O melhor do bairro Rebouças em Curitiba

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Rebouças:

Venda R$ 6.300,00
Locação R$ 21,00

Visão Geral do Rebouças



Reboucas de antigamente

O bairro Rebouças possui área de 2,98 km², população de 15.618 habitantes sendo 52,37 hab/km². O nome é uma homenagem aos irmãos e engenheiros Antônio Pereira Rebouças Filho e André Rebouças que construíram a ferrovia que liga Curitiba e Paranaguá. Isso explica o fato de uma das principais ruas do bairro se chamar Engenheiros Rebouças.
Antônio Pereira Rebouças Filho chegou a Curitiba em julho de 1864, quando assumiu o cargo de engenheiro chefe da Estrada da Graciosa. Já André Rebouças, um dos maiores cientistas da época, foi qualificado por Euclides da Cunha em sua obra “Os Sertões”, como um homem de “mentalidade rara”. André e Antônio Rebouças, associados a um grupo de capitalistas do Rio de Janeiro, foram os responsáveis pela fundação da primeira indústria madeireira do Estado do Paraná, a Companhia Florestal Paranaense.

Reboucas



O bairro está historicamente ligado à industrialização da cidade, pois até a criação da Cidade Industrial (início da década de 1970), era ali o "antigo" setor industrial, com as principais indústrias da cidade, tais como: Matte Leão, Matte Real, Swedish Match (antiga Fiat Lux), Ambev (antiga fábrica da Brahma), entre outras.

Ambev

O Rebouças tem uma das menores áreas verdes da capital – 0,95 m² por habitante. Mas ainda ganha dos vizinhos Parolin, Água Verde, Guaíra e Capão Raso. As suas extensas calçadas de paralelepípedos dão lugar a bares e restaurantes que simbolizam a história da região e que guardam suas origens de construção, muitos sendo referências de bares em Curitiba.

Shopping Estacao Tubo Praca Eufrasio Correa Reboucas Unidade Municipal de Saude - Ouvidor Pardinho Ambev Layout 80 Praca Ouvidor Pardinho OPET Fundação Cultural de Curitiba Centro de Atividades para Idosos (CATI) Mercearia do Portugues Boteco de Sampa Barbarium Pub Unicuritiba Reboucas de Antigamente OPET

Transporte no Rebouças

O Rebouças é um bairro de fácil acesso e mobilidade, algumas ruas são largas e muito bem cuidadas o que facilita para quem prefere se locomover com carro de passeio. Já para quem utiliza o transporte público coletivo, também é um bairro bem servido, pois possui diversos pontos de ônibus espalhados pelas ruas, as principais linhas que passam por ele são: Interbairros I, Juvevê / Água Verde, Cabral / Portão, Colombo / CIC, Santa Cândida / Pinheirinho, entre outros.

Tubo Praca Eufrasio Correa

A Estação Tubo da Praça Eufrásio Correia é uma dos mais importantes tubos de ônibus na cidade de Curitiba. Conhecida como estação símbolo do transporte biarticulado por tubos da cidade ela está localizada no bairro Rebouças, quase em frente ao Shopping Estação. O tubo Eufrásio Correia é ponto central das principais linhas de biarticulados como o Centenário / Campo Cumprido, Santa Cândida / Capão Raso e Boqueirão, além disso, a estação também é conhecida por ligar Curitiba a algumas regiões metropolitanas, como Pinhais com o biarticulado Pinhais / Rui Barbosa.

Cultura e Lazer no Rebouças

Como quase todos os bairros curitibanos, o Rebouças também tem a sua praça de referência, além de outros pontos culturais que podem ser aproveitados para lazer e convívio familiar. Confira algumas opções!

Praça Ouvidor Pardinho

Praca Ouvidor Pardinho

Com vegetação bem cuidada e uma área verde privilegiada. Reconhecida por abrigar um dos Centros de Atividades para Idosos (CATI) de Curitiba. Além disso, a praça dispõe de espaço para alguns esportes, como o gateball, bastante praticado inclusive por idosos.

Fundação Cultural de Curitiba

Fundacao Cultural de Curitiba

As antigas instalações de um moinho desativado há 30 anos transformaram-se, a partir de 2006, em uma sede administrativa da Fundação Cultural de Curitiba. O espaço foi doado ao município por meio de leis que incentivam a preservação do patrimônio histórico da cidade. Por mais de duas décadas a administração da FCC ocupou outro prédio histórico, o Palacete Wolf, na Praça Garibaldi. Porém, o espaço já não suportava mais o crescimento da Fundação Cultural. A mudança para o bairro Rebouças, que recebeu um novo tipo de atividade, contribuiu para melhorar o perfil de ocupação desta região da cidade.

Gastronomia e Vida Noturna no Rebouças

Assim como muita cultura e lazer, existem também diversas opções para comer bem e se divertir no bairro Rebouças, seja para curtir com a família ou até mesmo aproveitar um barzinho. Confira algumas das opções disponíveis!

Mercearia do Português

Mercearia do Portugues

A Mercearia do Português guarda o clima da década de 40. Baldes e vassouras penduradas nas paredes remetem à origem do bar, aberto em 2001. No cardápio, destaques para os tradicionais bolinhos de bacalhau, cuja receita é herança de família. Há também pratos típicos portugueses. Para beber, é servido chope Brahma, destilados e vinhos. Também serve petiscos, saladas, porções, sopas e doces portugueses.

Boteco de Sampa

Boteco de Sampa


Como o nome denuncia, visa fazer com que seus clientes se sintam em um típico bar paulista. As paredes são decoradas com porta-cervejas de todo o mundo. A casa possui a segunda maior coleção de latinhas do Paraná (cinco mil exemplares). Para beber, destaque para os chopes Brahma claro e black. Também servem as cervejas Original, Serramalte, Brahma, Quilmes e Stella Artois, entre outras. Para comer, vale provar as carnes feitas na chapa e a carne-de-onça preparada na mesa do cliente. A partir das 20h, são apresentadas músicas ao vivo no mezanino – sempre MPB, tocada na base de voz e violão. Informações: (41) 3332-6441 / (41) 3016-6486.

Barbarium Pub

Barbarium Pub

Um pub sem frescura. Desde 2012, o Barbarium procura se destacar na rota de bares de Curitiba. No bar, as cervejas jorram pelas 22 torneiras e pelas mais de 50 opções de garrafas, nos mais diversos estilos, além de doses, drinks e whiskys que fazem parte do cardápio. Os petiscos são todos feitos na casa, com destaques para o Conan Onion Rings, que são grandes braceletes de cebola, empanados em massa de cerveja e o Heart Attack Burguer com carne suína de 180g recheada com cubos de bacon, queijo coalho na chapa, agrião, cebola roxa, honey mustard, fatias de bacon, acompanhado de torremos em cubos. No som ambiente e no palco, o rock domina nas mais diversas vertentes, que vão do underground ao mainstream. Informações: (41) 3408-5216.

Layout 80

Layout 80


A Layout 80 é uma casa noturna muito badalada e bem frequentada que tem como diferencial a temática e as músicas dos anos 80 e 90. A casa que tem capacidade para 400 pessoas, busca oferecer a melhor experiência de atendimento e produtos para os seus clientes, o resultado costuma ser uma noite inesquecível de muita dança e diversão. São dois ambientes, uma pista de dança com modernos equipamentos de som e iluminação com músicas que vão proporcionar uma viagem aos anos 80, 90 e 2000. O outro ambiente é um lounge onde as pessoas que desejam aproveitar uma noite mais tranquila podem reservar mesas. É uma ótima opção para quem deseja se divertir com segurança.

Educação e Saúde no Rebouças

Além de possuir algumas escolas e um centro universitário, o bairro Rebouças também conta com locais de assistência a saúde que podem ser facilmente acessadas quando necessário.

Unicuritiba

Unicuritiba

O Unicuritiba é um Centro Universitário que visa formar e capacitar pessoas comprometidas com o desenvolvimento social. O Câmpus Milton Vianna Filho, localizado na Rua Chile, 1.678 – Rebouças, possui diversos laboratórios com equipamentos de tecnologia avançada de acordo com a demanda de cada curso, além de uma ampla biblioteca com um acervo diversificado composto por livros, jornais diários, fitas de vídeo, DVDs e enciclopédias, tudo relacionado aos cursos oferecidos pela Instituição.
 
OPET

OPET


O OPET é um grupo educacional completo fundado há mais de 40 anos que atualmente possui uma grade robusta onde inclui Colégio, Faculdade, Pós-Graduação, Opetwork Escola de Profissão, além de Educação a distância e Instituto de Educação e Cidadania. Com uma sede no bairro Rebouças localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 892, um dos grandes diferenciais do grupo é fazer parcerias com empresas, instituições públicas, estágios, e agências para capacitar o aluno e dessa forma, mesmo antes de se formar, ele já esteja sintonizado com a realidade da sua profissão.

Unidade Municipal de Saúde - Ouvidor Pardinho

Unidade Municipal de Saude - Ouvidor Pardinho

Atende a população, através de consultas com médicos generalistas atendimento odontológico e de enfermagem. Oferece, ainda, serviços de inalação, vacinas, curativos e marcação de consultas especializadas. Oferece também terapia de apoio em parceria com a Universidade Tuiuti (nutrição, hidroterapia, oficina da voz, enfermagem e terapia ocupacional) e serviço de fisioterapia preventiva no subsolo. Também são desenvolvidas atividades de educação física e hidroginástica em parceria, além de atividades educativas e lúdicas para a população que é atendida pela Unidade de Saúde. O local dispõe da Farmácia Curitibana. Endereço: Rua 24 de Maio, Rebouças. Informações: (41)3321-2745.

Centro de Atividades para Idosos (CATI)

Centro de Atividades para Idosos

No CATI as pessoas idosas encontram ambiente propício para realizar atividades físicas, recreativas, cognitivas e de lazer. As atividades reforçam as oportunidades de convivência entre pessoas idosas, com as famílias e junto à comunidade. As práticas oferecidas no local são: ginástica, hidroginástica, caminhada orientada e alongamentos. O cadastro para participar do grupo deve ser feito no Núcleo Regional Matriz. Informações: (41)3321-2701.

Pé no Palco – Centro de Atividades Artísticas

Para os amantes do teatro, o centro de atividades artísticas Pé no Palco conta com quatro segmentos de atividades: Cursos Livres de Teatro, Círculo de Encenação e Pesquisa, Ação em Valores Humanos e Workshop/Cursos Especiais. Informações: (41) 3029- 6860.

Comércio e Serviços no Rebouças

O bairro Rebouças abriga mais de 12,3 mil estabelecimentos comerciais e está ao lado do maior espaço urbano da capital, o Centro. É apontado como um dos 10 bairros com mais abertura de estabelecimentos comerciais na capital. Corresponde a 1,4% do comércio da cidade. Possui 18 bancos, 22 centros de saúde, 11 farmácias e nove supermercados. Nas ruas também é comum encontrar bancas de revistas e jornais, além de padarias.

Shopping Estação

Shopping Estacao


O maior centro comercial do bairro é, sem dúvidas, o Shopping Estação, com diversas lojas, praça de alimentação, cinema, teatro, estacionamento próprio, entre outros serviços. Uma fachada da antiga Estação de Trem, onde hoje é o shopping, ainda resiste ao tempo e serve de espaço para o Museu Ferroviário, com mobiliários e peças que colaboram para o resgate histórico da memória ferroviária do Estado, que se iniciou em 1885 com a inauguração do trecho entre Paranaguá e Curitiba.

Encontre ofertas de imóveis no Rebouças

Avaliação do bairro

  • Visão geral (1 opinião)
    3.4
  • Transporte 
    4
  • Cultura e Lazer 
    1.5
  • Gastronomia 
    2
  • Educação 
    4
  • Saúde 
    4
  • Comércio e serviços 
    5

Opinião dos moradores

Celso Castro 19/11/2016

Gosto de morar aqui, pena que não tem lazer, é bem perto do centro, coisa que facilita muito, o problema é que passa muito carroceiro aqui.

PRÓS

Bairro perto do centro, da para ir andando.

CONTRAS

Não tem muito lazer na região.

Quantidade max. atingida!03

Favorite mais anúncio e salve para ver quando quiser entrando em sua conta!

Entrar na conta Cadastrar