Conheça o Bairro Jardim das Américas

    Localizado entre o Jardim Botânico, Guabirotuba e Uberaba, está o bairro Jardim das Américas, onde se encontram o Centro Politécnico da UFPR e muito mais.

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 anos atrás

    Bairro Jardim das Américas

    Localizado entre os bairros Jardim Botânico, Guabirotuba e Uberaba, o Jardim das Américas é um bairro de Curitiba, onde se encontram o Centro Politécnico – importante campus da Universidade Federal do Paraná – e a Escola Técnica da UFPR.

    O nome do bairro se deve à intenção dos vereadores municipais de homenagear as três porções do continente americano: América do Norte, América Central e América do Sul.

    O bairro Jardim das Américas é um lugar que guarda algumas peculiaridades do tempo em que o desenvolvimento não havia chego por definitivo em Curitiba.

    No início do século XX a vida era simples e pacata, e as poucas casas da região eram feitas de troncos e tinham o chão batido.

    As terras do Jardim das Américas e dos bairros Uberaba e Guabirotuba eram quase que totalmente de propriedade de duas famílias: os Franco e os Oliveira.

    A região por volta do ano 1948 era ainda completamente despovoada e integrava a fazenda do Coronel Evaristo Martim Franco, da qual seus netos tornaram-se herdeiros e, nessa mesa época, deram início à construção do Antigo Hospital Sanatório São Carlos, localizado na área do Guabirotuba.

    O acesso à região era feito pelo bairro Jardim Botânico até a Estrada Velha dos Tropeiros, na qual transitavam as boiadas levadas pelos tropeiros para o Matadouro Municipal, no Prado Velho.

    O registro do terreno – área rural – era estadual, bem como os impostos eram territoriais do Estado.

    Em relação a Curitiba, a situação era a leste da cidade. Toda a área do Jardim das Américas era constituída predominantemente de pastagens, nas quais se mantinha pequena criação de cavalos e de gado.

    Além das matas ciliares do Rio Iguaçu em Santa Bárbara, como era chamada a região próxima ao rio existia capões esparsos com pinheiros, cedros e outras árvores de porte, como se caracterizava predominantemente a paisagem de Curitiba do lado sul, leste e parte do noroeste – Bacacheri, Cajuru, São José dos Pinhais.

    A urbanização do Jardim das Américas aconteceu simultaneamente à construção do Hospital São Carlos e, foi somente em 1915, que foi apresentado à cidade o primeiro mapa de Curitiba que mais se aproximava do território que a cidade possui atualmente.

    No Jardim das Américas fica o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, consolidando ainda mais a instituição, que foi a primeira no Brasil, fundada em 1912.

    O Centro Politécnico da UFPR, Construído em 1961, faz parte da história do Jardim das Américas.

    Em 1975, o Jardim das Américas surgia oficialmente como um bairro, e ainda no início dos anos 80 era possível encontrar grandes descampados na região.

    Mas no final da década o resultado dos loteamentos organizados começou a dar para a localidade características que tem hoje, com sobrados e conjuntos residenciais.

    Apesar do progresso promissor a preocupação dos moradores era com as valetas a céu aberto, as falhas nas coletas de lixo e a falta de pavimentação em muitas ruas.

    Em 1995, os sobrados, os conjuntos residenciais e os condomínios fechados era a nova marca do bairro.

    O Jardim das Américas era admirado por suas belas casas e conhecido como o reduto dos universitários. O crescimento fora visível. O bairro que possuía em 1970, 6.658 habitantes, nos anos 90 já ultrapassava  marca de 13 mil.

    Hoje a região é desenvolvida e encanta quem passa pelo bairro com suas ruas movimentadas e cheias de comércio, sem falar em seus moradores alegres e simpáticos que abrem as portas desse jardim para receber todos os seus visitantes.

    Confira em nosso site as melhores ofertas de imóveis à venda no Jardim das Américas.