O melhor do São Lourenço e o que tem para fazer

    O melhor do São Lourenço em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços, opinião dos moradores e muito mais!

    Chaves na MãoPor : Chaves na Mão4 meses atrás

    O bairro São Lourenço, localizado em Curitiba, é uma das regiões mais residenciais e procuradas da cidade devido à qualidade de vida que oferece, bem como por suas opções de serviços, comércio e turismo.

    É casa do conhecido Parque São Lourenço, situado na Rua Mateus Leme, um dos principais cartões postais da capital paranaense e que atrai habitantes de várias localidades diferentes.

    Possui ligação direta ao centro e uma quantidade razoável de moradores, que são, em sua maioria, famílias e casais. Saiba mais!

    Dados gerais

    De acordo com documento do Instituo de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o bairro São Lourenço é um bairro de pequena/média extensão de Curitiba, com 2,27 km², o que representa 0,52% da área total de Curitiba, que é de 435,036 km².

    Possui cerca de 6.276 habitantes (número alto para o seu tamanho), 2.233 domicílios e sua economia é gerida, principalmente, pelo setor de serviços (47,25%).

    A média de idade dos moradores do local é de 37 anos, o que indica o perfil mais tranquilo dos habitantes do bairro, composto, na sua maioria, por famílias e casais mais velhos.

    Para completar, comporta 645,25 mil m² de áreas verdes (um número expressivo para a cidade), o que representa 28,61% de todo o espaço ocupado pelo bairro e 0,64% do total dos espaços ecológicos de Curitiba.

    O São Lourenço faz divisa com os bairros Abranches, Ahú, Barreirinha, Boa Vista, Bom Retiro e Pilarzinho.

    História

    No início de sua trajetória, por volta de 1860, na segunda metade do século XIX, o bairro São Lourenço era retratado como um espaço composto por chácaras e campos.

    Era cercado pelas colônias do Abranches e do Pilarzinho, que formavam um cinturão verde (ideia do governo de Lamenha Lins) povoado de imigrantes de diferentes partes da Europa, especialmente da Alemanha, da Itália e da Polônia.

    O antigo Caminho do Assungi (atual Rua Mateus Leme), inclusive, era um dos pontos mais preteridos para a implantação de fazendas.

    Todavia, o local e suas proximidades acabaram concentrando habitantes e estabelecimentos comerciais, o que ajudou a acelerar o desenvolvimento do bairro.

    Ainda no século XIX, o bairro São Lourenço fazia parte do antigo Distrito Policial de São Casemiro do Taboão que, mais tarde, em 1891, se tornou o Cartório Distrital.

    Atualmente, o lugar é amplamente conhecido devido a sua principal atração turística, o Parque São Lourenço, inaugura na região em 1972.

    Seu nome foi dado em homenagem ao santo católico São Lourenço de Huesca, famoso mártir de Roma.

    Transporte

    O bairro São Lourenço é um dos mais bem localizados da cidade, com vias que o ligam tanto ao centro quanto a outros importantes bairros.

    Por isso, apresenta linhas de ônibus variadas e fácil acesso também para quem utiliza transporte particular.

    Confira as estações de ônibus mais próximas ao bairro São Lourenço:

    – Rua Mateus Leme, 3908 a 4629. Está a 270m de distância do bairro – 4min a 8min de caminhada ao centro do bairro
    – Rua Professor Nilo Brandão, 675-758. Está a 282m de distância do bairro – 4min de caminhada ao centro do bairro

    Os ônibus mais fáceis para chegar até o bairro São Lourenço são:

    – 021 INTERBAIRROS II
    – 180 ÁGUA VERDE / ABRANCHES
    – L71 CTBA / RIO BRANCO DO SUL
    182 ABRANCHES
    – A06 CTBA / TAMANDARÉ (MINÉRIOS)

    Para quem usa transporte particular, o bairro apresenta três vias de acesso principais que o ligam também ao centro da cidade.

    São elas a Avenida Anita Garibaldi, a Rua Mateus Leme e a Rua Nilo Peçanha.

    Cultura e lazer

    A grande atração do bairro São Lourenço é o parque de mesmo nome, que atrai moradores locais e de toda a Curitiba para atividades ao ar livre e à contemplação.

    Com 203.918 m², o local, fundado em 1972, conta com fauna e flora diversificadas, além de playground, pista de rolimã, pista de corrida, Centro de Criatividade, teatro, canchas, ciclovia, churrasqueiras, entre outras atrações.

    Em suma, uma opção certeira para quem quer estar em contato com a natureza, praticar exercícios e esportes ou simplesmente aproveitar um dia com a família ou amigos.

    Na região, ainda há a presença do Colégio Santa Maria e, próximo, a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, outros dois pontos emblemáticos e turísticos da capital paranaense.     

    Gastronomia e vida noturna

    A região do São Lourenço, por ser uma região com muitas residências, atraiu e ainda atrai muitas opções gastronômicas interessantes.

    Confeitarias, como a Mais Quindins, churrascarias, como o Garibaldi Grill, e restaurantes, como o Magia Caseira, são algumas das possíveis escolhas.

    Ainda há a presença de restaurantes italianos (Mangiatto Bene), cafés (Café Lourenço), lanches (Cantinho do Açaí), entre outros.

    Quando o assunto é vida noturna, o bairro apresenta mais opções de bares do que de baladas (que podem ser exploradas mais em bairros vizinhos).

    Se você procura lugares para petiscar, beber e conversar de forma mais calma, algumas boas pedidas são o Doutorado Bar e Restaurante, o Belleville Bar, o Bar do Victor e o Bar das Américas.

    Educação e saúde

    No quesito saúde, o bairro São Lourenço oferece uma opção principal, que é a Clínica Gandhi, localizada na Avenida Anita Garibaldi.

    Porém, suas imediações reúnem outras diversas alternativas, como a Unidade de Saúde Abranches (1,2km de distância do bairro), o Hospital do Coração (Bom Retiro – 1,9km de distância do bairro) e, para os pets, o Hospital Veterinário Ahú (1,2km de distância do bairro).

    Na área de educação, o leque de opções cresce mais dentro do bairro.

    O Colégio Marista Santa Maria, a Escola Cristã Helen Letícia Pierce e a Escola Apoio Educacional Sócrates e Pré Escola Salto Para o Futuro são nomes fortes na localidade.

    Comércio e serviços

    Por abrigar um número considerável de residências e habitantes, o bairro São Lourenço possui uma economia muito ativa por meio, principalmente, da indústria (10,64%), do comércio (40,82%) e do setor de serviços (47,25%).

    Também dispõe de pontos essenciais para o dia a dia, como mercados, mercearias e postos de combustíveis, por exemplo.

    O bairro São Lourenço, resumindo, apresenta um teor mais residencial que se encaixa bem no perfil de quem procura tranquilidade e diferentes opções de serviços e lazer.

    É ideal para famílias e casais que buscam sossego e boa localização.

    Porém, devido a todas essas vantagens, os preços para moradias no São Lourenço podem variar um pouco.

    Pesquise com bastante antecedência antes de realizar a sua escolha.

    O Chaves na Mão possui diversas opções de casas e apartamentos para alugar ou vender no bairro. Confira!

    Relacionadas

    Encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar com várias ofertas.