Bairro Cabral: um bairro residencial aliado ao comércio

    O Bairro Cabral, em Curitiba, alia com perfeição a tranquilidade de um bairro residencial à comodidade de ter todos os serviços da cidade ao seu alcance.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão5 anos atrás

    Morar em Curitiba, em um bairro com facilidades e serviços ao seu alcance, além de tranquilidade, áreas verdes e fácil acesso ao centro da cidade é o sonho de qualquer um.

    E não é um sonho impossível, já que o número de bairros que possuem essas características é relativamente grande na capital, o que os tornam regiões cobiçadas na hora de pesquisar pelo melhor imóvel.

    O bairro Cabral é o principal dessa lista, já que se desenvolveu como nenhum outro – e permanece em constante desenvolvimento – e oferece aos seus moradores e visitantes possibilidades restritas aos outros bairros de Curitiba.

    Quando se pensa no bairro Cabral, referências como a Igreja Bom Jesus e o refinado clube Graciosa Country Club vêm à cabeça do curitibano.

    E todo esse destaque não é à toa, já que ambas estão intimamente ligadas à história e ao desenvolvimento da região. O Graciosa Country Club, por exemplo, com seus pouco mais de 235 mil m², é um consagrado ponto de encontro da alta sociedade curitibana.

    O Clube, nascido em 1927 como “Sport Clube Germânia”, numa sede situada no então Parque Graciosa – onde atualmente está localizada a Avenida João Gualberto –, foi criado com a chegada de imigrantes europeus a Curitiba, sobretudo alemães, anunciando a necessidade de mudanças nos hábitos da capital paranaense.

    A história de Curitiba revela, de acordo com pesquisas do historiador Ermelino de Leão, que o bairro Cabral recebeu esse nome em meados do século XIX, como forma de homenagem e reconhecimento à família “Cabral”, responsável por doar o terreno onde foi construída a então Igreja Bom Jesus – que tornou-se famosa por concentrar todos os grandes acontecimentos do bairro a partir de 1900.

    Hoje, características da região possibilitam a coexistência da tranquilidade de um bairro residencial à proximidade de grandes avenidas repletas de comércios e serviços. Segundo levantamentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o Cabral conta hoje com cerca de 12 mil moradores em seus 2,04km², destacando-se pela ampla gama de serviços de qualidade que oferece, desde boutiques de roupa a consultórios de renomados médicos.

    O bairro Cabral reúne mais de 200 pontos comerciais, além de outros 400 serviços de diversas especialidades – sorveterias, locadoras, farmácias, clínicas, academias, baladas, etc –, incluindo três praças, supermercados e escolas além, é claro, de edifícios residenciais de alto padrão, tudo ao redor da Av. João Gualberto que, além de abrigar a canaleta do biarticulado, faz ligação entre o centro e a região norte de Curitiba.

    E toda essa agitação, que tem tudo para se tornar um problema para o morador, na verdade é sinônimo de calma, tranquilidade e qualidade de vida, tornando o bairro Cabral uma das melhores regiões residenciais de Curitiba.

    Enquanto a área principal do bairro é tomada por agitação, há ruas menores que conseguem manter calma e tranquilidade. Travessas extremamente agradáveis e arborizadas, somadas à praças, ciclovias e bosques, possibilitam bem-estar ao morador, mesmo há poucas quadras das grandes avenidas e do Centro Cívico – bairro centralizador de prédios comercias, judiciários e políticos de Curitiba.

    E, para se ter uma ideia da dimensão da área verde do bairro Cabral em números, saiba que Batel proporciona uma área verde por habitante de 5m² contra 11m² no bairro Cabral.

    Outro aspecto que revela a alma do Cabral é a arquitetura dos empreendimentos residenciais presentes no bairro.

    Ostentando traços neoclássicos e com vista para paisagens de tirar o fôlego, a região localizada ao redor da Rua Prefeito Ângelo Lopes, por exemplo, é uma das mais cobiçadas pelo público de alto poder aquisitivo de Curitiba, que busca imóveis para residir ou investir na capital.

    E é esta combinação de fatores que faz do bairro um dos melhores lugares para se morar na cidade.

    Gostou do artigo? Aproveite a visita ao nosso blog e saiba o melhor do Cabral e o que tem para fazer.