Conheça mais sobre o Centro de Porto Alegre

    O Centro de Porto Alegre é um dos bairros mais diversificados da cidade. Além de agito e muitas facilidades, o local é cheio de histórias e muitas opções.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 meses atrás

    O Centro de Porto Alegre é um dos bairros mais diversificados da cidade. Além de agito e muitas facilidades, o local é cheio de histórias e muitas opções de lazer reservadas a moradores e visitantes. Mas será que vale a pena morar em uma região mais dinâmica e movimentada?

    Para ajudar você nessa missão, preparamos um post com as principais informações a respeito do Centro de Porto Alegre. Como todo lugar, a região apresenta vantagens e desvantagens. Tudo depende do estilo de vida que você pretende ter e quais são suas prioridades.

    Quer conhecer melhor o Centro de Porto Alegre? Continue e leitura e veja tudo o que o bairro pode oferecer!

    A história do Centro

    O Centro de Porto Alegre foi delimitado em 1959, mas a origem faz parte do nascimento do município e de sua ocupação.

    Atualmente com mais de 39 mil moradores, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , o Centro foi desenvolvido por conta da criação da freguesia de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre, em 1722.

    A Rua dos Andradas, hoje chamada de Rua da Paia, é a mais antiga da cidade e deu origem às ruas Duque de Caxias e Riachuelo, umas das principais do centro.

    É nessa região que se encontram as construções mais antigas, hoje residências, edifícios tombados e pontos comerciais.

    As ruas

    As ruas antigas do centro de Porto Alegre referiam-se, em sua maioria, a alguma característica forte do logradouro. A rua Fernando Machado, por exemplo, era chamada de rua do Arvoredo. A antiga rua do Riacho, hoje, é Washington Luis.

    O mesmo aconteceu com a rua da Varzinha, hoje Demétrio Ribeiro; rua do Poço, hoje Jerônimo Coelho e rua do Beco do Fanha, atualmente conhecida como Travessa Paysandu ou Caldas Júnior (nome oficial).

    Muitos moradores ainda carregam a nostalgia de chamarem os lugares pelo nome conhecido por seus avós e parentes distantes. A Duque de Caxias, por exemplo, ainda pode ser chamada de rua Formosa, Direita da Igreja ou rua Alegre. Seu primeiro nome, no entanto, foi Rua da Igreja, por ser o local do primeiro santuário da cidade.

    A Duque de Caxias foi, por muito tempo, a rua mais nobre do município. Era onde moravam militares, grandes comerciantes e políticos aristocratas. Ainda é possível encontrar alguns solares das famílias mais abastadas, como o Solar dos Câmaras, o prédio residencial mais antigo de Porto Alegre.

    Os mitos e verdades

    Muito é falado sobre o Centro de Porto Alegre, mas nem tudo condiz com a realidade do bairro. Se você quer conhecer um pouco melhor a cidade e cogita morar na região, é importante saber como será sua rotina, não é mesmo? Confira abaixo.

    O Centro de Porto Alegre é perigoso?

    Não é bem assim. A segurança é um dos fatores que mais geram preocupação em todo o Brasil. O problema é que as regiões mais centrais são, também, as mais frequentadas, o que pode dar a falsa impressão de que a criminalidade está em alta.

    O Centro de Porto Alegre não figura entre os bairros mais perigosos da cidade. Isso porque, quanto mais pessoas circulando, maior a vigilância. Bairros predominantemente residenciais e ermos podem ser alvo mais fáceis de criminosos.

    A grande quantidade de comércios faz do centro um bairro ruim para firmar residência?

    Mito. Todo centro urbano tem a predominância de pontos comerciais, mas isso não deve ser visto como desvantagem. A diversidade de serviços e produtos que podem ser encontrados a poucos metros de onde você mora é uma facilidade que faz o morador da região economizar tempo e dinheiro.

    Os edifícios e condomínios residenciais da região ainda são bem servidos em transporte público e infraestrutura.

    Já imaginou que delícia precisar somente descer o elevador para mandar fazer a chave que quebrou na fechadura? Considere essa vantagem na hora de escolher o bairro onde vai morar.

    É difícil ter qualidade de vida morando no centro de Porto Alegre?

    Depende. Ainda que você more em um grande centro urbano, sua qualidade de vida vai depender dos hábitos que você adota.

    Se você preza por uma vida com prática de atividades físicas e passeios ao ar livre, basta que você os mantenha onde mora. O centro de Porto Alegre é bastante arborizado e pode ser espaço para suas corridas e caminhadas.

    Uma alimentação saudável também pode ficar mais fácil, já que você encontra produtos de qualidade para preparar suas refeições ou mesmo indo a restaurantes.

    Os lugares para conhecer

    Não existe lugar mais cheio de opções culturais e de lazer do que o centro de Porto Alegre. Duvida? Então, veja as opções abaixo.

    Santander Cultural e Café do Cofre

    O prédio de arquitetura bancária vem do começo do século 20 e foi ponto de partida para a criação do Santander Cultural.

    O espaço foi restaurado e pensado para ser multifuncional. Inaugurado em 2011, ele conta com uma vasta programação cultural, que inclui exposições de arte, shows, musicais, exibições cinematográficas e outras opções para quem se alimenta de cultura.

    Anexo ao espaço também fica o Café do Cofre. O nome vem do fato de ele ter sido construído exatamente onde era o cofre do Santander antigamente. Com muito charme, os visitantes podem degustar cafés dos mais diferentes grãos e fazer uma pausa entre um programa e outro.

    Casa de Cultura Mario Quintana

    Andando pela rua dos Andradas, ainda chamada de rua da Praia, você consegue avistar um enorme casarão cor-de-rosa onde era o tradicional Hotel Majestic. É nessa construção, que atrai todos os olhares, que funciona esse espaço cultural.

    A casa homenageia o poeta gaúcho Mario Quintana, natural de Alegrete, mas que adotou Porto Alegre como cidade do coração. Além disso, Quintana também morou no antigo Majestic entre 1968 e 1982. Seu apartamento, o 217, permanece intocado, para deleite dos seus admiradores.

    O centro cultural ainda conta com três salas de cinema, cafés, bibliotecas e um vasto acervo de discos. Não deixe de subir ao terraço para registrar fotos incríveis!

    Restaurante Del Barbiere

    A casa é um dos maiores pontos de gastronomia da cidade. Com a cozinha comandada pelo chefe Marcelo Schambeck, o restaurante mescla o espaço com características de bistrô. Mas atenção: só é possível aproveitar o menu mediante reserva.

    O objetivo do cozinheiro é oferecer uma experiência gastronômica diferente. O preparo é feito com ingredientes selecionados e muita competência. Tudo lá é orgânico, o que confere um sabor ainda mais especial às refeições.

    Não deixe de disputar uma das mesas e reserve sua próxima experiência gastronômica no Del Barbiere.

    Viu como o centro de Porto Alegre está repleto de opções? Não se deixe levar pelo senso comum e desfrute de todas as vantagens que a região pode oferecer para quem escolhe morar por lá. Agora que você já sabe de tudo isso, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais!

    Relacionadas

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.