Conheça o Bairro Jardim das Américas
Localizado entre o Jardim Botânico, Guabirotuba e Uberaba, está o bairro Jardim das Américas, onde se encontram o Centro Politécnico da UFPR e muito mais.
Bairro Jardim das Américas
Localizado entre os bairros Jardim Botânico, Guabirotuba e Uberaba, o Jardim das Américas é um bairro de Curitiba, onde se encontram o Centro Politécnico – importante campus da Universidade Federal do Paraná – e a Escola Técnica da UFPR.
O nome do bairro se deve à intenção dos vereadores municipais de homenagear as três porções do continente americano: América do Norte, América Central e América do Sul.
O bairro Jardim das Américas é um lugar que guarda algumas peculiaridades do tempo em que o desenvolvimento não havia chego por definitivo em Curitiba.
No início do século XX a vida era simples e pacata, e as poucas casas da região eram feitas de troncos e tinham o chão batido.
As terras do Jardim das Américas e dos bairros Uberaba e Guabirotuba eram quase que totalmente de propriedade de duas famílias: os Franco e os Oliveira.
A região por volta do ano 1948 era ainda completamente despovoada e integrava a fazenda do Coronel Evaristo Martim Franco, da qual seus netos tornaram-se herdeiros e, nessa mesa época, deram início à construção do Antigo Hospital Sanatório São Carlos, localizado na área do Guabirotuba.
O acesso à região era feito pelo bairro Jardim Botânico até a Estrada Velha dos Tropeiros, na qual transitavam as boiadas levadas pelos tropeiros para o Matadouro Municipal, no Prado Velho.
O registro do terreno – área rural – era estadual, bem como os impostos eram territoriais do Estado.
Em relação a Curitiba, a situação era a leste da cidade. Toda a área do Jardim das Américas era constituída predominantemente de pastagens, nas quais se mantinha pequena criação de cavalos e de gado.
Além das matas ciliares do Rio Iguaçu em Santa Bárbara, como era chamada a região próxima ao rio existia capões esparsos com pinheiros, cedros e outras árvores de porte, como se caracterizava predominantemente a paisagem de Curitiba do lado sul, leste e parte do noroeste – Bacacheri, Cajuru, São José dos Pinhais.
A urbanização do Jardim das Américas aconteceu simultaneamente à construção do Hospital São Carlos e, foi somente em 1915, que foi apresentado à cidade o primeiro mapa de Curitiba que mais se aproximava do território que a cidade possui atualmente.
No Jardim das Américas fica o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, consolidando ainda mais a instituição, que foi a primeira no Brasil, fundada em 1912.
O Centro Politécnico da UFPR, Construído em 1961, faz parte da história do Jardim das Américas.
Em 1975, o Jardim das Américas surgia oficialmente como um bairro, e ainda no início dos anos 80 era possível encontrar grandes descampados na região.
Mas no final da década o resultado dos loteamentos organizados começou a dar para a localidade características que tem hoje, com sobrados e conjuntos residenciais.
Apesar do progresso promissor a preocupação dos moradores era com as valetas a céu aberto, as falhas nas coletas de lixo e a falta de pavimentação em muitas ruas.
Em 1995, os sobrados, os conjuntos residenciais e os condomínios fechados era a nova marca do bairro.
O Jardim das Américas era admirado por suas belas casas e conhecido como o reduto dos universitários. O crescimento fora visível. O bairro que possuía em 1970, 6.658 habitantes, nos anos 90 já ultrapassava marca de 13 mil.
Hoje a região é desenvolvida e encanta quem passa pelo bairro com suas ruas movimentadas e cheias de comércio, sem falar em seus moradores alegres e simpáticos que abrem as portas desse jardim para receber todos os seus visitantes.
Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda no Jardim das Américas.