Saiba mais sobre o bairro Petrópolis em Porto Alegre

    Você irá conhecer um pouco mais sobre um dos locais mais tradicionais e tranquilos para se viver na capital dos gaúchos: o bairro do Petrópolis.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 semanas atrás

    Conheça um dos melhores e mais tranquilos bairros para se viver ou investir na capital gaúcha.

    Com mais de 200 anos de história, a capital dos gaúchos ainda é uma das melhores para se viver no Brasil, quando o assunto é desenvolvimento e qualidade de vida.

    Desde sua origem, Porto Alegre é uma cidade que abriga moradores de todos os lugares do mundo, seja pela imigração italiana ou germânica ou pelo amor que esta cidade, que mistura diferentes culturas em uma boa roda de chimarrão, oferece a seus moradores.

    E falar de Porto Alegre sem dar os devidos créditos aos seus bairros, que tanto contribuíram para o seu crescimento, é algo que não poderíamos deixar de fazer.

    Por isso, neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre um dos locais mais tradicionais e tranquilos para se viver na capital dos gaúchos: o bairro do Petrópolis, confira.

    Como Nasceu o bairro Petrópolis  

    O bairro do Petrópolis, assim como alguns outros bairros do seu entorno, surgiu do desmembramento de grandes chácaras que até o início do século XX ocupavam suas respectivas áreas.

    No ano de 1920, as chácaras Visconde de São Leopoldo, Santos Netto e a Chácara Santa Casa – que pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – abriram espaço para que o bairro do Petrópolis pudesse nascer, dando origem a um dos locais mais tranquilos e harmoniosos da capital gaúcha.

    Localização

    O bairro do Petrópolis está localizado em uma das regiões mais nobres de Porto Alegre, na zona norte, e compartilha sua vizinhança com os bairros do Jardim Botânico, Bela Vista, Três Figueiras, entre outros.

    Por se tratar de uma área com mais de 100 anos de história, o bairro do Petrópolis abriga tanto condomínios residências tradicionais, como novíssimos empreendimentos que se misturam em meio às suas frondosas árvores.

    No Petrópolis também estão localizados alguns dos empreendimentos comerciais mais visados da capital gaúcha. A avenida Protásio Alves, uma das mais completas de Porto Alegre faz parte do bairro, e oferece diversas opções de comércio, e uma distância de apenas 15 minutos do centro da cidade.

    Trânsito

    O trânsito na região do Petrópolis não é muito agitado. Mesmo com a movimentação da avenida Protásio Alves, seus moradores dispõem de muita praticidade e vias sinalizadas para que possam se locomover não apenas pelo local, mas por toda a cidade.

    O trânsito pode ser considerado um dos mais leves da capital gaúcha, já que quem vive na região, encontra praticamente tudo o que precisa por ali mesmo, e prefere ir a estes locais caminhando.

    Segurança

    O bairro do Petrópolis também pode ser considerado um dos mais seguros da capital gaúcha, não apenas pelo seu alto índice de policiamento, mas pelas ocorrências que no local, que são poucas.

    Cultura e lazer

    Cultura e lazer são dois itens que fazem do Petrópolis uma das melhores opções para se viver ou investir em Porto Alegre.

    Sua área é a que mais concentra clubes de convivência, na cidade, como o Grêmio Náutico União, O Clube Atlético Colonial e o Petrópolis Tênis Clube, entre outras opções.

    Grêmio Náutico União

    Para quem gosta de passeios ao ar livre, o Parque Jardim Botânico também fica no seu entorno, sem falar na Praça das Nações Unidas.

     Já para quem curte shoppings, bem pertinho do bairro é possível ter acesso aos principais shoppings centers da capital, o Bela Vista Plaza e o Iguatemi que oferecem diversas lojas e atrações para toda a família.

    Vida Noturna

    Se você está procurando por um barzinho para o happy hour com os colegas de trabalho, ou um local para curtir com os amigos, as opções do Petrópolis também são algumas das melhores da capital dos gaúchos.

    O Snoopy Bar – um dos mais tradicionais de Porto Alegre -, está localizado em sua região, assim como Boteco Pedrini, que fica na badalada avenida Protásio Alves.

    Snoopy Bar
    Boteco Pedrini

    Gastronomia

    A gastronomia oferecida no bairro Petrópolis dispõe de diversidade e qualidade, começando com tradicional churrasco gaúcho da Churrascaria Barranco – uma das mais tradicionais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul – passando por opções como a Parilla del Sur, especializado em pratos uruguaios e o tradicional Pueblo que oferece algumas das delícias mexicanas mais gostosas da cidade.

    Churrascaria Barranco
    Parilla del Sur
    Pueblo

    Educação

    O bairro do Petrópolis oferece uma estrutura de ensino completa para todas as idades. Opções de colégios de qualidade é o que não faltam por aqui como o Colégio Santa Inês e o Colégio Vicentino Santa Cecília.

    Colégio Santa Inês
    Colégio Vicentino Santa Cecília

    Na parte de ensino superior a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – também está localizada pela área, assim como a Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS – e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS – que são algumas das melhores opções de ensino superior do estado e do Brasil.

    PUCRS

    Saúde

    O Mãe de Deus Center – hospital católico – é uma das opções de atendimento médico mais seguras da cidade de Porto Alegre e está localizado no bairro Petrópolis, assim como o Protásio MAE. O Hospital de Clínicas, um dos mais conceituados do país, também fica próximo ao bairro, no vizinho Bela Vista.

    A vida comercial do Petrópolis

    Bares, escolas, hospitais, universidades e diversos serviços de comércio, é possível encontrar tudo isso sem sair do bairro do Petrópolis em Porto Alegre.

    Sua região é uma das mais desenvolvidas e que conta com uma das mais importantes avenidas comerciais da capital gaúcha, a Protásio Alves.

    Supermercados como o Zaffari – um dos mais tradicionais do estado – também estão localizados por lá, assim como diversas empresas de engenharia e tecnologia, o que torna o potencial de crescimento da região ainda mais alto.

    Supermercados Zaffari

    O LUGAR CERTO PARA VIVER EM PORTO ALEGRE: O bairro do Petrópolis dispõe de muita praticidade e opções certas de investimento com retorno garantido para quem busca viver bem, sem abrir mão da qualidade de vida em Porto Alegre.

    Petrópolis Porto Alegre

    Certamente, sua localização privilegiada, suas áreas verdes e ruas arborizadas, parques e clubes, além da sua infraestrutura completa, tornam o lugar uma das melhores escolhas para fixar endereço na capital dos gaúchos, além é claro de ser uma ótima opção de passeio para quem está de passagem pela cidade.

    Se você esta buscando morar no bairro, conheça as ofertas de imóveis no Petrópolis.

    Relacionadas

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.