O melhor do bairro Jardim das Américas em Curitiba

Dê sua opinião sobre este bairro e ajude as pessoas a decidirem onde morar. Dê sua opinião

Preço aproximado do m² no bairro Jardim das Américas:

Venda R$ 3.820,00
Locação R$ 14,50

Visão Geral do Jardim das Américas

Jardim das Americas

O bairro Jardim das Américas, com subprefeitura no Cajuru, área de 3,87 km², população de 81.536 habitantes e densidade de 36,05 hab/km², é um dos bairros de fácil acesso ao Aeroporto Afonso Pena e com ligação aos trechos sul da BR-101 e BR-376. Portanto, um dos principais trechos para quem chega ou sai de Curitiba.
O Jardim das Américas está localizado entre os bairros Jardim Botânico (separado pela BR-476, antigo trecho urbano da BR-116), Cajuru (separado pela BR-277, ligação com o litoral do Paraná), Guabirotuba e Uberaba (ambos limitados pela Avenida Comendador Franco, popularmente conhecida como Avenida das Torres).
Por muito tempo, toda a área do Jardim das Américas era constituída predominantemente de pastagens, nas quais se mantinha pequena criação de cavalos e de gado. A urbanização do bairro aconteceu a partir da construção do Hospital São Carlos e, mais tarde, com a implantação do Centro Politécnico (UFPR).
O nome do bairro é uma homenagem ao nosso continente. Deve-se à intenção dos vereadores municipais de homenagear as três porções do continente americano: América do Norte, América Central e América do Sul.

Baggio Pizzaria e Focacceria Praca Maestro Bento Mossurunga Praca Tsunessaburo Makiguti Praca Ryu Mizuno Gianfranco Massas Junkempo Sushi Feira Livre Casa da Leitura Hilda Hilst Setor de Educacao Profissional e Tecnologica (SEPT) Shopping Jardim das Americas Hospital Erasto Gaertner Visão Aerea Jardim das Americas Centro Politecnico da UFPR

Transporte no Jardim das Américas

O bairro Jardim das Américas possui um trânsito calmo e controlado na maior parte do dia. A infraestrutura das vias possibilita acesso facilitado à BR 277, além de ligar de maneira mais rápida os terminais Hauer e Capão da Imbuia, o que é proporciona um deslocamento mais confortável aos passageiros.
O bairro é contemplado pelas principais linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT) como o Inter 2 (Horário - Sentido Terminal Hauer), Inter 2 (Anti-Horário - Sentido Terminal Capão da Imbuia), Interbairros II (Horário - Sentido Terminal Hauer), Interbairros II (Anti-Horário - Sentido Terminal Capão da Imbuia), Interbairros III, Interbairros V, Interbairros VI, Santa Bárbara, Erasto Gaertner, além da Linha Metropolitana que liga São José dos Pinhais a Curitiba (Sentido Terminal Guadalupe, centro). 
 

Cultura e Lazer no Jardim das Américas

Cultura e lazer também estão fortemente presentes no Bairro Jardim das Américas e existem diversas opções para agradar todos os públicos.

Casa da Leitura Hilda Hilst

Casa da Leitura Hilda Hilst

O acervo de livros e periódicos permite o acesso a diferentes meios de comunicação e expressão. Atividades ligadas à literatura, como narração de histórias, oficinas e exposições, incentivam a leitura e tornam o local um ponto de encontro da comunidade. Inaugurada em 23 de novembro de 1992, a biblioteca é fruto do convênio entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Biblioteca Pública do Paraná, que cedeu parte do acervo lá existente. Um termo de comodato firmado com a Associação das Senhoras de Rotaryanos de Curitiba cedeu, por tempo indeterminado, o espaço que abriga a Casa da Leitura. O local homenageia a poeta paulista Hilda Hilst (1930 - 2004), que deixou um legado literário de extrema importância.
 
Praça Maestro Bento Mossurunga

Praca Maestro Bento Mossurunga

Uma boa opção para a prática de atividades físicas ou para caminhadas é a entre as Ruas Joaquim Lacerda e Almir Trova de Oliveira, é o ponto de encontro dos moradores da região e a opção de lazer para muitos deles. Também atrai gente de outros bairros, como o Cajuru, por sua estrutura e proximidade. Possui duas canchas de areia e uma quadra poliesportiva, além de uma pista de skate, play ground e uma academia ao ar livre. 

Praça Ryu Mizuno

Praca Ryu Mizuno


Outra praça bem frequentada é a praças japonesa Ryu Mizuno,  importante espaço de lazer para os moradores do Jardim das Américas, por ser um ambiente muito bem cuidado, além de proporcionar belezas excepcionais. Localizada na Rua Vicente Salvador, essa praça possui uma espécie de portal japonês cor-de-rosa. O nome do local faz referência ao empreendedor e político Ryu Mizuno, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil.

Praça Tsunessaburo Makiguti

Praca Tsunessaburo Makiguti

Já a praça Tsunessaburo Makiguti, que também é japonesa, presta homenagem ao educador e geógrafo japonês, criador da teoria pedagógica de criação de valor e da Associação Soka Gakkai, dedicada a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz. A praça é toda decorada por canteiros de azaleias. Excelente espaço para convívio familiar.

Gastronomia e Vida Noturna no Jardim das Américas

A gastronomia é um grande atrativo para os moradores do Jardim das Américas. O bairro conta com uma boa variedade de restaurantes que agradam diferentes públicos e principalmente, as famílias da região.

Baggio Pizzaria e Focacceria (Jardim das Américas)

Baggio Pizzeria


Além dos 80 sabores de pizza, a Baggio também oferece calzones, lasanhas, focaccias e saladas. Entre as mais apreciadas, estão a pizza Marguerita Especial (mussarela de búfala, tomate cereja, manjericão fresco, lascas de parmesão e azeitonas verdes) e a Focaccia Itália (mussarela, presunto picado, tomate fatiado, alface e presunto de parma). Entre as pizzas doces, destaque para a Mineiro de Botas (mussarela de búfala, banana fatiada, goiabada em lascas com canela e açúcar). As pizzas podem ser nos tamanhos: médio, grande e gigante e com borda recheada de catupiry, cheddar e chocolate (somente para média e grande). Para a sobremesa, vale provar o Affogatto al’ Caffé (sorvete de creme, com café, raspas de chocolate e hortelã). Informações: (41) 3266-7272.

Junkempô Sushi

Junkempo Sushi

Serve pratos à la carte da culinária japonesa, em opções frias e quentes. Destaque para o yakisoba de peixe, feito com legumes, macarrão e salmão. O restaurante também serve variedade de sushis e sashimis em cortes tradicionais e opções combinadas que servem uma ou duas pessoas. Uma boa pedida é o combinado para duas pessoas que contém 38 unidades de sushis e sashimis. Informações: (41) 3266-0004.

Gianfranco Massas

Gianfranco


Decorado como uma típica cantina italiana, o restaurante Gianfranco Massas serve pratos tradicionais num cardápio assinado pelo chef Gianfranco Meneghini, que fabrica as massas e cria os molhos. Entre os destaques da casa está o Rotolo ai Quattro Formaggi e Funghi: rondeli recheado com mussarela, gorgonzola, parmesão e provolone, ao molho bechamel, com cogumelos. O restaurante também serve carnes, saladas e sobremesas, como mousses de chocolate e maracujá. No inverno, serve buffet de sopas. Informações: (41) 3266-2605.

Educação e Saúde no Jardim das Américas

O bairro Jardim das Américas pode ser visto como uma região universitária, afinal, existem duas importantes unidades de ensino superior instaladas no local, o Centro Politécnico da UFPR (Universidade Federal do Paraná), além do SEPT (Setor de Educação Profissional e Tecnológica). O bairro conta também com um dos principais hospitais da região sul no segmento de diagnóstico e tratamento de câncer. 

Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) 

Setor de Educacao Profissional e Tecnologica

O SEPT é a unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Paraná que coordena os cursos de educação Profissional e Tecnológica, a ele vinculados, em todos os níveis. O SEPT oferece cursos de formação profissional para jovens e adultos atuarem em funções técnicas profissionais, segundo a área de identificação, atendendo as demandas regionais. Endereço: Rua Dr. Alcides Vieira Arco Verde nº 1225 - Jardim das Américas.

Centro Politécnico da UFPR

Centro Politecnico da UFPR


Também localizado no Jardim das Américas, está o Centro Politécnico da UFPR que compreende ao Campus III. A estrutura do campus é bastante extensa, dividido em vários setores. Além dos prédios para as aulas, há laboratórios para estágios supervisionados em várias áreas. Também há uma área de academia, que fica na região da educação física. Atende aos cursos: Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, e outras. Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Física, Química, Geologia, Geografia, Ciência da Computação, Estatística, Biologia, Nutrição, Biomedicina, entre outros. Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas.

Hospital Erasto Gaertner

Hospital Erasto Gaertner

O Hospital Erasto Gaertner é reconhecido como um centro de excelência em diagnóstico e tratamento de câncer. Quando inaugurado em 1972, a Instituição oferecia somente atendimento clínico e cirúrgico com apenas uma sala de cirurgia. Porém, ao longo desses 40 anos o Hospital conseguiu ampliar suas estruturas e, atualmente possui um espaço de 3.500 m², que abriga uma Unidade de Transplantes de Medula Óssea, 30 leitos de internação, além de mais de 20 consultórios. Toda essa ampliação, permitiu que a Instituição dobrasse a capacidade de assistência e hoje, por ser uma unidade filantrópica ela realiza mais de 90% de seus atendimentos pelo SUS. O Hospital fica localizado na Rua Dr. Ovande do Amaral, 201, no bairro Jardim das Américas.

Comércio e Serviços no Jardim das Américas

Existem diversos pontos comerciais espalhados pela região, mas o que mais movimenta a economia do bairro é o Shopping Jardim das Américas. Um espaço que reúne milhares de pessoas diariamente com o intuito de encontrar lazer, diversão, além de boa gastronomia.

Shopping Jardim das Américas

Shopping Jardim das Americas

Uma combinação de consumo, conveniência e comodidade. O mix de lojas do Shopping Jardim das Américas é diversificado e equilibrado, contando com âncoras como Casas Bahia, Renner, Lojas Americanas, Lojas Marisa, Cinema, Play Up e Livrarias Curitiba, além de 140 lojas satélites, cinema com seis salas, todas com projeção em 3D, três agências bancárias e um completo Centro Médico.

Feira Livre

Feira Livre

A Feira Livre do Jardim Das Américas funciona às sextas-feiras, no horário das 7h às 11h e também reúne muitos moradores do bairro. O espaço atua como uma feira livre volante - predomina a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, produtos de primeira necessidade e de uso doméstico, como, cereais, carne verde, carne de frango, doces caseiros, lanches (pasteis e salgados), conservas em geral, frios e lacticínios, peixaria, sementes, temperos e armarinhos.

Encontre ofertas de imóveis no Jardim das Américas

Avaliação do bairro

  • Visão geral (1 opinião)
    4.3
  • Transporte 
    3
  • Cultura e Lazer 
    5
  • Gastronomia 
    5
  • Educação 
    4
  • Saúde 
    4
  • Comércio e serviços 
    5

Opinião dos moradores

Joyce Gonçalves Vilar 07/11/2018

Amo morar neste bairro.

PRÓS

Nenhum ponto positivo.

CONTRAS

Nenhum ponto negativo.

Quantidade max. atingida!03

Favorite mais anúncio e salve para ver quando quiser entrando em sua conta!

Entrar na conta Cadastrar