O melhor do bairro Santa Felicidade em Curitiba

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Santa Felicidade:

Venda R$ 4.200,00
Locação R$ 9,91

Visão Geral do Santa Felicidade

Portal Santa Felicidade

Santa Felicidade é uma região administrativa de Curitiba, com área de 12,27 km², população de 25.209 habitantes e densidade demográfica de 20,54 hab/km². O bairro surgiu no ano de 1878 com a chegada de imigrantes descendentes dos primeiros colonizadores italianos do século XIV. Durante décadas eles que determinavam as características econômicas e culturais do bairro, por esse motivo, Santa Felicidade se tornou um grande centro turístico que atrai milhares de visitantes devido sua fama nacional e internacional.



Ao todo, são 16 bairros que envolvem a região de Santa Felicidade, incluindo o bairro Santa Felicidade, que fica a 7km do Centro. O bairro teve início no antigo caminho que ligava a capital ao velho norte do estado, que hoje conhecemos  como Estrada do Cerne. Em sua formação histórica, recebeu um grande número de colonos vindos do norte da Itália, especialmente das regiões de Vêneto e Trento.
Os imigrantes dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. O nome do bairro é uma homenagem para uma antiga proprietária de terras da região no século XIX, a portuguesa Dona Felicidade Borges, que doou parte de suas terras para os imigrantes italianos.

Vinhos Durigan

Em 1891, atendendo à forte religiosidade dos imigrantes italianos, foi edificada a Igreja São José, em Santa Felicidade. Em 1899, construiu-se a primeira escola. Na virada do século XIX para o século XX, a região já era habitada por cerca de 200 famílias. Algumas construções dessa época ainda existem na região, como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.

Casa das Pinturas.

Madalosso Vinhos Durigan Casa das Pinturas Terminal Santa Felicidade PaniCiello Portal Santa Felicidade Comercio Santa Felicidade Bosque Italiano Casa Culpi Casa dos Geranios Petiscaria do Victor Colegio Estadual Angelo Trevisan

Transporte em Santa Felicidade

O Santa Felicidade é um bairro de fácil acesso e mobilidade, seja com carro de passeio ou até mesmo utilizando transporte público coletivo, é muito tranquilo para moradores e para visitantes que desejam conhecer todos os pontos turísticos presentes no local.

Terminal de Santa Felicidade

Terminal Santa Felicidade


O Terminal de Santa Felicidade, gerenciado pela URBS Urbanização de Curitiba S.A., é muito bem servido em transporte coletivo que liga Santa Felicidade a diversos outros bairros de Curitiba. O principal ônibus que liga diversos bairros da capital paranaense a Santa Felicidade é o Interbairros IV. As linhas diretas são Bairro Alto / Santa Felicidade e Santa Felicidade. O Terminal também é atendido por algumas linhas alimentadoras, como: Campina do Siqueira / Santa Felicidade, Fernão Dias, Passaúna, José Culpi.
Além de todas essas linhas de transporte coletivo, o usuário tem a possibilidade de usufruir de todos os serviços e comércios disponibilizados na Rua da Cidadania de Santa Felicidade através da Cabine de Integração existente no local, sem a necessidade de efetuar o pagamento de uma nova tarifa.

Cultura e Lazer em Santa Felicidade

Por ser um verdadeiro ponto turístico de Curitiba, o bairro Santa Felicidade possui diversas opções de cultura e lazer que são considerados referências históricas. Confira os mais conhecidos!

Bosque Italiano

Bosque Italiano


Também conhecido como Bosque São Cristovão, com 23.540 metros quadrados, abriga o Memorial de Imigração Italiana, uma homenagem aos imigrantes italianos que transformaram o bairro Santa Felicidade em uma referência gastronômica em Curitiba. O local conta com espaços para realização de festas típicas, barracas, polenteria e palco para apresentações.

Casa Culpi

Casa Culpi

Construído por Giovanni Baptista Culpi em 1887 para ser residência e comércio de secos e molhados, a Casa Culpi é conhecida como uma edificação histórica e, atualmente pertence à prefeitura municipal de Curitiba que a transformou em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Casa dos Gerânios

Casa dos Geranios

Também conhecido por sobrado Nona Carolina, a Casa dos Gerânios foi construída em 1891 por Nicolau Boscardin que foi um dos primeiros moradores da região a se destacar no bairro. A casa que era onde ele e sua família moravam, sempre chamou atenção por apresentar características rurais, como a cobertura de telhas alemãs e beiral de cimalha. O sobrado ficou conhecido como Casa dos Gerânios porque o enfeite das janelas era feito com ervas e arbustos de gerânios.
Além dos pontos turísticos o bairro abriga alguns clubes de futebol amador como: Trieste Futebol Clube, Sociedade Operária Beneficente Iguaçu e Associação Beneficente Esportiva Flamengo.
Os três principais eixos viários do bairro são a Avenida Manoel Ribas, Vereador Toaldo Tulio e a Via Vêneto, nas quais respectivamente se encontram os tradicionais restaurantes, o terminal de ônibus e a Rua da Cidadania do bairro.

Gastronomia e Vida Noturna em Santa Felicidade

Comida boa é o que não falta em Santa Felicidade, por ser um bairro de cultura italiana, ele acabou se tornando um importante polo gastronômico, com diversas opções de restaurantes italianos, além de muitas vinícolas. 

Madalosso

Madalosso

O Madalosso é um dos restaurantes mais tradicionais de Curitiba e o maior da América Latina. Famoso por seu rodízio de comida típica italiana, oferece 14 pratos tradicionais como risoto, nhoque, polenta, lasanha, espaguete, rondelli e canelone, entre outros. Como opções de sobremesa estão tortas, profiteroles, salada de frutas, pudins e creme de papaia com licor de cassis. Para eventos, o restaurante dispõe de cardápios exclusivos para buffet. Informações: (41) 3372-2121. 

Petiscaria do Victor

Petiscaria do Victor


Além da variedade de petiscos como fritas, mandioca, espetinhos, casquinha de siri e pastéis, a Petiscaria do Victor oferece pratos à la carte feitos com frutos do mar. Entre as sugestões da casa estão: Crosta Negra (peixe da preferência do cliente empanado em broa preta e acompanhado de risoto de camarão e rúcula) e Prato da Colônia (dourado, molho de creme de palmito com camarão e arroz). Outra opção também muito apreciada é o Linguado Grelhado que acompanha arroz, molho de camarão e maionese de camarão. Informações: (41) 3273-4444.

PaniCiello

PaniCiello


Desde 1992, Curitiba conta com as deliciosas receitas da Casa de Pães e Confeitaria PaniCiello, que oferece os mais variados doces, salgados, folhados, pães, mini sanduíches e tortas salgadas. Primando pela qualidade, a PaniCiello oferece também um agradável espaço para lanches ou para um saboroso café. Informações: (41) 3372-1248 ou (41) 3019-7137.

Educação e Saúde em Santa Felicidade

Pode-se dizer que Santa Felicidade é totalmente amparado quando se trata de saúde. O bairro possui um Centro de especialidades médicas, uma Unidade de saúde, um Centro municipal de urgências médicas, além de clínicas e laboratórios. A educação também está bastante presente no bairro com opções de colégios públicos e privados. Confira algumas sugestões.

Centro de Especialidades Médicas Santa Felicidade
Atualmente, o Centro de Especialidades é reconhecido por contar com uma equipe de especialistas que atuam nas seguintes áreas: Infectologia, pneumologia, endocrinologista adulto, urologia geral e vasectomia, oftalmologia, dermatologia, otorrinolaringologia, neurologia adulto e pediátrico, ginecologista geral e obstetrícia de risco. Além de contar com todos esses especialistas, o centro ainda oferece exames de eletrocardiograma adulto e infantil, teste de esforço, ecocardiograma, e impedanciometria. O paciente deve agendar o atendimento através da Central de Marcação de Consultas Especializadas (CMCE).

Colégio Imaculada Conceição
O bairro Santa Felicidade não é referência apenas na gastronomia, mas também no quesito educação. O Colégio Imaculada Conceição, localizado na Av. Manoel Ribas nº 6318, oferece ensino particular e de qualidade para todos os períodos escolares, desde o fundamental ao médio.
 
Colégio Estadual Ângelo Trevisan

Colegio Estadual Angelo Trevisan

Uma opção pública para ensino fundamental, é o Colégio Estadual Ângelo Trevisan, que dispõe de uma excelente estrutura e equipamentos. Localizado na Rua Angelo Trevisan, 180, em Santa Felicidade, a escola já foi escolhida como um dos 5 melhores colégios de todo o Paraná, segundo avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Comércio e Serviços em Santa Felicidade

Comercio Santa Felicidade

Santa Felicidade está em constante desenvolvimento econômico. Oferece todos os tipos de serviços que um grande centro urbano pode oferecer. Dificilmente a população precisa se deslocar do bairro, pois o leque de comércio e serviços é amplo. Além disso, o Guia Curta Santa Felicidade reúne mais de 50 estabelecimentos nas áreas de culinária, cultural, artesanato, vinhos, cafés e chocolates. Para consultá-lo, basta visitar a sede da Acisf - Rua Manoel Ribas, 5438 – onde funciona um Ponto de Informações Turísticas (PIT) para atendimento e auxílio a visitantes.

Encontre milhares de ofertas de imóveis em Santa Felicidade

Avaliação do bairro

  • Visão geral (2 opiniões)
    4.5
  • Transporte 
    4
  • Cultura e Lazer 
    4
  • Gastronomia 
    5
  • Educação 
    5
  • Saúde 
    4
  • Comércio e serviços 
    5

Opinião dos moradores

Rodolfo Dos Santos 25/02/2017

Sempre gostei de morar em Santa Felicidade, é um dos melhores bairros de Curitiba...

PRÓS

Infra estrutura muito boa.

CONTRAS

Nenhum ponto negativo.

Pedro Cruz 14/10/2016

Gosto de morar em santa felicidade, o problema é quando retorno do trabalho que tem muito transito, mais tirando isso o bairro tem tudo, lotéricas, farmácias, restaurantes, comercio bem farto.

PRÓS

O bairro Santa Felicidade tem vida própria, não precisa nem ir ao centro

CONTRAS

É longe do centro, quando volto pra casa no horário de pico pego congestionamento