O melhor do Seminário e o que tem para fazer

O melhor do Seminário em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços, opinião dos moradores e muito mais!

Chaves na MãoPor : Chaves na Mão2 meses atrás

Localizado em Curitiba, na zona central da cidade, o bairro Seminário é um dos bem mais localizados da capital paranaense, com avenidas importantes que o ligam a diversas partes da cidade.

Contudo, ainda é considerado um bairro calmo, residencial e que abriga um conhecido ponto educacional, o Colégio Marista Paranaense, e a Igreja Nossa Senhora Aparecida.

É um bairro populoso, considerando sua baixa extensão, e que apresenta muitas opções gastronômicas e opções de divertimento próximas. Conheça mais!

Dados gerais

De acordo com documento do Instituo de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o bairro Seminário é um bairro de pequena/média extensão de Curitiba, com 2,12km² de extensão, o que representa 0,49% da área total de Curitiba, que é de 436,67m².

Possui cerca de 6.851 habitantes (número alto para o seu tamanho), 2.733 domicílios e sua economia é gerida, principalmente, pelo setor de comércio (38,77%).

A média de idade dos moradores do local é de 40 anos, o que indica o perfil mais tranquilo dos habitantes do bairro, composto, na sua maioria, por famílias e casais mais velhos.

Para completar, comporta 341,33 mil m² de áreas verdes, o que representa 16,04% de todo o espaço ocupado pelo bairro e 0,34% do total dos espaços ecológicos de Curitiba.

O Seminário faz divisa com os bairros Água Verde, Batel, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Mossunguê, Santa Quitéria e Vila Izabel.

História


Fonte de Jerusalém

A história do bairro Seminário passa necessariamente pelo antigo caminho dos Campos Gerais, que conferia à região o título de referência em ocupação no final do século XVII.

Tal caminho, inclusive, era citado com frequência nas sessões da Câmara, que destinava recursos a ele para que permanecesse conservado.

Foi no final do século XIX, em 1878, entretanto, que a região se desenvolveu mais graças a inauguração da estrada Mato Grosso, que cortava o Seminário e ligava Curitiba a Campo Largo.

O novo caminho atraía chácaras, comércios e serviços que atendiam viajantes e colonos.

Porém, o bairro só tomou forma de verdade com os Irmãos Lazaristas que, em 1901, fizeram um seminário no local, que contou com a participação e ajuda do Bispo Dom José (que foi homenageado mais tarde com o nome de uma rua).

Inclusive, o prédio que sediava o seminário serviu como base para o atual Colégio Marista Paranaense. E, claro, o local também acabou por nomear o bairro.

Em 1942, o local, que ainda não havia ganhado o título de bairro, recebeu a inauguração da Igreja Nossa Senhora Aparecida, nome que também foi utilizado para uma das principais avenidas da localidade.

Em 1947, finalmente, o Seminário foi oficializado como bairro e, em 1975, se expandiu, abrangendo o antigo bairro Barigui e partes dos antigos Campina do Siqueira e Santa Quitéria.

Transporte

Por apresentar uma ótima localização, o bairro Seminário é privilegiado quando o assunto é transporte.

Tanto para quem utiliza transporte público ou transporte particular, o local apresenta fácil acesso por meio de vias conhecidas de Curitiba.

Confira algumas estações de ônibus próximas ao Seminário:

– Avenida Nossa Senhora Aparecida, 84-408. Está a 136m de distância do bairro – 1min a 3min de caminhada

– Avenida Sete De Setembro, 6620-6640. Está a 189m de distância do bairro – 3min de caminhada

Os ônibus mais fáceis para chegar até o bairro Seminário são:

– 265 AHÚ / LOS ANGELES
– 365 JD. SOCIAL / BATEL

Para quem usa transporte particular, o bairro apresenta algumas vias de acesso principais que o ligam também ao centro da cidade.

São elas a Avenida Sete de Setembro, a Avenida Nossa Senhora Aparecida, a Rua Bispo Dom José, entre outras.

Cultura e lazer

Para quem procura programas de lazer pela região do Seminário, boas opções são as praças França e Pedro Gasparello, ambas com playground e áreas verdes para quem deseja relaxar ou apenas contemplar a natureza.

Já os pontos culturais mais marcantes do bairro ficam por conta da Igreja Nossa Senhora Aparecida, inaugurada em 1942, e que apresenta missas de quarta-feira a domingo, e do Colégio Marista Paranaense, um dos mais renomados da capital paranaense.

Gastronomia e vida noturna

Batel Grill

Por apresentar localização privilegiada, o bairro Seminário conta com muitas opções gastronômicas para quem vive próximo ou na região.

São opções que vão desde restaurantes fast-food e churrascarias até restaurantes mais requintados e de comidas estrangeiras.

O Restaurante e Pizzaria Fogão a Lenha, A churrascaria Batel Grill, o restaurante Famiglia Cerutti e o restaurante Badida Carnes Nobres são alguns dos nomes mais disputados da região, por exemplo.

Já para quem procura por vida noturna, as duas opções mais procuradas são as casas sertanejas Wood’s e Santa Fé Country Bar.

Além delas, há uma grande concentração de bares no bairro, como o Bar Doce Lar, o Bar do Beto, o El Coqueiro Bar, o Bar do Carioca e o Nacional Batel Pub.

Todas ótimas opções para quem busca agito, música ao vivo e boas companhias para dançar e conversar.

Educação e saúde

No quesito saúde, o bairro Seminário oferece opções muito próximas umas às outras, uma vez que faz divisa com muitos bairros da cidade.

Algumas das principais são a Unidade Municipal de Saúde Campina do Siqueira, o Centro Médico Reviver (Batel), o Ambulatório Doutor A.N. Feres Clínica Médica (Seminário), o Ambulatório Peritran (Santa Quitéria), o Hospital GFH (Portão) e o Hospital Union (Água Verde).

Na área de educação, além do citado Colégio Marista Paranaense, o Seminário detém os colégios Estaduais Arthur Ribeiro de Macedo, Nilson Baptista Ribas, Rio Branco e Dom Pedro II.

Também apresenta alternativas para educação infantil, como o Jardim de Infância Soletrando, e cursos alternativos, como o Curso Dambrosio, de língua italiana.

Comércio e serviços

Por abrigar um número considerável de residências e habitantes, o bairro Seminário possui uma economia muito ativa por meio, principalmente, da indústria (12,26%), do comércio (38,77%) e do setor de serviços (7,85%).

Também dispõe de pontos essenciais para o dia a dia, como mercados, mercearias e postos de combustíveis, por exemplo.

O bairro Seminário apresenta, portanto, um perfil mais residencial que se encaixa bem no gosto de quem procura por um local tranquilo, próximo a outros bairros importantes e com diferentes opções de comércio e gastronomia.  

Porém, devido a todas essas vantagens, os preços para moradias no Seminário podem variar um pouco. Pesquise com bastante antecedência antes de realizar a sua escolha.

O Chaves na Mão possui diversas opções de imóveis para alugar ou vender no Seminário. Confira!

Relacionadas

Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.