo a ser seguido.

    E aí, o que achou do nosso guia sobre Balneário Camboriú? Gostaria de receber mais conteúdos como esse, que possam te ajudar na escolha de uma nova cidade? Então, aproveite a visita ao nosso blog conhecendo agora mesmo os melhores bairros de Balneário Camboriú.